31/05/2006

Muro da Vergonha

...o ano era 1982. Nas festas de aniversário, ouviamos o albúm de The Wall. Numa das músicas gritava-se um hino que ainda hoje ecoa no meu subconsciente.

"We don't need no education We dont need no thought controlNo dark sarcasm in the classroomTeachers leave them kids aloneHey! Teachers! Leave them kids alone!All in all it's just another brick in the wall.All in all you're just another brick in the wall."

Nessa altura, eu e todos aqueles da minha idade cantávamos alegremente como se mais uma música se tratasse. Obviamente sabíamos o significado da letra (sim nessa altura aprendia-se inglês!). Os tempos eram outros. O grito de rebeldia próprio dessas idades, não se materializava no nosso quotidiano escolar. Existia uma anormalidade chamada respeito e uma aberração denominada educação. No filme o jovem Pink luta para deitar abaixo o mundo cinzento, opressivo e desumano que o rodeava. Estávamos em plena era do Tatcherísmo, a inglaterra era dominda pela dama de ferro, era o tempo da guerra fria e em Portugal, tal como sucedera nos últimos séculos, atravessávamos uma grave crise económica.
Hoje, a crise económica manté-se na ordem do dia, já não existe guerra fria, mas o mundo em que vivemos é tudo menos cor-de-rosa. As imagens que ontem foram difundidas acerca da violência nas escolas portuguesas, é o retrato fiel do estado calamitoso e indecorso a que chegou a educação no nosso país.

O grito de guerra, que na minha inocência costumávamos cantar, passou a ser uma regra de ouro. Agora não são os alunos que gritam, mas sim os próprios professores que clamam por ajuda.

É triste! Aonde estão os valores morais desta sociedade? será que existe por aí alguém que consiga deitar abaixo este muro de vergonha?

Sem comentários: