28/01/2007

O suspeito do costume


...estava eu a circular na estrada de ligação entre a Vidigueira e o Alvito, quando me deparei com uma notícia que, não sendo nova, trás à tona tudo o que vai mal na nossa justiça. Então não é que os senhores inspectores da autoridade judiciária andaram distraídos durante meses a ouvir conversas mais do que incriminatórias de um bando de pretensos corruptos e corrompidos a discutir pormenores de golpes e negociatas...está mal!! Um tipo já não pode ter uma conversa e vem logo uma escuta estragar um negócio. Isso é espionagem industrial.


Esta semana o premiado com o concurso, melhor saúde menos burocracia, o contemplado foi a urgência do hospital de Ovar, e o SAP de Beja. Na semana passada a discussão era o SAP de Montemor-o-Novo....é este tipo de iniciativas meritórias que explica em parte a desertificação humana que se verifica em certas e determinadas regiões no Alentejo. É curioso que hoje andei perto de 500 km por terras do Alentejo e pouca gente vi nas ruas e nas estradas.


Por outro lado, casas abandonadas dentro de algumas vilas e uma proliferação de quintinhas para turismo não faltam...já para não falar de veículos todo-o-terreno de alta cilindrada (estes últimos com os cumprimentos dos fundos comunitários para a agricultura). Relativamente a assuntos agrícolas, reservo algumas notas para um próximo post.


Independentemente disso, acho que verdadeiramente relevante nesta semana foi o facto de ficarmos a saber que o virús de Felgueiras também já anda por Lisboa, e que afinal não é só no Norte e no reino dos Algarves que acontecem casos da mais impune, impoluta e deprimente corrupção.



Enfim...salvam-se os porcos! não chateiam, comem o que a terra lhes dá, lavram o terreno ao senhor que está em Lisboa, adubam a terra com o chorume e contribuem para o equilíbrio natural e paisagístico do nosso querido Alentejo. Não exigem pagamentos por debaixo da mesa, nada recebem, não defraudam a segurança social...talvez o único senão, será o facto de contribuirem para o aumento da produção de metano.



...talvez não fosse má ideia aplicar-lhes um ecotaxa!

Sem comentários: