27/03/2007

...esquecimento


...é sempre bom fugir da cidade e do caos! foi o que fiz este fim de semana. Pena é que momentos como este sejam cada dia mais raros já que com o quotidiano intenso com que vivemos, já nem para nós temos tempo quanto mais para aqueles que nos dizem mais directamente respeito.


Resolvi ir viver um pouco da Primavera que "insufla de energias e promessas" que Soeiro Pereira Gomes escreveu. Reparar e sentir a Primavera que nos brinda com a "assunção de flores" que o Torga nos ensinou. Desci pelo monte abaixo e percorri as ruas silenciosas da vila de Ponte de Lima que ainda dormia, por entre o som dos meus passos. Sentir o frio da manhã,que molda as serras que rodeiam a vila, caminhar por entre a ruelas apertadas, saborear o café da manhã, por entre a leitura do Sol na esplanada da Praça de Camões.


Depois fui-me sentar na avenida dos plátanos em frente ao rio Lima, o rio que já o romanos diziam ser o "rio do esquecimento", talvez para me esquecer triste vida que hoje em dia vivemos de segunda a sexta, mas também para ver se na outra margem o "verde das árvores era tão verde como a Primavera passada", tal como Alberto Caeiro disse um dia.


Foi apenas um dia mas por momentos foi bom esquecer


Pela praia do Lima, abaixo e arriba

Que tem tanta virtude de esquecer...

Sem comentários: