28/03/2007

...faltou o take!

...é sempre bom, receber a notícia de alguém que nos toca e que arranjou emprego após vários meses de longa ansiedade. A oralidade popular tem um ditado (que outrora se aplicava apenas aos reformados!!) que diz "parar é morrer". Vem isto a propósito da manifestação de jovens convocada presumo eu!?? pela InterJovem (uma espécie de embrião de futuros líderes vanguardista e anti-capitalistas!?).
Nunca a cidade de Lisboa tinha acolhido no seu frenesim mundano tamanha manifestação de jovens (presumo eu, desempregados e não estudantes!?) desesperados com a falta de oportunidade e expectativa de vida. Os jovens desempregados de hoje sofrem um clamoroso défice de liberdade, algo que devia ser inato por natureza. É absolutamente entristecedor ver que o número de desempregados ou de "empregados temporários" é exponencial com o passar dos anos. É caso para perguntar se é este o caminho que o politburo (ou será burro!?) que este e os anteriores governos nos indicaram quando lançaram as bases para a profusão de universidades e cursos superiores na tentativa de encher PortugAll de doutores e engenheiros que escasseavam. Talvez o problema não estivesse em todos aqueles que apostaram na sua qualificação mas antes no take que foi omitido - a criação de emprego estável e duradouro.
Se fosse necessário fazer uma paralelísmo diria que é como a famosa implementação da política agrícola- vulgo PAC- primeiro investe-se na modernização das explorações e na qualificação técnica dos produtores, depois paga-se para não produzirem.
Em Portugal, é assim, vende-se o país como paraíso dos baixos salários, propicíam-se apoios ao investimento, criam-se empresas e passado um tempo fecha-se a empresa alegando baixa produtividade, aumento da massa salarial, falta de flexibilização das leis laborais e muda-se a empresa para a Roménia ou para um qualquer país de mão de obra "semi-escrava", tudo a bem da globalização e com o alto patrocínio da União.
Moral da história: existem contas para pagar, casa para pagar, filhos para sustentar, um sem número de sonhos desfeitos e alguém ao nosso lado que por um azar dos diabos, não apostou na qualificação e hoje está bem melhor do que nós!!
Como é óbvio esse enteado da má sorte não teve a culpa e lutou por isso - facto que merece sem dúvida o nosso aplauso - mas então nós,!? tu e todos aqueles que hoje estavam no Rossio, não têm direito a poder sorrir e a ser feliz!?

Parabéns

Sem comentários: