12/03/2007

...o irmão grande!


...as últimas novidades do Ministério da Verdade ( a nossa recém aniversariante RTP!) acerca da concentração das polícias e agências de segurança nacional na pessoa do Grande Irmão fazem-me requar no tempo até ao longínquo ano de 1949. Também nessa altura, do universo orwelliano saiu uma formidável fábula intemporal acerca de um mundo de invasão de privacidade (cruzamento de dados pelos diferentes organismos do Estado!) e avanços tecnológicos que permitiam, tal como agora, o controlo total sobre tudo o que fazemos.

Uma das metáforas mais entusisamantes e que de certa forma foi magistralmente aproveitada pelo Spielberg no Minority Report era o controlo sobre o pensamento - se alguém pensasse diferente, cometia um crime de idéia e fatalmente, seria capturado pela Polícia do Pensamento e consequenemente vaporizado. Hoje em dia, apesar dos desvaneios resultantes do 25 de Abril, existem rumores e episódios burlescos que retratam de certa forma essa opressão à liberdade de opinião. Dois exmplos paradigmáticos: o episódio em redor do juiz Rangel ou mais recentemente, o caso do bloguista Abdelkareem Nabil Soliman , a esse respeito...aqui vi o link: http://www.freekareem.org/.


Tal como no livro tambémm nós devemos utilizar os nossos "Dois minutos de ódio"- parte do dia em que todos os membros do partido se reuniam para ver propaganda enaltecer as conquistas do Grande Irmão e, principalmente, direcionar o ódio contido contra os inimigos- não para atacar, escarnecer ou lixiviar a nossa raíva, mas sim para alertar para o facto de estarmos cada vez mais a ser encerrados numa redoma do vidro, numa espécie de camisa de forças claustrofóbica que nos sufoca a liberdade conquistada pelo nossos pais.


O que é preciso é não deixar que o muro nos cerque completamente e nos impeça de voltar a ver o sol...por isso digo alto e bom som. NÃO!

Sem comentários: