30/04/2007

por todos eles!!

O primeiro de Maio tem sua origem enraizada na AIT (Associação Internacional dos Trabalhadores). Os trabalhadores ligados a AIT, tinham a proposta de declarar um dia de luta pela jornada de oito horas de trabalho. Mas foram os acontecimentos de Chicago no ano de 1886, que deram o verdadeiro significado ao primeiro de Maio.
No século XIX as condições de trabalho eram desumanas, o horário de trabalho era impiedoso, mulheres grávidas e crianças eram obrigadas a trabalhar. Começaram a surgir as associações de trabalhadores, sindicatos autónomos de índole socialista a exigir melhores condições de trabalho e a jornada laboral de 8 horas.

No dia 1 de Maio de 1886 milhares de trabalhadores em Chicago e noutras cidades dos EUA sairam às ruas, clamando e manifestando a sua revolta pela opressão sentida. No dia 4 de Maio, nova manifestação, e o rebentamento de uma bomba é utilizada como pretexto para uma violenta carga policial contra os trabalhadores - 100 pessoas jazem mortas no chão e dezenas de trabalhadores e anarquistas são detidos.

De entre os operários presos surgem os nomes de August Spies, topógrafo de 32 anos, Adolf Fischer topógrafo de 31 anos, George Engel topógrafo de 51 anos, Ludwig Lingg, carpinteiro de 23 anos, Michael Schwab, encadernador de 34 anos, Samuel Fielden, operário têxtil de 39 anos e Oscar Neeb. São julgados e condenados.
Um dos oradores do comício operário que não tinha sido preso, apresenta-se voluntariamente na polícia e decalara:

"Se é necessário subir também ao cadafalso pelos direitos dos trabalhadores, pela causa da liberdade e para melhorar a sorte dos oprimidos, aqui estou".

Quatro dos trabalhadores são enforcados mortos, os restantes executados no dia 11 de Novembro de 1887. Augusto Spies declara, antes de morrer:

"Virá o dia em que o nosso silêncio será mais poderoso que as vozes que nos estrangulam hoje".

Assim nasceu o 1º de Maio...hoje a realidade é diferente, mas os desafios que se colocam à causa de todos aqueles que trabalham diariamente e que lutam por uma vida melhor para si e para os seus, pode não ser tão desumana e cruel, mas não deixa de colocar em perigo a independência de cada um de nós e a auto-estima. Os fantasmas do passado recente são agora a corrupção, o capitalismo desenfreado, a globalização cega, a exploração de mão-de-obra escrava e de crianças. Continua a fazer sentido lutar por ideiais mas com sentido de responsabilidade.

Bom dia 1 de Maio!

Sem comentários: