28/01/2007

O suspeito do costume


...estava eu a circular na estrada de ligação entre a Vidigueira e o Alvito, quando me deparei com uma notícia que, não sendo nova, trás à tona tudo o que vai mal na nossa justiça. Então não é que os senhores inspectores da autoridade judiciária andaram distraídos durante meses a ouvir conversas mais do que incriminatórias de um bando de pretensos corruptos e corrompidos a discutir pormenores de golpes e negociatas...está mal!! Um tipo já não pode ter uma conversa e vem logo uma escuta estragar um negócio. Isso é espionagem industrial.


Esta semana o premiado com o concurso, melhor saúde menos burocracia, o contemplado foi a urgência do hospital de Ovar, e o SAP de Beja. Na semana passada a discussão era o SAP de Montemor-o-Novo....é este tipo de iniciativas meritórias que explica em parte a desertificação humana que se verifica em certas e determinadas regiões no Alentejo. É curioso que hoje andei perto de 500 km por terras do Alentejo e pouca gente vi nas ruas e nas estradas.


Por outro lado, casas abandonadas dentro de algumas vilas e uma proliferação de quintinhas para turismo não faltam...já para não falar de veículos todo-o-terreno de alta cilindrada (estes últimos com os cumprimentos dos fundos comunitários para a agricultura). Relativamente a assuntos agrícolas, reservo algumas notas para um próximo post.


Independentemente disso, acho que verdadeiramente relevante nesta semana foi o facto de ficarmos a saber que o virús de Felgueiras também já anda por Lisboa, e que afinal não é só no Norte e no reino dos Algarves que acontecem casos da mais impune, impoluta e deprimente corrupção.



Enfim...salvam-se os porcos! não chateiam, comem o que a terra lhes dá, lavram o terreno ao senhor que está em Lisboa, adubam a terra com o chorume e contribuem para o equilíbrio natural e paisagístico do nosso querido Alentejo. Não exigem pagamentos por debaixo da mesa, nada recebem, não defraudam a segurança social...talvez o único senão, será o facto de contribuirem para o aumento da produção de metano.



...talvez não fosse má ideia aplicar-lhes um ecotaxa!

23/01/2007

árvore solitária


...o Inverno está aí e o Outono é história mas parece que ultimamente as folhas das árvores caiem com maior intensidade. Não se é o frio que se entrenha no semblante ou da escuridão que nos invade constantemente , mas tenho a certeza que não é com a mesma alegria e vontade que vejo as últimas pétalas a cobrirem os passos que percorro diariamente.


Os sorrisos de outrora, são agora gestos de descontentamento, olhares de desânimo e pior do que isso, são vozes e palavras amigas são levadas pelo vento.


Cada dia que passa, a árvore fica cada vez mais só...sem as folhas que partem para mais não voltarem.


Até já L.



A hora da partida soa quando

Escurece o jardim e o vento passa,

Estala o chão e as portas batem, quando

A noite cada nó em si deslaça.


A hora da partida soa quando as árvores parecem inspiradas

Como se tudo nelas germinasse.

Soa quando no fundo dos espelhos

Me é estranha e longínqua a minha face

E de mim se desprende a minha vida.
Sophia de Mello Breyner Andersen

15/01/2007

...está na berra!


...falar sobre o aborto, mas dado que se trata de uma matéria que envolve alguma controvérsia e seriedade, estamos neste momento no chamado período de nojo...por isso quando as ideias estiverem bem esquematizadas e as convicções solidificas, prometemos voltar, até lá atente-se à passagem da caravana, e como diz o ditado os cães ladram e a banda passa!


...de facto não há melhor perspectiva da coisa, como a vista do sofá!

Entretanto, voltemos a assuntos tão ou mais sérios: estreia esta semana nas nossas salas escuras, o novo filme do cineasta Woody Allen- SCOOP- o qual aconselho vivamente, sobretudo para quem nos últimos achou por mal empregue a roubalheira que lhe pediram à entrada (isto sem contar por um copo com barulhentas pipocas, que são estupidamente inacessíveis!). Outro filme que não estreou, mas que aconselho vivamente é o Letters from Iwo Jima, do Clint Eastwood (para quem estiver interessado, basta apanhar o vôo da British Arways para Narita, Tokio; custa apenas 392 €, não incluindo transfer para a cidade, metro e bilhete de cinema). Para quem não tiver capacidade financeira, pode ver numa das muitas salas de cinema de Lisboa, mas desde já aconselho o Oeiras Park já que está a afzer uma promoção irrecusável (8€ jantar+cinema).

Para quem não está interessado em cinema e não gosta de esperar 2/3 horas para ver uma exposição que esteve aberta durante algumas semanas mas ...alguém sabia disso!?, sempre pode experimentar ir ao Museu do Brinquedo em Sintra (é uma boa maneira de reviver sorrisos no passadohttp://www.museu-do-brinquedo.pt/) ou então dar um salto no dia 25 ao Pavilhão Atlântico e contribuir para uma causa nobre - III Concerto da Associação Portuguesa Contra Leucemia (http://www.plateia.iol.pt/eventos/cartaz.php)

Entretanto...não deistam, hoje é segunda e já só faltam 4 dias para o fim-de-semana.



14/01/2007

Café das Sextas:Emais uma vez...

Para mai informações consultar o link: http://cafedassextas.blogspot.com/2007/01/e-mais-uma-vez.html

i pode pod


...depois da invenção da roda, e do fogo, a Apple começou a atear a nossa curiosidade mórbida com o novo itelefone em português suave, iphone, que deve chegar a Portugal, quando entretanto nos restantes países da União Europeia descobrirem que afinal pelo preço pedido mais vale, comprar um vulgar radio de pilhas, uma televisão barata com dvd na Worten ou no Media Market e com os trocos, um daqueles telemóveis raso de gama a preços de saldo!!



Para os indefectíveis da marca...comprem, que daqui a seis meses sai um modelo que já lava a louça!!

torre de pizza


...até parecia mal, não existir em Portugal um monumento digno de ombrear com a torre de Pisa. É certo que o valor arquitectónico e histórico não é da mesma dimensão, e também não é menos verdade que a engenharia civil em 1173 não era propriamente a mesma que em pleno séc. XXI, no entanto a cidade de Quarteira tem mais um motivo de interesse e captação de futuros turístas de prédios menos conseguidos.


Depois do caos urbanístico, da aberrante ocupação do litoral e da destruição ambiental causada por algumas infra-estruturas turísticas de interesse nacional (nacional um suponhamos!!), o Edifício Autral tem todas as condições para se tornar num must see do necrotérico arquitectónico do litoral algarvio. A nossa torre de pizza.


Uma nota final para a demonstração de ética e doentologia profissional do director técnico da obra:


«o betão foi efectuado por uma empresa da especialidade». «Não estive lá nesse dia»


E uma palavra de solidariedade para o responsável por este achado:


O sr. cujo nome não mencionamos por salvaguarda presunção de culpabilidade encontra-se em parte incerta, provavelmente na Austrália!

porto de abrigo


Ainda bem me lembro da primeira vez que nos cruzámos, mas mais engraçado que isso lembro-me dos primeiros olhares silenciosos, daqueles dias ténues como a espuma que rasga a areia da praia. O resto da história são pôres-do-sol e bandos de gaivotas na praia das nossas vidas.


Hoje, quando olhei para o mar que balanceava as frágeis embarcações que lutavam para retirar o sustento de uma vida, lembrei-me de todas as histórias que construímos, de todas as aventuras que vivemos, de todas as tristezas e alegrias que vivemos.


Mas o mais importante do que tudo isso, foi o facto de olhar no horizonte, e não sentir o fim, não sentir a saudade de quem parte ou a tristeza de quem ali ficou.Apenas, um sorriso e a recordação de quem estará sempre por perto.


O mar é o meu porto de abrigo, é a minha praia de recordações, é o meu baú de memórias que se abre na maré-cheia.


Não lancei ao mar uma garrafa com uma mensagem...lançei um olhar para e pedi-lhe um até já...depois, continuei, por entre a areia molhada que moldava a impressão dos meus pensamentos.


Voa gaivota!

Que o mar seja teu companheiro,

e o vento teu conselheiro.


08/01/2007

...já precisava!!


Pois! Eu já estava farto do aspecto retrógado do meu blog, por isso e inspirado por uma vontade alienígena de mudar, decidi inovar na continuidade.


Assim sendo, estou a desinspirar-me com um novo bad new look na esperança que este novo novo olhar seja esteticamente menos consegido do que o anterior.


Se por ventura encontarem algures na parede dos vossos monitores, pedaços de cimento, restos de tinta ou rolos de fita cola não se admirem...ah! também é possível que ao estragar a pintura possam encontrar restos e detritos de linguagem html.


Prometo que, após a conclusão das obras de restauro, o blog esteja tão higiénico como uma casa de banho num café na estrada nacional n.º 1 ao fim-de-semana.

07/01/2007

Toma lá Dakar


...acho que se apanhasse um avião para a capital senegaleza, era capaz de vislumbrar mais depressa a beleza do lago Rosa do que as nossas areias de Grândola!!


Saímos de Lisboa às 7 da manhã, deparámos com torrentes constantes de carros parados e acidentes.


Andámos!Subimos e sofremos a pé. Bebemos suor comemos pó, mas finalmente por volta das 13 horas lá conseguimos vislumbrar o rasgo na lusitana terra, onde essas máquinas infernais nos saudaram com bons momentos de competição automóvel.


Se valeu a pena?!...SIMMMM! O convívio, o entusiamo, as sandes com ovo, alface e salsicha,a emoção de estar perto, a beleza da paisagem e o espírito de aventura são os condimentos que nos despertaram a vontade de voltar mais uma vez!


Para o ano...esperamos estar lá novamente!!e venham mais sandes!....

01/01/2007

DIA DE SÃO AUMENTO


...e como manda a tradição, o Novo Ano trás nos mais um conjunto de alegrias:


Mártir Manuel Pinho
- os clientes de Baixa Tensão Especial (BTE) pagarão mais 5,9;
- os clientes de Muito Alta Tensão (MAT) sofrem um aumento de 8%;
- os de Alta Tensão (AT) de 7,9%;
- e os de Média Tensão (MT) de 6,2 %;
- e o pão apenas 21%!!


Diácono Mário Lino
- transportes públicos aumentam a partir de hoje 2,1 %, o valor de inflação previsto pelo Governo para 2007, será?!?!?!??;
- em relação às tarifas de portagem das auto-estradas foi anunciado um aumento de 2,6 %;
- A taxa de imposto sobre os produtos petrolíferos sofre uma actualização de 0,25 € por litro, mas durante o ano está previsto um novo aumento de acordo com a inflação.

São Correia de Campos
- decidiu criar taxas moderadoras para serviços como o internamento (embora não seja cobrada quando este seja superior a dez dias) e a cirurgia de ambulatório (que não exige que o doente fique na unidade de saúde).As cirurgias sem internamento vão custar assim 10 € euros aos doentes que vão também pagar 5 € por dia de permanência numa unidade hospitalar até ao limite de dez dias;
- aumentar anualmente a taxa de imposto sobre o tabaco, prevendo que, até 2009, se regista um aumento médio de 15 % por ano.

São Nunes Correia
- O preço da água varia de região para região e consoante as entidades gestoras de abastecimento de água que, no caso de serem privadas, têm de entregar uma proposta de actualização ao Instituto Regulador das Águas e Resíduos que, posteriormente, segue para aprovação do ministro do Ambiente.

São Aumento
...mas as supresas não ficam por aqui, ao longo do Novo Ano ele promete trazes mais boas-novas!!...é só uma questão de tempo.



DIA MUNDIAL DA PAZ


CONTAMOS CONVOSCO PARA FAZER DESTE NOSSO 2007 UM ANO...QUE NÃO SEJA A CONTINUAÇÃO DA MATÉRIA DADA!!!!...

30/12/2006

...e venha mais um!!


Enfim foi um ano que não deixa saudades...pelo menos a todos aqueles que me são próximos. Apenas conheco um sorriso que se libertou do triste nevoeiro que ensombrou o ano que agora jaz...parabéns L, mereces ser feliz!!


Espero que melhores ares nos traga 2007!


Num país que conheceu a loucura do futebol, e que termina na prateleira de uma livraria com um livro que conta uma verdade inconveniente.


Um pais que não teve a coragem de eleger um lutador, um poeta, um visionário mas que deu a maioria da razão a um homem que em primeiro lugar pensa com a calculadora e que não disfarça um sorriso frágil e perturbador.


Um país que foi assolado pelo fecho inexplicável de maternidades e que afirma querer incentivar a natalidade e assegurar verdadeiras politicas para a familia.


Num pais onde hospitais encerram por uma questão de estatística, centros de saúde que se abatem, tudo por uma questão de números, como se simples rolas se tratassem. Mas a caça não termina por aqui!


Num pais onde escolas de aldeias perdidas na lembrança, se matam, técnicos de educação que se aniquilam, tudo por uma questão de números... valha-nos depois os programas sobre a violência nas escolas para animar as hostes!


Num pais onde fábricas fecham, e em que o desemprego chega às portas da anteriormente inviolável função pública.

Agora deixaram de ser pessoas mas sim supranúmeros. Supra mas por excesso e o que é demais basta, para este Primeiro-Ministro, fiel depositário da arrogância de todos quantos nele votaram, arrogante Primeiro. Estranhamente não deixa de ser popular nas sondagens...mais uma vez uma questão de números.


Mas afinal quem controla os números neste país!?


Mas nem tudo foram espinhos na rosa que tudo persegue e rege...houve a Vanessa, houve o Francis, ouve os nosso para olímpicos, ouve as nossas selecções de atletismo e a nossa selecção de râguebi....o futebol para aqui não é chamado, pois neste momento o lamaçal está sob suspeita de ser aquilo que na realidade é...uma verdadeira tristeza nacional.


Mais motivos de orgulho...os nossos bombeiros que lutaram contra os criminosos que ateiam este belo pais, os nossos pescadores que arriscam a vida e morrem na praia....sob os olhares incapazes e de uma multidão que espera pelo socorro que não chega!


Provavelmente esqueci-me de alguém...mas não posso deixar de esquecer de todos aqueles que sacrificam um pouco do seu tempo para dar algum conforto e bem-estar àqueles que nada têm e mais necessitam.


Enfim, nunca mais é 2007...


Deixo-vos com Fernando Pessoa



Nem rei nem lei,

nem paz nem guerra,

Define com perfil e ser

Este fulgor baço da terra

Que é Portugal a entristecer -

Brilho sem luz e sem arder,

Como o que o fogo-fátuo encerra.
Ninguém sabe que coisa quere.

Ninguém conhece que alma tem,

Nem o que é mal nem o que é bem.

(Que ânsia distante perto chora?)

Tudo é incerto e derradeiro.

Tudo é disperso, nada é inteiro.

Ó Portugal, hoje és nevoeiro...

É a Hora!

27/12/2006

...Natal só para o ano!


...tão rápido como o trenó que é puxado pelas renas, assim o Natal passou. Foram dois dias em que a palavra familia rimou com alegria. Como o nosso povo diz, o Natal é quando o Homem quer, e enquanto houver alegria e vontade de a partilhar, assim estaremos todos nós cá para manter a tradição.

No fundo, todos nós temos um pouco de Pai Natal e todos nós afirmamos a pés juntos que não acreditamos nele. O ideal será acreditar mesmo no bacalhau, pois enquanto houver disponível no mar, de certeza absoluta que vai ser o único a não ter motivos para festejar.


Votos de uma quadra feliz!

10/12/2006

...sinto-me mais descansado!

Sinto-me mais descansado agora por saber que afinal o facto de não terem sido tomadas medidas conservativas do cordão dunar da costa Norte da Costa da Caparica se deveu a falta de verbas.
Fiquei sinceramente aliviado por ter lido no caderno principal do Expresso, na sua edição de 8 de Dezembro último, que o problema da violência nas escolas não escolhe região, escalão etário ou classe social. Ainda relativamente aos diferentes artigos, fiquei subliminarmente alegre por saber que Portugal não é caso raro no espaço comum, e que o facto de exisirem alunos em instituições de ensino básico que sofrem de extursão é algo paradigmaticamente normal.
Fiquei consolado pelo facto de saber que os milhões de euros que o nosso país tem recebido em fundos comunitário para o sector agrícola foram uma oportunidade desperdiçada, salvo raras excepções que segundo alguns "constituem a regra", e que de uma maneira marcante, têm contribuido para o acelarado desenvolvimento do sector e para colmatar a desertificação do mundo rural (talvez seja por isso que que cada vez mais o nosso mosaíco agrícola seja um verdadeiro albergue espanhol?!).
Fiquei alegre quando li que existem organizações eco-anárquicas no nosso país que ainda defendem a importância dos habitats de espécies em vias de extinção, e outras nem por isso, tais como o lobo e a cegonha, em deterimento da expansão de um munod rural fantasma, desabitado, desacredita e envelhecido. É sempre bom ter a consiciência do que mais importante do que regular caudais de rios, produzir energia de uma forma amiga do ambiente sem produção de CO2 e manter o que está mal, é destroir o orgulho de quem habita no interior esquecido. Aliás, o case-study das gravuras de Foz Côa vs. Barragem de Foz Côa é um exemplo fiel desse frenesim ecologista que tem varrido o nosso lindo país. As gravuras não sabem nadar, o lobo tem alergia a barragens e o que interessa é manter a dependência as oligarquias do crude.


Contudo deixo para último uma notícia que me deixou paraplégicamente alegre. Vão construir mais um novo estádio de futebol, aliás mais dois...um na Póvoa de Varzim e outro na ilha no enclave da Madeira.


Sabem bem acordar num país assim e respira de alívio!

PS: uma nota final para uma mulher que teve a coragem de dizer a verdade....parabéns Carolina!

09/12/2006

Memorabilia

John Lenon (9 de Outubro 1940-8 Dezembro 1980)

so this is christmas
and what have you done
another year over
a new one just begun
and so this is christmas
i hope you have fun
the near and the dear ones
the old and the young
a very merry christmas
and a happy new year
let's hope it's a good one
without any fear
and so this is christmas
(war is over...)
for weak and for strong
(...if you want it)
the rich and the poor ones
the road is so long
and so happy christmas
for black and for white
for the yellow and red ones
let's stop all the fight
a very merry christmas
and a happy new year
lets hope it's a good one
without any fear
so this is christmas
and what have you done
war is over - if you want it
war is over - if you want it
war is over - if you want it
war is over - if you want it

08/12/2006

12 boas razões para...


...odiar o Natal

1 - "Last Christmas" - Wham
2 - "White Cristmas" - Bing Crosby
3 - Decorações de Natal em Setembro
4 - Bolo-Rei de Supermercado
5 - Prendas de Natal (nunca conseguimos oferecer o que queremos nem receber o que queremos)
6 - Especiais de Natal na TV (incluíndo a "Música no Coração")
7 - Natal dos hospitais
8 - Tudo faz menção ao Natal
9 - Somos obrigados a ouvir "Música de Natal em PanPipes", ou o Coro de Santo Amaro de Oeiras
10 - Olhar para o saldo bancário dia 1 de Janeiro
11 - Existe sempre menção a neve no Natal, mas neve que é bom, nem vê-la
12 - Constatar que há solidão nos outros, fome nos outros, mágoas nos outros que, egoistamente, não vemos por estarmos a fazer 'compras de chacha' em bichas imbecis...

06/12/2006

v.s.f.f.


...terei eu já acordado do sonho? ou será que aquilo que oiço ainda são os seus passos por entre a folhagem adormecida de Outono. Será que a fada se afasta por entre a escuridão da floresta, ou serei eu que começo a divagar por entre as linhas que nos afastam do horizonte. A noite canta por entre o último suspiro do astro rei, e lá longe já só vislumbro o manto aúreo que a rodeia. A história apressa-se para as últimas linhas e lá longe apenas um sorriso e um último olhar!

Prometeu que voltaria para adornar o sonho que agora se extingue, pois outros outonos virão e outras histórias haverá para contar.

a história segue dentro de momentos após compromissos publicitários!

04/12/2006

in Memoriun


"Actos de injustiça feitos

Entre o sol ponte e o nascente
Jazem na história como ossos, um a um"



Ele não morreu porque só morre quem se esquece.




Francisco Manuel Lumbrales de Sá Carneiro (1934-1980)

12/11/2006

Quero, posso e compro!


...já fiz a árvore de Natal. Da parte da manhã andei a enfrentar a nebulina da maresia e após um banho de alma decidi entrar no mundo desencantado dos brinquedos.

É absolutamente incrível...no meu tempo só tinhamos contacto com as prendas na manhã do dia 25 de Dezembro. Ainda me lembro como se fosse hoje, mal despertávamos por entre o ambiente gelado da noite branca, corriamos para a cozinha. Lá estavam eles...dois, três embrulhos e pouco mais. Era a maior felicidade do mundo. Raramente o Pai Natal se enganava ou trocava os nossos pedidos. Também naquela altura o brinquedo mais complicado era porventura o carro dos bombeiros. Não existiam Action Man, consolas de jogos ou outras enormidades. Os tempos eram simples, os sonhos eram limitados.

Andava eu pelos corredores de uma superfície comercial em busca de uma lâmpada para o meu carro e os carrinhos sulcavam passos acelarados repletos de caixas multicores, com listas de exigências e olhares constrangidos face à multiplicadade de escolha e carteiras. São as próprias crianças que lideram o saque às prateleiras que se esvaziam perante a lógica consumista. Os pais de agora são autênticas marionetas de um espectáculo que já não organizam, um show em que a magia do Natal já não se sente e em que a surpresa é uma miragem.

Eu não consigo ser assim, e mete-me muita confusão este frenesim capitalista do posso, quero e compro. O que mais me perturba é o facto de aquelas crianças já não respirarem nem sentirem a beleza da época e serem eles a impôr as regras.


Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades.

Aqui em casa, o Natal ainda é branco e o espiríto ainda é quem comanda a vontade.