30/04/2007

por todos eles!!

O primeiro de Maio tem sua origem enraizada na AIT (Associação Internacional dos Trabalhadores). Os trabalhadores ligados a AIT, tinham a proposta de declarar um dia de luta pela jornada de oito horas de trabalho. Mas foram os acontecimentos de Chicago no ano de 1886, que deram o verdadeiro significado ao primeiro de Maio.
No século XIX as condições de trabalho eram desumanas, o horário de trabalho era impiedoso, mulheres grávidas e crianças eram obrigadas a trabalhar. Começaram a surgir as associações de trabalhadores, sindicatos autónomos de índole socialista a exigir melhores condições de trabalho e a jornada laboral de 8 horas.

No dia 1 de Maio de 1886 milhares de trabalhadores em Chicago e noutras cidades dos EUA sairam às ruas, clamando e manifestando a sua revolta pela opressão sentida. No dia 4 de Maio, nova manifestação, e o rebentamento de uma bomba é utilizada como pretexto para uma violenta carga policial contra os trabalhadores - 100 pessoas jazem mortas no chão e dezenas de trabalhadores e anarquistas são detidos.

De entre os operários presos surgem os nomes de August Spies, topógrafo de 32 anos, Adolf Fischer topógrafo de 31 anos, George Engel topógrafo de 51 anos, Ludwig Lingg, carpinteiro de 23 anos, Michael Schwab, encadernador de 34 anos, Samuel Fielden, operário têxtil de 39 anos e Oscar Neeb. São julgados e condenados.
Um dos oradores do comício operário que não tinha sido preso, apresenta-se voluntariamente na polícia e decalara:

"Se é necessário subir também ao cadafalso pelos direitos dos trabalhadores, pela causa da liberdade e para melhorar a sorte dos oprimidos, aqui estou".

Quatro dos trabalhadores são enforcados mortos, os restantes executados no dia 11 de Novembro de 1887. Augusto Spies declara, antes de morrer:

"Virá o dia em que o nosso silêncio será mais poderoso que as vozes que nos estrangulam hoje".

Assim nasceu o 1º de Maio...hoje a realidade é diferente, mas os desafios que se colocam à causa de todos aqueles que trabalham diariamente e que lutam por uma vida melhor para si e para os seus, pode não ser tão desumana e cruel, mas não deixa de colocar em perigo a independência de cada um de nós e a auto-estima. Os fantasmas do passado recente são agora a corrupção, o capitalismo desenfreado, a globalização cega, a exploração de mão-de-obra escrava e de crianças. Continua a fazer sentido lutar por ideiais mas com sentido de responsabilidade.

Bom dia 1 de Maio!

25/04/2007

...foi à 33 anos

"Era uma vez um país cinzento onde nada acontecia... Ou melhor, as coisas e as pessoas aconteciam e nasciam, mas logo que acabavam de acontecer e de nascer, a cor era-lhes retirada, tudo passava a ser cinzento como nos noticiários da televisão da época. Até que um dia..."



«Aqui posto de comando do Movimento das Forças Armadas. As Forças Armadas portuguesas apelam para todos os habitantes da cidade de Lisboa no sentido de recolherem a suas casas, nas quais se devem conservar com a máxima calma. Esperamos sinceramente que a gravidade da hora que vivemos não seja tristemente assinalada por qualquer acidente pessoal, para o que apelamos para o bom senso dos comandos das forças militarizadas no sentido de serem evitados quaisquer confrontos com as Forças Armadas. Tal confronto, além de desnecessário, só poderia conduzir a sérios prejuízos individuais que enlutariam e criariam divisões entre os portugueses, o que há que evitar a todo o custo. Não obstante a expressa preocupação de não fazer correr a mínima gota de sangue de qualquer português, apelamos para o espírito cívico e profissional da classe médica, esperando a sua acorrência aos hospitais, a fim de prestar eventual colaboração, que se deseja, sinceramente, desnecessária.»

24/04/2007

...vieste em flor

Quis saber quem sou
O que faço aqui
Quem me abandonou
De quem me esqueci
Perguntei por mim
Quis saber de nós
Mas o mar
Não me traz
Tua voz.
Em silêncio, amor
Em tristeza e fim
Eu te sinto, em flor
Eu te sofro, em mim
Eu te lembro, assim
Partir é morrer
Como amar
É ganhar
E perder
Tu vieste em flor
Eu te desfolhei
Tu te deste em amor
Eu nada te dei
Em teu corpo, amor
Eu adormeci
Morri nele
E ao morrer
Renasci
E depois do amor
E depois de nós
O dizer adeus
O ficarmos sós
Teu lugar a mais
Tua ausência em mim
Tua paz
Que perdi
Minha dor que aprendi
De novo vieste em flor
Te desfolhei...
E depois do amor

E depois de nós
O adeus

O ficarmos sós







23/04/2007

..one man show

...eu bem tento mas por vezes foge-me a boca e opensamento para a política! Neste fim de semana, mais importante do que jantar de apoio ao nosso ao nosso PM,mais cativante do que as eleições em França (Ségolène Royal President!!) mais importante do que o internamento do rei Eusébio, fora sem dúvida alguma as directas no CDS- uma espécie de diz que é uma espécie de golpe de estado à la Tortas. Orquestrado pelo Dr. Paulo Tortas - aclamado "indigente" pelo ainda e e futuro ex-presidente Ribeiro e Lastro - trata-se de mais um golpe da mais fina e suculenta intriga política, na mesma linha de outros produtos já exibidos para consumo público, como as tormentosas noites de sexta-feira na época áurea do falecido Indy, ou da chegada trinfal do manhoso tribuno Paulo Tortas ao Congresso em que destronou o inexperiente e futuro ex-promessa da política portuguesa Manel Monteiro!
Como diria um ilustre limiano, é o regresso dos reality shows! Eu diria mias, é o regresso das páginas coloridas, das noites deslumbrantes e luminosas, das tias esquecidas das revistas de cordel (sim porque hoje em dia os holofotes estão virados para as personagens das novelas rascas e concursos idiotas!!). É o regresso das intermináveis festas de verão algarvias, do glamour do estrelato e do gourmet, do prestige, sei lá mais o quê!!

Pena é que que o actor tenha agora que desempenhar um monólogo entediante para nos entreter pois o seu compagnon de route, o também ex- PM Santana Flopes, ainda não encontrou a porta de saída do deserto!

Seja como for, temos homem...e como se diz lá para as bandas da terra do Tio Sam... the show must go on!!

22/04/2007

...voltar atrás!

...não resisti à tentação de circular por entre aquelas ruas estreitas e sentir o cheiro do óleo queimado e o som metálico dos eléctricos. Em tempos era um Calvário, hoje não passa de praça de recordações. As pessoas, engarrafavam-se em filas, frénitas donas de casa comoo s seus sacos cheios de afazeres. O som do carros a circularem lá em cima na Ponte, o cheiro das velhas lojas de ferragens e da farmácia da esquina...mais à frente depois de apanhar o 742, rumei
às Amoreiras, pelo Casal Ventoso acima. São menos os seres amorfos e demi-vivos que por lá circulam nestes dias, quiçá noutras paragens. São estranhos, tem o olhar vazio, o rosto massacrado por sinais de vicío e silenciosos, quando entram, como se vergonha tivessem, ou como se fossemos nós os excluidos e esquecidos pela sociedade. Ainda era cedo quando me vi junto ao "prédios dos espelhos", o ícone da arquitectura dos anos 80. É curioso voltar a remexer no baú do sotão das lembranças, e voltar as ler os comentários exarcebados acerca do monstro que ali tinha sido construido. Talvez tenham razão! Hoje em dia aquilo não se parece com nada!...depois do trabalho decidi recura ainda mais no tempo, e voltei a viver a magia de ver um Filme...sim com maíuscula, porque de facto está soberbamente bem produzido pela Walt Disney. Para ser sincero não estava convencido quando paguei 1,5 euros para ver um filme em 3D, mas de facto fiquei absolutamente satisfeito com a qualidade e sobretudo com a história!! É sempre bom voltar atrás e poder sonhar!

19/04/2007

revolução precisa-se!!

...e agora!? o novo aeroporto está á deriva num pântano de desencontros, a vida académica no supremo líder da não está encerrada num cofre de silêncio. Dos escândalos na Capital nem vale a pena falar pois já não movem ardinas nem merecem pregões nos mercados e praças. Uma querela num partido desmembrado não dá para aquecer as hostes, e na magna Assembleia são mais as vozes do ridículo do que as ideias da razão.
Do que se fala no Portugal profundo...quem conspira por entre murmúrios que se perdem por entre um copo de bagaço e um cigarro mal acabado!? para quando o acto vil tenebroso, para quando um escândalo para nos acordar deste sonanbolismo torturante!? Para quando a queda do anjo, para quando a emboscada ao tribuno!? ...que manchetes estão a ser trabalhadas, quantas palavras são necessárias para nos libertar...

15/04/2007

...aos meus ilustres vizinhos!





“Para lá dos Pirinéus existe um povo que não se governa,

nem se deixa governar”


General romano, acerca dos Lusitanos



Nota: dedico este post às almas que habitam neste prédio...e cuja história perfiro não contar!!

12/04/2007

engenho & arte


...vá-se lá saber por que diabo, andou um certo e determinado país a falar sobre a suposta ou segura licenciatura do nosso PM. Como diria Ary dos Santos "contar todas as papoilas de um trigal é a mais linda conta que se pode fazer.Dizer apenas música, quando se ouve um pássaro, pode ser a mais bela redacção do mundo...Estudar é muitomas pensar é tudo!" . Não me interessa se o PM tem curso, se faltou, se estudou ou se foi o primus inter pares, interessa-me sim que governe - de preferência bem!O que nem sempre tem sucedido malgrado as sondagens não transparecerem.
Como diria a nossa querida e saudosa Odete Santos, seria bom que todas as palavras que saiem no Diário da Républica, tivessem asas e voassem. Talvez andássemos tão contentes como os pássaros que a Primavera nos trouxe.
Mais importante do que andar a discutir o sexo dos anjos, ou no caso concreto o cadastro criminal do anjo, seria olhar para os problemas reais que afectam o país, os temas fracturantes que continuam a dividir a sociedade. O país não está bem. Sente-se nos rostos das pessoas, percebe-se no desespero de todos aqueles que preenchem os números das estatísticas do desemprego. Não existe neste momento uma vaga de fundo, um lei motiv que nos enche de esperança no futuro próximo.
Talvez não fosse má ideia o PM ter estancado desde logo as suspeitas e rumores que já circulavam, e não deixa de ser curioso que ainda existem líderes!? da oposição que insistam em "bater no ceguinho".

Como se diz lá na terra, a "os cães ladram e a caravana passa"!

Ao PM e à equipa que lidera exige-se somente engenho & arte. Ainda faltam dois anos para o exame final e com canudo ou sem canudo aí se verá quem perdeu - se o engenho ou a arte.


03/04/2007

...até jazz!


...o OvoEstrelado volta dentro de 3 dias!
pensando bem, volta daqui a...7 dias, isso!!
essa coisa dos três dias não dá para nada e 7 também é um número rodeado de mística, como a tosta mística!...
é para ser saboreado, de preferência devagar!
e já que falamos em devagar, cuidado com o pé esquerdo
na estrada.
Eles andem aí!...
Por estes e outros motivos despeço-me com amizade desejando uma Feliz Páscoa cheia de prendas no sapatinho...


PS: qualquer coisa basta inserir as coordenadas
41°35'16.63"N
8° 7'57.44"W
no GPS e seguir viagem!...

01/04/2007

...angel


An angel runs
Thru the sudden light
Thru the room
A ghost precedes us
A shadow follows us
And each time we stop
We fall
Jim Morrison

30/03/2007

...contra a corrente

...é tudo uma questão de orgulho nacional...o português quando faz algo, fá-lo em grande e sem olhar a despesas. Foi assim quando o Marquês do Pombal construiu parte da Lisboa antiga, foi assim quando construímos o complexo siderúrgico de Sines, foi assim quando colocamos o Centro Cultural de Belém em frente aos Jerónimos, foi assim quando tivemos a ideia da Expo 98 e de construir os magnificos "estádios fantasma" do Euro 2004.
Em todas as épocas da nossa história houve uma marca indelével ,uma assinatura, um legado para as gerações vindouras. Na saga de outras ilustres Obras de extraordinária importância nacional, apresentamos:


" O Aeroporto Internacional da Ota"

...apenas uma nOta de registo antes de assentarem a primeira pedra,

«Portugal é, na questão sugeita, um paíz pobre com apparencia de rico; rico na apparencia, porque se infatua com a ostentação de trez escolas de medicina, pobre na realidade, porque não pode dotar convenientemente qualquer d'ellas.»

Miguel Bombarda

...o TGV segue de momentos!!

29/03/2007

...viver!!


"Viver é a coisa mais rara do mundo.

A maioria das pessoas apenas existe."


(Oscar Wilde).

28/03/2007

...faltou o take!

...é sempre bom, receber a notícia de alguém que nos toca e que arranjou emprego após vários meses de longa ansiedade. A oralidade popular tem um ditado (que outrora se aplicava apenas aos reformados!!) que diz "parar é morrer". Vem isto a propósito da manifestação de jovens convocada presumo eu!?? pela InterJovem (uma espécie de embrião de futuros líderes vanguardista e anti-capitalistas!?).
Nunca a cidade de Lisboa tinha acolhido no seu frenesim mundano tamanha manifestação de jovens (presumo eu, desempregados e não estudantes!?) desesperados com a falta de oportunidade e expectativa de vida. Os jovens desempregados de hoje sofrem um clamoroso défice de liberdade, algo que devia ser inato por natureza. É absolutamente entristecedor ver que o número de desempregados ou de "empregados temporários" é exponencial com o passar dos anos. É caso para perguntar se é este o caminho que o politburo (ou será burro!?) que este e os anteriores governos nos indicaram quando lançaram as bases para a profusão de universidades e cursos superiores na tentativa de encher PortugAll de doutores e engenheiros que escasseavam. Talvez o problema não estivesse em todos aqueles que apostaram na sua qualificação mas antes no take que foi omitido - a criação de emprego estável e duradouro.
Se fosse necessário fazer uma paralelísmo diria que é como a famosa implementação da política agrícola- vulgo PAC- primeiro investe-se na modernização das explorações e na qualificação técnica dos produtores, depois paga-se para não produzirem.
Em Portugal, é assim, vende-se o país como paraíso dos baixos salários, propicíam-se apoios ao investimento, criam-se empresas e passado um tempo fecha-se a empresa alegando baixa produtividade, aumento da massa salarial, falta de flexibilização das leis laborais e muda-se a empresa para a Roménia ou para um qualquer país de mão de obra "semi-escrava", tudo a bem da globalização e com o alto patrocínio da União.
Moral da história: existem contas para pagar, casa para pagar, filhos para sustentar, um sem número de sonhos desfeitos e alguém ao nosso lado que por um azar dos diabos, não apostou na qualificação e hoje está bem melhor do que nós!!
Como é óbvio esse enteado da má sorte não teve a culpa e lutou por isso - facto que merece sem dúvida o nosso aplauso - mas então nós,!? tu e todos aqueles que hoje estavam no Rossio, não têm direito a poder sorrir e a ser feliz!?

Parabéns

27/03/2007

...o velho


"Sê paciente;

espera que a palavra amadureça

e se desprenda como um fruto
ao passar o vento que a mereça."




Miguel Torga

foto:http://www.1000imagens.com/




...esquecimento


...é sempre bom fugir da cidade e do caos! foi o que fiz este fim de semana. Pena é que momentos como este sejam cada dia mais raros já que com o quotidiano intenso com que vivemos, já nem para nós temos tempo quanto mais para aqueles que nos dizem mais directamente respeito.


Resolvi ir viver um pouco da Primavera que "insufla de energias e promessas" que Soeiro Pereira Gomes escreveu. Reparar e sentir a Primavera que nos brinda com a "assunção de flores" que o Torga nos ensinou. Desci pelo monte abaixo e percorri as ruas silenciosas da vila de Ponte de Lima que ainda dormia, por entre o som dos meus passos. Sentir o frio da manhã,que molda as serras que rodeiam a vila, caminhar por entre a ruelas apertadas, saborear o café da manhã, por entre a leitura do Sol na esplanada da Praça de Camões.


Depois fui-me sentar na avenida dos plátanos em frente ao rio Lima, o rio que já o romanos diziam ser o "rio do esquecimento", talvez para me esquecer triste vida que hoje em dia vivemos de segunda a sexta, mas também para ver se na outra margem o "verde das árvores era tão verde como a Primavera passada", tal como Alberto Caeiro disse um dia.


Foi apenas um dia mas por momentos foi bom esquecer


Pela praia do Lima, abaixo e arriba

Que tem tanta virtude de esquecer...

20/03/2007

...amanhã é dia mundial da poesia


Fiz um conto para me embalar


Fiz com as fadas uma aliança.
A deste conto nunca contar.
Mas como ainda sou criança
Quero a mim própria embalar.

Estavam na praia três donzelas
Como três laranjas num pomar.
Nenhuma sabia para qual delas
Cantava o príncipe do mar.

Rosas fatais, as três donzelas
A mão de espuma as desfolhou.
Nenhum soube para qual delas
O príncipe do mar cantou.


Natália Correia

18/03/2007

lavagem cerebral


...é por estas e por outras que me sinto bem sendo português. Tive a infelicidade de tropeçar no comando da minha televisão e eís que me deparo com um monento da mais pura portugalidade. É este o progresso e o desenvolvimento que vendemos lá fora, é este o espelho de um Portugal moderno que arranca a todo o vapor...ou será de empurrão!?


acho que dá pelo nome de "A Bela e o Mestre", acho!...não tenho a certeza porque consegui aguentar alguns minutos. Só me ocorre dizer uma coisa...
Beati pauperes spiritu...e já agora acrescento, haja pachorra para aturar isto.
Como se já não chegasem as floribelas e outras donzelas andrógenas que polulam nos canais privados cá da nossa chaparica! Anda um tipo a queimar pestanas, a trabalhar para depois ver a ignorância (sensus lato) a ser premiada!...será que é isto que queremos!? Bem a vantagem é que para quem tem cabo, possui muitos mais botões no comando...

13/03/2007

...olha que dois!!


São 17 os anos que separam estas duas imagens, mas no mais intímo sentido inovador, a lógica é a mesma e o assunto abordado, a continuação da matéria dada. Independente das personagens serem casualisticamente idênticas na maneira de estar na vida e de fazer política- ambos primam pela total incapacidade de reconhecerem o erro, e por uma vontade férrea de mudança, mesmo contra a razão - gostaria de salientar o facto de na capa do Espresso de 20.10.1990 sermos presenteados com uma confortável sala, com mobiliário elegante mas áustero e na segunda, mercê talvez da congetura orçamental, agarvada pelas imposição de fazer baixar o défice público, só encontramos uma vulgar cadeira com assento azul escuro. Gostos!...


Quem está à espera por saber os episódios delirantes da vida do nosso PM desiluda-se...apenas somos presenteados com pequenos fotogramas minunciosamente selecionados da vida do nosso mais do que primeiro. Afinal de contas por 2€ não se pode pedir uma biografia exaustiva do homem, ora essa!!Dá só colorir a imagem que se pretende passar!!



Antes de finalizar uma pequena passagem que revela bem a capacidade de liderança e de análise do nosso PM, ouçamos com a devida atenção:


“Tinha a certeza de que a engenharia não era o meu destino. É o mundo dos pormenores e eu tenho uma inteligência direccionada para o abstracto” – diz José Sócrates


A triste conclusão a que se chega quando se olha para estes últimos 17 anos é que na realidade e excluindo o abstracto estamos pior, bem pior!!

12/03/2007

...o irmão grande!


...as últimas novidades do Ministério da Verdade ( a nossa recém aniversariante RTP!) acerca da concentração das polícias e agências de segurança nacional na pessoa do Grande Irmão fazem-me requar no tempo até ao longínquo ano de 1949. Também nessa altura, do universo orwelliano saiu uma formidável fábula intemporal acerca de um mundo de invasão de privacidade (cruzamento de dados pelos diferentes organismos do Estado!) e avanços tecnológicos que permitiam, tal como agora, o controlo total sobre tudo o que fazemos.

Uma das metáforas mais entusisamantes e que de certa forma foi magistralmente aproveitada pelo Spielberg no Minority Report era o controlo sobre o pensamento - se alguém pensasse diferente, cometia um crime de idéia e fatalmente, seria capturado pela Polícia do Pensamento e consequenemente vaporizado. Hoje em dia, apesar dos desvaneios resultantes do 25 de Abril, existem rumores e episódios burlescos que retratam de certa forma essa opressão à liberdade de opinião. Dois exmplos paradigmáticos: o episódio em redor do juiz Rangel ou mais recentemente, o caso do bloguista Abdelkareem Nabil Soliman , a esse respeito...aqui vi o link: http://www.freekareem.org/.


Tal como no livro tambémm nós devemos utilizar os nossos "Dois minutos de ódio"- parte do dia em que todos os membros do partido se reuniam para ver propaganda enaltecer as conquistas do Grande Irmão e, principalmente, direcionar o ódio contido contra os inimigos- não para atacar, escarnecer ou lixiviar a nossa raíva, mas sim para alertar para o facto de estarmos cada vez mais a ser encerrados numa redoma do vidro, numa espécie de camisa de forças claustrofóbica que nos sufoca a liberdade conquistada pelo nossos pais.


O que é preciso é não deixar que o muro nos cerque completamente e nos impeça de voltar a ver o sol...por isso digo alto e bom som. NÃO!

....the sea said


The Sea said “Come” to the Brook

—The Brook said “Let me grow”

—The Sea said “Then you will be a Sea

—I want a Brook

—Come now”!

The Sea said “Go” to the Sea

—The Sea said “I am heYou cherished”

—”Learned Waters

—Wisdom is stale

—to Me”



(Emily Dickinson)