26/06/2007

...casa dos horrores

...para os mais distraídos está aí a eleição das 7 Maravilhas do Mundo e das 7 Maravilhas de Portugal. Em simultâneo e sem desprimor, o jornal Público lançou igualmente os não menos importantes 7 Horres de Portugal.
Por favor votem, pois, da mesma maneira que votam nos incompetentes responsáveis pelo arrepiante ordenamento do nosso território e pelas medíocres políticas de urbanismo, podem agora aproveitar esta excelente oportunidade para lhes premiar o mau gosto, e a falta de oportunidade para guardarem os respectivos projectos num determinado sítio que não interessa agora referir...


24/06/2007

...cinema paraíso

...prometi a mim mesmo que este fim-de-semana ia fazer como a tipa das Caldas...não fazer mais a ponto do car****!! E assim foi, como é óbvio não deixei de fazer a minha tradicional romaria ao Guincho. Então vamos lá tratar da crítica cinéfila:
...e o tema é o mais recente biopic acerca de Beethoven, mais concretamente ao Copying Beethoven da realizadora polaca Agnieszka Holland. Foi com alguma curiosidade que encetei o visionamento do filme pois esperava uma obra magistral ao nível de um Amadeus do Milos Forman...mas depressa veio uma pequena decepção. Talvez o único momento digno de nota seja a recriação abreviada da Nona Sinfonia em palco, com Beethoven (Ed Harris) surdo, de batuta a imitar os gestos de uma Anna Holtz (Diane Kruger) escondida entre os músicos e a ser a verdadeira maestra. A cena foi filmada em três dias e contou com mais de seiscentas posições de câmara, mas é a música que realmente fala mais alto. São dez minutos de autêntico êxtase, assistir aos músicos e ao Coral como se estivéssemos em 1827, na primeira vez em que a sinfonia foi tocada...tudo o resto são retalhos sem nexo, e personagens despídas de qualquer interesse, num enredo dramático que não cativa. Melhor, bastante melhor foi a versão de 1994 do realizador Bernard Rose, com uma notável interpretação do Gary Oldman (Beethoven) cujo título era Beloved Immortal...para a semana há mais!!



...seja como for, sempre foi melhor do que o entediante visionamento (em modo acelarado!!) do Babel, esse sim uma perfeita desilução.

14/06/2007

...cada dia


"Cada dia te é dado de uma só vez.
(...)
Mais tarde será tarde e já é tarde.
O tempo apaga tudo menos esse
Longo indelével rasto
Que o não-vivido deixa."

.
Sofia de Mello Breyner

13/06/2007

...verdes anos!


Porque não vens agora, que te quero
E adias esta urgência?
Prometes-me o futuro e eu desespero
O futuro é o disfarce da impotência....
Hoje, aqui, já, neste momento,
Ou nunca mais.
A sombra do alento é o desalento
O desejo o limite dos mortais.

Miguel Torga




Fotografia: Paulo Almeida

05/06/2007

..."jamais" e os Velhos do Restelo

...em primeiro lugar acho que é mais correcto afirmar margem esquerda jamais! (coloco em itálico para se entender que se trata de uma vil utilização da língua francesa!).
Pois bem, eu até tinha feito um diz que é uma espécie de voto de castidade em relação à polémica da Ota, aliás, no meu intímo pecado, a Ota já começou a ser desconstruída!! mas depois do brilhante Prós e Contras de ontem não resisti à tentação da carne.
Agora pelos visto estão na moda os estudos...e não faltam por aí, sejam eles co-financiados pelo errário público, ou pelo Sr. Van Zeller com a chancela da CIP. Também existem os famosos relatórios deste e daquele sábio, sobredotado ou iluminado, seja ele eminência parda no assunto ou guru no assunto B. Independentemente disso, continuo com uma pequenina dúvida e que mais uma vez foi requentada ontem quer pelo ex-ministro E. Catroga e pelo seu ex-congénere A. Mateus. Porque é o actual governo e o suposto governo semestral do S. Lopes decidiram avançar para uma obra sem estarem concluídos todos os estudos. Onde está a a opção zero, porque é que a Ota não tem comparação com outra localização provável. Onde está o EIA* do Novo Aeroporto de Lisboa, poque é que os estudos da NAV chumbam sistematicamente o Aeroporto. Porque é que o deputado M. Mendes ignora a triste herança dos governos do Exmo. Sr. Presidente da Comichão Europeia e do Sr. deputado que se senta no terceiro da anel do hemicíclo de S. Bento. Porque é que o candidato A. Costa teve o desplante de ignorar a questão da OTA com o argumento falacioso que é uma questão transversal ao que se passa em Lisboa (afinal estamos a falar do NAL, que presunto se designar Novo Aeroporto de Lisboa?! ou não será assim!?) O que é que conta mais, uma zona húmida por excelência que em Portugal representam apenas 1% do território , ou 750 ha de montado de sobreiro (que ocupam 8,5% da área do território) em terreno seco?! Porque é que ninguém refere a Convenção de Ramsar?! Se o governo pretende construir o NAL na OTA então como raio é que a mesma zona está classificado no Plano Regional de Ordenamento do Território da Área Metropolitana de Lisboa como "Área para a Conservação da Natureza"!? Por que é que os pilotos ainda não foram ouvidos!? O que vai acontecer à gestão dos restantes aeroportos da responsabilidade da ANA!? fecham por não serem lucrativos, de acordo com o modelo de gestão privado que se preconiza!? Qual o papel do novo aeroporto de Beja, face à centralidade da OTA, ou outra alternativa se é que um diz vai ver a luz?! Quem vai trabalhar para a OTA!? são so locais sabendo-se que mais de 13% da população é agrícola e que não existe massa populacional no serviços!? O que vai suceder aos milhares de trabalhadores que residem em Lisboa e arredores e respectivas famílias. Compram uma casa de campo à portas do novo aeroporto com vista para o rio Alenquer!? e depois o que se vai fazer nos terrenos da Portela, uma nova Alta de Lisboa, a ligação com a zona da antiga Expo 98!? Porque não um segundo pulmão verde!? Enfim não fosse o facto de estar cansado da polémica e de continuar com sérias reservas relativamente ao facto de no país não existir mais nenhuma área para o aeroporto, só posso checar a uma conclusão...construam-no mas não nos atirem areia para os olhos!! ah! e já agora, o que dizem os investidores acrca da hipótes e de podem comprar a ANA eganhar a construção e concessão do NAL a um preço bastante mais reduzido do que OTA!? Espero sinceramente que a OTA seja construída e que não existam sérios entraves do ponto vista ambiental e funcional senão o país entra em crise pois está provado por meia duzía de inteligentes que a OTA é a única opção! Oxalá não se enganem!!...

29/05/2007

...ao que chegamos!!


"O Supremo Tribunal de Justiça reduziu em dois anos e meio a pena de prisão de um homem que tinha sido condenado por abuso sexual de menores. O acórdão, que reduziu a pena de sete anos e cinco meses para cinco anos, critica também o tribunal de primeira instância por valorizar em demasia os crimes sexuais."


...ela há dias e dias, mas o dia de hoje não deixou de ser interessante. Não fosse o facto de ter sido contemplado com um chorudo e significativo aumento de desconsideração, não fosse o facto de os apóstulos candidatos à Câmara de Lisboa (chamo-lhes assim, porque são 12 e todos eles prometem autênticos milagres!) andarem a brincar com a inteligência de quem já viu a fita mais do que uma vez (é caso para dizer muda-se o balde mas o conteúdo, e as moscas, é o mesmo!!) e para terminar o facto de na última prova de aferição os erros de ortografia foram simplesmente ignorados. Realmente não é necessário esperar pelos serões de domingo para poder sorrir, basta, olhar as páginas dos jornais!! Já não é imprescindível visionar um programa de stand-up comedy, ela entra-nos diariamente, está por todo o lado...


Relativamente à notícia principal, fico com a sensação que afinal de contas o crime sexual é gradativo à luz do senhores juízes. A violação de uma senhora ou de uma jovem maior de idade não é grave. No caso concreto uma criança de 13 anos...não é tão marcante e penoso, por isso, é pá!! tenham lá pena do violador!! baixem-lhe a pena!!
Eu não sou nenhum entendido na refinada arte da jurisprudência, mas este caso ainda vai dar que falar, e muito provavelmente vai ser escrupolosamente aproveitado por alguns advogados cujos cliente sejam supostos violadores. É caso para dizer...borlas destas não há todos os dias!!



PS:...o curioso é que, depois de tanto relevo e tanta mediatização, o caso Casa Pia nunca mais foi falado nos media, porque será!?...

28/05/2007

...deserto de ideias


"Oh that the desert

were my dwelling place,

With only one fair spirit for my minster.

That I might forget the human race,

And hating no one, love her only."


Lord Byron

27/05/2007

...o palhaço vai triste!


...com tamanha concorrência não admira!! Como se não bastasse o fabuloso Ministro da Economia do nosso desgoverno, as aventuras e desventuras da Exma. Sra Directora da DREN (hum! talvez seja melhor ficar por aqui , senão acbo como o Charrua!!)...agora temos mais um hilariante episódio do Sr. Ministro M. Lino. Depois da teoria do Oásis do já saudoso Braga de Macedo, eis que não, surge o segundo episódio destra triologia bárbara- A teoria do Deserto na Margem Sul. Como se não bastasse ofender todos os habitantes, animais e vegetais da margem esquerda do rio Tejo, também teve a escabrosa infelicidade de gozar com todos os doentes com câncro nos pulmões, como se tal fosse motivo válido para co-argumentar a sua estúpida metáfora. Bem , esta semana foi ainda mais desesperante para o palhaço, pois, como se não bastassem os avanços, recuos e desencontros entre Ministros e Secretários de Estado, o próprio Primeiro Irresponsável do Circo remeteu-se ao mais infame dios silêncios. Podemos ter o menor crescimento económico das últimas décadas, a maior taxa de desemprego nos últimos 21 anos, mas parece que nas sondagens, os saltimbancos lideram. É caso para perguntar, porque razão o palhaço vai triste!?

15/05/2007

palavras

Meu Rosto

Logo pela manhã
dizem-me carrancuda a expressão
da minha face.

Escarninho não respondo.
Para quê as palavras
ante a evidência das rugas?

A esferográfica escreve
o que sinto
e explícita a face hostil
reduz a mim mesmo
a tristeza do que nos sucede.
Depois...
é só passar à máquina.

José Craveirinha

12/05/2007

mar de esperança



...enquanto há vida, há esperança,!


...e se um simples laço amarelo é sinónimo de esperança, então porque não um mar de amarelo vestido para reforçar ainda mais a vontade de rever a pequena Maddie, a Joana, o Pedro e todos os milhares de crianças que todos os anos desaparecem sem deixar rasto...o mais importante é não deixá-los cair no vazio do esquecimento.

11/05/2007

...pequena Maddie


...enquanto aqui ao meu lado entoam os primeiros acordes do Tannhäuser de Wagner, não posso deixar passar uma palavra de solidariedade e carinho por todos aqueles que sofrem com o desaparecimento da pequena Maddie McCann.

...e um agradecimento pelo sentido de ética e profissionalismo que as forças de autoridade portuguesas estão a ter, apesar dos ataques despropositados da comunicação social, nomeadamente a inglesa.

Como se não bastasse, ser "hábito saudável e inequívoco sinal de modernidade" deixar as crianças em casa sozinhas para não atrapalhar dois dedos de conversa no restaurante, só faltava o simples pormenor de só agora, depois de despolotada a tragédia, as autoridades inglesas terem tido a amablidade de informar as nossas autoridades que, por acaso no Algarve... vivem cerca de 150 pedófilos ingleses!!não é por serem ingleses, mas 150 logo de uma vez!!

...bem mais vale tarde do que nunca! mas não deixa de ser um triste sinal de hipocrisia critícar a actuação dos nossos agentes, quando se tem telhados e paredes de vidro.



Pede-se a quem souber de alguma informação para entrar em contacto com:


Departamento de Investigação Criminal de Portimão da Polícia Judiciária
Rua Pé da Cruz, 2,

8500-640 Portimão

Telefone: 282 405 400

Piquete: 282 427 671

Fax: 282 412 763







07/05/2007

é proibido proibir!

...aos poucos e poucos um programa que se julgava pluralista, conduzido por uma jornalista que se pensava ser independente começa a divergir contra a maré dos acontecimentos e contra os ventos de mudança. Como se não bastasse a escolha dos "actores" políticos ficar um pouco nos antípodos da renovação que se pretende para a nossa desprestigiada classe política (só faltava colocar lá quiça o Prof . Hermano Saraiva ou o Otelo!!), já o simples facto de se ter colocado o PCP fora do debate merece sem dúvida o mais gritante repúdio pelo atropelo à liberdade de expressão. Numa altura em que o PC se constitui a terceira força política na Madeira, numa altura em que as liberdades individuais e colectivas dos cidadãos se vê confrontada com a concentração excessiva numa só pessoa, numa altura em que a mesma é consequtivamente alvo do anedotário popular e de comentários dos próprios membros do governo (vide última intervenção humorística do sr. Eng.º Mário Lino), numa altura em que os fantasmas do passado parecem renascer das cinzas e virar moda (basta ver a quantidade de livros sob a figura do Presidente do Conselho que existem por exemplo na FNAC ou até livros da instrucção primária de outros tempos na secção infantil!!!), não me parece lógico calar a voz daqueles que sempre se bateram pela liberdade e pela democracia. Julgo eu que são dois pilares importantes quer para a esquerda quer para a direita. Se isto é serviço público, então o Pina Moura é que tem razão!

Disse.


01/05/2007

...uma tarde na praia


E os corpos espalhados nas areias
Tremem à passagem das sereias,
As sereias leves de cabelos roxos
Que têm olhos vagos e ausentes
E verdes como os olhos dos videntes.


Sophia de Mello Breyner Anderson

30/04/2007

por todos eles!!

O primeiro de Maio tem sua origem enraizada na AIT (Associação Internacional dos Trabalhadores). Os trabalhadores ligados a AIT, tinham a proposta de declarar um dia de luta pela jornada de oito horas de trabalho. Mas foram os acontecimentos de Chicago no ano de 1886, que deram o verdadeiro significado ao primeiro de Maio.
No século XIX as condições de trabalho eram desumanas, o horário de trabalho era impiedoso, mulheres grávidas e crianças eram obrigadas a trabalhar. Começaram a surgir as associações de trabalhadores, sindicatos autónomos de índole socialista a exigir melhores condições de trabalho e a jornada laboral de 8 horas.

No dia 1 de Maio de 1886 milhares de trabalhadores em Chicago e noutras cidades dos EUA sairam às ruas, clamando e manifestando a sua revolta pela opressão sentida. No dia 4 de Maio, nova manifestação, e o rebentamento de uma bomba é utilizada como pretexto para uma violenta carga policial contra os trabalhadores - 100 pessoas jazem mortas no chão e dezenas de trabalhadores e anarquistas são detidos.

De entre os operários presos surgem os nomes de August Spies, topógrafo de 32 anos, Adolf Fischer topógrafo de 31 anos, George Engel topógrafo de 51 anos, Ludwig Lingg, carpinteiro de 23 anos, Michael Schwab, encadernador de 34 anos, Samuel Fielden, operário têxtil de 39 anos e Oscar Neeb. São julgados e condenados.
Um dos oradores do comício operário que não tinha sido preso, apresenta-se voluntariamente na polícia e decalara:

"Se é necessário subir também ao cadafalso pelos direitos dos trabalhadores, pela causa da liberdade e para melhorar a sorte dos oprimidos, aqui estou".

Quatro dos trabalhadores são enforcados mortos, os restantes executados no dia 11 de Novembro de 1887. Augusto Spies declara, antes de morrer:

"Virá o dia em que o nosso silêncio será mais poderoso que as vozes que nos estrangulam hoje".

Assim nasceu o 1º de Maio...hoje a realidade é diferente, mas os desafios que se colocam à causa de todos aqueles que trabalham diariamente e que lutam por uma vida melhor para si e para os seus, pode não ser tão desumana e cruel, mas não deixa de colocar em perigo a independência de cada um de nós e a auto-estima. Os fantasmas do passado recente são agora a corrupção, o capitalismo desenfreado, a globalização cega, a exploração de mão-de-obra escrava e de crianças. Continua a fazer sentido lutar por ideiais mas com sentido de responsabilidade.

Bom dia 1 de Maio!

25/04/2007

...foi à 33 anos

"Era uma vez um país cinzento onde nada acontecia... Ou melhor, as coisas e as pessoas aconteciam e nasciam, mas logo que acabavam de acontecer e de nascer, a cor era-lhes retirada, tudo passava a ser cinzento como nos noticiários da televisão da época. Até que um dia..."



«Aqui posto de comando do Movimento das Forças Armadas. As Forças Armadas portuguesas apelam para todos os habitantes da cidade de Lisboa no sentido de recolherem a suas casas, nas quais se devem conservar com a máxima calma. Esperamos sinceramente que a gravidade da hora que vivemos não seja tristemente assinalada por qualquer acidente pessoal, para o que apelamos para o bom senso dos comandos das forças militarizadas no sentido de serem evitados quaisquer confrontos com as Forças Armadas. Tal confronto, além de desnecessário, só poderia conduzir a sérios prejuízos individuais que enlutariam e criariam divisões entre os portugueses, o que há que evitar a todo o custo. Não obstante a expressa preocupação de não fazer correr a mínima gota de sangue de qualquer português, apelamos para o espírito cívico e profissional da classe médica, esperando a sua acorrência aos hospitais, a fim de prestar eventual colaboração, que se deseja, sinceramente, desnecessária.»

24/04/2007

...vieste em flor

Quis saber quem sou
O que faço aqui
Quem me abandonou
De quem me esqueci
Perguntei por mim
Quis saber de nós
Mas o mar
Não me traz
Tua voz.
Em silêncio, amor
Em tristeza e fim
Eu te sinto, em flor
Eu te sofro, em mim
Eu te lembro, assim
Partir é morrer
Como amar
É ganhar
E perder
Tu vieste em flor
Eu te desfolhei
Tu te deste em amor
Eu nada te dei
Em teu corpo, amor
Eu adormeci
Morri nele
E ao morrer
Renasci
E depois do amor
E depois de nós
O dizer adeus
O ficarmos sós
Teu lugar a mais
Tua ausência em mim
Tua paz
Que perdi
Minha dor que aprendi
De novo vieste em flor
Te desfolhei...
E depois do amor

E depois de nós
O adeus

O ficarmos sós







23/04/2007

..one man show

...eu bem tento mas por vezes foge-me a boca e opensamento para a política! Neste fim de semana, mais importante do que jantar de apoio ao nosso ao nosso PM,mais cativante do que as eleições em França (Ségolène Royal President!!) mais importante do que o internamento do rei Eusébio, fora sem dúvida alguma as directas no CDS- uma espécie de diz que é uma espécie de golpe de estado à la Tortas. Orquestrado pelo Dr. Paulo Tortas - aclamado "indigente" pelo ainda e e futuro ex-presidente Ribeiro e Lastro - trata-se de mais um golpe da mais fina e suculenta intriga política, na mesma linha de outros produtos já exibidos para consumo público, como as tormentosas noites de sexta-feira na época áurea do falecido Indy, ou da chegada trinfal do manhoso tribuno Paulo Tortas ao Congresso em que destronou o inexperiente e futuro ex-promessa da política portuguesa Manel Monteiro!
Como diria um ilustre limiano, é o regresso dos reality shows! Eu diria mias, é o regresso das páginas coloridas, das noites deslumbrantes e luminosas, das tias esquecidas das revistas de cordel (sim porque hoje em dia os holofotes estão virados para as personagens das novelas rascas e concursos idiotas!!). É o regresso das intermináveis festas de verão algarvias, do glamour do estrelato e do gourmet, do prestige, sei lá mais o quê!!

Pena é que que o actor tenha agora que desempenhar um monólogo entediante para nos entreter pois o seu compagnon de route, o também ex- PM Santana Flopes, ainda não encontrou a porta de saída do deserto!

Seja como for, temos homem...e como se diz lá para as bandas da terra do Tio Sam... the show must go on!!

22/04/2007

...voltar atrás!

...não resisti à tentação de circular por entre aquelas ruas estreitas e sentir o cheiro do óleo queimado e o som metálico dos eléctricos. Em tempos era um Calvário, hoje não passa de praça de recordações. As pessoas, engarrafavam-se em filas, frénitas donas de casa comoo s seus sacos cheios de afazeres. O som do carros a circularem lá em cima na Ponte, o cheiro das velhas lojas de ferragens e da farmácia da esquina...mais à frente depois de apanhar o 742, rumei
às Amoreiras, pelo Casal Ventoso acima. São menos os seres amorfos e demi-vivos que por lá circulam nestes dias, quiçá noutras paragens. São estranhos, tem o olhar vazio, o rosto massacrado por sinais de vicío e silenciosos, quando entram, como se vergonha tivessem, ou como se fossemos nós os excluidos e esquecidos pela sociedade. Ainda era cedo quando me vi junto ao "prédios dos espelhos", o ícone da arquitectura dos anos 80. É curioso voltar a remexer no baú do sotão das lembranças, e voltar as ler os comentários exarcebados acerca do monstro que ali tinha sido construido. Talvez tenham razão! Hoje em dia aquilo não se parece com nada!...depois do trabalho decidi recura ainda mais no tempo, e voltei a viver a magia de ver um Filme...sim com maíuscula, porque de facto está soberbamente bem produzido pela Walt Disney. Para ser sincero não estava convencido quando paguei 1,5 euros para ver um filme em 3D, mas de facto fiquei absolutamente satisfeito com a qualidade e sobretudo com a história!! É sempre bom voltar atrás e poder sonhar!

19/04/2007

revolução precisa-se!!

...e agora!? o novo aeroporto está á deriva num pântano de desencontros, a vida académica no supremo líder da não está encerrada num cofre de silêncio. Dos escândalos na Capital nem vale a pena falar pois já não movem ardinas nem merecem pregões nos mercados e praças. Uma querela num partido desmembrado não dá para aquecer as hostes, e na magna Assembleia são mais as vozes do ridículo do que as ideias da razão.
Do que se fala no Portugal profundo...quem conspira por entre murmúrios que se perdem por entre um copo de bagaço e um cigarro mal acabado!? para quando o acto vil tenebroso, para quando um escândalo para nos acordar deste sonanbolismo torturante!? Para quando a queda do anjo, para quando a emboscada ao tribuno!? ...que manchetes estão a ser trabalhadas, quantas palavras são necessárias para nos libertar...

15/04/2007

...aos meus ilustres vizinhos!





“Para lá dos Pirinéus existe um povo que não se governa,

nem se deixa governar”


General romano, acerca dos Lusitanos



Nota: dedico este post às almas que habitam neste prédio...e cuja história perfiro não contar!!