25/07/2007

Acredita


"Acredita nos sonhos.

Nada é tão verdadeiro que não mereça ser inventado"

...epitáfio à nossa classe política


"Se não és senhor de ti mesmo, ainda que sejas poderoso,

dá-me pena e riso o teu poderio."

(Monsenhor Josemaria Escrivá de Balaguer )


Após 33 anos de regime democrático, na III República, os actuais partidos do nosso espectro político revelam as mesmas tendências que conduziram ao seu descrédito no passado.

- Fecharam-se à sociedade, constituindo neste momento verdadeiros obstáculos à participação política dos cidadãos. A sua reflexão política é em geral mediocre ou inexistente, o medo está instalado, as delações e as subserviências mesquinhas inundam as colunas noticiosas.


- Em ambos os espectros (direita e esquerda) sobram os ditos "profissionais da política", na sua maioria medíocres e sem qualquer sentido patriótico ou de Estado. O mais engraçado é que apesar dos ataques e guerrilhas sem quartel, distribuem entre si os cargos públicos, impedindo a renovação da classe política e a ascensão dos mais competentes, que por sua vez perante o cenário de total descrédito, refugiam-se no anonimato e na sua intocável vida profissional..se fazem bem ou mal o futuro o dirá...talvez no fim sobre pouca coisa!?.


- Eles riem-se, andam sempre bem dispostos, nós por seu turno cada vez mais taciturnos e distantes!...mas com a firme esperança que este estado de alma passe.


- O grande critério para a ascenção não é a competência ou seriedade revelada na vida pública, mas sim a sua capacidade para angariar fundos para o Partido, não importa o expediente usado, tudo vale menos arrancar olhos como se diz na gíria!



- A única política seguida sorienta-se pela máxima dos 3 C - Clientelismo, as Cunhas, o Compadrio- e a oferta de cargos públicos para retribuir favores ou fidelidades partidárias tornou-se uma prática banal.


- As juventudes partidárias tornaram-se em verdadeiras escolas de arrivistas, que desde muito cedo medram e vivem na dependência dos lóbis partidários...ah! também são muito uteís para abanar bandeiras quando necessário e colar cartazes!!...uau!


- A famosa prática da navegação à vista que imortalizou feitos de outrora e deu novos mundos ao mundo, é agora aplica mais no sentido de proporcionar o impactio mediático imediato e permitar aquela subida percentual nas sondagens de opinião sempre menosprezadas publicamente mas religiosamente seguidas de perto!


- Alguém sabe onde começa o interesse privado e começa o interesse colectivo. Fecham-se hospitais, maternidades, Centros de saúde, escolas com base em estatísticas e jogos de números...ok! se eu comer 1 frango e tu não comeres nenhum, então não é que qualquer um de nós comeu metade o churrasco...e estava óptimo!

- ...para onde vão os recém reformados da política!?...administradores de grandes empresas! isso!! e tu!?...para a fila do centro de emprego não é verdade!?...pois! mas de certeza que, não fizeste metade dos disparates, cumpriste com o teu dever para a sociedade e de certeza absoluta que após meia dúzia de anos de serviço público não tens direito a nenhuma reforma vitalícia!...não é! apenas e somente direito a preencher os impressos!...

...e assim vai a banda, triste, estorpecida pela mentira...mas com a esperança que tudo isto não passa de um precalço. Não te preocupes Manuel Alegre, há quem ainda não tenha sucumbido ao medo...

22/07/2007

...dum, dum é o fim!

...pode ser ficção mas a raça portuguesa está decididamente à beira da extinção. O JSaramago já apontou o caminho, mas agora para além do decréscimo da taxa de natalidade- não obstante as medidas avulsas tomadas pelo nosso arrogante PM - surge um nova e mais temível ameaça:
ASAE
...qual polícia política, ela não combate os comunistas nem todos aqueles que lutam pela democracia, antes alimenta um bando de burocratas e tecnocratas da higiene, que pugnam desesperadamente para atingir o português asséptico e antibiótico. Onde há bactéria, aplica-se coima, onde há germe, fecha-se o negócio. O modus operandi é ardiloso e impiedoso, não escolhem locais nem profissões. Desde o pacato pescador da Nazaré, à senhora que vende as bolas de berlim na Costa da Caparica, todos devem ser eliminados. A setença é clara: multa ou tribunal!
Qualquer dia, seremos o povo mais asséptico e higiénico do mundo, e por este andar quando as mosquinhas da fruta começarem a pousar nos nossos corpinhos imaculados seremos fulminados deste mundo e do português só sobrarão os versos dos poetas!

...bem haja a ASAE!

20/07/2007

CUIDADO, MUITO CUIDADO!


BIG BROTHER IS WASHIN...NO WATCHING,

LISTENNING,

FILMING

AND

SURVAILLING


YOU

Accio!

...à cerca de 8 anos folheava eu um dos cadernos do Expresso, quando dou de caras com um livro altamente recomendado por um crítico literário. Tratava-se de uma história sobre um rapaz que estudava numa escola de feiticeiros e que queria ser mágico. Andei por algumas livrarias e fui desencantá-la num canto da Bertrand no Colombo- acho que foi aí!! também já se passou tanto tempo...
Li de fio a pavio e gostei bastante...passados uns meses, começavam a surgir os primeiros ecos do sucesso!!!
Dentro de 3 horas, é editado aquele que se prevê ser o último livro da saga do Harry Potter. Não vou estar lá, pois o livro pode esperar e certamente não vai desaparecer da prateleira, contudo vou certamente deliciar-me com a leitura da versão inglesa que diga-se em abono da verdade é bem mais aliciante...talvez seja por isso que não gosto de ver filmes da série na versão portuguesa, para grande desilução dos petizes. É pena que seja o último, pois a magia vai certamente ficar mais pobre...accio!

19/07/2007

...indisponível!


Caros amigos, colegas e camaradas!


Lamento informar-vos mas, após um longo período de meditação introspectiva e depois de ler uns certos e determinados jornais, resolvi não candidatar-me a presidente do nosso singular partido!

Haja quem consiga descascar a melhor a laranja,
pois o rei vai nú!...

16/07/2007

...já acabou!?

...uma multidão de papéis vazios, foi o que foi! quando cheguei a Lisboa começei a suspeitar que este referendo municipal fosse um autêntico flop, e os primeiros minutos depois da 19h vieram a confirmar a triste previsão. Aliás achei curioso que no debate da RTP1, existisse um ecrã gigante no exterior da Praça do Município para uma audiência inexistente...nem um canino vadio que se prestasse, preencheu o vazio que nos cegava. Para além do facto de os candidatos serem todos reciclados e gastos, não houve ideias nem talento ao longos dos penosos dias da campanha! Salvou-se o facto de algumas figuras menores da nossa política terem finalmente compreendido que estão no lugar menos indicado!
Multidão sim, foram aquelas dezenas de pobres coitados, arrebatados à força (dos ideiais, é claro!!) das suas longínquas aldeias e vilas deste país, e que foram enganados com uma visita à capital e umas bandeiradas! Por momentos podia-se pensar que fosse alfacinhas retardatários, cheios de esperança, mas não!!
A Lisboa, essa, estava em casa, a chegar da praia ou do centro comercial!
É triste , mas é o reflexo da nossa desapontante klass politika...venham as pulgas pois já nem os cães ladram quanto mais a caravana!

15/07/2007

...buenos dias!

Raphanus raphanistrum

http://www.youtube.com/watch?v=DiayEZWsORc


"Já temos a Andaluzia, a Catalunha, o País Basco, a Galiza, Castilla La Mancha e tínhamos Portugal". "Provavelmente [Espanha] teria de mudar de nome e passar a chamar-se Ibéria. Se Espanha ofende os nossos brios, era uma questão a negociar"

...sim e depois!!!será que Andorra também devia ser anexada por Espanha, o Princípado do Mónaco pela França, o Luxemburgo pela Alemanha!? A Formosa pela China!?...recebeste o Nobel pelas obras que crias e não pelas ideias políticas ou preversidades históricas que semeias nos teus sonhos!

Será que este Saramago é o mesmo que escreveu a Jangada de Pedra!? Estará ele cego como todos aqueles que nos deslumbrou no Ensaio sobre a Cegueira?!...quiças!!

08/07/2007

...arrepio



..amor é um lugar estranho.
Um arrepio quando pisamos o mármore róseo, de um castelo de fantasias,
Um olhar por entre o mar que passa no horizonte que acontece,
num tempo de pensamentos vagos.
É uma janela que se abre onde outra se fechou, uma porta que nos transporta,
para outra melodia que nos persegue.
Um sorriso de agradecimento, uma mão que se estende
quando caímos na solidão do nosso olhar.
É um espelho, que nos esconde os sentimentos,
por detrás das brumas de um longo sono.
Um lugar estranho, sem dúvida!
...mas é por aí que queremos ir.

...cartas de Eastwood

« a obra-prima que se desejava que "As Bandeiras dos Nossos Pais" fosse e não foi!».
Foram estas palavras que despertaram a curiosidade de ver este fim-de-semana Letters from Iwo Jima do Clint Eastwood. Não posso esconder que esperava que fosse uma espécie de lado B de um single de sucesso, mas depressa fiquei rendido à beleza cénica e ao tempo linear na grande linhagem de outros filmes como the Longest Day, Patton, Tora!Tora!Tora ou o mais recente Saving Private Ryan.

Quando o filme terminou só pude sorrir por entre uma lágrima pelo destino de Saigo (Kazunari Ninomyia), enquanto me deliciava com a deslumbrante banda sonora que, como sempre, Eastwood dedica especial atenção, desta vez composta e interpretada pelo seu filho, Kile Eastwood, reconhecido músico de jazz em colaboração com o Michael Stevens. Inclui ainda algumas peças de música tradicional japonesa. .. Por fim, apenas uma palavra para magnífica interpretação de Ken Watanabe (Gen. Tadamichi Guribayashi)!

...aos idiotas!


“Não roubarás”
(Êxodo 20, 15)
...é o que posso dizer aos idiotas que tentaram assaltar a loja do meu pai esta madrugada, e que face à incompetência demonstrada no acto, apenas limitaram-se a partir uns vidros e umas garrafas de azeite na fuga!...oxalá que sejam atropelados por um camião cisterna da CML cheio de efluentes de esgotos urbanos ou que lhes caia um piano de cauda Steinway & Sons de um 7.º andar, enquanto passam!...

03/07/2007

Hades cá vir! Hades!...




O Rapto de Proserpina (Perséfone) por Rubens

..a Exma Srª. Directora da DREN por este andar, está a candidatar-se a arrebatar o galardão de funcionária pública do ano, tamanha é a sua abnegação à causa. Como se não bastassem o caso já batidos e debatidos, surge agora um novel caso, passado num escola em Braga.



Resta saber se não é apenas, mais um!!



Eu já não tenho o hábito de ir comer aos restaurantes da cadeia MacDonald's porque a comida é totalmente desíquilíbrada e achar que a colocação do quadro com o empregado do mês é algo que só serve para atirar areia para os olhos, mas qualquer dia, ao lado da posse oficial do Presidente da Répública e do PM nas repartições públicas, poderemos ser presenteados com insígnie comissária política em igual posse de estado no seu gabinete pressecutório.



Decididamente tenho que ir ao templo de Hades sacrificar umas cabrasem sua honra...louvemos pois o seu profissionalismo, e a sua preocupação com os cofres da segurança social. Uma palavra de conforto também deve ser dada à junta médica da DREN que acompanhou o falecido e que amparou durante os 36 meses em que lhe possibilitaram estar de baixa...não foi mais porque a lei oblige!!!!!















02/07/2007

...telenovela mexicana!

...como se não bastassem as sondagens correrem de feição para o governo em função, aos poucos e poucos , surgem as primeiras evidências de um certo regresso ao passado, um triste sensação de dejá-vu. Refiro-me concretamente, aos episódios pidescos na área da saúde, os quais têm tido uma extensa repercurssão nos media.
Uma análise crú poderia indicar que aqui e ali, surgem epifenómenos ao melhor estilo Pide versão séc. XXI, contudo colocando de parte as inevitáveis querelas partidárias que muitas vezes os originam, trata-se casos em que "responsáveis políticos" ultrapassam a linha que define o normal funcionário do responsável administrativo pela "implementação das políticas desenvolvidas pelo Ministério da Saúde. Todos os casos que recentemente têm vindo a público, incluíndo a fotonovela Charrua, derivam de delito de opinião, é certo.

Contudo a obrigação de prosseguir as orientações superiores e assegurar o funcionamento das instituições dentro dos cânones ditos "normais", não se compadece com a liberdade de opinar a torto e a direito e ultrapassar as obrigações igualmente "normais".

No entanto, não restam dúvidas que os verdadeiros tiques ditatoriais que surgem encaputados em vulgares exonerações e saneamentos, não podem deixar de constituir uma evidência clara e inequívoca do repressão e medo, que aos poucos se apudera da administração central, e que, provavelmente atingirá o seu explendor máximo iniciativa privada. Serenamente, esperamos a próxima revolução laboral mal importada da Dinamarca- a denominada flexisegurança!


É vulgar associar o medo e a incapacidade de governar aos regimes ditatioriais. É a aplicação da máxima milenar Divide et regna. Um governo que prometeu restaurar a confiança e que apostava no diálogo e na capacitação, o célebre governo do Choque Tecnológico, começa a desmoronar-se numa séria de pequenos curtos-circuitos de desinteligência...será este o princípio do fim ou um sinal de outros tempos que vêm aí?!...o futuro o dirá, até lá resta-me esperar que de entre o elenco governativo por entre incêndios e rescaldos mal amanhados surja alguma sensatez e alguma tolerência, pois os episódios desta telenovela mexicana começam a cheirar mal!!....

26/06/2007

...casa dos horrores

...para os mais distraídos está aí a eleição das 7 Maravilhas do Mundo e das 7 Maravilhas de Portugal. Em simultâneo e sem desprimor, o jornal Público lançou igualmente os não menos importantes 7 Horres de Portugal.
Por favor votem, pois, da mesma maneira que votam nos incompetentes responsáveis pelo arrepiante ordenamento do nosso território e pelas medíocres políticas de urbanismo, podem agora aproveitar esta excelente oportunidade para lhes premiar o mau gosto, e a falta de oportunidade para guardarem os respectivos projectos num determinado sítio que não interessa agora referir...


24/06/2007

...cinema paraíso

...prometi a mim mesmo que este fim-de-semana ia fazer como a tipa das Caldas...não fazer mais a ponto do car****!! E assim foi, como é óbvio não deixei de fazer a minha tradicional romaria ao Guincho. Então vamos lá tratar da crítica cinéfila:
...e o tema é o mais recente biopic acerca de Beethoven, mais concretamente ao Copying Beethoven da realizadora polaca Agnieszka Holland. Foi com alguma curiosidade que encetei o visionamento do filme pois esperava uma obra magistral ao nível de um Amadeus do Milos Forman...mas depressa veio uma pequena decepção. Talvez o único momento digno de nota seja a recriação abreviada da Nona Sinfonia em palco, com Beethoven (Ed Harris) surdo, de batuta a imitar os gestos de uma Anna Holtz (Diane Kruger) escondida entre os músicos e a ser a verdadeira maestra. A cena foi filmada em três dias e contou com mais de seiscentas posições de câmara, mas é a música que realmente fala mais alto. São dez minutos de autêntico êxtase, assistir aos músicos e ao Coral como se estivéssemos em 1827, na primeira vez em que a sinfonia foi tocada...tudo o resto são retalhos sem nexo, e personagens despídas de qualquer interesse, num enredo dramático que não cativa. Melhor, bastante melhor foi a versão de 1994 do realizador Bernard Rose, com uma notável interpretação do Gary Oldman (Beethoven) cujo título era Beloved Immortal...para a semana há mais!!



...seja como for, sempre foi melhor do que o entediante visionamento (em modo acelarado!!) do Babel, esse sim uma perfeita desilução.

14/06/2007

...cada dia


"Cada dia te é dado de uma só vez.
(...)
Mais tarde será tarde e já é tarde.
O tempo apaga tudo menos esse
Longo indelével rasto
Que o não-vivido deixa."

.
Sofia de Mello Breyner

13/06/2007

...verdes anos!


Porque não vens agora, que te quero
E adias esta urgência?
Prometes-me o futuro e eu desespero
O futuro é o disfarce da impotência....
Hoje, aqui, já, neste momento,
Ou nunca mais.
A sombra do alento é o desalento
O desejo o limite dos mortais.

Miguel Torga




Fotografia: Paulo Almeida

05/06/2007

..."jamais" e os Velhos do Restelo

...em primeiro lugar acho que é mais correcto afirmar margem esquerda jamais! (coloco em itálico para se entender que se trata de uma vil utilização da língua francesa!).
Pois bem, eu até tinha feito um diz que é uma espécie de voto de castidade em relação à polémica da Ota, aliás, no meu intímo pecado, a Ota já começou a ser desconstruída!! mas depois do brilhante Prós e Contras de ontem não resisti à tentação da carne.
Agora pelos visto estão na moda os estudos...e não faltam por aí, sejam eles co-financiados pelo errário público, ou pelo Sr. Van Zeller com a chancela da CIP. Também existem os famosos relatórios deste e daquele sábio, sobredotado ou iluminado, seja ele eminência parda no assunto ou guru no assunto B. Independentemente disso, continuo com uma pequenina dúvida e que mais uma vez foi requentada ontem quer pelo ex-ministro E. Catroga e pelo seu ex-congénere A. Mateus. Porque é o actual governo e o suposto governo semestral do S. Lopes decidiram avançar para uma obra sem estarem concluídos todos os estudos. Onde está a a opção zero, porque é que a Ota não tem comparação com outra localização provável. Onde está o EIA* do Novo Aeroporto de Lisboa, poque é que os estudos da NAV chumbam sistematicamente o Aeroporto. Porque é que o deputado M. Mendes ignora a triste herança dos governos do Exmo. Sr. Presidente da Comichão Europeia e do Sr. deputado que se senta no terceiro da anel do hemicíclo de S. Bento. Porque é que o candidato A. Costa teve o desplante de ignorar a questão da OTA com o argumento falacioso que é uma questão transversal ao que se passa em Lisboa (afinal estamos a falar do NAL, que presunto se designar Novo Aeroporto de Lisboa?! ou não será assim!?) O que é que conta mais, uma zona húmida por excelência que em Portugal representam apenas 1% do território , ou 750 ha de montado de sobreiro (que ocupam 8,5% da área do território) em terreno seco?! Porque é que ninguém refere a Convenção de Ramsar?! Se o governo pretende construir o NAL na OTA então como raio é que a mesma zona está classificado no Plano Regional de Ordenamento do Território da Área Metropolitana de Lisboa como "Área para a Conservação da Natureza"!? Por que é que os pilotos ainda não foram ouvidos!? O que vai acontecer à gestão dos restantes aeroportos da responsabilidade da ANA!? fecham por não serem lucrativos, de acordo com o modelo de gestão privado que se preconiza!? Qual o papel do novo aeroporto de Beja, face à centralidade da OTA, ou outra alternativa se é que um diz vai ver a luz?! Quem vai trabalhar para a OTA!? são so locais sabendo-se que mais de 13% da população é agrícola e que não existe massa populacional no serviços!? O que vai suceder aos milhares de trabalhadores que residem em Lisboa e arredores e respectivas famílias. Compram uma casa de campo à portas do novo aeroporto com vista para o rio Alenquer!? e depois o que se vai fazer nos terrenos da Portela, uma nova Alta de Lisboa, a ligação com a zona da antiga Expo 98!? Porque não um segundo pulmão verde!? Enfim não fosse o facto de estar cansado da polémica e de continuar com sérias reservas relativamente ao facto de no país não existir mais nenhuma área para o aeroporto, só posso checar a uma conclusão...construam-no mas não nos atirem areia para os olhos!! ah! e já agora, o que dizem os investidores acrca da hipótes e de podem comprar a ANA eganhar a construção e concessão do NAL a um preço bastante mais reduzido do que OTA!? Espero sinceramente que a OTA seja construída e que não existam sérios entraves do ponto vista ambiental e funcional senão o país entra em crise pois está provado por meia duzía de inteligentes que a OTA é a única opção! Oxalá não se enganem!!...

29/05/2007

...ao que chegamos!!


"O Supremo Tribunal de Justiça reduziu em dois anos e meio a pena de prisão de um homem que tinha sido condenado por abuso sexual de menores. O acórdão, que reduziu a pena de sete anos e cinco meses para cinco anos, critica também o tribunal de primeira instância por valorizar em demasia os crimes sexuais."


...ela há dias e dias, mas o dia de hoje não deixou de ser interessante. Não fosse o facto de ter sido contemplado com um chorudo e significativo aumento de desconsideração, não fosse o facto de os apóstulos candidatos à Câmara de Lisboa (chamo-lhes assim, porque são 12 e todos eles prometem autênticos milagres!) andarem a brincar com a inteligência de quem já viu a fita mais do que uma vez (é caso para dizer muda-se o balde mas o conteúdo, e as moscas, é o mesmo!!) e para terminar o facto de na última prova de aferição os erros de ortografia foram simplesmente ignorados. Realmente não é necessário esperar pelos serões de domingo para poder sorrir, basta, olhar as páginas dos jornais!! Já não é imprescindível visionar um programa de stand-up comedy, ela entra-nos diariamente, está por todo o lado...


Relativamente à notícia principal, fico com a sensação que afinal de contas o crime sexual é gradativo à luz do senhores juízes. A violação de uma senhora ou de uma jovem maior de idade não é grave. No caso concreto uma criança de 13 anos...não é tão marcante e penoso, por isso, é pá!! tenham lá pena do violador!! baixem-lhe a pena!!
Eu não sou nenhum entendido na refinada arte da jurisprudência, mas este caso ainda vai dar que falar, e muito provavelmente vai ser escrupolosamente aproveitado por alguns advogados cujos cliente sejam supostos violadores. É caso para dizer...borlas destas não há todos os dias!!



PS:...o curioso é que, depois de tanto relevo e tanta mediatização, o caso Casa Pia nunca mais foi falado nos media, porque será!?...

28/05/2007

...deserto de ideias


"Oh that the desert

were my dwelling place,

With only one fair spirit for my minster.

That I might forget the human race,

And hating no one, love her only."


Lord Byron