...e venham daí esses fantasmas do passado desmentir tudo o acabei agora de dizer!!
27/11/2007
Feliz Natal Mr. Scrooge
25/11/2007
...triunfo dos porcos??
Num artigo hoje do jornal Público o opinion maker da moda, o VPValente afirma que "No Portugal de 2007, foi decidido o que devemos pensar sobre: multiculturalismo, sexualidade e moral sexual. O que devemos tolerar e o que não tolerar no próximo ou no comportamento do próximo. O que são ou não são políticas permissíveis para Portugal e para o mundo. E foi decidido o que um cidadão meritório come e bebe e que vícios a vontade geral lhe consente (o tabaco, não; a droga, conforme). Vivemos sob um despotismo iluminado, que não aceita a irregularidade, a dissidência, o direito de cada um à sua própria vida e ao uso irrestrito da sua própria cabeça..."Eu diria mais, no Portugal de hoje começa a ser perceptível alguns vícios e males retratados no universo orwelliano. Como diria Durkheim, "a liberdade de pensamento de que gozamos hoje nunca poderia ter sido proclamada se as regras que a proibiam não tivessem sido violadas antes de serem abolidas."
A dualidade amigo-inimigo está hoje mais vincada na nossa sociedade,e a o direito à diferença de opinião é um facto que acaba por ser de certo modo silenciado. Que o digam todos aqueles que ousam apontar o que está mal e o que de mal virá.
Também não deixa de ser curioso, o silêncio de quem é responsável perante as críticas que aqui e ali vão ressurgindo, no pântano de arrogância que casta dirigente devota a todos aqueles que clamam pelos seus direitos e liberdades.
Cada vez mais porcos, cada vez mais limitados a cumprir a regra e a opinião imposta. Quem não cumpre, é enxovalhado e desacreditado com a mesma rapidez que o inútil lambe-botas ascende na hierarquia.
Em apenas uma semana, contabilizei o relatório do Tribunal de Contas relativamente à gestão da política da saúde, as declarações do Inspector-Geral da Administração Interna, as palavras amargas do PGR sobre a tentativa encapotada de controlo do poder judicial pelo poder político, as declarações dos magistrados do Ministério Público, a contestação dos militares. E fico-me por aqui. Não se trata de de trabalhadores despedidos, ou de professores que o nosso querido PM costuma de apelidar comunistas, mas pura e simplesmente representantes de alguns dos pilares básicos do nosso estado democrático.
É caso para se dizer que os porcos ainda estão longe do triunfo e cada vez mais perto do talho...
Relativamente aos próximos capítulos deste drama...estou curioso para as conclusões que vão emanar do Conferência Nacional do PCP sobre Questões Económicas e Sociais, a qual já não se realizava desde a adesão de Portugal à saudosa CEE.
Por último uma palavra de repúdio pela sentença proferida pelo Tribunal da Relação de Lisboa aplicada a um funcionário da cozinha de uma unidade hoteleira que foi despedido pelo facto de ser portador de HIV. Triste e desprestigiante para quem a emitiu.
18/11/2007
..o menino das cópias
Publicada por
O ovo estrelado
à(s)
10:26 da tarde
Sem comentários:
Entradas para este post
| Reacções: |
...late afternoon coments

...ontem não resisti! Fui experimentar a nova FNAC Alfragide. Decepção total. É pequena, confusa, é pessimamente organizada. Qualquer livraria de bom gosto em Lisboa, apresenta uma disposição mais racional dos temas. Vale-lhe colocar um escaparate com dezenas de livros do último sucesso da JK Rowling e pouco mais. No restante espaço, sobram os inevitáveis televisores LCD/Plasma (que ocupam cada vez mais destaque nas lojas da cadeia!) e o jogos de computador. Até mesmo os CD/DVD estão dispostos de acordo com a mesma lógica dos livros - "alhos com bugalhos". Não captou a minha atenção, nem reservou a minha intenção para futuras visitas. Abrir por abrir, eis o lema que prevalece hoje em dia. Já que somos o 3.º país do mundo que vende mais em termos de lojas FNAC, e temos o orgulho de ter a loja n.º1 em termos de ranking de vendas - FNAC Colombo - os responsáveis da cadeia, já podem colonizar todos os malls, com lojas sem os mesmos padrões de qualidade e exigência. Valha-nos o facto de existir uma FNAC Cascais que, essa sim, ainda mantêm o espírito e o ambiente que rodeia o nome de FNAC.
10/11/2007
"Poppy Appeal"

In Flanders Fields
In Flanders fields the poppies blow
Between the crosses, row on row,
That mark our place; and in the sky
The larks, still bravely singing, fly
Scarce heard amid the guns below.
We are the Dead. Short days ago
We lived, felt dawn, saw sunset glow,
Loved and were loved, and now we lie
In Flanders fields.
Take up our quarrel with the foe:
To you from failing hands we throw
The torch; be yours to hold it high.
If ye break faith with us who die
We shall not sleep,
though poppies grow
In Flanders fields.
John McCrae - 1915
06/11/2007
...combate a tostões
Para completar o casting falta-nos aqui uma rainha Gertrudes...mas isso não é problema! para tramar as hostes do camarada Jerónimo, arranjamos a ex-deputada comunista e actual independente Luísa Mesquita. A Ofélia poderá ser por exemplo o Luís F Menezes, já que sendo tenrinho e virgem em assuntos de Estado só fica bem no papel de autarca e não pia. Como Polónio seu pai e protector vamos escolher a figura do novo Secretário-Geral do PPD/PSD o autarca Ribau Esteves, que parece ter mais fio de diálogo e acutilâncias nas palavras que o próprio líder. Por fim, falta a figura do fantasma que todos atormenta e todos confunde, e que pode ser perfeitamente o no Ex mo. Altíssimo PR. Assim fica o elenco quase completo. O resto são figurantes na trama e os triste que observam.
Vi um flash da sessão de hoje do OE2008 e ouvi os opinion-makers da praxe. Não paguei o bilhete nem tentei o lugar na primeira fila, e só não fiquei decepcionado porque também não estava à espera de um combate dos chefes ao estilo do Uderzo e Goscinny.
Um frente-a-frente entre duas figuras menores da política portuguesa, um populista contra um arrogante nunca pode resultar num espectáculo digno de esse nome, nem de um circo de saltimbancos. Valeu tostões e pouco mais....
Amanhã é o 2.º round, e desta vez é bom que tragam as carlingas e os leões porque nem o pobre Rei Hamlet aguentará tão lastimosa representação.
04/11/2007
...hoje ouvi o encantador de tesouras

"...olha o amolador!
vai chover!"
...há muitos anos que não ouvia aqueles acordes da gaita de beiços!
Sorri, porque lembrei-me dos meus tempos de criança.
Sempre que o ouvia, corria para a janela. Sempre me fascinou o homem franzino, com pele ressequida do tempo e das engenhocas que trazia em cima da bicicleta. Ele eram guarda-chuvas, ele eram facas, tesouras eu sei lá. A pedra de esmoril e o engenho resolviam qualquer problema por mais complexo que fosse. Depois ia-se embora depois de agradecer os tostões do ganha-pão.
Hoje em dia, vai tudo directo para o caixote do lixo. Termos como arranjar, consertar não estão em voga, senão para bens mais dispendiosos. Ninguém afia as facas...a não ser os talhantes, é certo!
Passaram-se décadas mas ainda se veste da mesma maneira, com roupa que mata o frio também não deixa que o calor entrar. Usa uma bóina cinzenta, velha ,de pala suja de tanto a ajeitar na cabeça, enquanto executa os trabalhos de afiação, um casaco da mesma cor,largo e comprido, de ombros descaídos,que certamente deveria ter sido feito para outro corpo, uma camisa grossa de xadrez e umas calças largas, atadas à cintura com um cordel.
E lá foi ele ao ritmo daquela balada, sempre com uma toada calma, em cima da sua bicicleta...
Publicada por
O ovo estrelado
à(s)
10:41 da manhã
Sem comentários:
Entradas para este post
| Reacções: |
02/11/2007
...numa prateleira perto de si!

...já cá fazia falta, não só pela sonoridade ou pela limpidez da música em si! é toda um percurso que nos faz recuar no tempo. Ouvi-lo hoje em dia, é regressar a albuns como Cal, Local Hero, ou ao mais recentes Ragpicker's Dream e Shangri-la. Ainda bem que sobrou alguém dos bons e saudosos idos 80.
Cá te esperamos em Abril do próximo ano!
Publicada por
O ovo estrelado
à(s)
10:21 da tarde
Sem comentários:
Entradas para este post
| Reacções: |
01/11/2007
...pão-por-deus

"Pão por Deus,
Fiel de Deus,
Bolinho no saco,
Andai com Deus."
São bandos de sorrisos que me invadem ciclicamente todos os anos o meu despertar neste dia. Chegam bem cedo com os sacos de plástico, cheios de vontade e com um brilho no olhar que esconde muitas vezes uma vergonha contida. Depois de fechar a porta, descem com celeridade e sem dar por isso já lá estão no banco de jardim encimado com a sombra dos plátanos a sacudir as migalhas do colo e a desembrulhar os rebuçados e as pequenas barras de chocolate. Depois continuam a esvoaçar o resto do dia, até ao turno de sentinela do dia de finados se esvair.
Também já fui um deles...mas isso são memórias!
O meu Outono chegou...agora que já lhes alimentei a alma, ainda que por um momento fugaz, chegou a minha hora de partir. Para o ano já cá não estou, mas isso certamente não será impedimento para continuarem a voar e alimentar a memória, que um dia lhes há-de bater à porta.
31/10/2007
...elas andem ai!
...é só mesmo para relembrar aos fanáticos das tenebrosas artes negras, adoradores da lua e do gato preto, vultos obscuros entre outros seres do outro mundo, que amanhã é o portuguesissímo dia do "pão por Deus". Por conseguinte, enquanto não chegam os bandos de criancinhas famintas à procura do saco cheio de doces e guloseimas!
VAMOS MAS É APROVEITAR AO MÁXIMO A NOITE DAS BRUXAS...
E QUE SE LIXEM AQUELES QUE, POR IGNORÂNCIA,
AINDA ESTÃO CONVICTOS QUE A NOITE DAS BRUXAS
É UMA AMERICANICE!
28/10/2007
Mito do Prometeu pá!
Prometeu que não subiria os impostos, mas subiu vai voltar a subi-los no OE2008.Porreiros sortudos: reformados e deficientes
Ah! E podendo mesmo decidir subir de novo o IVA, para uns 23% ou 24%, isto se adoptar a nova moda europeia de aumentar o IVA se o vizinho do lado também o fizer!
Prometeu 150 mil novos empregos até ao fim da legislatura, mas a pouco menos de metade do seu epílogo, somos confrontados com a 3.ª maior taxa de desemprego da Europa a 25 e a mais alta taxa de desemprego em Portugal nos últimos nove anos.
Porreiros sortudos: milhares de novos emigrantes que saíram do país nos primeiros sete anos deste novo século; jovens que estão a sair das universidades sem perspectivas de emprego e a proliferação dos contratos precários
Ah! E que tal resolver o assunto com aquela teoria dos nórdicos da flexisegurança, com os necessários ajustamentos à portuguesa!?
Prometeu uma reforma profunda na Administração Pública, mas a realidade são algumas centenas de funcionários que entram no quadro da mobilidade num dia para depois serem integrados novamente...por ordem judicial! A dita reforma bem espremida não passa de uma mera operação cosmética em que as pessoas que se reformam são agora contabilizadas estatisticamente no quadro da mobilidade...para inglês ver é claro!
Aliás! Basta ver os números publicados no Relatório da CIA World Factbook
Dinâmica da Dívida das Administrações Públicas (em % do PIB)
2003 = 56,9
2004 = 58,3
2005 = 63,7
2006 = 64,8
2007 = 64,4
Ah! Em vez de deslocalizar os efectivos de uma forma criteriosa e tendo em consideração a própria capacidade de mobilidade dos mesmos, basta colocar os nomes dentro do saquinho preto, colocar uma corzita vermelha naqueles intocáveis e desatar a espalhar as pessoas por esse pais fora!! Assim se compreende como é que há falta de 10 funcionários na Conservatória do Registo civil em Oeiras à séculos e se calhar no ministério x ou y existem centenas que provavelmente andam a polir esquinas, para seu óbvio desagrado (isto partindo do princípio que em cada funcionário do Estado existe um trabalhador sedento de trabalhar!!)
Ah! Em vez de deslocalizar os efectivos de uma forma criteriosa e tendo em consideração a própria capacidade de mobilidade dos mesmos, basta colocar os nomes dentro do saquinho preto, colocar uma corzita vermelha naqueles intocáveis e desatar a espalhar as pessoas por esse pais fora!! Assim se compreende como é que há falta de 10 funcionários na Conservatória do Registo civil em Oeiras à séculos e se calhar no ministério x ou y existem centenas que provavelmente andam a polir esquinas, para seu óbvio desagrado (isto partindo do princípio que em cada funcionário do Estado existe um trabalhador sedento de trabalhar!!)
Prometeu crescimento económico, mas o que se aproxima é um verdadeira hecatombe financeiro com epicentro na nossa descomunal dívida externa: US$272.200 milhões (dados de 2006)
Porreiros sortudos: a dívida média por tuga no activo activa foi em 2006, andava na casa dos US$48.781.
Ah! Construa-se o NAL na OTA e façam-se todas as ligações de TGV, o Zé povinho que pague. E já que estamos com a mão quente, façam-se contratos com os assinados com as concessionárias das Auto-estradas, SCUTS e Lusoponte e afins, ou novos túneis do metro de Lisboa e negócios BragaParques!!Isso sim....é desenvolvimento sustentado!
Prometeu justiça, mas o actual responsável do MAI fez ou não parte de uma conspiração para derrubar o anterior PGR, pelo menos é o que aparentou nas escutas telefónicas. Isto já para não falar no atribulado processo de aplicação do novo CPP, e das dúvidas acerca de determinada virgula no famoso Artigo 30.º de modo a amenizar eventuais condenações de um processo em fase de julgamento (Casa Pia). Isto já para não falar na escandalosa questão dos deputados do PSD Madeira cujos processos estão bloqueados por ordem da Assembleia Regional da Madeira que não permite o levantamento da imunidade parlamentar...bem neste aspecto o nosso PM não tem a culpa, já que os deputados do seu partido não tiveram a mesma sorte, mas então, a democracia num estado de direito é como sol quando nasce!? A justiça é mesmo cega?
Prometeu ser PM para todos os portugueses...menos para os sindicalistas que são todos "comunistas", os manifestantes do contra que são todos "comunistas", os jornalistas que sofrem pressões que são todos "comunistas", os professores que são todos "comunistas", os jovens que se manifestam por terem de percorrer quilómetros para ir para escola, quando tinham uma à “porta de casa” e com todas as condições definidas pelo Mistério da Lurdes Rodrigues (estes são os comunistas mais perigosos porque começam em idade tenra!), e os funcionários que por um infortúnio da vida se vêm confrontados com um qualquer doença incapacitante, que por serem comunistas, não têm outro remédio senão trabalhar até cair para o lado.
Depois há os porreiros pá!...mas mesmo esses um dia se hão-de lixar por serem tão porreiros pá!
Ah! Construa-se o NAL na OTA e façam-se todas as ligações de TGV, o Zé povinho que pague. E já que estamos com a mão quente, façam-se contratos com os assinados com as concessionárias das Auto-estradas, SCUTS e Lusoponte e afins, ou novos túneis do metro de Lisboa e negócios BragaParques!!Isso sim....é desenvolvimento sustentado!
Prometeu justiça, mas o actual responsável do MAI fez ou não parte de uma conspiração para derrubar o anterior PGR, pelo menos é o que aparentou nas escutas telefónicas. Isto já para não falar no atribulado processo de aplicação do novo CPP, e das dúvidas acerca de determinada virgula no famoso Artigo 30.º de modo a amenizar eventuais condenações de um processo em fase de julgamento (Casa Pia). Isto já para não falar na escandalosa questão dos deputados do PSD Madeira cujos processos estão bloqueados por ordem da Assembleia Regional da Madeira que não permite o levantamento da imunidade parlamentar...bem neste aspecto o nosso PM não tem a culpa, já que os deputados do seu partido não tiveram a mesma sorte, mas então, a democracia num estado de direito é como sol quando nasce!? A justiça é mesmo cega?
Prometeu ser PM para todos os portugueses...menos para os sindicalistas que são todos "comunistas", os manifestantes do contra que são todos "comunistas", os jornalistas que sofrem pressões que são todos "comunistas", os professores que são todos "comunistas", os jovens que se manifestam por terem de percorrer quilómetros para ir para escola, quando tinham uma à “porta de casa” e com todas as condições definidas pelo Mistério da Lurdes Rodrigues (estes são os comunistas mais perigosos porque começam em idade tenra!), e os funcionários que por um infortúnio da vida se vêm confrontados com um qualquer doença incapacitante, que por serem comunistas, não têm outro remédio senão trabalhar até cair para o lado.
Depois há os porreiros pá!...mas mesmo esses um dia se hão-de lixar por serem tão porreiros pá!
21/10/2007
...tenho um ruido no telemóvel!
Outro facto saliente que extrai da entrevista é o aparente desgoverno da Procuradoria. Quem lê o texto fica com a nítida sensação que por detrás dos muros altos, impera uma autêntica R/Pública das bananas sem rei nem roque onde, o mais sábio entre os culpados, parece ser o próprio macaco!
Publicada por
O ovo estrelado
à(s)
10:50 da tarde
Sem comentários:
Entradas para este post
| Reacções: |
17/10/2007
...a guerra

Qual o termo certo, para designar a Guerra em África? A do tempo em que ela decorreu, ou seja, Guerra do Ultramar, ou a do tempo em que se procurou acabar com a mesma, de qualquer maneira, como de facto aconteceu...
Esta foi a pergunta que ficou no ar e que ocupou grande parte do programa prós e contras da passada segunda-feira.
Para quem não cresceu com o espectro de um país em guerra, para quem não tinha a noção de guerra e paz, não posso alvitrar grandes comentários sobre a realidade do que se passou em África nas décadas de 60 e 70 do século passado. Só realmente me apercebi que algo não estava realmente bem quando num dia, enquanto passava de carro com os meus pais ali na doca do Poço do Bispo, vi amontoados milhares de caixotes de madeira. É talvez a única memória que guardo da guerra, isso e uma palavra que entrou no meu léxico- retornados - e que só mais tarde entendi o significado!
Passaram mais de 40 anos, e acho curioso as reacções que o tema suscita e nas feridas que reabre nas gerações mais velhas. Talvez 40 anos seja insuficientes, ou talvez a mágoa dos que lá perderam a vida e os bens se faça sentir ainda hoje com uma intensidade que a memória não atenua.
Discutir o porquê da guerra é um exercício complicado, pois é discutir algo que é vil , estúpido e irracional. Na guerra não há vencedores, só vitimas, mesmo aqueles que se orgulham da barbárie ou que reivindicam glórias passadas perdem a razão por maior verborreia de argumentos utilizados. O que passou passou. o caminho não é descobrir de que lado estava a razão, pois numa guerra ninguém tem razão e os resultados de qualquer guerra são sempre duvidosos, independentemente de que lado da barricada estejamos....
"Somente aqueles que nunca deram um tiro, nem ouviram os gritos e os gemidos dos feridos, é que clamam por sangue, vingança e mais desolação. A guerra é o inferno."
Gen. William T. Sherman
16/10/2007
...12
...é difícil não sentir o seu aroma, aliás o tormento começa logo de manhã como raiar do sol. Por falar nisso hoje assisti a um nascer do sol absolutamente fascinante que coloriu com tons quentes a entrada da barra do Tejo...voltando ao assunto, mal saímos do expresso do oriente o sabor do mar e o fumo das velhas máquinas a carvão enchem o ar com uma névoa de essência a castanhas assadas.Sopra uma brisa fresca, mas o repasto é demasiado farto e a oportunidade escapa-se por entre a correria para não perder aquela carreira que não tarda, abala para outras paragens.
O festim fica na memória, e o desejo é saciado já a escuridão encobre o manto de estrelas. A placa não engana "Castanhas do Norte" e o preço já tem tantos anos como as rugas que cobrem a cara da velha que conta os tostões em silêncio.
"É uma dúzia!"- ela olha para mim e com os dedos gastos pelo tempo, dedilha uma a uma com a ternura de quem vê partir mais uma entre muitas.
E assim prossigo, por entre as calçada que se esconde na noite e as sombras de outros passos acelerados.
15/10/2007
...o trovador que o tempo não esquece

Menina dos olhos tristes
o que tanto a faz chorar
o soldadinho não voltado
outro lado do mar
Vamos senhor pensativo
olhe o cachimbo a apagar
o soldadinho não volta
do outro lado do mar
Senhora de olhos cansados
porque a fatiga o tear
o soldadinho não volta
do outro lado do mar
Anda bem triste um amigo
uma carta o fez chorar
o soldadinho não volta
do outro lado do mar
A lua que é viajante
é que nos pode informar
o soldadinho já volta
está mesmo quase a chegar
Vem numa caixa de pinho
do outro lado do mar
desta vez o soldadinho
nunca mais se faz ao mar
Adriano Correia de Oliveira
Publicada por
O ovo estrelado
à(s)
10:21 da tarde
Sem comentários:
Entradas para este post
| Reacções: |
14/10/2007
...a gralha!
...este Governo que alguns elegeram convencidos que estavam absolutamente convictos do que estavam a fazer, apresentou esta semana o OE2008. Consta que, por entre as inevitáveis linhas gerais, e a adjectivação bacoca que se impõe no momento, do género: rigor, consolidação, credibilidade, crescimento - entre outras patetices, começaram igualmente a surgir as primeiras gralhas!...venham elas! sejam benvindas neste Outono primaveril. Se vieram por bem é claro! Corvus corone
...esta gente
Esta gente cujo rosto
Às vezes luminoso
E outras vezes tosco
Ora me lembra escravos
Ora me lembra reis
Faz renascer meu gosto
De luta e de combate
Contra o abutre e a cobra
O porco e o milhafre
Pois a gente que tem
O rosto desenhado
Por paciência e fome
É a gente em quem
Um país ocupado
Escreve o seu nome
E em frente desta gente
Ignorada e pisada
Como a pedra do chão
E mais do que a pedra
Humilhada e calcada
Meu canto se renova
E recomeço a busca
De um país liberto
De uma vida limpa
De um tempo justo
Sophia de Mello Breyner Andresen
13/10/2007
..o silêncio de um rosto

Termina esta semana o período mais sagrado para o mundo muçulmano o Ramadão (em árabe رَمَضَان . Em muitos lugares comemora-se já o Eid el Fitr (عيد الفطر). É costume, tal como nas celebrações do Natal e Páscoa cristã reunirem-se os membros da família e os seus amigos numa celebração de fé e de alegria. Após esta refeição, é prática social sair com a família para visitar amigos e familiares. Como já vem sendo hábito neste blog, não podia deixar de salientar este facto tão importante para tantos milhões de crentes espalhado pelo 4 cantos do mundo e apelar daqui deste singelo cantinho para o diálogo e inter-religioso e para a compreensão entre duas religiões que no fundo, tiveram a mesma génese, tal como a religião judaica.
"O mês do Ramadão foi o mês em que foi revelado o Alcorão, orientação para a Humanidade e vidência de orientação e Discernimento. Por conseguinte, quem de vós presenciar o novilúnio deste mês deverá jejuar; porém, quem se achar enfermo ou em viagem jejuará, depois, o mesmo número de dias. Deus vos deseja a comodidade e não a dificuldade, mas cumpri o número (de dias), e glorificai a Deus por vos ter orientado, a fim de que (Lhe) agradeçais."
2.ª Surata Al-Bácara, 185
Publicada por
O ovo estrelado
à(s)
12:22 da tarde
Sem comentários:
Entradas para este post
| Reacções: |
...a parábola do filho pródigo
... a notícia que faz manchete hoje nos dois semanários Sol e Expresso fez-me recordar a parábola do filho pródigo. Não que o filho tenha guardado uma vara de porcos e depois de arrependido, tenha buscado o perdão junto do seu pai, mas antes pelo facto de, nos dias que correm este tipo de atitude ser uma espécie de "nevão no deserto".Quantas famílias se destruíram por muito menos, quantas lágrimas se poderiam ter evitado por menos ainda?
No caso concreto foram uns quaisquer milhões mais ou menos tostão, mas o que importa aqui é o argumento engendrado e pior ainda, o precedente criado. Aquele que ROUBA para comer é um LADRÃO, o que DESVIA milhões está com dificuldades financeiras".
E assim vai a maior instituição bancária portuguesa. É por estas e por outras que o fruto que comanda as nossas vidas é uma coisa chamada percentagem, que depois de espremido se liquidifica num sumo de euros que mensalmente são obliterados das nossas pequenas poupanças para fazer face a pseudo-empreendedores que por serem filhos do Opus, se acham acima do comun explorado e mais não exigem senão a mais valiosa das virtudes...o perdão, sem espigas!!
Agora já sei o que fazer em caso de extrema necessidade. Que se dane a DECO, vou mas é ao BCP.
"Perdão com perdão se paga"
Mateus 18, 23-35
Subscrever:
Mensagens (Atom)

