
01/11/2007
...pão-por-deus

31/10/2007
...elas andem ai!
28/10/2007
Mito do Prometeu pá!
Prometeu que não subiria os impostos, mas subiu vai voltar a subi-los no OE2008.Porreiros sortudos: reformados e deficientes
Ah! E podendo mesmo decidir subir de novo o IVA, para uns 23% ou 24%, isto se adoptar a nova moda europeia de aumentar o IVA se o vizinho do lado também o fizer!
Prometeu 150 mil novos empregos até ao fim da legislatura, mas a pouco menos de metade do seu epílogo, somos confrontados com a 3.ª maior taxa de desemprego da Europa a 25 e a mais alta taxa de desemprego em Portugal nos últimos nove anos.
Porreiros sortudos: milhares de novos emigrantes que saíram do país nos primeiros sete anos deste novo século; jovens que estão a sair das universidades sem perspectivas de emprego e a proliferação dos contratos precários
Ah! E que tal resolver o assunto com aquela teoria dos nórdicos da flexisegurança, com os necessários ajustamentos à portuguesa!?
Prometeu uma reforma profunda na Administração Pública, mas a realidade são algumas centenas de funcionários que entram no quadro da mobilidade num dia para depois serem integrados novamente...por ordem judicial! A dita reforma bem espremida não passa de uma mera operação cosmética em que as pessoas que se reformam são agora contabilizadas estatisticamente no quadro da mobilidade...para inglês ver é claro!
Aliás! Basta ver os números publicados no Relatório da CIA World Factbook
Dinâmica da Dívida das Administrações Públicas (em % do PIB)
Ah! Em vez de deslocalizar os efectivos de uma forma criteriosa e tendo em consideração a própria capacidade de mobilidade dos mesmos, basta colocar os nomes dentro do saquinho preto, colocar uma corzita vermelha naqueles intocáveis e desatar a espalhar as pessoas por esse pais fora!! Assim se compreende como é que há falta de 10 funcionários na Conservatória do Registo civil em Oeiras à séculos e se calhar no ministério x ou y existem centenas que provavelmente andam a polir esquinas, para seu óbvio desagrado (isto partindo do princípio que em cada funcionário do Estado existe um trabalhador sedento de trabalhar!!)
Ah! Construa-se o NAL na OTA e façam-se todas as ligações de TGV, o Zé povinho que pague. E já que estamos com a mão quente, façam-se contratos com os assinados com as concessionárias das Auto-estradas, SCUTS e Lusoponte e afins, ou novos túneis do metro de Lisboa e negócios BragaParques!!Isso sim....é desenvolvimento sustentado!
Prometeu justiça, mas o actual responsável do MAI fez ou não parte de uma conspiração para derrubar o anterior PGR, pelo menos é o que aparentou nas escutas telefónicas. Isto já para não falar no atribulado processo de aplicação do novo CPP, e das dúvidas acerca de determinada virgula no famoso Artigo 30.º de modo a amenizar eventuais condenações de um processo em fase de julgamento (Casa Pia). Isto já para não falar na escandalosa questão dos deputados do PSD Madeira cujos processos estão bloqueados por ordem da Assembleia Regional da Madeira que não permite o levantamento da imunidade parlamentar...bem neste aspecto o nosso PM não tem a culpa, já que os deputados do seu partido não tiveram a mesma sorte, mas então, a democracia num estado de direito é como sol quando nasce!? A justiça é mesmo cega?
Prometeu ser PM para todos os portugueses...menos para os sindicalistas que são todos "comunistas", os manifestantes do contra que são todos "comunistas", os jornalistas que sofrem pressões que são todos "comunistas", os professores que são todos "comunistas", os jovens que se manifestam por terem de percorrer quilómetros para ir para escola, quando tinham uma à “porta de casa” e com todas as condições definidas pelo Mistério da Lurdes Rodrigues (estes são os comunistas mais perigosos porque começam em idade tenra!), e os funcionários que por um infortúnio da vida se vêm confrontados com um qualquer doença incapacitante, que por serem comunistas, não têm outro remédio senão trabalhar até cair para o lado.
Depois há os porreiros pá!...mas mesmo esses um dia se hão-de lixar por serem tão porreiros pá!
21/10/2007
...tenho um ruido no telemóvel!
| Reacções: |
17/10/2007
...a guerra

16/10/2007
...12
...é difícil não sentir o seu aroma, aliás o tormento começa logo de manhã como raiar do sol. Por falar nisso hoje assisti a um nascer do sol absolutamente fascinante que coloriu com tons quentes a entrada da barra do Tejo...voltando ao assunto, mal saímos do expresso do oriente o sabor do mar e o fumo das velhas máquinas a carvão enchem o ar com uma névoa de essência a castanhas assadas.15/10/2007
...o trovador que o tempo não esquece

Vamos senhor pensativo
olhe o cachimbo a apagar
o soldadinho não volta
do outro lado do mar
Senhora de olhos cansados
porque a fatiga o tear
o soldadinho não volta
do outro lado do mar
Anda bem triste um amigo
uma carta o fez chorar
o soldadinho não volta
do outro lado do mar
A lua que é viajante
é que nos pode informar
o soldadinho já volta
está mesmo quase a chegar
Vem numa caixa de pinho
do outro lado do mar
desta vez o soldadinho
nunca mais se faz ao mar
Adriano Correia de Oliveira
| Reacções: |
14/10/2007
...a gralha!
...este Governo que alguns elegeram convencidos que estavam absolutamente convictos do que estavam a fazer, apresentou esta semana o OE2008. Consta que, por entre as inevitáveis linhas gerais, e a adjectivação bacoca que se impõe no momento, do género: rigor, consolidação, credibilidade, crescimento - entre outras patetices, começaram igualmente a surgir as primeiras gralhas!...venham elas! sejam benvindas neste Outono primaveril. Se vieram por bem é claro! Corvus corone
...esta gente
Esta gente cujo rosto
Às vezes luminoso
E outras vezes tosco
Ora me lembra escravos
Ora me lembra reis
Faz renascer meu gosto
De luta e de combate
Contra o abutre e a cobra
O porco e o milhafre
Pois a gente que tem
O rosto desenhado
Por paciência e fome
É a gente em quem
Um país ocupado
Escreve o seu nome
E em frente desta gente
Ignorada e pisada
Como a pedra do chão
E mais do que a pedra
Humilhada e calcada
Meu canto se renova
E recomeço a busca
De um país liberto
De uma vida limpa
De um tempo justo
Sophia de Mello Breyner Andresen
13/10/2007
..o silêncio de um rosto

| Reacções: |
...a parábola do filho pródigo
... a notícia que faz manchete hoje nos dois semanários Sol e Expresso fez-me recordar a parábola do filho pródigo. Não que o filho tenha guardado uma vara de porcos e depois de arrependido, tenha buscado o perdão junto do seu pai, mas antes pelo facto de, nos dias que correm este tipo de atitude ser uma espécie de "nevão no deserto".No caso concreto foram uns quaisquer milhões mais ou menos tostão, mas o que importa aqui é o argumento engendrado e pior ainda, o precedente criado. Aquele que ROUBA para comer é um LADRÃO, o que DESVIA milhões está com dificuldades financeiras".
05/10/2007
R/Pública
...não fosse o intratável AJ Jardim afirmar do âmago da sua insularidade que a III.ª República está podre, eu diria mais...malditos aqueles que no dia 5 de Outubro sobre o comando do 2.ª tenente Machado Santos impuseram a força dos números e derrubaram o reinado de D. Manuel II. Morra o Dantas, morra! PIM!"
03/10/2007
....levantar e partir

02/10/2007
Hail to VH

| Reacções: |
01/10/2007
...o gang do multibanco
...ele há coisas estranhas no nosso país! Então não é que o simples facto de ir a correr a pagar as quotas uns momentos antes de ir a votos é motivo de censura política!...reflexo de um tempo passado

29/09/2007
...roleta russa!
...quando a amnésia ataca, ataca forte e feio. Na saga dos "fazia melhor manter o bico calado" não podia deixar de sublinhar o óptimo contributo do arcebispo de Maputo para a causa do silêncio de ouro!...umas horas depois :
25/09/2007
...mais um que podia ter permanecido calado!
O conselheiro da Casa Branca para o Ambiente, James Connaughton, defendeu hoje que Portugal deve apostar na energia nuclear, considerando que é um dos países com maiores capacidades para produzir energia totalmente limpa.(...) De uma forma global, Connaughton defendeu que o nuclear deve ser usado por todos os países que tenham capacidade tecnológica e uma forma de a produzir de um modo seguro.| Reacções: |
24/09/2007
...o silêncio por vezes é de ouro!
Num triste episódio recente um articulista e comentador Vasco Pulido Valente teve a infame ideia de afirmar que o escritor Aquilino Ribeiro não não devia ir para o Panteão, não devido às recentes polémicas suscitadas pela calça monárquica (calça porque não tem a classe nem a representatividade para ser uma causa), a qual o acusava de ter participado no regicídio, mas por razões estritamente literárias literárias: "É um escritor medíocre." - disse.photo By: Sérgio Miguel Silva
A esse respeito, lembrei-me de uma célebre frase de outro poeta, este sim, não menosprezado pelos seus conterrâneos e admirado pela sua singular escrita.
16/09/2007
...flexinsegurança
...eu já achava ridícula a mera hipótese de ser aplicado em Portugal a moda da flexisegurança, pelos mais diversos motivos, não esperava é que os nossos governantes e alguns dotados legisladores e doutores de lei fossem inventar a nova lei da flexinsegurança, vulgo Código de Processo Penal (CPP).| Reacções: |
15/09/2007
...volto já!

08/09/2007
...duas notas na pauta

15/08/2007
...o tempo corre depressa e
| Reacções: |
31/07/2007
...a caminho
...eu não queria mas fui obrigado! | Reacções: |
25/07/2007
Acredita
| Reacções: |
...epitáfio à nossa classe política

- Fecharam-se à sociedade, constituindo neste momento verdadeiros obstáculos à participação política dos cidadãos. A sua reflexão política é em geral mediocre ou inexistente, o medo está instalado, as delações e as subserviências mesquinhas inundam as colunas noticiosas.
- Em ambos os espectros (direita e esquerda) sobram os ditos "profissionais da política", na sua maioria medíocres e sem qualquer sentido patriótico ou de Estado. O mais engraçado é que apesar dos ataques e guerrilhas sem quartel, distribuem entre si os cargos públicos, impedindo a renovação da classe política e a ascensão dos mais competentes, que por sua vez perante o cenário de total descrédito, refugiam-se no anonimato e na sua intocável vida profissional..se fazem bem ou mal o futuro o dirá...talvez no fim sobre pouca coisa!?.
- Eles riem-se, andam sempre bem dispostos, nós por seu turno cada vez mais taciturnos e distantes!...mas com a firme esperança que este estado de alma passe.
- O grande critério para a ascenção não é a competência ou seriedade revelada na vida pública, mas sim a sua capacidade para angariar fundos para o Partido, não importa o expediente usado, tudo vale menos arrancar olhos como se diz na gíria!
- A única política seguida sorienta-se pela máxima dos 3 C - Clientelismo, as Cunhas, o Compadrio- e a oferta de cargos públicos para retribuir favores ou fidelidades partidárias tornou-se uma prática banal.
- As juventudes partidárias tornaram-se em verdadeiras escolas de arrivistas, que desde muito cedo medram e vivem na dependência dos lóbis partidários...ah! também são muito uteís para abanar bandeiras quando necessário e colar cartazes!!...uau!
- A famosa prática da navegação à vista que imortalizou feitos de outrora e deu novos mundos ao mundo, é agora aplica mais no sentido de proporcionar o impactio mediático imediato e permitar aquela subida percentual nas sondagens de opinião sempre menosprezadas publicamente mas religiosamente seguidas de perto!
- Alguém sabe onde começa o interesse privado e começa o interesse colectivo. Fecham-se hospitais, maternidades, Centros de saúde, escolas com base em estatísticas e jogos de números...ok! se eu comer 1 frango e tu não comeres nenhum, então não é que qualquer um de nós comeu metade o churrasco...e estava óptimo!
- ...para onde vão os recém reformados da política!?...administradores de grandes empresas! isso!! e tu!?...para a fila do centro de emprego não é verdade!?...pois! mas de certeza que, não fizeste metade dos disparates, cumpriste com o teu dever para a sociedade e de certeza absoluta que após meia dúzia de anos de serviço público não tens direito a nenhuma reforma vitalícia!...não é! apenas e somente direito a preencher os impressos!...
...e assim vai a banda, triste, estorpecida pela mentira...mas com a esperança que tudo isto não passa de um precalço. Não te preocupes Manuel Alegre, há quem ainda não tenha sucumbido ao medo...
| Reacções: |
22/07/2007
...dum, dum é o fim!
...pode ser ficção mas a raça portuguesa está decididamente à beira da extinção. O JSaramago já apontou o caminho, mas agora para além do decréscimo da taxa de natalidade- não obstante as medidas avulsas tomadas pelo nosso arrogante PM - surge um nova e mais temível ameaça:| Reacções: |
20/07/2007
CUIDADO, MUITO CUIDADO!
| Reacções: |
Accio!
ue estudava numa escola de feiticeiros e que queria ser mágico. Andei por algumas livrarias e fui desencantá-la num canto da Bertrand no Colombo- acho que foi aí!! também já se passou tanto tempo... 19/07/2007
...indisponível!
| Reacções: |
16/07/2007
...já acabou!?
...uma multidão de papéis vazios, foi o que foi! quando cheguei a Lisboa começei a suspeitar que este referendo municipal fosse um autêntico flop, e os primeiros minutos depois da 19h vieram a confirmar a triste previsão. Aliás achei curioso que no debate da RTP1, existisse um ecrã gigante no exterior da Praça do Município para uma audiência inexistente...nem um canino vadio que se prestasse, preencheu o vazio que nos cegava. Para além do facto de os candidatos serem todos reciclados e gastos, não houve ideias nem talento ao longos dos penosos dias da campanha! Salvou-se o facto de algumas figuras menores da nossa política terem finalmente compreendido que estão no lugar menos indicado!15/07/2007
...buenos dias!
Raphanus raphanistrumhttp://www.youtube.com/watch?v=DiayEZWsORc
"Já temos a Andaluzia, a Catalunha, o País Basco, a Galiza, Castilla La Mancha e tínhamos Portugal". "Provavelmente [Espanha] teria de mudar de nome e passar a chamar-se Ibéria. Se Espanha ofende os nossos brios, era uma questão a negociar"
Será que este Saramago é o mesmo que escreveu a Jangada de Pedra!? Estará ele cego como todos aqueles que nos deslumbrou no Ensaio sobre a Cegueira?!...quiças!!
08/07/2007
...arrepio

Um arrepio quando pisamos o mármore róseo, de um castelo de fantasias,
Um olhar por entre o mar que passa no horizonte que acontece,
num tempo de pensamentos vagos.
É uma janela que se abre onde outra se fechou, uma porta que nos transporta,
para outra melodia que nos persegue.
Um sorriso de agradecimento, uma mão que se estende
quando caímos na solidão do nosso olhar.
É um espelho, que nos esconde os sentimentos,
por detrás das brumas de um longo sono.
Um lugar estranho, sem dúvida!
...mas é por aí que queremos ir.
...cartas de Eastwood
« a obra-prima que se desejava que "As Bandeiras dos Nossos Pais" fosse e não foi!»....aos idiotas!

03/07/2007
Hades cá vir! Hades!...
..a Exma Srª. Directora da DREN por este andar, está a candidatar-se a arrebatar o galardão de funcionária pública do ano, tamanha é a sua abnegação à causa. Como se não bastassem o caso já batidos e debatidos, surge agora um novel caso, passado num escola em Braga.
Resta saber se não é apenas, mais um!!
Eu já não tenho o hábito de ir comer aos restaurantes da cadeia MacDonald's porque a comida é totalmente desíquilíbrada e achar que a colocação do quadro com o empregado do mês é algo que só serve para atirar areia para os olhos, mas qualquer dia, ao lado da posse oficial do Presidente da Répública e do PM nas repartições públicas, poderemos ser presenteados com insígnie comissária política em igual posse de estado no seu gabinete pressecutório.
Decididamente tenho que ir ao templo de Hades sacrificar umas cabrasem sua honra...louvemos pois o seu profissionalismo, e a sua preocupação com os cofres da segurança social. Uma palavra de conforto também deve ser dada à junta médica da DREN que acompanhou o falecido e que amparou durante os 36 meses em que lhe possibilitaram estar de baixa...não foi mais porque a lei oblige!!!!!
02/07/2007
...telenovela mexicana!
...como se não bastassem as sondagens correrem de feição para o governo em função, aos poucos e poucos , surgem as primeiras evidências de um certo regresso ao passado, um triste sensação de dejá-vu. Refiro-me concretamente, aos episódios pidescos na área da saúde, os quais têm tido uma extensa repercurssão nos media. 26/06/2007
...casa dos horrores
...para os mais distraídos está aí a eleição das 7 Maravilhas do Mundo e das 7 Maravilhas de Portugal. Em simultâneo e sem desprimor, o jornal Público lançou igualmente os não menos importantes 7 Horres de Portugal.24/06/2007
...cinema paraíso
...prometi a mim mesmo que este fim-de-semana ia fazer como a tipa das Caldas...não fazer mais a ponto do car****!! E assim foi, como é óbvio não deixei de fazer a minha tradicional romaria ao Guincho. Então vamos lá tratar da crítica cinéfila:14/06/2007
...cada dia

(...)
Mais tarde será tarde e já é tarde.
O tempo apaga tudo menos esse
Longo indelével rasto
Que o não-vivido deixa."
.
Sofia de Mello Breyner
| Reacções: |
13/06/2007
...verdes anos!
05/06/2007
..."jamais" e os Velhos do Restelo
...em primeiro lugar acho que é mais correcto afirmar margem esquerda jamais! (coloco em itálico para se entender que se trata de uma vil utilização da língua francesa!).Pois bem, eu até tinha feito um diz que é uma espécie de voto de castidade em relação à polémica da Ota, aliás, no meu intímo pecado, a Ota já começou a ser desconstruída!! mas depois do brilhante Prós e Contras de ontem não resisti à tentação da carne.
Agora pelos visto estão na moda os estudos...e não faltam por aí, sejam eles co-financiados pelo errário público, ou pelo Sr. Van Zeller com a chancela da CIP. Também existem os famosos relatórios deste e daquele sábio, sobredotado ou iluminado, seja ele eminência parda no assunto ou guru no assunto B. Independentemente disso, continuo com uma pequenina dúvida e que mais uma vez foi requentada ontem quer pelo ex-ministro E. Catroga e pelo seu ex-congénere A. Mateus. Porque é o actual governo e o suposto governo semestral do S. Lopes decidiram avançar para uma obra sem estarem concluídos todos os estudos. Onde está a a opção zero, porque é que a Ota não tem comparação com outra localização provável. Onde está o EIA* do Novo Aeroporto de Lisboa, poque é que os estudos da NAV chumbam sistematicamente o Aeroporto. Porque é que o deputado M. Mendes ignora a triste herança dos governos do Exmo. Sr. Presidente da Comichão Europeia e do Sr. deputado que se senta no terceiro da anel do hemicíclo de S. Bento. Porque é que o candidato A. Costa teve o desplante de ignorar a questão da OTA com o argumento falacioso que é uma questão transversal ao que se passa em Lisboa (afinal estamos a falar do NAL, que presunto se designar Novo Aeroporto de Lisboa?! ou não será assim!?) O que é que conta mais, uma zona húmida por excelência que em Portugal representam apenas 1% do território , ou 750 ha de montado de sobreiro (que ocupam 8,5% da área do território) em terreno seco?! Porque é que ninguém refere a Convenção de Ramsar?! Se o governo pretende construir o NAL na OTA então como raio é que a mesma zona está classificado no Plano Regional de Ordenamento do Território da Área Metropolitana de Lisboa como "Área para a Conservação da Natureza"!? Por que é que os pilotos ainda não foram ouvidos!? O que vai acontecer à gestão dos restantes aeroportos da responsabilidade da ANA!? fecham por não serem lucrativos, de acordo com o modelo de gestão privado que se preconiza!? Qual o papel do novo aeroporto de Beja, face à centralidade da OTA, ou outra alternativa se é que um diz vai ver a luz?! Quem vai trabalhar para a OTA!? são so locais sabendo-se que mais de 13% da população é agrícola e que não existe massa populacional no serviços!? O que vai suceder aos milhares de trabalhadores que residem em Lisboa e arredores e respectivas famílias. Compram uma casa de campo à portas do novo aeroporto com vista para o rio Alenquer!? e depois o que se vai fazer nos terrenos da Portela, uma nova Alta de Lisboa, a ligação com a zona da antiga Expo 98!? Porque não um segundo pulmão verde!? Enfim não fosse o facto de estar cansado da polémica e de continuar com sérias reservas relativamente ao facto de no país não existir mais nenhuma área para o aeroporto, só posso checar a uma conclusão...construam-no mas não nos atirem areia para os olhos!! ah! e já agora, o que dizem os investidores acrca da hipótes e de podem comprar a ANA eganhar a construção e concessão do NAL a um preço bastante mais reduzido do que OTA!? Espero sinceramente que a OTA seja construída e que não existam sérios entraves do ponto vista ambiental e funcional senão o país entra em crise pois está provado por meia duzía de inteligentes que a OTA é a única opção! Oxalá não se enganem!!...
| Reacções: |
29/05/2007
...ao que chegamos!!

28/05/2007
...deserto de ideias
| Reacções: |
27/05/2007
...o palhaço vai triste!

15/05/2007
palavras
Meu Rosto Logo pela manhã
| Reacções: |
12/05/2007
mar de esperança

...enquanto há vida, há esperança,!
11/05/2007
...pequena Maddie

Rua Pé da Cruz, 2,
07/05/2007
é proibido proibir!
...aos poucos e poucos um programa que se julgava pluralista, conduzido por uma jornalista que se pensava ser independente começa a divergir contra a maré dos acontecimentos e contra os ventos de mudança. Como se não bastasse a escolha dos "actores" políticos ficar um pouco nos antípodos da renovação que se pretende para a nossa desprestigiada classe política (só faltava colocar lá quiça o Prof . Hermano Saraiva ou o Otelo!!), já o simples facto de se ter colocado o PCP fora do debate merece sem dúvida o mais gritante repúdio pelo atropelo à liberdade de expressão. Numa altura em que o PC se constitui a terceira força política na Madeira, numa altura em que as liberdades individuais e colectivas dos cidadãos se vê confrontada com a concentração excessiva numa só pessoa, numa altura em que a mesma é consequtivamente alvo do anedotário popular e de comentários dos próprios membros do governo (vide última intervenção humorística do sr. Eng.º Mário Lino), numa altura em que os fantasmas do passado parecem renascer das cinzas e virar moda (basta ver a quantidade de livros sob a figura do Presidente do Conselho que existem por exemplo na FNAC ou até livros da instrucção primária de outros tempos na secção infantil!!!), não me parece lógico calar a voz daqueles que sempre se bateram pela liberdade e pela democracia. Julgo eu que são dois pilares importantes quer para a esquerda quer para a direita. Se isto é serviço público, então o Pina Moura é que tem razão!| Reacções: |







