25/11/2007

...triunfo dos porcos??

Num artigo hoje do jornal Público o opinion maker da moda, o VPValente afirma que "No Portugal de 2007, foi decidido o que devemos pensar sobre: multiculturalismo, sexualidade e moral sexual. O que devemos tolerar e o que não tolerar no próximo ou no comportamento do próximo. O que são ou não são políticas permissíveis para Portugal e para o mundo. E foi decidido o que um cidadão meritório come e bebe e que vícios a vontade geral lhe consente (o tabaco, não; a droga, conforme). Vivemos sob um despotismo iluminado, que não aceita a irregularidade, a dissidência, o direito de cada um à sua própria vida e ao uso irrestrito da sua própria cabeça..."

Eu diria mais, no Portugal de hoje começa a ser perceptível alguns vícios e males retratados no universo orwelliano. Como diria Durkheim, "a liberdade de pensamento de que gozamos hoje nunca poderia ter sido proclamada se as regras que a proibiam não tivessem sido violadas antes de serem abolidas."
A dualidade amigo-inimigo está hoje mais vincada na nossa sociedade,e a o direito à diferença de opinião é um facto que acaba por ser de certo modo silenciado. Que o digam todos aqueles que ousam apontar o que está mal e o que de mal virá.
Também não deixa de ser curioso, o silêncio de quem é responsável perante as críticas que aqui e ali vão ressurgindo, no pântano de arrogância que casta dirigente devota a todos aqueles que clamam pelos seus direitos e liberdades.
Cada vez mais porcos, cada vez mais limitados a cumprir a regra e a opinião imposta. Quem não cumpre, é enxovalhado e desacreditado com a mesma rapidez que o inútil lambe-botas ascende na hierarquia.
Em apenas uma semana, contabilizei o relatório do Tribunal de Contas relativamente à gestão da política da saúde, as declarações do Inspector-Geral da Administração Interna, as palavras amargas do PGR sobre a tentativa encapotada de controlo do poder judicial pelo poder político, as declarações dos magistrados do Ministério Público, a contestação dos militares. E fico-me por aqui. Não se trata de de trabalhadores despedidos, ou de professores que o nosso querido PM costuma de apelidar comunistas, mas pura e simplesmente representantes de alguns dos pilares básicos do nosso estado democrático.
É caso para se dizer que os porcos ainda estão longe do triunfo e cada vez mais perto do talho...
Relativamente aos próximos capítulos deste drama...estou curioso para as conclusões que vão emanar do Conferência Nacional do PCP sobre Questões Económicas e Sociais, a qual já não se realizava desde a adesão de Portugal à saudosa CEE.

Por último uma palavra de repúdio pela sentença proferida pelo Tribunal da Relação de Lisboa aplicada a um funcionário da cozinha de uma unidade hoteleira que foi despedido pelo facto de ser portador de HIV. Triste e desprestigiante para quem a emitiu.

18/11/2007

..o menino das cópias


...depois da menina da rádio e da menina do gás, eís que surje agora, o menino das cópias. Foram mais de 60 mil que você e eu pagamos com os nossos impostos, com um sorriso no canto da boca... sim porque alguém teve que pagar o papel e o tonner gastos na empreitada!?

Dia da Memória


...as palavras não apagam os milhares de mortes estúpidas que ocorrem todos os anos no nosso país.

...late afternoon coments


...ontem não resisti! Fui experimentar a nova FNAC Alfragide. Decepção total. É pequena, confusa, é pessimamente organizada. Qualquer livraria de bom gosto em Lisboa, apresenta uma disposição mais racional dos temas. Vale-lhe colocar um escaparate com dezenas de livros do último sucesso da JK Rowling e pouco mais. No restante espaço, sobram os inevitáveis televisores LCD/Plasma (que ocupam cada vez mais destaque nas lojas da cadeia!) e o jogos de computador. Até mesmo os CD/DVD estão dispostos de acordo com a mesma lógica dos livros - "alhos com bugalhos". Não captou a minha atenção, nem reservou a minha intenção para futuras visitas. Abrir por abrir, eis o lema que prevalece hoje em dia. Já que somos o 3.º país do mundo que vende mais em termos de lojas FNAC, e temos o orgulho de ter a loja n.º1 em termos de ranking de vendas - FNAC Colombo - os responsáveis da cadeia, já podem colonizar todos os malls, com lojas sem os mesmos padrões de qualidade e exigência. Valha-nos o facto de existir uma FNAC Cascais que, essa sim, ainda mantêm o espírito e o ambiente que rodeia o nome de FNAC.

10/11/2007

"Poppy Appeal"


In Flanders Fields


In Flanders fields the poppies blow
Between the crosses, row on row,
That mark our place; and in the sky
The larks, still bravely singing, fly
Scarce heard amid the guns below.

We are the Dead. Short days ago
We lived, felt dawn, saw sunset glow,
Loved and were loved, and now we lie
In Flanders fields.


Take up our quarrel with the foe:
To you from failing hands we throw
The torch; be yours to hold it high.
If ye break faith with us who die
We shall not sleep,
though poppies grow
In Flanders fields.

John McCrae - 1915

06/11/2007

...combate a tostões

..estava eu à espera de ver um autêntico massacre de gladiadores no coliseu da desmocrácia e afinal saiu-me uma peça shakespeariana. O novo líder da bancada laranja podia ser ex-primeiro ministro Santana no papel de Hamlet o qual conjura contra o actual rei Cláudio (no papel de Sócrates...não o filósofo, mas antes o tipo que colocaram no trono apesar das falsas promessas).
Para completar o casting falta-nos aqui uma rainha Gertrudes...mas isso não é problema! para tramar as hostes do camarada Jerónimo, arranjamos a ex-deputada comunista e actual independente Luísa Mesquita. A Ofélia poderá ser por exemplo o Luís F Menezes, já que sendo tenrinho e virgem em assuntos de Estado só fica bem no papel de autarca e não pia. Como Polónio seu pai e protector vamos escolher a figura do novo Secretário-Geral do PPD/PSD o autarca Ribau Esteves, que parece ter mais fio de diálogo e acutilâncias nas palavras que o próprio líder. Por fim, falta a figura do fantasma que todos atormenta e todos confunde, e que pode ser perfeitamente o no Ex mo. Altíssimo PR. Assim fica o elenco quase completo. O resto são figurantes na trama e os triste que observam.
Vi um flash da sessão de hoje do OE2008 e ouvi os opinion-makers da praxe. Não paguei o bilhete nem tentei o lugar na primeira fila, e só não fiquei decepcionado porque também não estava à espera de um combate dos chefes ao estilo do Uderzo e Goscinny.

Um frente-a-frente entre duas figuras menores da política portuguesa, um populista contra um arrogante nunca pode resultar num espectáculo digno de esse nome, nem de um circo de saltimbancos. Valeu tostões e pouco mais....

Amanhã é o 2.º round, e desta vez é bom que tragam as carlingas e os leões porque nem o pobre Rei Hamlet aguentará tão lastimosa representação.

04/11/2007

...hoje ouvi o encantador de tesouras


"...olha o amolador!
vai chover!"

...há muitos anos que não ouvia aqueles acordes da gaita de beiços!
Sorri, porque lembrei-me dos meus tempos de criança.
Sempre que o ouvia, corria para a janela. Sempre me fascinou o homem franzino, com pele ressequida do tempo e das engenhocas que trazia em cima da bicicleta. Ele eram guarda-chuvas, ele eram facas, tesouras eu sei lá. A pedra de esmoril e o engenho resolviam qualquer problema por mais complexo que fosse. Depois ia-se embora depois de agradecer os tostões do ganha-pão.
Hoje em dia, vai tudo directo para o caixote do lixo. Termos como arranjar, consertar não estão em voga, senão para bens mais dispendiosos. Ninguém afia as facas...a não ser os talhantes, é certo!
Passaram-se décadas mas ainda se veste da mesma maneira, com roupa que mata o frio também não deixa que o calor entrar. Usa uma bóina cinzenta, velha ,de pala suja de tanto a ajeitar na cabeça, enquanto executa os trabalhos de afiação, um casaco da mesma cor,largo e comprido, de ombros descaídos,que certamente deveria ter sido feito para outro corpo, uma camisa grossa de xadrez e umas calças largas, atadas à cintura com um cordel.

E lá foi ele ao ritmo daquela balada, sempre com uma toada calma, em cima da sua bicicleta...

02/11/2007

...numa prateleira perto de si!


...já cá fazia falta, não só pela sonoridade ou pela limpidez da música em si! é toda um percurso que nos faz recuar no tempo. Ouvi-lo hoje em dia, é regressar a albuns como Cal, Local Hero, ou ao mais recentes Ragpicker's Dream e Shangri-la. Ainda bem que sobrou alguém dos bons e saudosos idos 80.


te esperamos em Abril do próximo ano!

01/11/2007

...pão-por-deus


"Pão por Deus,
Fiel de Deus,
Bolinho no saco,
Andai com Deus."


São bandos de sorrisos que me invadem ciclicamente todos os anos o meu despertar neste dia. Chegam bem cedo com os sacos de plástico, cheios de vontade e com um brilho no olhar que esconde muitas vezes uma vergonha contida. Depois de fechar a porta, descem com celeridade e sem dar por isso já lá estão no banco de jardim encimado com a sombra dos plátanos a sacudir as migalhas do colo e a desembrulhar os rebuçados e as pequenas barras de chocolate. Depois continuam a esvoaçar o resto do dia, até ao turno de sentinela do dia de finados se esvair.

Também já fui um deles...mas isso são memórias!

O meu Outono chegou...agora que já lhes alimentei a alma, ainda que por um momento fugaz, chegou a minha hora de partir. Para o ano já cá não estou, mas isso certamente não será impedimento para continuarem a voar e alimentar a memória, que um dia lhes há-de bater à porta.

31/10/2007

...elas andem ai!


...é só mesmo para relembrar aos fanáticos das tenebrosas artes negras, adoradores da lua e do gato preto, vultos obscuros entre outros seres do outro mundo, que amanhã é o portuguesissímo dia do "pão por Deus". Por conseguinte, enquanto não chegam os bandos de criancinhas famintas à procura do saco cheio de doces e guloseimas!


VAMOS MAS É APROVEITAR AO MÁXIMO A NOITE DAS BRUXAS...

E QUE SE LIXEM AQUELES QUE, POR IGNORÂNCIA,

AINDA ESTÃO CONVICTOS QUE A NOITE DAS BRUXAS

É UMA AMERICANICE!

28/10/2007

Mito do Prometeu pá!

Prometeu que não subiria os impostos, mas subiu vai voltar a subi-los no OE2008.

Porreiros sortudos: reformados e deficientes

Ah! E podendo mesmo decidir subir de novo o IVA, para uns 23% ou 24%, isto se adoptar a nova moda europeia de aumentar o IVA se o vizinho do lado também o fizer!

Prometeu 150 mil novos empregos até ao fim da legislatura, mas a pouco menos de metade do seu epílogo, somos confrontados com a 3.ª maior taxa de desemprego da Europa a 25 e a mais alta taxa de desemprego em Portugal nos últimos nove anos.

Porreiros sortudos: milhares de novos emigrantes que saíram do país nos primeiros sete anos deste novo século; jovens que estão a sair das universidades sem perspectivas de emprego e a proliferação dos contratos precários

Ah! E que tal resolver o assunto com aquela teoria dos nórdicos da flexisegurança, com os necessários ajustamentos à portuguesa!?

Prometeu uma reforma profunda na Administração Pública, mas a realidade são algumas centenas de funcionários que entram no quadro da mobilidade num dia para depois serem integrados novamente...por ordem judicial! A dita reforma bem espremida não passa de uma mera operação cosmética em que as pessoas que se reformam são agora contabilizadas estatisticamente no quadro da mobilidade...para inglês ver é claro!

Aliás! Basta ver os números publicados no Relatório da
CIA World Factbook

Dinâmica da Dívida das Administrações Públicas (em % do PIB)



2003 = 56,9
2004 = 58,3
2005 = 63,7
2006 = 64,8
2007 = 64,4

Ah! Em vez de deslocalizar os efectivos de uma forma criteriosa e tendo em consideração a própria capacidade de mobilidade dos mesmos, basta colocar os nomes dentro do saquinho preto, colocar uma corzita vermelha naqueles intocáveis e desatar a espalhar as pessoas por esse pais fora!! Assim se compreende como é que há falta de 10 funcionários na Conservatória do Registo civil em Oeiras à séculos e se calhar no ministério x ou y existem centenas que provavelmente andam a polir esquinas, para seu óbvio desagrado (isto partindo do princípio que em cada funcionário do Estado existe um trabalhador sedento de trabalhar!!)

Prometeu crescimento económico, mas o que se aproxima é um verdadeira hecatombe financeiro com epicentro na nossa descomunal dívida externa: US$272.200 milhões (dados de 2006)
Porreiros sortudos: a dívida média por tuga no activo activa foi em 2006, andava na casa dos US$48.781.

Ah! Construa-se o NAL na OTA e façam-se todas as ligações de TGV, o Zé povinho que pague. E já que estamos com a mão quente, façam-se contratos com os assinados com as concessionárias das Auto-estradas, SCUTS e Lusoponte e afins, ou novos túneis do metro de Lisboa e negócios BragaParques!!Isso sim....é desenvolvimento sustentado!

Prometeu justiça, mas o actual responsável do MAI fez ou não parte de uma conspiração para derrubar o anterior PGR, pelo menos é o que aparentou nas escutas telefónicas. Isto já para não falar no atribulado processo de aplicação do novo CPP, e das dúvidas acerca de determinada virgula no famoso Artigo 30.º de modo a amenizar eventuais condenações de um processo em fase de julgamento (Casa Pia). Isto já para não falar na escandalosa questão dos deputados do PSD Madeira cujos processos estão bloqueados por ordem da Assembleia Regional da Madeira que não permite o levantamento da imunidade parlamentar...bem neste aspecto o nosso PM não tem a culpa, já que os deputados do seu partido não tiveram a mesma sorte, mas então, a democracia num estado de direito é como sol quando nasce!? A justiça é mesmo cega?

Prometeu ser PM para todos os portugueses...menos para os sindicalistas que são todos "comunistas", os manifestantes do contra que são todos "comunistas", os jornalistas que sofrem pressões que são todos "comunistas", os professores que são todos "comunistas", os jovens que se manifestam por terem de percorrer quilómetros para ir para escola, quando tinham uma à “porta de casa” e com todas as condições definidas pelo Mistério da Lurdes Rodrigues (estes são os comunistas mais perigosos porque começam em idade tenra!), e os funcionários que por um infortúnio da vida se vêm confrontados com um qualquer doença incapacitante, que por serem comunistas, não têm outro remédio senão trabalhar até cair para o lado.

Depois há os porreiros pá!...mas mesmo esses um dia se hão-de lixar por serem tão porreiros pá!

21/10/2007

...tenho um ruido no telemóvel!

...a entrevista que o PGR deu ao Sol trouxe-me à memória uma escultura já muito retratada do macaco sábio. É uma espécie de ode à famosa omertà italiana ou ao nacional não comento, ou desconheço essas declarações, muito usual nos políticos portugueses. Há nessa ilustre casta, uns indivíduos que pela suas genealogia optam seguir em frente sorrindo, outros ainda que pela sua falta de inteligência e défice cultural viram as costas e assobiam para o ar. Em suma, depois de um ano em funções eis que o pacto de silêncio é quebrado, assim como a louça de porcelana e os cristais que adornam a Procuradoria- Geral da R/Pública. Desta vez o macaco sábio, não aproveitou o silêncio providencial e desatou a desconstruir toda a imagem criada em seu redor. E tudo por causa dos ruídos de um telemóvel. Se o PGR pode estar sobre escuta, eu neste momento só não estou porque tenho o telefone desligado, mas, e as paredes que me circundam!?terão elas ouvidos!?...

Outro facto saliente que extrai da entrevista é o aparente desgoverno da Procuradoria. Quem lê o texto fica com a nítida sensação que por detrás dos muros altos, impera uma autêntica R/Pública das bananas sem rei nem roque onde, o mais sábio entre os culpados, parece ser o próprio macaco!

17/10/2007

...a guerra


Qual o termo certo, para designar a Guerra em África? A do tempo em que ela decorreu, ou seja, Guerra do Ultramar, ou a do tempo em que se procurou acabar com a mesma, de qualquer maneira, como de facto aconteceu...

Esta foi a pergunta que ficou no ar e que ocupou grande parte do programa prós e contras da passada segunda-feira.

Para quem não cresceu com o espectro de um país em guerra, para quem não tinha a noção de guerra e paz, não posso alvitrar grandes comentários sobre a realidade do que se passou em África nas décadas de 60 e 70 do século passado. Só realmente me apercebi que algo não estava realmente bem quando num dia, enquanto passava de carro com os meus pais ali na doca do Poço do Bispo, vi amontoados milhares de caixotes de madeira. É talvez a única memória que guardo da guerra, isso e uma palavra que entrou no meu léxico- retornados - e que só mais tarde entendi o significado!

Passaram mais de 40 anos, e acho curioso as reacções que o tema suscita e nas feridas que reabre nas gerações mais velhas. Talvez 40 anos seja insuficientes, ou talvez a mágoa dos que lá perderam a vida e os bens se faça sentir ainda hoje com uma intensidade que a memória não atenua.

Discutir o porquê da guerra é um exercício complicado, pois é discutir algo que é vil , estúpido e irracional. Na guerra não há vencedores, só vitimas, mesmo aqueles que se orgulham da barbárie ou que reivindicam glórias passadas perdem a razão por maior verborreia de argumentos utilizados. O que passou passou. o caminho não é descobrir de que lado estava a razão, pois numa guerra ninguém tem razão e os resultados de qualquer guerra são sempre duvidosos, independentemente de que lado da barricada estejamos....

"Somente aqueles que nunca deram um tiro, nem ouviram os gritos e os gemidos dos feridos, é que clamam por sangue, vingança e mais desolação. A guerra é o inferno."


Gen. William T. Sherman

16/10/2007

...12

...é difícil não sentir o seu aroma, aliás o tormento começa logo de manhã como raiar do sol. Por falar nisso hoje assisti a um nascer do sol absolutamente fascinante que coloriu com tons quentes a entrada da barra do Tejo...voltando ao assunto, mal saímos do expresso do oriente o sabor do mar e o fumo das velhas máquinas a carvão enchem o ar com uma névoa de essência a castanhas assadas.
Sopra uma brisa fresca, mas o repasto é demasiado farto e a oportunidade escapa-se por entre a correria para não perder aquela carreira que não tarda, abala para outras paragens.

O festim fica na memória, e o desejo é saciado já a escuridão encobre o manto de estrelas. A placa não engana "Castanhas do Norte" e o preço já tem tantos anos como as rugas que cobrem a cara da velha que conta os tostões em silêncio.

"É uma dúzia!"- ela olha para mim e com os dedos gastos pelo tempo, dedilha uma a uma com a ternura de quem vê partir mais uma entre muitas.

E assim prossigo, por entre as calçada que se esconde na noite e as sombras de outros passos acelerados.

15/10/2007

...o trovador que o tempo não esquece





Menina dos olhos tristes
o que tanto a faz chorar
o soldadinho não voltado
outro lado do mar



Vamos senhor pensativo
olhe o cachimbo a apagar
o soldadinho não volta
do outro lado do mar


Senhora de olhos cansados
porque a fatiga o tear
o soldadinho não volta
do outro lado do mar


Anda bem triste um amigo
uma carta o fez chorar
o soldadinho não volta
do outro lado do mar


A lua que é viajante
é que nos pode informar
o soldadinho já volta
está mesmo quase a chegar


Vem numa caixa de pinho
do outro lado do mar
desta vez o soldadinho
nunca mais se faz ao mar


Adriano Correia de Oliveira

14/10/2007

...a gralha!

...este Governo que alguns elegeram convencidos que estavam absolutamente convictos do que estavam a fazer, apresentou esta semana o OE2008. Consta que, por entre as inevitáveis linhas gerais, e a adjectivação bacoca que se impõe no momento, do género: rigor, consolidação, credibilidade, crescimento - entre outras patetices, começaram igualmente a surgir as primeiras gralhas!...venham elas! sejam benvindas neste Outono primaveril. Se vieram por bem é claro!

Corvus corone

...esta gente

foto: David Martins

Esta gente cujo rosto
Às vezes luminoso
E outras vezes tosco


Ora me lembra escravos
Ora me lembra reis


Faz renascer meu gosto
De luta e de combate
Contra o abutre e a cobra
O porco e o milhafre


Pois a gente que tem
O rosto desenhado
Por paciência e fome
É a gente em quem
Um país ocupado
Escreve o seu nome


E em frente desta gente
Ignorada e pisada
Como a pedra do chão
E mais do que a pedra
Humilhada e calcada


Meu canto se renova


E recomeço a busca
De um país liberto
De uma vida limpa
De um tempo justo


Sophia de Mello Breyner Andresen

13/10/2007

..o silêncio de um rosto


Termina esta semana o período mais sagrado para o mundo muçulmano o Ramadão (em árabe رَمَضَان . Em muitos lugares comemora-se já o Eid el Fitr (عيد الفطر). É costume, tal como nas celebrações do Natal e Páscoa cristã reunirem-se os membros da família e os seus amigos numa celebração de fé e de alegria. Após esta refeição, é prática social sair com a família para visitar amigos e familiares. Como já vem sendo hábito neste blog, não podia deixar de salientar este facto tão importante para tantos milhões de crentes espalhado pelo 4 cantos do mundo e apelar daqui deste singelo cantinho para o diálogo e inter-religioso e para a compreensão entre duas religiões que no fundo, tiveram a mesma génese, tal como a religião judaica.

"O mês do Ramadão foi o mês em que foi revelado o Alcorão, orientação para a Humanidade e vidência de orientação e Discernimento. Por conseguinte, quem de vós presenciar o novilúnio deste mês deverá jejuar; porém, quem se achar enfermo ou em viagem jejuará, depois, o mesmo número de dias. Deus vos deseja a comodidade e não a dificuldade, mas cumpri o número (de dias), e glorificai a Deus por vos ter orientado, a fim de que (Lhe) agradeçais."

2.ª Surata Al-Bácara, 185

...a parábola do filho pródigo

... a notícia que faz manchete hoje nos dois semanários Sol e Expresso fez-me recordar a parábola do filho pródigo. Não que o filho tenha guardado uma vara de porcos e depois de arrependido, tenha buscado o perdão junto do seu pai, mas antes pelo facto de, nos dias que correm este tipo de atitude ser uma espécie de "nevão no deserto".

Quantas famílias se destruíram por muito menos, quantas lágrimas se poderiam ter evitado por menos ainda?

No caso concreto foram uns quaisquer milhões mais ou menos tostão, mas o que importa aqui é o argumento engendrado e pior ainda, o precedente criado. Aquele que ROUBA para comer é um LADRÃO, o que DESVIA milhões está com dificuldades financeiras".

E assim vai a maior instituição bancária portuguesa. É por estas e por outras que o fruto que comanda as nossas vidas é uma coisa chamada percentagem, que depois de espremido se liquidifica num sumo de euros que mensalmente são obliterados das nossas pequenas poupanças para fazer face a pseudo-empreendedores que por serem filhos do Opus, se acham acima do comun explorado e mais não exigem senão a mais valiosa das virtudes...o perdão, sem espigas!!

Agora já sei o que fazer em caso de extrema necessidade. Que se dane a DECO, vou mas é ao BCP.

"Perdão com perdão se paga"

Mateus 18, 23-35

05/10/2007

R/Pública

...não fosse o intratável AJ Jardim afirmar do âmago da sua insularidade que a III.ª República está podre, eu diria mais...malditos aqueles que no dia 5 de Outubro sobre o comando do 2.ª tenente Machado Santos impuseram a força dos números e derrubaram o reinado de D. Manuel II.
Mais ainda, desgraçados os membros da Carbonária e da Maçonaria!? que atentaram contra a vida de El- Rey D. Carlos I...figura singular da nossa história.

...mas os séculos passaram, e após revoltas e contra-revoltas, esta República que hoje se evoca está definitivamente ultrapassada e podre nas suas entranhas, suja e deprimida, triste e sem rumo. Nem o vento levanta o olhar nem o sol nos aquece o coração.


"Portugal que com todos estes senhores conseguiu a classificação do país mais atrasado da Europa e de todo o Mundo! O país mais selvagem de todas as Áfricas! O exílio dos degradados e dos indiferentes! A África reclusa dos europeus! O entulho das desvantagens e dos sobejos! Portugal inteiro há-de abrir os olhos um dia - se é que a sua cegueira não é incurável e então gritará comigo, a meu lado, a necessidade que Portugal tem de ser qualquer coisa de asseado!

Morra o Dantas, morra! PIM!
"


Almada Negreiros

03/10/2007

....levantar e partir


A ILHA DO LAGO INNISFREE


Agora vou levantar-me e partir, partir para Innisfree,
E erguer uma pequena cabana, feita de barro e de sebes -
Terei nove renques de feijão, uma colmeia para as abelhas,
E viverei sozinho entre o grande zumbido das clareiras.

E ali vou ter alguma paz, porque a paz cai ali lentamente,
Cai dos véus da manhã onde os grilos cantam -
E ali a meia-noite é reluzente, o meio-dia um brilho púrpura,
E a tarde está repleta com as asas dos pintarroxos.

Agora vou levantar-me e partir, porque seja noite ou seja dia
Eu oiço a água a bater com rumores nas margens -
Enquanto estou nas estradas, ou nos pavimentos cinzentos,
Oiço-a no centro profundo do meu coração.

W.B. Yeats

02/10/2007

Hail to VH


...ainda me lembro dos primeiros acordes nos longínquos anos 70! eram outros tempos mas o feeling e a força mantêm-se vivos!!...
...thanks Eddie and happy trails toU

01/10/2007

...o gang do multibanco

...ele há coisas estranhas no nosso país! Então não é que o simples facto de ir a correr a pagar as quotas uns momentos antes de ir a votos é motivo de censura política!

...votou de madrugada!? incluído num lote de dezenas de militantes!?
então esqueça...não pode votar!
...se um dia a ideia pega, ficamos impedidos de pagar mais do que duas contas de cada vez que vamos ao multibanco, o que diga-se em abono na verdade, é uma medida pode aumentar produtividade das caixas, diminuir as filas de espera à hora do almoço (quando a fome aperta mais e o idiota da frente está a pagar não sei quantas contas!!!) e...poupa-se CO2! sim porque numa bicha respira-se com mais ansiedade e impaciência!!


...mas o mais aberrante que isso é que, já em pleno acto eleitoral...pode-se actualizar os cadernos eleitorais com mais uma mão cheia de felizardos com possibilidade de voto!
...é lindo este meu pais laranja! O nosso PM que se cuide, e o Só Ares também porque o freguês que se segue é populista, etilista nortista e um grande artista sem sombra de dúvida!!

...ladies and germs the show must go on!!



...reflexo de um tempo passado


Hoje vi-te...
Na ternura do espelho
Sorriste-me com aquele sorrisso meigo
Que ainda predomina em ti
Com a alegria da paixão pela vida
Como se o Mundo amanhã terminasse!
Hoje vi-te...
E quis voltar atrás
Nos anos, no olhar
Voltar a ser o antes
Esquecer-me por um minuto que fosse
E voltar a ser a menina traquina
Que corria ao sabor do vento
Atrás de uma simples borboleta
Para lhe sentir as cores
Pensei...
Como podes tu...
Ser quem fui um dia?
Toda a ingenuidade
De uma menina ainda criança
Toda a inocência
Na ausência da sabedoria
Toda a pureza
Sem um mal aparente
Ah...
Como era bom
Os anos não passarem assim
E toda a paz que sentias
Eu pudesse hoje, senti-la também
Toda a inocência perdida
Na ignorância do saber
Voltar a este tempo
Toda a pureza do mundo
Perdurar até agora
O espelho
Era eu.. sou eu... serei eu..
A menina...
A saudade de um tempo passado
Reflexo de uma saudade
De outrora

29/09/2007

...roleta russa!

...quando a amnésia ataca, ataca forte e feio. Na saga dos "fazia melhor manter o bico calado" não podia deixar de sublinhar o óptimo contributo do arcebispo de Maputo para a causa do silêncio de ouro!

"Os preservativos não são seguros porque há dois países na Europa que estão a fazer preservativos infectados com o vírus de propósito. Querem acabar com a população de África, é esse o objectivo. Se estamos a brincar com esta doença vamos acabar o mais depressa possível"

...umas horas depois :

"Eu não tenho provas, como podia dizer uma coisa dessas? (...) Eu nunca disse isso, porque não tenho prova nenhuma"
...por vezes é pena existirem pessoas com alguma "responsabilidade" brincarem com coisas sérias!...Eminência, os fins não justificam os meios!
A prevenção não é uma roleta russa!

25/09/2007

...mais um que podia ter permanecido calado!

O conselheiro da Casa Branca para o Ambiente, James Connaughton, defendeu hoje que Portugal deve apostar na energia nuclear, considerando que é um dos países com maiores capacidades para produzir energia totalmente limpa.(...) De uma forma global, Connaughton defendeu que o nuclear deve ser usado por todos os países que tenham capacidade tecnológica e uma forma de a produzir de um modo seguro.


...senhor conselheiro! já nos bastam as bacuradas que temos que ouvir pelo lobby nuclear, quanto mais os seus bitaites...nós por cá temos uma perspectiva um tanto ou quanto diferente do ambiente! preocupe-se mas é com as centrais nucleares que tem em casa e deixe-nos em paz!!
photo: Pedro Luz

24/09/2007

...o silêncio por vezes é de ouro!

Num triste episódio recente um articulista e comentador Vasco Pulido Valente teve a infame ideia de afirmar que o escritor Aquilino Ribeiro não não devia ir para o Panteão, não devido às recentes polémicas suscitadas pela calça monárquica (calça porque não tem a classe nem a representatividade para ser uma causa), a qual o acusava de ter participado no regicídio, mas por razões estritamente literárias literárias: "É um escritor medíocre." - disse.





photo By: Sérgio Miguel Silva

A esse respeito, lembrei-me de uma célebre frase de outro poeta, este sim, não menosprezado pelos seus conterrâneos e admirado pela sua singular escrita.








"The problem with some people is that when they aren’t drunk they're sober."


(W.B. Yeats)

16/09/2007

...flexinsegurança

...eu já achava ridícula a mera hipótese de ser aplicado em Portugal a moda da flexisegurança, pelos mais diversos motivos, não esperava é que os nossos governantes e alguns dotados legisladores e doutores de lei fossem inventar a nova lei da flexinsegurança, vulgo Código de Processo Penal (CPP).
Senhor violador, Exmo assassíno ou Caro ladrão, não se esqueça que, após ser condenado em primeira instância (independentemente de serem 2 ou 25 anos!!), peça por favor o recurso e com isso pode ficar mais descansado em casa a ver a Praça da Alegria, ouvir a emissão da Rádio Renascença ou simplesmente ler um livro no jardim, com toda a comodidade!! Para quê ficar entre grades com horários aborrecidos, e ficar limitado com os livros e revistas da biblioteca do estabelecimento prisional!?...e para não dizer o facto de poder desfrutar de uma grande variedade de restaurantes no Colombo!!...não me diga que prefere a cantina da prisão!?...


...é bom ver que alguém os elegeu para tomar medidas inovadoras! sem dúvida que as reformas que o nosso PM tanto gosta de apregoar nas suas lavagens cerebrais começa a dar os seus frutos!! Aliás, ainda no espírito da flexinsegurança, é reconfortante pensar que a partir de agora quando circular uma ambulância em marcha de urgência, vai existir pelo menos uma brigada para acautelar os outros condutores que se vêm ultrapassados numa auto-estrada que praticamente não tem grande movimento!!...depois, para impor o respeito pelas normas, dois teste do balão e a burocracia do costume. Tudo a bem da segurança da República!!...



...Bem hajam!!Assim sentímo-nos mais europeus e mais modernos!

15/09/2007

...volto já!


...Tenho estado aqui a tentar arranjar um template diferentes, pois ao fim de vários meses convém mudar a disposição da loja e sobretudo, alterar a montra! ...por isso é natural que nos próximos dias possa ocorrer algumas anomalias no visionamento da loja!...até lá, é só uma questão de atravessar a rua e entrar na loja em frente...
VAMOS TENTAR NÃO DEMORAR MUITO TEMPO!!

08/09/2007

...duas notas na pauta


...foram duas semanas e meia que depressa se incineraram por entre as cinzas dos grelhados e a companhia de um copo de vinho verde. Lá fora, nada de novo que suscitasse a atenção. Talvez a notícia que me tenha despertado maior curiosidade foi o facto de alguns directores clínicos do Hospital Pedro Hispano, terem tido a atitude altruísta e humanista de trocar um carro novo por equipamento hospitalar. Casos destes são capa de jornal, ainda que disfarçado no meio da coluna das notícias invulgares, mas é algo que devia fazer pensar muito boa gente que esbanja dinheiro de uma maneira irresponsável!

No entanto não posso deixar de referir a mais recente aparição de Osama bin Laden. Já passaram quase e anos é certo. Já esteve morto, refugiado nas montanhas do Afeganistão , Paquistão, eu sei lá, só falta mesmo na Costa da Caparica. O que aparentemente parece verdade é que o terror parece continuar a prevalecer, o mesmo se aplica à ignorância e mediocridade do país mais poderoso do mundo! Enfim, resta-nos continuar a apanhar os transportes públicos diariamente e sorrir à saida do emprego.



Ladies and germs the show must go on!

15/08/2007

...o tempo corre depressa e


...já se vê a luz ao fundo do túnel

31/07/2007

...a caminho

...eu não queria mas fui obrigado!
seria uma maneira para começar a descrever o que sinto quando faltam algumas estrelas e alguns sons para ir de férias. Vou para as margens do rio do esquecimento, vou trilhar o caminho de Santiago, sentir o perfume no ar e a bonomia das gentes que anseio. Não vou sentir falta de viver as horas, vou antes reaprender e viver sem elas. Prometo voltar, apesar de no final não o desejar. Saudades? não as deixo, levo no pensamento e espero poder encontrá-las por entre o labirinto de paredes de granito. Qaundo finalmente me sentar na avenida ou na esplanada ao som da concertina, espero poder apreciar cantares ao desafio, por entre dois dedos de conversa e uma malga de bom vinho...

...o espectáculo segue dentro de momentos!

25/07/2007

Acredita


"Acredita nos sonhos.

Nada é tão verdadeiro que não mereça ser inventado"

...epitáfio à nossa classe política


"Se não és senhor de ti mesmo, ainda que sejas poderoso,

dá-me pena e riso o teu poderio."

(Monsenhor Josemaria Escrivá de Balaguer )


Após 33 anos de regime democrático, na III República, os actuais partidos do nosso espectro político revelam as mesmas tendências que conduziram ao seu descrédito no passado.

- Fecharam-se à sociedade, constituindo neste momento verdadeiros obstáculos à participação política dos cidadãos. A sua reflexão política é em geral mediocre ou inexistente, o medo está instalado, as delações e as subserviências mesquinhas inundam as colunas noticiosas.


- Em ambos os espectros (direita e esquerda) sobram os ditos "profissionais da política", na sua maioria medíocres e sem qualquer sentido patriótico ou de Estado. O mais engraçado é que apesar dos ataques e guerrilhas sem quartel, distribuem entre si os cargos públicos, impedindo a renovação da classe política e a ascensão dos mais competentes, que por sua vez perante o cenário de total descrédito, refugiam-se no anonimato e na sua intocável vida profissional..se fazem bem ou mal o futuro o dirá...talvez no fim sobre pouca coisa!?.


- Eles riem-se, andam sempre bem dispostos, nós por seu turno cada vez mais taciturnos e distantes!...mas com a firme esperança que este estado de alma passe.


- O grande critério para a ascenção não é a competência ou seriedade revelada na vida pública, mas sim a sua capacidade para angariar fundos para o Partido, não importa o expediente usado, tudo vale menos arrancar olhos como se diz na gíria!



- A única política seguida sorienta-se pela máxima dos 3 C - Clientelismo, as Cunhas, o Compadrio- e a oferta de cargos públicos para retribuir favores ou fidelidades partidárias tornou-se uma prática banal.


- As juventudes partidárias tornaram-se em verdadeiras escolas de arrivistas, que desde muito cedo medram e vivem na dependência dos lóbis partidários...ah! também são muito uteís para abanar bandeiras quando necessário e colar cartazes!!...uau!


- A famosa prática da navegação à vista que imortalizou feitos de outrora e deu novos mundos ao mundo, é agora aplica mais no sentido de proporcionar o impactio mediático imediato e permitar aquela subida percentual nas sondagens de opinião sempre menosprezadas publicamente mas religiosamente seguidas de perto!


- Alguém sabe onde começa o interesse privado e começa o interesse colectivo. Fecham-se hospitais, maternidades, Centros de saúde, escolas com base em estatísticas e jogos de números...ok! se eu comer 1 frango e tu não comeres nenhum, então não é que qualquer um de nós comeu metade o churrasco...e estava óptimo!

- ...para onde vão os recém reformados da política!?...administradores de grandes empresas! isso!! e tu!?...para a fila do centro de emprego não é verdade!?...pois! mas de certeza que, não fizeste metade dos disparates, cumpriste com o teu dever para a sociedade e de certeza absoluta que após meia dúzia de anos de serviço público não tens direito a nenhuma reforma vitalícia!...não é! apenas e somente direito a preencher os impressos!...

...e assim vai a banda, triste, estorpecida pela mentira...mas com a esperança que tudo isto não passa de um precalço. Não te preocupes Manuel Alegre, há quem ainda não tenha sucumbido ao medo...

22/07/2007

...dum, dum é o fim!

...pode ser ficção mas a raça portuguesa está decididamente à beira da extinção. O JSaramago já apontou o caminho, mas agora para além do decréscimo da taxa de natalidade- não obstante as medidas avulsas tomadas pelo nosso arrogante PM - surge um nova e mais temível ameaça:
ASAE
...qual polícia política, ela não combate os comunistas nem todos aqueles que lutam pela democracia, antes alimenta um bando de burocratas e tecnocratas da higiene, que pugnam desesperadamente para atingir o português asséptico e antibiótico. Onde há bactéria, aplica-se coima, onde há germe, fecha-se o negócio. O modus operandi é ardiloso e impiedoso, não escolhem locais nem profissões. Desde o pacato pescador da Nazaré, à senhora que vende as bolas de berlim na Costa da Caparica, todos devem ser eliminados. A setença é clara: multa ou tribunal!
Qualquer dia, seremos o povo mais asséptico e higiénico do mundo, e por este andar quando as mosquinhas da fruta começarem a pousar nos nossos corpinhos imaculados seremos fulminados deste mundo e do português só sobrarão os versos dos poetas!

...bem haja a ASAE!

20/07/2007

CUIDADO, MUITO CUIDADO!


BIG BROTHER IS WASHIN...NO WATCHING,

LISTENNING,

FILMING

AND

SURVAILLING


YOU

Accio!

...à cerca de 8 anos folheava eu um dos cadernos do Expresso, quando dou de caras com um livro altamente recomendado por um crítico literário. Tratava-se de uma história sobre um rapaz que estudava numa escola de feiticeiros e que queria ser mágico. Andei por algumas livrarias e fui desencantá-la num canto da Bertrand no Colombo- acho que foi aí!! também já se passou tanto tempo...
Li de fio a pavio e gostei bastante...passados uns meses, começavam a surgir os primeiros ecos do sucesso!!!
Dentro de 3 horas, é editado aquele que se prevê ser o último livro da saga do Harry Potter. Não vou estar lá, pois o livro pode esperar e certamente não vai desaparecer da prateleira, contudo vou certamente deliciar-me com a leitura da versão inglesa que diga-se em abono da verdade é bem mais aliciante...talvez seja por isso que não gosto de ver filmes da série na versão portuguesa, para grande desilução dos petizes. É pena que seja o último, pois a magia vai certamente ficar mais pobre...accio!

19/07/2007

...indisponível!


Caros amigos, colegas e camaradas!


Lamento informar-vos mas, após um longo período de meditação introspectiva e depois de ler uns certos e determinados jornais, resolvi não candidatar-me a presidente do nosso singular partido!

Haja quem consiga descascar a melhor a laranja,
pois o rei vai nú!...

16/07/2007

...já acabou!?

...uma multidão de papéis vazios, foi o que foi! quando cheguei a Lisboa começei a suspeitar que este referendo municipal fosse um autêntico flop, e os primeiros minutos depois da 19h vieram a confirmar a triste previsão. Aliás achei curioso que no debate da RTP1, existisse um ecrã gigante no exterior da Praça do Município para uma audiência inexistente...nem um canino vadio que se prestasse, preencheu o vazio que nos cegava. Para além do facto de os candidatos serem todos reciclados e gastos, não houve ideias nem talento ao longos dos penosos dias da campanha! Salvou-se o facto de algumas figuras menores da nossa política terem finalmente compreendido que estão no lugar menos indicado!
Multidão sim, foram aquelas dezenas de pobres coitados, arrebatados à força (dos ideiais, é claro!!) das suas longínquas aldeias e vilas deste país, e que foram enganados com uma visita à capital e umas bandeiradas! Por momentos podia-se pensar que fosse alfacinhas retardatários, cheios de esperança, mas não!!
A Lisboa, essa, estava em casa, a chegar da praia ou do centro comercial!
É triste , mas é o reflexo da nossa desapontante klass politika...venham as pulgas pois já nem os cães ladram quanto mais a caravana!

15/07/2007

...buenos dias!

Raphanus raphanistrum

http://www.youtube.com/watch?v=DiayEZWsORc


"Já temos a Andaluzia, a Catalunha, o País Basco, a Galiza, Castilla La Mancha e tínhamos Portugal". "Provavelmente [Espanha] teria de mudar de nome e passar a chamar-se Ibéria. Se Espanha ofende os nossos brios, era uma questão a negociar"

...sim e depois!!!será que Andorra também devia ser anexada por Espanha, o Princípado do Mónaco pela França, o Luxemburgo pela Alemanha!? A Formosa pela China!?...recebeste o Nobel pelas obras que crias e não pelas ideias políticas ou preversidades históricas que semeias nos teus sonhos!

Será que este Saramago é o mesmo que escreveu a Jangada de Pedra!? Estará ele cego como todos aqueles que nos deslumbrou no Ensaio sobre a Cegueira?!...quiças!!

08/07/2007

...arrepio



..amor é um lugar estranho.
Um arrepio quando pisamos o mármore róseo, de um castelo de fantasias,
Um olhar por entre o mar que passa no horizonte que acontece,
num tempo de pensamentos vagos.
É uma janela que se abre onde outra se fechou, uma porta que nos transporta,
para outra melodia que nos persegue.
Um sorriso de agradecimento, uma mão que se estende
quando caímos na solidão do nosso olhar.
É um espelho, que nos esconde os sentimentos,
por detrás das brumas de um longo sono.
Um lugar estranho, sem dúvida!
...mas é por aí que queremos ir.

...cartas de Eastwood

« a obra-prima que se desejava que "As Bandeiras dos Nossos Pais" fosse e não foi!».
Foram estas palavras que despertaram a curiosidade de ver este fim-de-semana Letters from Iwo Jima do Clint Eastwood. Não posso esconder que esperava que fosse uma espécie de lado B de um single de sucesso, mas depressa fiquei rendido à beleza cénica e ao tempo linear na grande linhagem de outros filmes como the Longest Day, Patton, Tora!Tora!Tora ou o mais recente Saving Private Ryan.

Quando o filme terminou só pude sorrir por entre uma lágrima pelo destino de Saigo (Kazunari Ninomyia), enquanto me deliciava com a deslumbrante banda sonora que, como sempre, Eastwood dedica especial atenção, desta vez composta e interpretada pelo seu filho, Kile Eastwood, reconhecido músico de jazz em colaboração com o Michael Stevens. Inclui ainda algumas peças de música tradicional japonesa. .. Por fim, apenas uma palavra para magnífica interpretação de Ken Watanabe (Gen. Tadamichi Guribayashi)!

...aos idiotas!


“Não roubarás”
(Êxodo 20, 15)
...é o que posso dizer aos idiotas que tentaram assaltar a loja do meu pai esta madrugada, e que face à incompetência demonstrada no acto, apenas limitaram-se a partir uns vidros e umas garrafas de azeite na fuga!...oxalá que sejam atropelados por um camião cisterna da CML cheio de efluentes de esgotos urbanos ou que lhes caia um piano de cauda Steinway & Sons de um 7.º andar, enquanto passam!...

03/07/2007

Hades cá vir! Hades!...




O Rapto de Proserpina (Perséfone) por Rubens

..a Exma Srª. Directora da DREN por este andar, está a candidatar-se a arrebatar o galardão de funcionária pública do ano, tamanha é a sua abnegação à causa. Como se não bastassem o caso já batidos e debatidos, surge agora um novel caso, passado num escola em Braga.



Resta saber se não é apenas, mais um!!



Eu já não tenho o hábito de ir comer aos restaurantes da cadeia MacDonald's porque a comida é totalmente desíquilíbrada e achar que a colocação do quadro com o empregado do mês é algo que só serve para atirar areia para os olhos, mas qualquer dia, ao lado da posse oficial do Presidente da Répública e do PM nas repartições públicas, poderemos ser presenteados com insígnie comissária política em igual posse de estado no seu gabinete pressecutório.



Decididamente tenho que ir ao templo de Hades sacrificar umas cabrasem sua honra...louvemos pois o seu profissionalismo, e a sua preocupação com os cofres da segurança social. Uma palavra de conforto também deve ser dada à junta médica da DREN que acompanhou o falecido e que amparou durante os 36 meses em que lhe possibilitaram estar de baixa...não foi mais porque a lei oblige!!!!!















02/07/2007

...telenovela mexicana!

...como se não bastassem as sondagens correrem de feição para o governo em função, aos poucos e poucos , surgem as primeiras evidências de um certo regresso ao passado, um triste sensação de dejá-vu. Refiro-me concretamente, aos episódios pidescos na área da saúde, os quais têm tido uma extensa repercurssão nos media.
Uma análise crú poderia indicar que aqui e ali, surgem epifenómenos ao melhor estilo Pide versão séc. XXI, contudo colocando de parte as inevitáveis querelas partidárias que muitas vezes os originam, trata-se casos em que "responsáveis políticos" ultrapassam a linha que define o normal funcionário do responsável administrativo pela "implementação das políticas desenvolvidas pelo Ministério da Saúde. Todos os casos que recentemente têm vindo a público, incluíndo a fotonovela Charrua, derivam de delito de opinião, é certo.

Contudo a obrigação de prosseguir as orientações superiores e assegurar o funcionamento das instituições dentro dos cânones ditos "normais", não se compadece com a liberdade de opinar a torto e a direito e ultrapassar as obrigações igualmente "normais".

No entanto, não restam dúvidas que os verdadeiros tiques ditatoriais que surgem encaputados em vulgares exonerações e saneamentos, não podem deixar de constituir uma evidência clara e inequívoca do repressão e medo, que aos poucos se apudera da administração central, e que, provavelmente atingirá o seu explendor máximo iniciativa privada. Serenamente, esperamos a próxima revolução laboral mal importada da Dinamarca- a denominada flexisegurança!


É vulgar associar o medo e a incapacidade de governar aos regimes ditatioriais. É a aplicação da máxima milenar Divide et regna. Um governo que prometeu restaurar a confiança e que apostava no diálogo e na capacitação, o célebre governo do Choque Tecnológico, começa a desmoronar-se numa séria de pequenos curtos-circuitos de desinteligência...será este o princípio do fim ou um sinal de outros tempos que vêm aí?!...o futuro o dirá, até lá resta-me esperar que de entre o elenco governativo por entre incêndios e rescaldos mal amanhados surja alguma sensatez e alguma tolerência, pois os episódios desta telenovela mexicana começam a cheirar mal!!....

26/06/2007

...casa dos horrores

...para os mais distraídos está aí a eleição das 7 Maravilhas do Mundo e das 7 Maravilhas de Portugal. Em simultâneo e sem desprimor, o jornal Público lançou igualmente os não menos importantes 7 Horres de Portugal.
Por favor votem, pois, da mesma maneira que votam nos incompetentes responsáveis pelo arrepiante ordenamento do nosso território e pelas medíocres políticas de urbanismo, podem agora aproveitar esta excelente oportunidade para lhes premiar o mau gosto, e a falta de oportunidade para guardarem os respectivos projectos num determinado sítio que não interessa agora referir...


24/06/2007

...cinema paraíso

...prometi a mim mesmo que este fim-de-semana ia fazer como a tipa das Caldas...não fazer mais a ponto do car****!! E assim foi, como é óbvio não deixei de fazer a minha tradicional romaria ao Guincho. Então vamos lá tratar da crítica cinéfila:
...e o tema é o mais recente biopic acerca de Beethoven, mais concretamente ao Copying Beethoven da realizadora polaca Agnieszka Holland. Foi com alguma curiosidade que encetei o visionamento do filme pois esperava uma obra magistral ao nível de um Amadeus do Milos Forman...mas depressa veio uma pequena decepção. Talvez o único momento digno de nota seja a recriação abreviada da Nona Sinfonia em palco, com Beethoven (Ed Harris) surdo, de batuta a imitar os gestos de uma Anna Holtz (Diane Kruger) escondida entre os músicos e a ser a verdadeira maestra. A cena foi filmada em três dias e contou com mais de seiscentas posições de câmara, mas é a música que realmente fala mais alto. São dez minutos de autêntico êxtase, assistir aos músicos e ao Coral como se estivéssemos em 1827, na primeira vez em que a sinfonia foi tocada...tudo o resto são retalhos sem nexo, e personagens despídas de qualquer interesse, num enredo dramático que não cativa. Melhor, bastante melhor foi a versão de 1994 do realizador Bernard Rose, com uma notável interpretação do Gary Oldman (Beethoven) cujo título era Beloved Immortal...para a semana há mais!!



...seja como for, sempre foi melhor do que o entediante visionamento (em modo acelarado!!) do Babel, esse sim uma perfeita desilução.

14/06/2007

...cada dia


"Cada dia te é dado de uma só vez.
(...)
Mais tarde será tarde e já é tarde.
O tempo apaga tudo menos esse
Longo indelével rasto
Que o não-vivido deixa."

.
Sofia de Mello Breyner

13/06/2007

...verdes anos!


Porque não vens agora, que te quero
E adias esta urgência?
Prometes-me o futuro e eu desespero
O futuro é o disfarce da impotência....
Hoje, aqui, já, neste momento,
Ou nunca mais.
A sombra do alento é o desalento
O desejo o limite dos mortais.

Miguel Torga




Fotografia: Paulo Almeida

05/06/2007

..."jamais" e os Velhos do Restelo

...em primeiro lugar acho que é mais correcto afirmar margem esquerda jamais! (coloco em itálico para se entender que se trata de uma vil utilização da língua francesa!).
Pois bem, eu até tinha feito um diz que é uma espécie de voto de castidade em relação à polémica da Ota, aliás, no meu intímo pecado, a Ota já começou a ser desconstruída!! mas depois do brilhante Prós e Contras de ontem não resisti à tentação da carne.
Agora pelos visto estão na moda os estudos...e não faltam por aí, sejam eles co-financiados pelo errário público, ou pelo Sr. Van Zeller com a chancela da CIP. Também existem os famosos relatórios deste e daquele sábio, sobredotado ou iluminado, seja ele eminência parda no assunto ou guru no assunto B. Independentemente disso, continuo com uma pequenina dúvida e que mais uma vez foi requentada ontem quer pelo ex-ministro E. Catroga e pelo seu ex-congénere A. Mateus. Porque é o actual governo e o suposto governo semestral do S. Lopes decidiram avançar para uma obra sem estarem concluídos todos os estudos. Onde está a a opção zero, porque é que a Ota não tem comparação com outra localização provável. Onde está o EIA* do Novo Aeroporto de Lisboa, poque é que os estudos da NAV chumbam sistematicamente o Aeroporto. Porque é que o deputado M. Mendes ignora a triste herança dos governos do Exmo. Sr. Presidente da Comichão Europeia e do Sr. deputado que se senta no terceiro da anel do hemicíclo de S. Bento. Porque é que o candidato A. Costa teve o desplante de ignorar a questão da OTA com o argumento falacioso que é uma questão transversal ao que se passa em Lisboa (afinal estamos a falar do NAL, que presunto se designar Novo Aeroporto de Lisboa?! ou não será assim!?) O que é que conta mais, uma zona húmida por excelência que em Portugal representam apenas 1% do território , ou 750 ha de montado de sobreiro (que ocupam 8,5% da área do território) em terreno seco?! Porque é que ninguém refere a Convenção de Ramsar?! Se o governo pretende construir o NAL na OTA então como raio é que a mesma zona está classificado no Plano Regional de Ordenamento do Território da Área Metropolitana de Lisboa como "Área para a Conservação da Natureza"!? Por que é que os pilotos ainda não foram ouvidos!? O que vai acontecer à gestão dos restantes aeroportos da responsabilidade da ANA!? fecham por não serem lucrativos, de acordo com o modelo de gestão privado que se preconiza!? Qual o papel do novo aeroporto de Beja, face à centralidade da OTA, ou outra alternativa se é que um diz vai ver a luz?! Quem vai trabalhar para a OTA!? são so locais sabendo-se que mais de 13% da população é agrícola e que não existe massa populacional no serviços!? O que vai suceder aos milhares de trabalhadores que residem em Lisboa e arredores e respectivas famílias. Compram uma casa de campo à portas do novo aeroporto com vista para o rio Alenquer!? e depois o que se vai fazer nos terrenos da Portela, uma nova Alta de Lisboa, a ligação com a zona da antiga Expo 98!? Porque não um segundo pulmão verde!? Enfim não fosse o facto de estar cansado da polémica e de continuar com sérias reservas relativamente ao facto de no país não existir mais nenhuma área para o aeroporto, só posso checar a uma conclusão...construam-no mas não nos atirem areia para os olhos!! ah! e já agora, o que dizem os investidores acrca da hipótes e de podem comprar a ANA eganhar a construção e concessão do NAL a um preço bastante mais reduzido do que OTA!? Espero sinceramente que a OTA seja construída e que não existam sérios entraves do ponto vista ambiental e funcional senão o país entra em crise pois está provado por meia duzía de inteligentes que a OTA é a única opção! Oxalá não se enganem!!...