16/02/2008

...imperial

...depois de meia hora na fila em solene penitência pelo facto de ter deixado para o fim um saltinho à exposição, e não obstante os comentários de certos madrugadores ávidos em reclamar por tudo e por nada, foi com enorme expectativa que subimos as escadas de acesso à Galeria D. Luis. A exposição está muito bem conseguida, ainda que um pouco caótica face às vagas de curiosos que se deixam arrastar e pela beleza inigualável de alguns dos frescos e das muitas peças de arte imperial russa. A mostra abrange dois séculos com especial atenção para a pintura retratista de inúmeras figuras da história russa e imagens da cidade de São Petersburgo e da sua evolução.Há também trajes, peças de mobiliário, de ourivesaria, incluindo jóias e peças religiosas (fiquei fascinado com os dois ícones que estavam em exposição!), obras de Fabergé para a casa imperial, dois trenós reais (um dos quais de criança) e vários objectos de decoração da época. Se alguma dúvida restasse da grandeza do império russo, é logo desfeita pela descrição exaustiva que a nossa guia de serviço nos presenteou ao longo de todo o percurso desde Pedro O Grande até ao último Csar Nicolau II.

...no final, um sorriso pelo tempo empregue e uma vontade enorme de visitar S. Petersburgo!!

PS: uma nota para o Sr. Comendador, desta vez conseguimos entrar com malas e sem "espartilhos" da segurança!!...

15/02/2008

...e para abrir as hostilidades

... um abraço e um queijo fresco e já agora um bom fim-de-semana!!

14/02/2008

...na espuma da manhã


De manhã temendo que me achasses feia,
acordei tremendo deitada na areia,
mas logo os teus olhos disseram que não
e o sol penetrou no meu coração.


Vi depois, numa rocha, uma cruz,
e o teu barco negro dançava na luz;
vi teu braço acenando, entre as velas já soltas.
Dizem as velhas da praia que não voltas...
São loucas! São loucas!


Eu sei, meu amor,
que nem chegaste a partir,
pois tudo em meu redor
me diz que estás sempre comigo.


No vento que lança
areia nos vidros,
na água que canta,
no fogo mortiço,
no calor do leito,
nos bancos vazios,
dentro do meu peito
estás sempre comigo.


David Mourão-Ferreira

12/02/2008

...contraditório

...o Presidente da FPF lançou um repto ao seu congénere espanhol para uma candidatura conjunta ao Campeonato Mundial de Futebol de 2018.

É caso para dizer muito bem! Então mãos à obra!

...ah!podemos aproveitar as sinergias entretanto criadas para resolver outros assuntos pendentes, ora bem: diz-se que os hospitais públicos necessitam de aproximadamente 20 000 enfermeiros, e que muitos dos recém-licenciados se encontram hoje no desemprego ou a trabalhar no pequeno comércio, nas grandes superfícies ou inclusivé em serviços domésticos! Era uma boa altura para colocar um travão nesta situação aberrante!. E o que dizer dos milhares de professores que estão no desemprego ou com contratos de trabalho precários, situação essa que carece de explicação face ao insucesso escolar que "engrandece" Portugal. Talvez ainda haja algum plafond que permita fazer face às carências de algumas universidades, que sem outros meios de financiamento optam aumentar ainda mais as propinas dos seus alunos -um espécie de auto financiamento com a prata da casa!.
Talvez no fim sobre algum dinheiro para impedir que mais centros de saúde fechem por motivos estatísticos ou meramente contabilísticos, ou quem sabe, mesmo no precipício quando o pais estiver inundado de estádios de futebol que passam a maior parte do tempo vazios e a ganhar pó, haja alguém com algum dedo de testa que de uma vez por todas, pare esta tradição esbanjar dinheiro de maneira ridícula e inconsciente!...será que as lições do Euro2004 são memórias esquecidas!Será que metade do país está condenado ao fel e a outra metade à folia. Que eu saiba o Carnaval são três dias e clamar pela razão não é demagogia!

09/02/2008

...irreal Sr. Comendador

A FOTOGRAFIA ACIMA EXPOSTA É DE UMA BELEZA TAL, QUE O ARTISTA DECIDIU MANTÊ-LA OCULTA, DESTA FORMA PODE DAR LARGAS À SUA IMAGINAÇÃO PARA PODER EXPLORÁ-LA AO SEU GOSTO!!

...acordei com esse desígnio e pouco tempo após a aberturas das portas, entrei num sonho irreal, movido pelo inconsciente . A primeira impressão é sempre um sorriso mal disfarçado de espanto, é coisa do género primeiro "estranha-se depois... engole-se"! Nunca pensei que a utopia e a liberdade criativa explorassem tão bem a vastidão do lado oculto do nosso pensamento. Não sei se é pelo caos das cores, pela deformação das histórias que cada tela nos conta, mas o que é certo é que gostei. Houve telas que me despertaram um sorriso, mas o mais curiosos era permanecer sentado por breves momentos e ouvir as impressões de cada pessoa que por ali passavam. É uma forma diferente de viver a arte sem o espartilho das assistentes que nos convidam a partilhar todo o seu saber compartimentado em frases gastas. Coitadas, engolem a cassete e quais condutoras de autocarro lá seguem por entre os corredores ao som dos passos silenciosos sobre o chão de madeira. É curioso como o jogo de cores e movimentos do artista moldam uma impressão diferente em cada um de nós. Talvez seja este o fascínio da arte. De todas as obras que vi, Max Ernst e Jacques Herold foram quem me fascinou mais. Na fotografia gostei de Helena Almeida...o que não gostei mesmo e achei surreal, foi o facto de sermos autênticamente controlados em todos os passos, movimentos durante o tempo em que estamos a ver as obras, como se uma câmara estivesse ao nosso lado - talvez pelo facto de aquela hora o museu ter ainda pouca assistência!? Também não gostei do facto de para a entrega do kit de crianças (que é borlix!) ser necessário deixar na recepção um documento com fotografia, nem muito menos a irreal situação que as malas a tira colo serem proibidas!!! é caso para perguntar....lá por em Serralves existirem regras castradoras não significa que em Lisboa também tenha que ser assim!??!?!...bolas! já estive em museus "bem mais importantes", com um número substancialmente maior de obras de referência e não me lembro de ver cães de fila atrás do incauto visitante a colocar entraves a isto ou aquilo.

Mas isso resolve-se: POR FAVOR AUMENTEM A MERDA DO TAMANHO DA LETRAS NOS PAINÉIS INFORMATIVOS DAS OBRAS PORQUE NEM TODA A GENTE TEM BINÓCULOS NA TROMBA!!! ...obrigado!

08/02/2008

...momentos


Não sei quantas almas tenho.
Cada momento mudei.
Continuamente me estranho.
Nunca me vi nem achei.
De tanto ser, só tenho alma.
Quem tem alma não tem calma.
Quem vê é só o que vê.
Quem sente não é quem é.
Atento ao que sou e vejo,
Torno-me eles e não eu.
Cada meu sonho ou desejo,
É do que nasce,
e não meu.
Sou minha própria paisagem,
Assisto à minha passagem,
Diverso, móbil e só.
Não sei sentir-me onde estou.
Por isso, alheio, vou lendo
Como páginas, meu ser.
O que segue não prevendo,
O que passou a esquecer.
Noto à margem do que li
O que julguei que senti.
Releio e digo, «Fui eu?»
Deus sabe, porque o escreveu.



Fernando Pessoa

07/02/2008

tua pele...


" Com minha razão apenas, com os meus
dedos,
com lentas águas lentas inundadas,
caio no império dos miosótis,
numa tenaz atmosfera de luto,
numa olvidada sala decaída,
num cacho de trevos amargos.

Caio na sombra,no meio
de destruídas coisas,
e espio aranhas,e apascento bosques
de secretas madeiras inconclusas,
e ando entre úmidas fibras arrancadas
ao vivo ser de substância e silêncio.

Doce matéria,oh rosa de asas secas,
no meu afundamento as tuas pétalas subo
com pesados pés de rubra fadiga,
e na tua catedral dura
me ajoelho
batendo nos meus lábios com um anjo.

É que sou eu diante da tua cor do mundo,
diante das tuas pálidas espadas mortas,
diante dos teus corações reunidos,
diante da tua silenciosa multidão..."

Pablo Neruda

...em lume brando!

...e finalmente consegui ver o sol nascer!

Aos poucos a noite dá lugar ao dia cada vez mais presente; onde ontem brilhavam as últimas velas no céu estrelado, hoje o sol já reflecte sobre o espelho dourado da entrada da barra! Mas o dia não ia terminar desta forma romântica e o reflexo disso mesmo chegou com vazio da noite.

É curioso como um simples acontecimento por vezes desperta os instintos mais recalcados e mais perturbadores da mente humana. Uma simples complicação no trânsito, quase que deu azo a uma batalha dentro do autocarro! Não se chegou a vias de factos - quase!- mas foi com curiosidade que observei metade dos presentes a amotinarem-se contra a restante metade. No meio, os rostos e o incredibilidade de uma minoria que olhava impávida e serena para o triste espectáculo. É nestes momentos em que o silêncio e razão enobrecem quem mantém a ténue capa do anonimato incólume. E assim se despertam os demónios engavetados no cansaço do quotidano, como se de um assunto da mais séria importância se tratasse.


Assim vai o ânimo desta gente que se queixa por tudo e por nada e que quando verbaliza, solta achas para a fogueira que incinera a parca e cada vez menos presente boa educação.


" Tudo o que é necessário para o triunfo do mal, é que os homens de bem nada façam."

Edmund Burke

06/02/2008

...in memoriam


"Não só vos comeis uns aos outros, senão que os grandes comem os pequenos. Se fora pelo contrário, era menos mal. Se os pequenos comeram os grandes, bastara um grande para muitos pequenos; mas como os grandes comem os pequenos, não bastam cem pequenos, nem mil, para um só grande."


Padre António Vieira

05/02/2008

...máscara


Esta luz animada e desprendida
Duma longínqua estrela misteriosa
Que, vindo reflectir-se em nosso rosto,
Acende nele estranha claridade;
Esta lâmpada oculta, em nossa máscara
Tornada transparente e radiante
De alegria, de dor ou desespero
E de outros sentimentos emanados
Do coração dum anjo ou dum demónio;
Este retrato ideal e verdadeiro,
Composto de alma e corpo e de que somos
A trágica moldura, errando à sorte,
E ela, é ela, a nossa aparição,
Feita de estrelas, sombras, ventanias
E séculos sem fim, surgindo, enfim,
Cá fora, sobre a Terra, à luz do Sol.


Teixeira de Pascoaes

03/02/2008

...outros sabores!

...depois de um digno Foral de Évora colheita 2003 a acompanhar um divinal misto de porco preto com migas de espargos nada melhor que um tentador leite creme. Para terminar um bom café ao som do imemorável Zeca Afonso no Café Alentejo. Seguiu-se o inevitável passeio pelas ruas apertadas de branco imaculado, ao sabor da brisa fria e dos cubos de pedra calçada que cantam o alentejo esquecido. Na volta, enquanto a paisagem pintava o olhar, navegamos com o concerto para piano n.º 2 de Rachmaninov de pedra em pedra, de sobreiro em sobreiro rumo ao nosso destino certo. Vislumbramos as tágides era já fim de tarde e foi com os flamingos nas margens do Tejo que nos lembrámos do prazer para trás deixado. Prometemos ser breves e voltar novamente quando os campos estiverem semeados cores e o sol quente sob a ceara ardente...

01/02/2008

..como descascar uma cebola!?

...é que se chama de tirar esqueletos do armário!

Mas o facto que mais me espanta ao saborear as páginas do Público é o indiscutível mau gosto que o jovem engenheiro de então revelava na concepção da amálgama urbanística que estava a projectar! Felizmente, o seu legado não se prepetuou até aos nossos dias, senão a Guarde se transformava num autêntico Cacém. Mais, até as bizarras urbanizações tipo caixote no pouco All Garve que ainda hoje "sobrevive", parecem espelhar um pouco mais de salubridade visual!
Mas enfim! o que deve ser realçado nisto tudo é atentativa forçada de os jornalistas se transformarem em paladinos do puritanismo, como se o simples facto de qualquer pessoa ter uma nódoa no seu passado, seja hoje motivo, para ser liminarmente atirada à lama!
É lógica do vale tudo a sobrepôr-se à força da razão e da seriedade! Não querendo proteger o acto, o qual deve ser obviamente censurável- a ser verdade!- por uma questão de ética deontológica, não deixa de ser um triste espectáculo, serem canalizados meios para descobrir os eventuais pecados ou omissões de uma figura pública como se isso fosse o garante da reposição da legalidade ou de qualquer tipo de justiça! Estes mesmos jornalistas provavelmente teriam feito um auto de fé ao escritor Günter Grass, e mesmo que o nosso PM começasse a descascar desenfreadaemnte cebolas, se vai livrar tão cedo do assédio moralista de uma determinada imprensa da escola do extinto e bem extinto Independente!A bem da tiragem, vasculhar sempre!

Haja seriedade, ou qualquer dia as aventuras do pequenino Sócrates na escola primária vão passar a ser alvo da mais refinada e decadente investigação jornalística. A bem da tiragem!


"A cebola tem muitas camadas. Existem em maioria. Mal é descascada, renova-se. Cortada, provoca lágrimas. Só ao descascá-la fala verdade. O que aconteceu antes e depois do fim da minha infância, bate à porta com factos e decorreu pior do que o desejado, quer ser contado às vezes assim, outras de maneira diferente e conduz a histórias de mentira."


Günther Grass in Beim Häuten der Zwiebel

31/01/2008

...late evening whisper

Eulalie
I dwelt alone
In a world of moan,
And my soul was a stagnant tide,
Till the fair and gentle Eulalie became my blushing bride-
Till the yellow-haired young Eulalie became my smiling bride.
Ah, less- less bright
The stars of the night
Than the eyes of the radiant girl!
And never a flakethat the vapor can make
With the moon-tints of purple and pearl,
Can vie with the modest Eulalie's most unregarded curl-
Can compare with the bright-eyed Eulalie's most humble and carelesscurl.
Now Doubt- now Pain
Come never again,
For her soul gives me sigh for sigh,
And all day long
Shines, bright and strong,
Astarte within the sky,
While ever to her dear Eulalie upturns her matron eye-
While ever to her young Eulalie upturns her violet eye.

Edgar Allan Poe
fotografia : Amanda Com

27/01/2008

..à espera de alguém que não chega!

...até podia ser um bom sketch dos Gato Fedorento não fosse o facto de ter sido uma situação real e ter envolvido uma morte. Aquele diálogo ao bom estilo à Beckettiano dos dois tipos estão à espera de outro que nunca mais chega!No caso concreto o infeliz que atendeu o telefone em Alijó e a operadora do CODU de Vila Real (se não me falha a memória!). No fundo...mesmo onde a luz já não ilumina, nenhum deles tem culpa do vazio que existe hoje em termos de cuidados primários de saúde. Do outro lado da linha, espera-se por nada e esse nada, é o que de facto existe. O resto, o tudo, são as palavras que servem apenas para realçar o contrário. Servem para dar sentido ao medo que sentimos quando não sentimos o sentido das coisas. Talvez mesmo a culpa morra solteira, porque na realidade não é o ministro que sentado aqui metrópole do tudo, vai resolver as inoperacionalidades suscitadas pelo facto de existirem 50 km para percorrer em plena serra, ou um centro de saúde onde sempre faltaram médicos, ou mesmo um quartel de bombeiros que por falta de verbas só pode ter um efectivo de noite e nem tenho dinheiro para pagar o gasóleo!
A culpa é de todos nós que apenas e somente almejamos o tudo nos grandes centros urbanos e que aos poucos fomos inconscientemente definhando o interior esquecido nas entrelinhas do nada.

Independentemente disso, casos deste não se podem repetir, nem devem repetir!...

25/01/2008

VH 30 anos depois

...small is beautifull!

E lá foram eles, os 8 reis magros ter com o menino do bolo-rei, levando ouro, incenso e 5000 assinaturas em branco, pois o assunto era da mais pertinente atenção. Contrariando os avisos de Sócrates o Agripa, foram rebater o estúpido equilíbrio duvergeriano que se contenta com dois grandes partidos e dois ou três satélites de conveniência para os arranjos pós-eleitorais, leia-se CDS/PP , PCP e BE.
Tenho para mim, que depois deste golpe baixo de génio da lâmpada mágica, virá a reforma do número de deputados da Assembleia da República, com drástica redução dos eleitos do PP, PCP e BE, a que se seguirá a lei dos 5% e, quem sabe, a criação de círculos eleitorais à la francesa, permitindo que partidos com 20% na primeira volta detenham a totalidade dos deputados na segunda volta, e que partidos com 12%, 13% e 15% da votação nacional jamais entrem no parlamento. É a chamada democracia agro-industrial, entra porco sai salsicha! Neste caso ou
PS ou PSD. A democracia perde, perdem todos nós (os que votaram e os que forma de fim-de-semana para fora!) e o regime acaba por definhar qual sala de cinema de 3.ª categoria, uma espécie de Animatógrafo!
Se ao menos tivéssemos um
Partido Socialista e um Partido Social Democrata (mas a sério!!nada de ideologias na gaveta!) fartos de inteligência, carregados de massa cinzenta, com reputados oradores, com capacidade para mobilizar massas, ainda hesitaríamos.
Mas não!
Era bom demais, das bandas de São Bento, nem bons ventos nem bons conselhos! Apenas o deserto (não o da margem Sul!), uma singularidade no vazio, um buraco negro que absorve toda a inutilidade que grassa na democracia portuguesa! Talvez não fosse má ideia aproveitar por vezes, as brisas sopram esses pequenos partidos (não todos como é óbvio!) para reformar os grémios
laranja e rosa
, esses sim, cada vez mais pequenos em dimensão democrática!

22/01/2008

...and good night!


Love's Secret


Never seek to tell thy love,
Love that never told can be;
For the gentle wind doth move
Silently, invisibly.

I told my love, I told my love,
I told her all my heart,
Trembling, cold, in ghastly fears.
Ah! she did depart!

Soon after she was gone from me,
A traveller came by,
Silently, invisibly:
He took her with a sigh.

William Blake

21/01/2008

...frágil


A minha alma partiu-se como um vaso vazio.
Caiu pela escada excessivamente abaixo.
Caiu das mãos da criada descuidada.
Caiu, fez-se em mais pedaços do que havia loiça no vaso.

Asneira? Impossível? Sei lá!
Tenho mais sensações do que tinha quando me sentia eu.
Sou um espalhamento de cacos sobre um capacho por sacudir.

Fiz barulho na queda como um vaso que se partia.
Os deuses que há debruçam-se do parapeito da escada.
E fitam os cacos que a criada deles fez de mim.

Não se zanguem com ela.
São tolerantes com ela.
O que era eu um vaso vazio?
Olham os cacos absurdamente conscientes,
Mas conscientes de si mesmos, não conscientes deles.
Olham e sorriem.
Sorriem tolerantes à criada involuntária.
Alastra a grande escadaria atapetada de estrelas.
Um caco brilha, virado do exterior lustroso, entre os astros.
A minha obra? A minha alma principal? A minha vida?
Um caco.
E os deuses olham-o especialmente, pois não sabem por que ficou ali.

Alberto Caeiro

18/01/2008

...onde estás?

...nada de estimulante parece mover a minha vontade em derramar umas quantas pitadas de tinta da china sobre esta tela vazia. Apenas a 10.ª de Mahler e o som do vento frio que lá fora extravasa os ramos nús dos plátanos.
..talvez seja o facto de estarmos a cair num marasmo em que nem as minorias escapam, em que a lógica do bipartidarismo parece querer prevalecer à custa do silenciamento das ditas minorias de opinião. É como se de repente a encruzilhada se esvazia-se numa sala com apenas duas cadeiras. Estaremos nós a entrar na lógica tão típica dos E.U.A., em que se não és burro, elefante serás?!

...mas enfim, estou certo que a vontade de uns não irá calar a consciência e a liberdade de expressão de outros- muitos mais! - cada vez menos interessados numa lógica maniqueísta da politika, como se só houvesse apenas o bem e mal, e não um certo purgatório de ideias e conceitos que enriquecem o debate e constituem um escape para fugir ao marasmo que estamos a atravessar. Um dias destes, escrevi algures..."revolução precisa-se", e parece cada vez mais que assim é!

...os meses passam, os dias ficam cada vez mais longos, e as noites mais estreladas mas os rostos que vejo transparecem uma resignação e uma falta de estimulo e alegria gritantes.
...onde estás a força e vontade de conquista que a história nos engrandeceu?! Onde estás "musa antiga" que inspiraste um dia, onde estás tu "alma" que alguém disse, não ser pequena?


13/01/2008

...espinhos


A rosa da profunda amizade não se colhe sem ferir a mão em muitos espinhos da contradição. No abnegar é que está o vencer de muitas resistências invencíveis ao império da vontade.



Camilo Castelo Branco

early morning rain

...primeira grande molha do ano! e logo por volta das 8 da manhã num domingo em que qualquer pessoa sã e no seu perfeito juízo estaria certamente a dormitar por entre nuvens de sonhos, e não certamente a ser devastada por uma tempestade de areia e chuva no Guincho!

...e para não variar, as obras na ciclovia mantêm-se! Por este caminhar há-de estar concluído o aeroporto em Alcochete (bonita terra!! bem que poderia ser Aeroporto Internacional Gago Coutinho e Sacadura Cabral, para homenagear essas duas lendas da aviação portuguesa ou quem sabe...D. Manuel I já nasceu lá!?) e a ciclovia do Guincho ainda em obras!

Mas aquilo que me trás aqui não são as as dores do corpo, mas antes as mazelas da "alma" isto porque num Europa que se diz livre e aberta não deixa de ser ridículo a aprovação no município de Roma de uma moção com os votos da o partido da Refundação Comunista e da o partido da Esquerda Democrática em que é pedido ao conselheiro municipal que as escolas separem as crianças ciganas da restantes nos autocarros escolares. É curioso como a mesma ideologia por vezes tem duas visões abertamente opostas quando confrontada com a realidade. O mesmo sucede cá em Portugal, quando o PC no caso do referendo para a interrupção voluntária da gravidez afirmava que era um erro referendar a matéria e que tal seria politicamente aceitável através de voto parlamentar, agora no caso do Tratado de Lisboa insurgir-se contra o voto parlamentar e defende agora a democraticidade da consulta popular. Isto sim é politika a sério!

10/01/2008

...começou o peditório!


...o país agradece tamanha manifestação de arrependimento por parte da classe reinante!


...agora é só uma questão de arranjar dinheiro para construir o NAL, através da boa vontade e eterna generosidade dos contribuintes!


...Ota jamais!...e já agora haja dinheiro para pagar as portagens da futura ponte Chelas Barreiro! ah! já se estavam a esquecer não é!?...

09/01/2008

...livra!!

...acho muito bem!! aliás porrerissímo, ou antes, até me apetece-se rir e lapidar os Velhos do Restelo, que de há um mês a esta parte têm denegrido, injuriado e caluniado, ignóbil e injustamente mais uma promessa não cumprida do nosso PM. A esses arruaceiros, comunistas & restante escumalha de esquerda digo-vos: calem-se então não vêm que o homem tem razão!

Porventura alguém com três dedos de testa já conseguiu decifrar os meandros do articulado do novo tratado constitucional europeu "disfarçado" de Tratado de Lisboa. Pois digo-vos o seguinte: é complicado, confuso e enigmático. Mais fácil foi descobrir o segredo por detrás da Enigma, ou mais prático será resolver um dia depois do caso Casa Pia - o mistério da morte de Laura Palmer. Por Toutatis! não nos peçam para ler o intrincado legislativo daquele documento...é o equivalente a ler as páginas amarelas para dormir. Poupem-nos!

PS: obrigado Sr. PM, desta vez tiro-lhe o meu chapéu!

04/01/2008

...au revoir dakar


...foi uma pena pois esperámos um ano por este dia. Estava já a preparar o farnel e a máquina fotográfica!
O mau estar por parte do governo francês perante os últimos acontecimentos com gauleses por terras da Mauritânia? possíveis ataques terroristas? um dia deste saber-se-á a verdade, mas faço minhas as palavras do Carlos Sousa - talvez não fosse má ideia rumar até à ultima etapa em Marrocos e depois decidir a sorte, para bem do espectáculo e e dos milhões de entusiastas de todo o mundo, enfim!

Ainda me lembro (com saudade!!) do nosso grupo excursionista e da longa caminhada pelas areias de Grândola, o fervor e o calor com que o público português recebe a comitiva do Dakar e as maravilhosas sandes da praxe...ah! e o café da Laura servido no termo!Talvez o melhor e mais agradecido café do ano!...para o ano cá estaremos novamente como mesma vontade de os receber de braços abertos!!


Au revoir...Dakar!

03/01/2008

...no Ovo Estrelado pode fumar à vontade!

... na falta de melhor o novo ano inicia-se sob a insigne da nova Lei do Tabaco que só por mero acaso já é velha pois foi publicada em Agosto de 2007. Mas como tudo que acontece neste país, tarde ou nunca é implementada. A minha opinião como não fumador é obviamente favorável à sua aplicação. Tirando honrosas excepções, a grande maioria grande tolerância e abertura sinal que nem tudo vai mal em termos de civismo e educação. Acho que não existem dúvidas que o tabaco concorre, tal como outros vícios pouco salutares, para a degradação do estado de saúde de fumadores activos e passivos, facto já demonstrado clinicamente (não por aquelas estatísticas cozinhadas como se preparam cá em Portugal!!!), também não deixa de ser verdade que se fosse aplicada a legislação em matéria de emissão de gases nocivos, esse sim seria um contributo maior para o ambiente e para a saúde das populações. Também não é menos verdade que fumar um cigarro hoje em dia é bem menos perigoso do que circular nas nossas estradas! Mas isso são matérias que tirando para alguns inteligentes iluminados estão em fase de resolução...nas próximas décadas. Perigoso, mas mesmo muito perigoso é sem dúvida ser proprietário de um restaurante. Esses sim serão os próximos a ostentar a marca da discriminação. Também eles ostentarão no avental a cruz de David encimada coma proibida colher de pau e o banido rolo da massa! A não ser que haja um espaço para colocar um casino ao lado do balcão das sobremesas! Esses casos de acordo com o Inquisidor-mor da ASAE, passam impunes ao lápis vermelho da censura e deverão ser considerados grandes apostas de futuro. Por isso digo, é dono de algum restaurante!? então trate de modernizar a sala de jogos com uma slot machine e uma roleta, reserve uma mesa para o "Big Smoke" e verá que numa penada a sua casa comercial passa a ostentar o carimbo de aprovado com mérito e inequestionável viabilidade económica. Os restantes podem começar a fechar porque...eles andem aí!



"De los fumadores podemos aprender la tolerância. Todavía no conozco uno sólo que se haya quejado de los no fumadores."

Sandro Pertini

01/01/2008

...a bem da tradição

Nos últimos sete anos, os sucessivos desgovernos falharam as estimativas sobre a variação de preços e sempre por defeito. Tudo aponta mais uma vez, ao olhar para as expectativas dos analistas e para as previsões dos relatórios das instituições internacionais, para que o ano de 2008 não seja diferente. Nos departamentos de “research” dos bancos portugueses, a aposta para a taxa de inflação está entre os 2,4 e os 2,5 por cento. A Comissão Europeia e o FMI apontam para um valor de 2,4 por cento. Mas nem tudo são más notícias, há piores ainda, o pão, o leite, os ovos, as massas e o arroz têm, todos aumento garantido, no pão esse aumento poderá ir aos 30%. A subida da procura – não só para a alimentação, mas também para os biocombustíveis – e o mau ano agrícola fizeram disparar o preço dos cereais!!Os aumentos não se ficam pelas compras na mercearia. Mesmo não saindo de casa, cada vez da vez que ligar o interruptor vai estar a pagar, em média, mais 2,9 por cento de electricidade . A par da luz, a conta do gás natural também aumenta para clientes domésticos e pequenas e médias indústrias: entre 1,2 a 5,96 por cento. Os aumentos do gás propano canalizado e de garrafa rondam os 4,3 e os 5,2 por cento no valor cobrado por metro cúbico consumido. E quando tiver sede prepare-se, par um aumento estimado de 0,3% Já nos transportes e afins, existe a expectativa de um aumento de 2,6% nas portagens e 3,9% nos passes sociais.

As poucas, mas boas notícias, são a possível diminuição das chamadas telefónicas fixas!! que poucos utilizam, as móveis logo se verá!! Ah! o preço dos ingressos para os cinemas parece que contra a maré, não vai subir!



Enfim só nos resta esperar que as migalhas dos 2,1% de aumento no sector público e em muitas empresas do sector privado (se fosse essa a percentagem já me dava por contente!!), chegue para cobrir as pequenas golpadas no nosso orçamento familiar...ano Novo aumentos novos , a bem da tradição!!

31/12/2007

...até jazz!


She walks in beauty, like the night
Of cloudless climes and starry skies;
And all that's best of dark and bright
Meet in her aspect and her eyes:
Thus mellowed to that tender light
Which heaven to gaudy day denies.

One shade the more, one ray the less,
Had half impaired the nameless grace
Which waves in every raven tress,
Or softly lightens o'er her face;
Where thoughts serenely sweet express
How pure, how dear their dwelling place.

And on that cheek, and o'er that brow,
So soft, so calm, yet eloquent,
The smiles that win,the tints that glow,
But tell of days in goodness spent,
A mind at peace with all below,
A heart whose love is innocent!

Lord Byron

...e no desporto

A minha lembrança vai para Os lobos pela a entrega ao jogo, o coração lutador, coragem no confronto, a honra do espírito de alcateia com que nos brindaram, e o nosso Carlos Sousa que demonstra o que de melhor existe no espírito lusitano...a busca incessante pela aventura no desconhecido, e a humildade com que enfrenta o desporto.



...para eles boas vitórias e muitas mais alegrias!!!

...os meus desejos para 2008


...que os bancos de jardim não se encham de pessoas tristes!

FELIZ ANO 2008 para ti!

...revelação do ano

...a revelação do Ano vai para o santo/odiado/gozado/adorado comendador Berardo e a sua famosa CVM, utilizando as sábias palavras do Miguel Sousa Tavares, "o homem que mais riqueza acumula e menos produz no país". Verdadeiro espalha brasas teve o mérito de destapar alguns dos pecados que a benemérita e abençoada Opus Dei vinha a fazer desde há vários anos na Administração do Millenium BCP. Qual Herodes, entregou a cabeça do S. Jardim Gonçalves aos rapazes simpáticos do avental maçónico. O Governo agradeceu tamanha oferta e num golpe ao melhor estilo do PREC tratou logo de "nacionalizar" a administração do principal banco privado português colando no seu topo (partindo do princípio que os accionistas vão comer o fel!?) um boy da CGD e o capo di tutti i capi amigo do Sr. Engenheiro - figura ímpar das finanças e da banca internacional, com reputada experiência em segurança rodoviária!

Abençoado seja ou seja lá o que for...

MAN of the Year

...e o prémio vai para o Sr. Engenheiro! palavras para quê...nem o próprio filho de Cefiso e da ninfa Liríope poderia ostentar tamanha vaidade nos seus feitos. Autêntico one man show, passeou toda a sua falta de classe política e demonstrou mais uma vez que não tem ninguém no espectro político actual que lhe faça frente ou que consegui beliscar a reputação. Alheio às dificuldades e com um sentido inato de fugir aos problemas, demonstrou a verdadeira face de um socialismo asséptico, fechado ao diálogo com os parceiros, fixado em números e estatísticas muitas vezes cozinhadas de acordo com o momento. A falta de humildade levou-o a ignorar as pessoas em dificuldades e a refugiar-se constantemente sobre o escudo do défice. Em todas as áreas, desde a saúde à educação lançou "reformas" inócuas que não fizeram sentido e que foram, tirando raras excepções, autênticos atentados à cidadania e aos direitos. Revelou tiques primários de ditador, que culminaram com a criação da primeira policia política desde o 25 de Abril- a ASAE - outras mais se seguirão, por certo. Concentrou em si todo o poder, e gere o país (e agora o sistema bancário) de uma forma quase imperial. Só falta mesmo declarar estado de sítio e impor recolher obrigatório. Mesmo assim continua com indíces de popularidade que não lembram ao diabo! É sem dúvida alguma o Homem do Ano.

...figuras e figurões do ano!!


...bem podia ser o trio de Odemira do nosso encantamento, mas a música com que adormeceram as encabrunhadas consciências de milhares de portugueses foram mais eficazes que o próprio Flautista de Hamelin!! Não só não afastaram o espectro da "peste", mas conseguiram o feito ímpar de aumentar o custo de vida, a taxa de desemprego e o adiamento das reformas que continuam a apregoar! O contentamento pelos Êxitos a nível internacional, contrastam com a anemia da economia nacional, e a decadência das finanças dos particulares.

...os nosso votos é que olhem para aqueles que continuam inexplicavelmente a aplaudi-los e que governam para as pessoas e não com os números!...parafraseando outro vulto dos discursos enfadonhos e indecifráveis: "há mais vida para além do défice!"

...bitaite do ano!

...não podia de ser o nosso extremoso ministro M. Lino com o popularíssimo:

"Margem Sul, jamais, jamais!!"

Apesar de ter desmentido por mais do que uma vez não pode ignorar que proferiu essas proféticas palavras. Pena é que as tenham bradado em pleno pântano ideológico. A razão, os bons ares do montado e a bonomia da paisagem desértica que tanto vilipêndiou vão por certo arrefecer certamente a obsessão doentia pela Ota.

30/12/2007

...late afternoon comments


O que me dói
O que me dói não é
O que há no coração
Mas essas coisas lindas
Que nunca existirão...

São as formas sem forma
Que passam sem que a dor
As possa conhecer
Ou as sonhar o amor.

São como se a tristeza
Fosse árvore e, uma a uma,
Caissem suas folhas
Entre o vestigio e a bruma.

Fernando Pessoa

28/12/2007

motivo de gorgulho ao quadrado!!

...podia ser um daqueles momentos perturbadores tipo no comments do Euronews, mas é mais um motivo de double proud do fabuloso à vontade do nosso PM no domínio na linguística!!

...faz esquecer os piores momentos de francês de um ex-presidente da República nosso

27/12/2007

bd


"...o espelho reflete certo, não erra porque não pensa"

...assuntos de cozinha!!

Estão abertas as inscrições para a Presidência da Caixa Geral de Depósitos. Por uma imposição legal o prazo das candidaturas estão sujeitas a pré-aprovação governamental, daí que qualquer candidato vai ter de ser sujeito a uma série de provas de aferição. A posse de cartão partidário dentro de um padrão seleccionado de cores (cor de rosa preferencial, mas também não descartamos a hipótese do laranja!) é uma das exigências, assim como a presença fugaz e inoportuna num lugar governamental onde não tenha sido bem compreendido são outros factos de seriação. Os candidatos deverão ainda demonstrar prova da inegável incompetência em matéria bancária. As candidaturas deverão ser participadas para o Ministério das Finanças e/ou Banco de Portugal, de preferência até às 16h pois a partir daí o pessoal do call-center está a preparar-se para ir de fim-de-semana!!

18/12/2007

Feliz Natal para ti

...em especial para ti que ficaste desempregado, ou para ti que viste o teu crédito aumentar e o ordenado a minguar!
...para ti que viste o futuro passar-te à frente e nada pudeste fazer, ou a ti que mendigas o pão que a solidariedade (coisa rara hoje em dia!) te proporciona.
...e para ti que por todos os motivos do mundo estás triste e só!
...ou para ti que deixaste de acreditar ...
..um Feliz Natal e que pelo menos neste dia não te sintas só!

17/12/2007

...noite de Natal

«(...) Então Joana foi ter com os primos. Daí a uns minutos apareceram as pessoas grandes e foram todos para a mesa. Tinha começado a festa do Natal.Havia no ar um cheiro de canela e de pinheiro. Em cima da mesa tudo brilhava: as velas, as facas, os copos, as bolas de vidro, as pinhas doiradas. E as pessoas riam e diziam umas as outras: "Bom Natal". Os copos tilintavam com um barulho de alegria e de festa. E vendo tudo isto Joana pensava:-Com certeza que a Gertrudes se enganou. 0 Natal é uma festa para toda a gente. Amanhã o Manuel vai-me contar tudo. Com certeza que ele também tem presentes.E consolada com esta esperança Joana voltou a ficar quase tão alegre como antes.0 jantar do Natal era igual ao de todos os anos. Primeiro veio a canja, depois o bacalhau assado, depois os perus, depois os pudins de ovos, depois as rabanadas, depois os ananazes. No fim do jantar levantaram-se todos, abriu-se de par em par a porta e entraram na sala.As luzes eléctricas estavam apagadas. Só ardiam as velas do pinheiro.Joana tinha nove anos e já tinha visto nove vezes a árvore do Natal. Mas era sempre como se fosse a primeira vez. Da árvore nascia um brilhar maravilhoso que pousava sobre todas as coisas. Era como se o brilho de uma estrela se tivesse aproximado da Terra. Era o Natal. E por isso uma árvore se cobria de luzes e os seus ramos se carregavam de extraordinários frutos em memória da alegria que, numa noite muito antiga, se tinha espalhado sobre a Terra.E no presépio as figuras de barro, o Menino, a Virgem, São José, a vaca e o burro, pareciam continuar uma doce conversa que jamais tinha sido interrompida. Era uma conversa que se via e não se ouvia.Joana olhava, olhava, olhava. As vezes lembrava-se do seu amigo Manuel. Um dos primos puxou-a por um braço.- Joana, ali estão os teus presentes.Joana abriu um por um os embrulhos e as caixas: a boneca, a bola, os livros cheios de desenhos a cores, a caixa de tintas. À sua volta todos riam e conversavam. Todos mostravam uns aos outros os presentes que tinham tido, falando ao mesmo tempo.E Joana pensava:-Talvez o Manuel tenha tido um automóvel.E a festa do Natal continuava. As pessoas grandes sentaram-se nas cadeiras e nos sofás a conversar e as crianças sentaram-se no chão a brincar. Até que alguem disse:- São onze horas e meia. São quase horas da missa. E são horas de as crianças se irem deitar.Então as pessoas começaram a sair.0 pai e a mãe de Joana tambem saíram- Boa noite, minha querida. Bom Natal - disseram eles. E a porta fechou-se.Daí a um instante saíram as criadas. (...)»


in A Noite de Natal, de Sophia de Mello Breyner Andresen

13/12/2007

Quando chega o Natal...

"Quando chega o Natal, gosto de contemplar as imagens do Menino Jesus. Essas figuras que nos mostram o Senhor tão apoucado, recordam-me que Deus nos chama, que o Omnipotente Se quis apresentar desvalido, quis necessitar dos homens. Do berço de Belém, Cristo diz-me a mim e diz-te a ti que precisa de nós; reclama de nós uma vida cristã sem hesitações, uma vida de entrega, de trabalho, de alegria.Não conseguiremos jamais o verdadeiro bom humor se não emitarmos deveras Jesus, se não formos humildes como Ele. Insistirei de novo: vedes onde se oculta a grandeza de Deus? Num presépio, nuns paninhos, numa gruta. A eficácia redentora das nossas vidas só se pode dar com humildade, deixando de pensar em nós mesmos e sentindo a responsabilidade de ajudar os outros.É corrente, às vezes até entre almas boas, criar conflitos íntimos, que chegam a produzir sérias preocupações, mas que carecem de qualquer base objectiva. A sua origem está na falta de conhecimento próprio, que conduz à soberba: o desejo de se tornarem o centro da atenção e da estima de todos, a preocupação de não ficarem mal, de não se resignarem a fazer o bem e desaparecerem, a ânsia da segurança pessoal... E assim, muitas almas que poderiam gozar de uma paz extraordinária, que poderiam saborear um imenso júbilo, por orgulho e presunção tornam-se desgraçadas e infecundas!Cristo foi humilde de coração. Ao longo da sua vida, não quis para Si nenhuma coisa especial, nenhum privilégio. Começa por estar nove meses no seio de sua Mãe, como qualquer outro homem, com extrema naturalidade. Sabia o Senhor de sobra que a Humanidade padecia de uma urgente necessidade d’Ele. Tinha, portanto, fome de vir à terra para salvar todas as almas; mas não precipita o tempo; vem na Sua hora, como chegam ao mundo os outros homens. Desde a concepção ao nascimento, ninguém, salvo S. José e Santa Isabel, adverte esta maravilha: Deus veio habitar entre os homens!O Natal também está rodeado de uma simplicidade admirável: o Senhor vem sem aparato, desconhecido de todos. Na Terra, só Maria e José participam na divina aventura. Depois, os pastores, avisados pelos Anjos. E mais tarde os sábios do Oriente. Assim acontece o facto transcendente que une o Céu à Terra, Deus ao homem!Como é possível tanta dureza de coração que cheguemos a acostumar-nos a estes episódios? Deus humilha-Se para que possamos aproximar-nos d’Ele, para que possamos corresponder ao seu Amor com o nosso amor, para que a nossa liberdade se renda, não só ante o espectáculo do seu poder, como também ante a maravilha da sua humildade.Grandeza de um Menino que é Deus! O Seu Pai é o Deus que fez os Céus e a Terra, e Ele ali está, num presépio, quia non erat eis locus in diversorio, porque não havia outro sítio na Terra para o dono de toda a Criação!"

São Josémaria Escrivá

12/12/2007

Hommage


"O HOMEM é, por desgraça, uma solidão:Nascemos sós, vivemos sós e morremos sós."


Miguel Torga

...são cravos Senhor!!

...apesar de não serem nem professores,sindicalistas, criancinhas em idade escolar, trabalhadores de uma empresa à beira do desemprego, moradores de uma zona marginal alvo da presseguição das linhas de muito alta tensão da REN, trabalhadores da recolha do lixo, estudantes e demais profissões...também eles serão alvo brevemente de uma visita rotineira de dois agentes fardados da nossa polícia, em dia de folga, para averiguações de rotina sobre as reais intenções da manifestação. E, após o visionamento das imagens pelo corpo de investigação criminal, serão alvo de processo instaurado pelo mistério público! Mas não fica por aqui! Com muita sorte, ainda serão alvo de um controlo por parte da brigada de trânsito, aquando da ida a tribunal e por parte da asae, quando estiverem a comer o mata bicho. Cuidem-se meus amigos, pois quem se mete com o Senhor...leva!!

09/12/2007

... o rei vai nú mas com escolta!


Com tanta gente perigosa à solta em Lisboa, neste domingo meio outonal meio natalício, resolvi refugir-me no circo. Como se não bastasse os assassinos, ditadores, antropófagos entre outros corruptores, como se não bastasse ainda os líderes da União Europeia que por aí rondavam em alegres comitivas de carros com azul flamejante...já só faltava mesmo assaltarem o armazém da Comunidade Vida e Paz para compor o ramalhete. Que mal vai o nosso País!!...é pena pois assistir ao produto da inércia do povo que se fecha em shoppings e ignora a realidade que se vive do outro lado do mar, mesmo aqui ao lado.
Não vi movimentações em massa de repulsa por tão singulares individualidades, antes, a cortesia de uma passadeira vermelha e o cinismo estampado nas palavras de oportunidade. Há quem lhe chame real politik...eu presumo que seja, a gente sabe que vocês são umas bestas, mas hoje somos todos porreiros. É caso para dizer porreiro, estúpido!!
Entretanto esqueçamos então os dramas de África e foquemos a nossa atenção para o pior que ai vem, sim porque depois da fantasticamente porreira presidência porreira, vamos finalmente sentir o pulsar do real país!! Não é pá?!...

05/12/2007

...in memoriam


"Cometi certamente muitos erros tácticos na minha vida política,

mas tenho como certo que nunca cometi nenhum estratégico."

02/12/2007

...a gerência informa



Por motivos que se sobrepõem à vontade divina, estamos neste momento rodeados de muralhas de caixotes atafolhados com o fruto de 10 anos de vivência neste inferno, por isso é natural que nos próximos tempos possam existir lapsos e buracos no tempo. Por esse motivo e por outros que agora não nos ocorrem, pedimos a nossa desculpa e prometemos ser breves na árdua tarefa de transferir a bagagem para o hangar mais próximo...

... a tua face triste

Paisagens

Num pálido desmaio a luz do dia afrouxa
E põe, na face triste, um véu de seda roxa...
Nuvens, a escorrer sangue, esvoaçam, no poente.
E num ermo, que o outono adora eternamente,
Vê-se velhinha casa, em ruínas de tristeza,
Onde o espectro do vento, às horas mortas, reza
E o luar se condensa em vultos de segredo...
Almas da solidão, sombras que fazem medo,
Vidas que o sol antigo, um outro sol, doirou,
Fumo ainda a subir dum lar que se apagou.



Teixeira de Pascoaes

in Vida Etérea (1906)

27/11/2007

Feliz Natal Mr. Scrooge

...podia ser a melhor prenda de Natal para a tesouraria da Câmara Municipal de Lisboa, mas o facto de existirem duendes perniciosos e anões tenebrosos nos meandros da Assembleia Municipal de Lisboa, impediu hoje que a tão desejosa prenda no sapatinho do Sr. Ebenezer fosse uma realidade para os milhares de lisboetas que trabalham honestamente e que nos últimos 10 anos são confrontados com "erros de cálculo da inflação esperada pelo governo". Nós que trabalhamos ao ritmo da nossa perda de poder de compra, que somos subtraídos pela vontade cega de números mal calculados, somos ainda confrontados diariamente com novas tentativas encapotadas de nos extorquir ainda mais e mais dinheiro. E agora o Sr. Presidente fica indignado com menos 9 milhões nos cofres camarários!? O sr. por acaso sabe quantas famílias se vêm mensalmente na eminência de contar os tostões, por ventura tem noção do desemprego que graça na capital, nas dificuldades de muitos jovens e outros menos, para pagar o tão "amado" IMI!? Talvez não. Mas se juntar tudo isso, e mais uns pozinhos de episódios amargos que retratam o quotidiano de muitas famílias carenciadas, vai ver que afinal de contas, são menos 9 milhões de rostos tristes e desesperados. Mas não se preocupe, temos a consciência que no fundo , é um bem que fazemos à cidade, pois por certo, serão muito melhor empregues na bolsa de quem deles mais necessita, do que nos negócios mal explicados que a edilidade é profícua.

...e venham daí esses fantasmas do passado desmentir tudo o acabei agora de dizer!!

25/11/2007

...triunfo dos porcos??

Num artigo hoje do jornal Público o opinion maker da moda, o VPValente afirma que "No Portugal de 2007, foi decidido o que devemos pensar sobre: multiculturalismo, sexualidade e moral sexual. O que devemos tolerar e o que não tolerar no próximo ou no comportamento do próximo. O que são ou não são políticas permissíveis para Portugal e para o mundo. E foi decidido o que um cidadão meritório come e bebe e que vícios a vontade geral lhe consente (o tabaco, não; a droga, conforme). Vivemos sob um despotismo iluminado, que não aceita a irregularidade, a dissidência, o direito de cada um à sua própria vida e ao uso irrestrito da sua própria cabeça..."

Eu diria mais, no Portugal de hoje começa a ser perceptível alguns vícios e males retratados no universo orwelliano. Como diria Durkheim, "a liberdade de pensamento de que gozamos hoje nunca poderia ter sido proclamada se as regras que a proibiam não tivessem sido violadas antes de serem abolidas."
A dualidade amigo-inimigo está hoje mais vincada na nossa sociedade,e a o direito à diferença de opinião é um facto que acaba por ser de certo modo silenciado. Que o digam todos aqueles que ousam apontar o que está mal e o que de mal virá.
Também não deixa de ser curioso, o silêncio de quem é responsável perante as críticas que aqui e ali vão ressurgindo, no pântano de arrogância que casta dirigente devota a todos aqueles que clamam pelos seus direitos e liberdades.
Cada vez mais porcos, cada vez mais limitados a cumprir a regra e a opinião imposta. Quem não cumpre, é enxovalhado e desacreditado com a mesma rapidez que o inútil lambe-botas ascende na hierarquia.
Em apenas uma semana, contabilizei o relatório do Tribunal de Contas relativamente à gestão da política da saúde, as declarações do Inspector-Geral da Administração Interna, as palavras amargas do PGR sobre a tentativa encapotada de controlo do poder judicial pelo poder político, as declarações dos magistrados do Ministério Público, a contestação dos militares. E fico-me por aqui. Não se trata de de trabalhadores despedidos, ou de professores que o nosso querido PM costuma de apelidar comunistas, mas pura e simplesmente representantes de alguns dos pilares básicos do nosso estado democrático.
É caso para se dizer que os porcos ainda estão longe do triunfo e cada vez mais perto do talho...
Relativamente aos próximos capítulos deste drama...estou curioso para as conclusões que vão emanar do Conferência Nacional do PCP sobre Questões Económicas e Sociais, a qual já não se realizava desde a adesão de Portugal à saudosa CEE.

Por último uma palavra de repúdio pela sentença proferida pelo Tribunal da Relação de Lisboa aplicada a um funcionário da cozinha de uma unidade hoteleira que foi despedido pelo facto de ser portador de HIV. Triste e desprestigiante para quem a emitiu.

18/11/2007

..o menino das cópias


...depois da menina da rádio e da menina do gás, eís que surje agora, o menino das cópias. Foram mais de 60 mil que você e eu pagamos com os nossos impostos, com um sorriso no canto da boca... sim porque alguém teve que pagar o papel e o tonner gastos na empreitada!?

Dia da Memória


...as palavras não apagam os milhares de mortes estúpidas que ocorrem todos os anos no nosso país.

...late afternoon coments


...ontem não resisti! Fui experimentar a nova FNAC Alfragide. Decepção total. É pequena, confusa, é pessimamente organizada. Qualquer livraria de bom gosto em Lisboa, apresenta uma disposição mais racional dos temas. Vale-lhe colocar um escaparate com dezenas de livros do último sucesso da JK Rowling e pouco mais. No restante espaço, sobram os inevitáveis televisores LCD/Plasma (que ocupam cada vez mais destaque nas lojas da cadeia!) e o jogos de computador. Até mesmo os CD/DVD estão dispostos de acordo com a mesma lógica dos livros - "alhos com bugalhos". Não captou a minha atenção, nem reservou a minha intenção para futuras visitas. Abrir por abrir, eis o lema que prevalece hoje em dia. Já que somos o 3.º país do mundo que vende mais em termos de lojas FNAC, e temos o orgulho de ter a loja n.º1 em termos de ranking de vendas - FNAC Colombo - os responsáveis da cadeia, já podem colonizar todos os malls, com lojas sem os mesmos padrões de qualidade e exigência. Valha-nos o facto de existir uma FNAC Cascais que, essa sim, ainda mantêm o espírito e o ambiente que rodeia o nome de FNAC.

10/11/2007

"Poppy Appeal"


In Flanders Fields


In Flanders fields the poppies blow
Between the crosses, row on row,
That mark our place; and in the sky
The larks, still bravely singing, fly
Scarce heard amid the guns below.

We are the Dead. Short days ago
We lived, felt dawn, saw sunset glow,
Loved and were loved, and now we lie
In Flanders fields.


Take up our quarrel with the foe:
To you from failing hands we throw
The torch; be yours to hold it high.
If ye break faith with us who die
We shall not sleep,
though poppies grow
In Flanders fields.

John McCrae - 1915

06/11/2007

...combate a tostões

..estava eu à espera de ver um autêntico massacre de gladiadores no coliseu da desmocrácia e afinal saiu-me uma peça shakespeariana. O novo líder da bancada laranja podia ser ex-primeiro ministro Santana no papel de Hamlet o qual conjura contra o actual rei Cláudio (no papel de Sócrates...não o filósofo, mas antes o tipo que colocaram no trono apesar das falsas promessas).
Para completar o casting falta-nos aqui uma rainha Gertrudes...mas isso não é problema! para tramar as hostes do camarada Jerónimo, arranjamos a ex-deputada comunista e actual independente Luísa Mesquita. A Ofélia poderá ser por exemplo o Luís F Menezes, já que sendo tenrinho e virgem em assuntos de Estado só fica bem no papel de autarca e não pia. Como Polónio seu pai e protector vamos escolher a figura do novo Secretário-Geral do PPD/PSD o autarca Ribau Esteves, que parece ter mais fio de diálogo e acutilâncias nas palavras que o próprio líder. Por fim, falta a figura do fantasma que todos atormenta e todos confunde, e que pode ser perfeitamente o no Ex mo. Altíssimo PR. Assim fica o elenco quase completo. O resto são figurantes na trama e os triste que observam.
Vi um flash da sessão de hoje do OE2008 e ouvi os opinion-makers da praxe. Não paguei o bilhete nem tentei o lugar na primeira fila, e só não fiquei decepcionado porque também não estava à espera de um combate dos chefes ao estilo do Uderzo e Goscinny.

Um frente-a-frente entre duas figuras menores da política portuguesa, um populista contra um arrogante nunca pode resultar num espectáculo digno de esse nome, nem de um circo de saltimbancos. Valeu tostões e pouco mais....

Amanhã é o 2.º round, e desta vez é bom que tragam as carlingas e os leões porque nem o pobre Rei Hamlet aguentará tão lastimosa representação.

04/11/2007

...hoje ouvi o encantador de tesouras


"...olha o amolador!
vai chover!"

...há muitos anos que não ouvia aqueles acordes da gaita de beiços!
Sorri, porque lembrei-me dos meus tempos de criança.
Sempre que o ouvia, corria para a janela. Sempre me fascinou o homem franzino, com pele ressequida do tempo e das engenhocas que trazia em cima da bicicleta. Ele eram guarda-chuvas, ele eram facas, tesouras eu sei lá. A pedra de esmoril e o engenho resolviam qualquer problema por mais complexo que fosse. Depois ia-se embora depois de agradecer os tostões do ganha-pão.
Hoje em dia, vai tudo directo para o caixote do lixo. Termos como arranjar, consertar não estão em voga, senão para bens mais dispendiosos. Ninguém afia as facas...a não ser os talhantes, é certo!
Passaram-se décadas mas ainda se veste da mesma maneira, com roupa que mata o frio também não deixa que o calor entrar. Usa uma bóina cinzenta, velha ,de pala suja de tanto a ajeitar na cabeça, enquanto executa os trabalhos de afiação, um casaco da mesma cor,largo e comprido, de ombros descaídos,que certamente deveria ter sido feito para outro corpo, uma camisa grossa de xadrez e umas calças largas, atadas à cintura com um cordel.

E lá foi ele ao ritmo daquela balada, sempre com uma toada calma, em cima da sua bicicleta...

02/11/2007

...numa prateleira perto de si!


...já cá fazia falta, não só pela sonoridade ou pela limpidez da música em si! é toda um percurso que nos faz recuar no tempo. Ouvi-lo hoje em dia, é regressar a albuns como Cal, Local Hero, ou ao mais recentes Ragpicker's Dream e Shangri-la. Ainda bem que sobrou alguém dos bons e saudosos idos 80.


te esperamos em Abril do próximo ano!

01/11/2007

...pão-por-deus


"Pão por Deus,
Fiel de Deus,
Bolinho no saco,
Andai com Deus."


São bandos de sorrisos que me invadem ciclicamente todos os anos o meu despertar neste dia. Chegam bem cedo com os sacos de plástico, cheios de vontade e com um brilho no olhar que esconde muitas vezes uma vergonha contida. Depois de fechar a porta, descem com celeridade e sem dar por isso já lá estão no banco de jardim encimado com a sombra dos plátanos a sacudir as migalhas do colo e a desembrulhar os rebuçados e as pequenas barras de chocolate. Depois continuam a esvoaçar o resto do dia, até ao turno de sentinela do dia de finados se esvair.

Também já fui um deles...mas isso são memórias!

O meu Outono chegou...agora que já lhes alimentei a alma, ainda que por um momento fugaz, chegou a minha hora de partir. Para o ano já cá não estou, mas isso certamente não será impedimento para continuarem a voar e alimentar a memória, que um dia lhes há-de bater à porta.