11/04/2008

...coitadinhas!

...pois é mas no Estados Unidos parece ser diferente! Enquanto cá no jardim dos horrores a equipa ministerial da educação tentou desmistificar a ocorrência (tirando talvez os tiros no mar da DREN do Norte que mais uma vez está a demonstrar uma coerência atroz recorrendo à estupidez de apresentar queixa-crime no Ministério Público contra a divulgação das imagens - lá pelas terras da desmocracia, um grupo de teenagers coitadinhas vão ser levadas a tribunal e arriscam-se a penas "nada leves" pelo facto de se divertirem a agredir uma jovem incauta - que por sua vez devia ser condenada pela sua selectiva escolha de amigas!!



..é caso para dizer, salve-se quem puder pois o mundo está entregue aos bichos!! nem o George Orwell poderia aspirar a tão brilhante teatrificação do big brother telefónico!!...venham mais estórias destas!!...

09/04/2008

...sms

A Optimus lança por estes conturbados dias um anda por este dias slogan destinado ao target dos adolescentes teledependentes. Ser TAG significa possuir vários pares de mãos o que nos permite lavar os dentes, tomar banho, dormir entre outras actividades rotineiras enquanto mandamos mensagens!
Aliás, a Optimus como boa empresa nacional e tradicionalista devia alargar o leque do seu público e começar desde logo pelo jardim de infância, já imaginaram bebés que ainda só gatinham com o telemóvel na mão, enquanto abrem as gavetas que alcançam e retiram para o chão tudo, e quando começam a escrevera as paredes com lápis de cera, ainda com o telemóvel na mão? No meu tempo divertido era jogar futebol, andar de carrinhos de esferas rua abaixo, jogar à apanhada e às escondidas à noite. Está bem, podem dizer que eram outros tempos...e não havia o telemóvel!!...essa coisa tão importante.
Este frenesim pelos botões e pela capacidade de se comunicarem em qualquer momento, este facilitísmo em atingir o objectivo tem o reverso da medalha na diminuição de uma característica bem portuguesa – o chamado nacional “desenrrascanso”! A dependência pelos sms, mms, pela gravação do vídeo a toda a hora (só não o fazem a dormir!) provocam a diminuição da concentração. O excesso de informação é tal que deixam de ter capacidade para apreender, deixam de saber e passam a depender do que a tecla lhes fornece. Não sabem “dar a volta ao assunto! Transformam-se nas máquinas que consomem avidamente: de vez em quando param para recarregar as baterias. A aquisição de algo está dependente do saldo do cartão e no final mesmo no final...acabam por ser vitimas da retoma! Não há pachorra para aguentar estes dependentes do telemóvel.


...por favor arranjem-lhes qualquer coisinha inteligente para fazerem!!...

07/04/2008

...grande Kumpania

...entre as coisas loucas que fizémos este fim de semana, sem dúvida a mais alternativa foi a actuação desses ícones do bom cantar português que dão pelo curioso títalo de Kumpania Algazarra! aconselho vivamente a pessoas deprimidas e comprimidas...pode não ser relaxante como o sexo mas excita o ouvido e a alma com a mesma intensidade de um café!

Lembrete: ...não voltar a comprar camas com estrado articulado no IKEA!

06/04/2008

jet lag

...o espaço que se segue

é dedicado a uma amiga

que está em

Terras de Sua Majestade!

...a casa não vai bem!

…ainda no caldo a ferver do episódio no Carolina Michaelis questiono-me qual o papel do telemóvel! Será que ele não tem o direito de decidir com quem fica? É urgente a definição de um quadro legal que proteja os direitos dos telemóveis. Como se não bastasse servirem de chucha e objecto de dependência para muito adolescentes imberbes, agora vêm-se envolvidos num escândalo de disputa de custódia. É questão para perguntar ao legislador, para quando legislação que ponha cobro a estes actos infames, esta barbárie vergonhosa? A sociedade civil indigna-se perante a divulgação das imagens, a jovem é condenada ao degredo, a professora à reclusão domiciliária por incompetência assumida, então e o telemóvel?
É certo que levámos um grande abanão, não tão grande como o “trambolhão da velha”! É chegada a hora de dizer basta! Tolerância zero para os operadores que entregam os seus telemóveis sem qualquer tipo de investigação aos futuros tutores!!

Voltando agora a agulha para faixa seguinte sem estragar o vinil, o partido da maioria vai apresentar brevemente na AR ao arrepio das orientações da Conferência Episcopal Portuguesa, um projecto do divrciolex – divórcio simplificado. Qual purgatório, deixa de existir o conceito de pecado,, aliás “culpa no cartório”! A mulher cega ou o marido corno passam a ver reconhecidos os seus direitos. O cônjuge que é agredido a martelo pelo oponente do jogo, passa a ver reconhecido o direito a carregar no botão de exit game! A velha desculpa do “vou comprar tabaco, volto já!” deixa de fazer sentido na ordem jurídica, agora basta um simples acesso à banda larga para fazer como o Robin dos Bosques: dar de frosques!!

...última da faixa antes que a agulha se encha de pó. Obrigado Sr. Ministro das Finanças!
Obrigado por desmascarar o senhor que governa o país e que à algumas semanas afirmava em Bruxelas que era "era leviano e irresponsável falar em baixar impostos, face ao estado das finanças públicas!....” como diria um depurado parlamentar do BE, a casa não vai bem!

02/04/2008

...abril


...o próximo post não é aconselhável a pessoas alégicas ao pólen!
Uma casa que fosse um areal
deserto; que nem casa fosse;
só um lugar onde o lume foi aceso, e à sua roda
se sentou a alegria; e aqueceu
as mãos; e partiu porque tinha
um destino; coisa simples
e pouca, mas destino:
crescer como árvore, resistir
ao vento, ao rigor da invernia,
e certa manhã sentir os passos
de abril
ou, quem sabe?, a floração
dos ramos, que pareciam
secos, e de novo estremecem
com o repentino canto da cotovia.
Eugénio de Andrade



01/04/2008

...emir Sá!





..pela primeira vez há no Mundo mais fiéis muçulmanos do que católicos romanos. De acordo com um alto dignatário do Vaticano, 17,4% da população mundial é católica e 19,2% muçulmana. O número de cristãos é no entanto superior (32%), somadas todas as denominações (católicos, ortodoxos, anglicanos e protestantes).

...este é o novo imã libertador da política portuguesa! o mártir na luta contra a corrupção!...

30/03/2008

..tudo de ti me fala

...tudo de ti me fala,
Ó meu longínquo amor:
As árvores, a névoa,
Os rouxinóis e o mar.
Se passo por um lírio,
Às vezes, distraído,
Chama por mim, dizendo:
Oh! Não te esqueças dela
Diz-mo também, chorando
O vento dolorido.
Diz-mo a fonte, a cantar,
Diz-mo, a brilhar, a estrela.
E vejo, em toda a luz,
Teus olhos a fulgir.
Como adivinho, em tudo,
A alma que perdi!
Não encontro uma flor,
Sem o teu nome ouvir.
Não posso olhar o céu,
Sem me lembrar de ti!
Por isso, eu amo o pobre,
O triste e a Natureza,
A mãe da humana dor,
Da dor de Deus a filha.

Meu coração, ao pé
Dum pobrezinho, reza;
Canta, ao lado dum ninho,
Ao pé da estrela, brilha.
O meu amor por ti,
Meu bem, minha saudade,
Ampliou-se até Deus,
Os astros alcançou.
Beijo o rochedo e a flor,
A noite e a claridade.
São estes, sobre o mundo,
Os beijos que te dou.
Hás-de senti-los, sim,
Doce mulher de outrora.
Ó roxo lírio de hoje,
Ó nuvem actual!
Como dantes teu rosto,
A rosa ainda hoje cora;
Beijo-te, sim, beijando
A rosa virginal.
Teu espectro divaga,
Ao longo dos espaços.
Teu amor, feito luz,
Desce do Firmamento.
Se abraço um verde tronco,
Eu sinto, entre os meus braços,
Teu corpo estremecer,
Como uma flor, ao vento.
Soluça a tua dor
Nas infinitas mágoas,
Que, no fumo da tarde,
Eu vejo, além, subir.
E paira a tua voz
No marulhar das águas,
No murmúrio que sai
Das pétalas a abrir.
Se os lábios vou molhar
Nas ondas duma fonte,
Queimam meu coração
Tuas lágrimas salgadas.
E, quando acaricia
O vento a minha fronte
Eu bem sinto, sobre ela,
As tuas mãos sagradas.
Teixeira de Pascoaes

28/03/2008

...fiat lux

...é favor não esquecer de acertar o relógio amanhã à noite!!

A idade das Trevas dá lugar à Luz!...

26/03/2008

...a luz do teu olhar

Um raio de luar,
Entrando, de improviso,
No meu quarto sombrio,
Onde medito, a sós,
Deixa, a tremer, no ar,
Um pálido sorriso,
Um murmúrio de luz
Que lembra a tua voz...
O Outono, que derrama
Ideal melancolia
Nas almas sem amor,
Nos troncos sem folhagem,
Deixa a vibrar, em mim,
Saudosa melodia,
Dolorida canção,
que lembra a tua imagem...
A noite, que escurece
Os vales e os outeiros,
E que acende, num bosque,
A voz do rouxinol
E a estrela que protege
E guia os pegureiros;
A lágrima do céu
Ao ver morrer o sol,
Acorda, no meu peito,
Infinda e etérea dor,
Que à memória me traz
A luz do teu olhar...


Teixeira de Pascoaes

25/03/2008

...já não há respeito!

...eu acho mesmo que depois de ver aquela atracção fatal por um telemóvel em pleno Carolina Michaelis, já consigo suportar tudo! E viva o Estatuto do Aluno, a VODAFONE, A TMN e OPTIMUS, e vivam também os pais das meninas mimadas e o Ensino em geral.

O que é que se segue? sexo ao vivo em plena aula de matemática!?

...ah! loucos anos 70 ai sim havia respeito!!

19/03/2008

...desejos


...de Páscoa Feliz para ti!

18/03/2008

Cuore Sportivo


MiTo...um caso sério de amor à primeira vista!

...o que me trazes é mais do que beleza!




Contemplava-te, na clareza límpida da tua aura,
desvanecido pelos tons cristalinos do teu olhar,
mergulhando num ambiente de sonhos fádicos
que irradiavam da suprema beleza do teu rosto.



Imaginei que a Lua se metamorfoseara
nas cores mágicas do Sol poente,
que as oceânicas águas se transmutaram
num magnífico arvoredo,
enquanto as borboletas revolteavam em danças nupciais
e os peixes-voadores assomavam das profundezas líquidas
desse sonho.



E contemplando-te,com a suma brandura do meu Amor,
recriei,em oferenda de puro sentimento,
as paisagens excelsas do teu conto,
para ti,linda fada do meu encantamento.





3 em linha

O 3.º aniversário do actual elenco governativo está a ser comemorado com uma série de iniciativas que vão certamente mudar a face, senão outras partes do corpo de muitas portuguesas. Pela pena de um deputado da circunscrição do Porto, foi apresentada um projecto-lei que visa proibir -é esse o termo!- a colocação de piercings, tatuagens e de maquilhagem permanente a menores de 18 anos. Na exposição de motivos do diploma, lê-se que a adopção de um regime para a instalação e funcionamento dos estabelecimentos de colocação de piercings e tatuagens tem como principal objectivo a definição de um «quadro de referência de qualidade», que constituirá «factor de protecção dos consumidores e de informação dos profissionais».
Assim, e segundo o projecto de lei, apenas será permitida a aplicação de piercings e a realização de tatuagens em «salões de piercings e salões de tatuagens», sendo, contudo, permitido furar as orelhas em ourivesarias e joalharias, bem como realizar maquilhagem permanente em institutos de estética, aplicando-se nesses casos o regime agora previsto. Finalmente! Para além de ser a melhor forma de celebrar os três anos de governação socialista elegendo prioridades, o País vê chegada a hora por que esperava há anos, impaciente. Vamos, pois, ter lei que regulará o funcionamento dos estabelecimentos que fazem tatuagens e aplicam piercings, passando a ser proibida a sua aplicação na língua com o devido controlo da ASAE como se impõe, no intervalo da suas acções contra a alheira tradicional e a azeitona curtida em bacia de plástico. A proposta visa sobretudo os menores de 18 anos que por sua vez e face a este ataque por parte da classe política, aproveitando um buraco legislativo, viram-se agora para a cirurgia estética como forma de alcançar a eterna felicidade.

É caso para dizer que, o País e os nossos jovens não mais vão ser os mesmos após este exercício de poder.

Voltando ao ataque aos “gandins”, como se não bastassem os genitais arganéis, a revista Pública desta semana dedica uma reportagem ao crescente recurso das jovens à cirurgia plástica, na busca do corpo perfeito. É simples, faz-se uma birra em casa, acaba-se com a paciência dos pais, pega-se na revista com a modelo favorita e toca de ir ao sr. Doutor. Depois é o corta aqui, acrescenta acolá, endireita aqui, põe ali e qual Vénus da espuma do mar, surge um sorriso Angelina Jolie, e um corpo de Heidie Klum, uma barriga de Gisele Bundchen e um traseiro de Soraia Chaves.
Não é bem como as sopas de pacote mas é algo similar. Pura ilusão!
Não deixa de ser curioso que a juventude de hoje recorra a este tipo de expedientes, e que num época em que a individualidade é tão acarinhada, não haja um pingo de amor próprio por aquilo que a natureza e a genética lhes deixou. Claro que, em determinados casos, esse tipo de intervenções são aconselháveis e necessárias em casos de cirurgias reconstrutivas e deformidades congénitas, para evitar eventuais perturbações psicológicas e desinserção social.

Será que as jovens de hoje em dia não sabem outros caminhos diferentes para descobrir a felicidade?
Na época da mini saia ou dos shorts atrevidos, as pernas gorduchas ou a cintura grossa eram um drama, quem não aderia à moda era antiquada e toca de fazer dietas rigorosas até o palmo e meio de saia poder sair do armário. Outrora a moda era a dos cabelos lisos, ai de quem tivesse umas ondulações! Hoje em dia são extensões, cortes radicais, pinturas rupestres e ondulações de marés vivas na Caparica!. Os seios grandes já foram démodé! Houve alturas em que era um anátema terrível, as blusas justíssimas denunciavam tudo e disfarçava-se com colares berrantes e compridos, mas havia quem encurvasse as costas, muito enfiada, escondendo o "defeito"! Hoje em dia temos jovens de 15 e 16 anos como um sofrimento atroz pelo facto dos seios serem “demasiado pequenos” e que já sonham com o silicone, numa altura em que o próprio corpo ainda não atingiu o crescimento final.
Outrora, aprendia-se a superar os “defeitos”, mais timidez ou menos timidez, passada a adolescência muitos desses complexos eram recordados com umas boas gargalhadas ou recordados como provas difíceis que foi preciso ultrapassar. Hoje recorre-se ao bisturi!

Intolerável!
Algumas designadas instituições de solidariedade social?? negam o acolhimento de pessoas idosas seropositivas. O mais cruel desta história é que barram o caminho através de exigências monetárias irrazoáveis e pedidos de subsídios ao Estado para o seu financiamento.
A questão que se coloca é porque é que a Segurança Social não coloca um travão a toda esta situação aberrante?

Três temas para pensar!

16/03/2008

..barões sobre rodas!!


...a coisa está feia pelas bandas na rua de São Caetano!

Quando um "barão" como o Dr. Aguiar Branco na melhor linha de actuação da Sr.ª Presidente da Assembleia Municipal de Lisboa, a "baronesa" Paula Teixeira Cruz, acusa o líder do PSD de "pequena dimensão humana", justamente numa altura em que o PSD está a uma escassa diferença percentual de 4-5% do partido do Governo., em que o confronto político ao PS está a resultar, e precisamente numa altura em que se começa a fazer-se notar uma ambiência negativa em torno do Governo, algo vai mal!

Aliás o próprio líder admite, numa jogada de humildade inédita na nossa história política ao referir que o PSD ainda não estava preparado para ser Governo e que o PS já não merecia ser governo...a pergunta que se impõe é a seguinte então em que ficamos!?...o melhor será mesmo votar nos outros!!

Para fazer face à onda negativa o PSD decidiu esta semana mudar o símbolo.Para entreter as massas e num golpe de product placement o PSD vai passar a ser azul?!Não se sabe se é pela saturação do laranja ou ou se por influência da vantagem do Porto na liga BWIN! também não se sabe do paradeiro das três setas que o Dr. Pacheco Pereira tão bem explanou no último programa da Quadratura do Círculo ( a ele a minha sincera homenagem pela clarividência que ainda cultiva no partido). Quanto às laranjas, estamos à espera que a engenharia genética consiga alterar-lhes a cor!...pois pelo andar da carruagem ainda qualquer dia nem setas temos!

Relativamente à alteração do símbolo, o mano africano barão Alberto João (o mano tem a sua lógica!!) disse que o símbolo na Madeira mantinha-se e se visse algum novo, sabia bem o que lhe fazer!!...diga lá sr. Presidente aonde é que o coloca mesmo!? Por falar em Alberto João, o mano africano referiu recentemente que o no "PSD-Madeira tudo vai bem, dormem todos bem, o PSD Nacional como diziam alguns africanos, é um partido irmão e entre irmãos ninguém se mete!". Aliás assim como as laranjas à noite matam, o mano africano afirmou neste dias algo curioso: “Começo-me a irritar com uns jantares e almoços conspiratórios com uns meninos lá de cima do Porto, que nunca me cheiraram bem, com toda a franqueza, uma gente com a qual eu não me identifico.” - dixit
O "barão" Dr. Rui Rio acusa a actual liderança do PSD de querer branquear o partido e abrir a porta para a lavagem de dinheiro!...não será antes à marroquinaria do símbolo que passa de couro laranja a couro azul mar!?

Dando agora um saltinho à Riviera portuguesa de Cascais, o Dr. Ribau Esteves afirmou em conferência de imprensa que "ninguém despediu ninguém!"

"A Comissão Permanente agradece ao Dr. António Capucho os serviços prestados, nomeadamente nessa condição". - Ribau dixit

O Dr. Presidente da Mesa do Plenário de Cascais ex-barão Dr. António Capucho, limitou-se a repudiar frases salazarentas e autoritárias como o próprio adjectivou, e limitou-se a bater com a porta, não sem exigir um pedido de desculpas pelas inverdades que o seu líder afirmara no dia anterior às câmaras da RTP no programa da Judite Sousa, cujo marido aproveitou para atacar o Dr. Presidente da Câmara Municipal do Porto o barão Dr. Rui Rio, dizendo que este não era o único autarca impoluto e honesto que existia em Portugal. Ele- o barão Fernando Seara, também se considera honesto!! e já agora aproveitou para dar a facadinha por causa da quotas!!

Ainda na mesma entrevista o Dr. Luís F. Meneses, anunciou que o PSD tem a intenção de apresentar propostas de redução de impostos, em sede de IVA e de IRS, aquando da discussão do OE/2009, acrescentando que seriam concomitantemente apresentadas propostas de redução de despesa corrente por montante compensatório!!

Resposta do PM Sócrates: “leviandade e irresponsabilidade”. Contudo parece que o nosso PM não foi avisado pelos seu advisers que o Ministro das Finanças, alguns dias antes, havia admitido que o Governo estava a “ponderar uma descida…

Moral da história: em 2009 ano de eleições alegrem-se pois vamos ter a tal descida de impostos!!

Continuando na senda das traiçõezinhas e blogonovelas de cordel, a comunicação social anda desvairadamente à procura de cisões entre Menezes e Santana Lopes, dando um enfoque brutal a qualquer espirro que um dê na direcção do outro!!

Aliás nem a manifestação de 2/3 dos professores deste país parece chamar mais a atenção que as constipações de idiotice dentro do PSD! Alguém sabe por acaso se a Srª. Ministra da Educação dormiu bem nestas últimas noites...bem! muito bem, depois do louvor e dos aplausos que recebeu ontem no pavilhão académico do Porto, num espaço com 1200 m2 repleto de militantes frenéticos...e bulímicos, pois para os números adiantados pelo staff do PS, estavam 3 militantes por metro quadrado!??

Mas vamos a factos, o Dr. Menezes, demonstrando ser um homem de coragem, sem medo da verdade, doa a quem doer, decidiu avançar com uma auditoria externa ás contas do partido!

Como resultado, destapou rabos de palha por todo o lado, está ser cozinhado em lume brando pelos barões e recebeu o bónus com a maior multa até hoje aplicada a um partido português, graças ao generoso contributo da SOMAGUE!!

O país está em polvorosa, o Governo aparenta uma crise de identidade...e no PSD fala-se do quotas!! Assim vai o maior partido da oposição! Como diria o outro estamos à beira do abismo...e portanto é melhor dar um passo em frente!!

...mas não vale a pena mesmo! PSD e PS são duas imagens no mesmo espelho, quando olham e vêm a cenoura do poder ultrapassam-se em lutas fraticídas pela conquista do quintal!

...como diz a cantiga isto é o que "faz falta para animar a malta"!

10/03/2008

...Lily



The modest Rose puts forth a thorn,
The humble sheep a threat'ning horn:
While the Lily white shall in love delight,
Nor a thorn nor a threat stain her beauty bright.


William Blake

07/03/2008

...cause we're all

...e atenção, não vale a pena andar a passear em Lisboa amanhã porque de certo vai dar de caras com um professor com maus fígados!!e nós bem sabemos que não há nada pior do que um prof zangado!...

05/03/2008

...joe

...tal como em todos os espectáculos que já deu em Portugal! LÁ ESTAREI!!!!

03/03/2008

...flexable

...um re putado membro da AG da VW um tal de Jochem Heizmann aproveitando a presença do não menos ilustre Ministro da Economia M. Pinho declarou a numa primeira fase que espera «que o Governo nos ajude a negociar com os sindicatos» e, passados dois minutos já depois do sr. ministro dar de soleta voltou-se pra aos jornalistas presentes para «corrigir» as suas afirmações, referindo que o que espera que «o Governo aja dentro do quadro legal» em prol do interesse nacional e da Autoeuropa. É a chamada flexibilidade ou antes a habilidade! No fundo o que pretendem é que os trabalhadores na Autoeuropa trabalham mais um dia por semana (ao sábado) sem receberem horas extraordinárias - numa altura em que o modelo Eos se vende bem - compensando depois no Outono em que os descapotáveis se vendem pior, trabalhando apenas 4 dias por semana! Moral da história: por sinal o líder da Comissão de trabalhadores estava presente e reafirmou que os portugueses já tinham esticado o suficiente quando acordaram em não receber 200% aos sábados como dita a lei e apenas 100%, agora trabalharem de borla e sob pressão, só através de uma alteração na lei....a ver vamos!

Para uns e para outros...felizes os que recebem 100, 200 ou outra percentagem que se digne. Muitos há que nem por isso!

A bem do interesse nacional...fique descansado sr. Heizmann, aqui somos todos judeus!!

02/03/2008

...boa-nova

...estava à janela sentado a ler um livro quando reparei numa andorinha solitária que cortava a brisa fresca num voo serpenteante! Curiosamente também só hoje reparei que as sementes de girassol que semeei nos vasos que proliferam aqui por casa, já germinaram. Venha ela então, pois o sol ao fim da tarde já faz companhia às estrelas que a noite envergonhada já tarda. Os dias estão maiores, assim como a vontade de dar longos passeios à beira-mar. E venha ela, para encher de flores os campos que o inverno cobriu de gotícolas de orvalho. É assim a Primavera...

01/03/2008

...na compra de dois, oferecemos um deles!

...a ideia não é virgem no universo empresarial, e há que aplaudi-la, sobretudo numa altura em que as empresas na sua generalidade cortam nas despesas acessórias e nas regalias dos trabalhadores. No entanto, não deixa de ser paradoxal o facto de os hipers, megas e tetra Auchan deste país, juntamente com os seus compagnons de route, andarem numa luta desenfreada para prolongarem os horários nos domingos e feriados!...por um lado criam as condições para os poucos que ainda conseguem ter alguma vida familiar e afectiva puderem "depositar" os filhos que por vezes vêm! em contrapartida, cortam a possibilidade de os seu colaboradores puderem usufruir do seu espaço próprio, longe do ambiente de trabalho: se Maomé não vai à montanha, a montanha vai ao Maomé.
No meio ficam os toucinhos do céu, e os doces com que os responsáveis dessas empresas nos presenteiam com os cartões, seguros, descontos nos bens alimentares e nos combustíveis. Tudo a bem da fidelização dos clientes.

Mas mesmo esses poderão eventualmente acabar algum dia!...pois como alguém um dia disse e muito bem, não há almoços grátis!...


26/02/2008

...olha


...mas e só pra dizer que saiu há já algum tempo um álbum fenomenal, de um menos excepcional Herbie Hancock. A ouvir atentamente!....espantoso!

24/02/2008

...ces petits riens

Os partidos com assento parlamentar, à excepção do PCP e do BE (onde ainda se descortina um nexo sociológico, ainda que mascarado por uma certa aura utópica)), não representam ninguém, a não ser as suas próprias burocracias e clientelas imediatas; não representam nada, a não ser as pressões dos parasitas económico-financeiros que vivem do erário público e dos fundos comunitários. Perderam, em suma, qualquer respeito eleitoral e democrático. É por mais evidente que a abstenção nas últimas consultas populares apresenta uma evolução preocupante e que, de uma maneira geral, demonstra cada vez o desligamento entre o votante e o eleito. Se fossemos elencar os factos e tristes episódios que inundaram as manchetes dos jornais nos últimos meses, seria tentado a chegar à conclusão que afinal o Ensaio sobre a Lucidez do Saramago é uma realidade mais próxima do que muito poderiam sequer imaginar!
O mais incrível, foi ver o nosso PM a pintar um país que ninguém sabe, mas que ele "governa"! A pujança com que desbobinava indicadores e o ânimo com que defendeu o programa de governo, que só ele parece acreditar, deixa-me ainda mais apreensivo, sobre futuro desta democracia que temos. Como é que no último da legislatura, o "padre" ainda anda a pregar como catecismo do 1.º ano?
O pior é quando olhamos em redor!...nada! apenas um conjunto de discursos bacocos e vazios, uns ziguezagues de quem perdeu o norte na oposição, nada em concreto, nada de estimulante.
No final, um relatório alarmista? da SEDES para adornar o ramalhete, e continuamos felizes e contentes. Só espero que amanhã quando sair de casa não tenha uma manifestação de professores à porta...agora é hábito.
Mais porquois! Tout vá bien, n'est pas!?

22/02/2008

...mais perto




Aproxima o teu coração
e inclina o teu sangue
para que eu recolha
os teus inacessíveis frutos
para que prove da tua água
e repouse na tua fronte
Debruça o teu rosto
sobre a terra sem vestígio
prepara o teu ventre
para a anunciada visita
até que nos lábios humedeça
a primeira palavra do teu corpo




Mia Couto

18/02/2008

..Veneza aqui tão perto

...por momentos tive a percepção que estava em Veneza! Não na Veneza dos postais, a Veneza dos Medici, iluminada, cintilante (vou omitir o cheiro do Gran Canal!!). Não! A Veneza do caos, a Veneza das inundações na Piazza S.Marco...mas muito pior. Constrói-se em leitos de cheia, impermeabiliza-se solos indiscriminadamente, não se faz a manutenção dos sistemas de drenagem pluvial. De quem é a responsabilidade? Câmaras, Governo Central? Incúria, mau planeamento, construções clandestinas. Ninguém vê, ninguém repara, ninguém dá o primeiro passo, mas por vezes acontece...E no meio deste paradoxo...surge uma voz que brada no deserto, uma espécie de S. João do Urbanismo: o percursor de um sonho. É nestas alturas que as sábias palavras do Arqto. Ribeiro Telles estravasam o mundo da utopia e constituem-se a pura razão dos factos.Tal como S. João, também o Arquitecto é constantemente decepado pelo silêncio que lhe é imposto: a vozes que ferem o poder são silenciadas. Resta-nos ouvir resignados a opinião dos especialistas do costume e olhar incrédulos para os erros do costume.

De balde e esfregona na mão, toca a limpar Veneza, mas antes crie-se uma comissão para analisar o problema!!...

17/02/2008

...silêncio



À sua volta crescia o silêncio, doloroso silêncio, semelhante ao que se estende por cima do mar cuja misteriosa mansidão nos acorda, obrigando-nos a descobrir, subitamente, que a solidão é muito maior do que julgávamos.
Al Berto

16/02/2008

...imperial

...depois de meia hora na fila em solene penitência pelo facto de ter deixado para o fim um saltinho à exposição, e não obstante os comentários de certos madrugadores ávidos em reclamar por tudo e por nada, foi com enorme expectativa que subimos as escadas de acesso à Galeria D. Luis. A exposição está muito bem conseguida, ainda que um pouco caótica face às vagas de curiosos que se deixam arrastar e pela beleza inigualável de alguns dos frescos e das muitas peças de arte imperial russa. A mostra abrange dois séculos com especial atenção para a pintura retratista de inúmeras figuras da história russa e imagens da cidade de São Petersburgo e da sua evolução.Há também trajes, peças de mobiliário, de ourivesaria, incluindo jóias e peças religiosas (fiquei fascinado com os dois ícones que estavam em exposição!), obras de Fabergé para a casa imperial, dois trenós reais (um dos quais de criança) e vários objectos de decoração da época. Se alguma dúvida restasse da grandeza do império russo, é logo desfeita pela descrição exaustiva que a nossa guia de serviço nos presenteou ao longo de todo o percurso desde Pedro O Grande até ao último Csar Nicolau II.

...no final, um sorriso pelo tempo empregue e uma vontade enorme de visitar S. Petersburgo!!

PS: uma nota para o Sr. Comendador, desta vez conseguimos entrar com malas e sem "espartilhos" da segurança!!...

15/02/2008

...e para abrir as hostilidades

... um abraço e um queijo fresco e já agora um bom fim-de-semana!!

14/02/2008

...na espuma da manhã


De manhã temendo que me achasses feia,
acordei tremendo deitada na areia,
mas logo os teus olhos disseram que não
e o sol penetrou no meu coração.


Vi depois, numa rocha, uma cruz,
e o teu barco negro dançava na luz;
vi teu braço acenando, entre as velas já soltas.
Dizem as velhas da praia que não voltas...
São loucas! São loucas!


Eu sei, meu amor,
que nem chegaste a partir,
pois tudo em meu redor
me diz que estás sempre comigo.


No vento que lança
areia nos vidros,
na água que canta,
no fogo mortiço,
no calor do leito,
nos bancos vazios,
dentro do meu peito
estás sempre comigo.


David Mourão-Ferreira

12/02/2008

...contraditório

...o Presidente da FPF lançou um repto ao seu congénere espanhol para uma candidatura conjunta ao Campeonato Mundial de Futebol de 2018.

É caso para dizer muito bem! Então mãos à obra!

...ah!podemos aproveitar as sinergias entretanto criadas para resolver outros assuntos pendentes, ora bem: diz-se que os hospitais públicos necessitam de aproximadamente 20 000 enfermeiros, e que muitos dos recém-licenciados se encontram hoje no desemprego ou a trabalhar no pequeno comércio, nas grandes superfícies ou inclusivé em serviços domésticos! Era uma boa altura para colocar um travão nesta situação aberrante!. E o que dizer dos milhares de professores que estão no desemprego ou com contratos de trabalho precários, situação essa que carece de explicação face ao insucesso escolar que "engrandece" Portugal. Talvez ainda haja algum plafond que permita fazer face às carências de algumas universidades, que sem outros meios de financiamento optam aumentar ainda mais as propinas dos seus alunos -um espécie de auto financiamento com a prata da casa!.
Talvez no fim sobre algum dinheiro para impedir que mais centros de saúde fechem por motivos estatísticos ou meramente contabilísticos, ou quem sabe, mesmo no precipício quando o pais estiver inundado de estádios de futebol que passam a maior parte do tempo vazios e a ganhar pó, haja alguém com algum dedo de testa que de uma vez por todas, pare esta tradição esbanjar dinheiro de maneira ridícula e inconsciente!...será que as lições do Euro2004 são memórias esquecidas!Será que metade do país está condenado ao fel e a outra metade à folia. Que eu saiba o Carnaval são três dias e clamar pela razão não é demagogia!

09/02/2008

...irreal Sr. Comendador

A FOTOGRAFIA ACIMA EXPOSTA É DE UMA BELEZA TAL, QUE O ARTISTA DECIDIU MANTÊ-LA OCULTA, DESTA FORMA PODE DAR LARGAS À SUA IMAGINAÇÃO PARA PODER EXPLORÁ-LA AO SEU GOSTO!!

...acordei com esse desígnio e pouco tempo após a aberturas das portas, entrei num sonho irreal, movido pelo inconsciente . A primeira impressão é sempre um sorriso mal disfarçado de espanto, é coisa do género primeiro "estranha-se depois... engole-se"! Nunca pensei que a utopia e a liberdade criativa explorassem tão bem a vastidão do lado oculto do nosso pensamento. Não sei se é pelo caos das cores, pela deformação das histórias que cada tela nos conta, mas o que é certo é que gostei. Houve telas que me despertaram um sorriso, mas o mais curiosos era permanecer sentado por breves momentos e ouvir as impressões de cada pessoa que por ali passavam. É uma forma diferente de viver a arte sem o espartilho das assistentes que nos convidam a partilhar todo o seu saber compartimentado em frases gastas. Coitadas, engolem a cassete e quais condutoras de autocarro lá seguem por entre os corredores ao som dos passos silenciosos sobre o chão de madeira. É curioso como o jogo de cores e movimentos do artista moldam uma impressão diferente em cada um de nós. Talvez seja este o fascínio da arte. De todas as obras que vi, Max Ernst e Jacques Herold foram quem me fascinou mais. Na fotografia gostei de Helena Almeida...o que não gostei mesmo e achei surreal, foi o facto de sermos autênticamente controlados em todos os passos, movimentos durante o tempo em que estamos a ver as obras, como se uma câmara estivesse ao nosso lado - talvez pelo facto de aquela hora o museu ter ainda pouca assistência!? Também não gostei do facto de para a entrega do kit de crianças (que é borlix!) ser necessário deixar na recepção um documento com fotografia, nem muito menos a irreal situação que as malas a tira colo serem proibidas!!! é caso para perguntar....lá por em Serralves existirem regras castradoras não significa que em Lisboa também tenha que ser assim!??!?!...bolas! já estive em museus "bem mais importantes", com um número substancialmente maior de obras de referência e não me lembro de ver cães de fila atrás do incauto visitante a colocar entraves a isto ou aquilo.

Mas isso resolve-se: POR FAVOR AUMENTEM A MERDA DO TAMANHO DA LETRAS NOS PAINÉIS INFORMATIVOS DAS OBRAS PORQUE NEM TODA A GENTE TEM BINÓCULOS NA TROMBA!!! ...obrigado!

08/02/2008

...momentos


Não sei quantas almas tenho.
Cada momento mudei.
Continuamente me estranho.
Nunca me vi nem achei.
De tanto ser, só tenho alma.
Quem tem alma não tem calma.
Quem vê é só o que vê.
Quem sente não é quem é.
Atento ao que sou e vejo,
Torno-me eles e não eu.
Cada meu sonho ou desejo,
É do que nasce,
e não meu.
Sou minha própria paisagem,
Assisto à minha passagem,
Diverso, móbil e só.
Não sei sentir-me onde estou.
Por isso, alheio, vou lendo
Como páginas, meu ser.
O que segue não prevendo,
O que passou a esquecer.
Noto à margem do que li
O que julguei que senti.
Releio e digo, «Fui eu?»
Deus sabe, porque o escreveu.



Fernando Pessoa

07/02/2008

tua pele...


" Com minha razão apenas, com os meus
dedos,
com lentas águas lentas inundadas,
caio no império dos miosótis,
numa tenaz atmosfera de luto,
numa olvidada sala decaída,
num cacho de trevos amargos.

Caio na sombra,no meio
de destruídas coisas,
e espio aranhas,e apascento bosques
de secretas madeiras inconclusas,
e ando entre úmidas fibras arrancadas
ao vivo ser de substância e silêncio.

Doce matéria,oh rosa de asas secas,
no meu afundamento as tuas pétalas subo
com pesados pés de rubra fadiga,
e na tua catedral dura
me ajoelho
batendo nos meus lábios com um anjo.

É que sou eu diante da tua cor do mundo,
diante das tuas pálidas espadas mortas,
diante dos teus corações reunidos,
diante da tua silenciosa multidão..."

Pablo Neruda

...em lume brando!

...e finalmente consegui ver o sol nascer!

Aos poucos a noite dá lugar ao dia cada vez mais presente; onde ontem brilhavam as últimas velas no céu estrelado, hoje o sol já reflecte sobre o espelho dourado da entrada da barra! Mas o dia não ia terminar desta forma romântica e o reflexo disso mesmo chegou com vazio da noite.

É curioso como um simples acontecimento por vezes desperta os instintos mais recalcados e mais perturbadores da mente humana. Uma simples complicação no trânsito, quase que deu azo a uma batalha dentro do autocarro! Não se chegou a vias de factos - quase!- mas foi com curiosidade que observei metade dos presentes a amotinarem-se contra a restante metade. No meio, os rostos e o incredibilidade de uma minoria que olhava impávida e serena para o triste espectáculo. É nestes momentos em que o silêncio e razão enobrecem quem mantém a ténue capa do anonimato incólume. E assim se despertam os demónios engavetados no cansaço do quotidano, como se de um assunto da mais séria importância se tratasse.


Assim vai o ânimo desta gente que se queixa por tudo e por nada e que quando verbaliza, solta achas para a fogueira que incinera a parca e cada vez menos presente boa educação.


" Tudo o que é necessário para o triunfo do mal, é que os homens de bem nada façam."

Edmund Burke

06/02/2008

...in memoriam


"Não só vos comeis uns aos outros, senão que os grandes comem os pequenos. Se fora pelo contrário, era menos mal. Se os pequenos comeram os grandes, bastara um grande para muitos pequenos; mas como os grandes comem os pequenos, não bastam cem pequenos, nem mil, para um só grande."


Padre António Vieira

05/02/2008

...máscara


Esta luz animada e desprendida
Duma longínqua estrela misteriosa
Que, vindo reflectir-se em nosso rosto,
Acende nele estranha claridade;
Esta lâmpada oculta, em nossa máscara
Tornada transparente e radiante
De alegria, de dor ou desespero
E de outros sentimentos emanados
Do coração dum anjo ou dum demónio;
Este retrato ideal e verdadeiro,
Composto de alma e corpo e de que somos
A trágica moldura, errando à sorte,
E ela, é ela, a nossa aparição,
Feita de estrelas, sombras, ventanias
E séculos sem fim, surgindo, enfim,
Cá fora, sobre a Terra, à luz do Sol.


Teixeira de Pascoaes

03/02/2008

...outros sabores!

...depois de um digno Foral de Évora colheita 2003 a acompanhar um divinal misto de porco preto com migas de espargos nada melhor que um tentador leite creme. Para terminar um bom café ao som do imemorável Zeca Afonso no Café Alentejo. Seguiu-se o inevitável passeio pelas ruas apertadas de branco imaculado, ao sabor da brisa fria e dos cubos de pedra calçada que cantam o alentejo esquecido. Na volta, enquanto a paisagem pintava o olhar, navegamos com o concerto para piano n.º 2 de Rachmaninov de pedra em pedra, de sobreiro em sobreiro rumo ao nosso destino certo. Vislumbramos as tágides era já fim de tarde e foi com os flamingos nas margens do Tejo que nos lembrámos do prazer para trás deixado. Prometemos ser breves e voltar novamente quando os campos estiverem semeados cores e o sol quente sob a ceara ardente...

01/02/2008

..como descascar uma cebola!?

...é que se chama de tirar esqueletos do armário!

Mas o facto que mais me espanta ao saborear as páginas do Público é o indiscutível mau gosto que o jovem engenheiro de então revelava na concepção da amálgama urbanística que estava a projectar! Felizmente, o seu legado não se prepetuou até aos nossos dias, senão a Guarde se transformava num autêntico Cacém. Mais, até as bizarras urbanizações tipo caixote no pouco All Garve que ainda hoje "sobrevive", parecem espelhar um pouco mais de salubridade visual!
Mas enfim! o que deve ser realçado nisto tudo é atentativa forçada de os jornalistas se transformarem em paladinos do puritanismo, como se o simples facto de qualquer pessoa ter uma nódoa no seu passado, seja hoje motivo, para ser liminarmente atirada à lama!
É lógica do vale tudo a sobrepôr-se à força da razão e da seriedade! Não querendo proteger o acto, o qual deve ser obviamente censurável- a ser verdade!- por uma questão de ética deontológica, não deixa de ser um triste espectáculo, serem canalizados meios para descobrir os eventuais pecados ou omissões de uma figura pública como se isso fosse o garante da reposição da legalidade ou de qualquer tipo de justiça! Estes mesmos jornalistas provavelmente teriam feito um auto de fé ao escritor Günter Grass, e mesmo que o nosso PM começasse a descascar desenfreadaemnte cebolas, se vai livrar tão cedo do assédio moralista de uma determinada imprensa da escola do extinto e bem extinto Independente!A bem da tiragem, vasculhar sempre!

Haja seriedade, ou qualquer dia as aventuras do pequenino Sócrates na escola primária vão passar a ser alvo da mais refinada e decadente investigação jornalística. A bem da tiragem!


"A cebola tem muitas camadas. Existem em maioria. Mal é descascada, renova-se. Cortada, provoca lágrimas. Só ao descascá-la fala verdade. O que aconteceu antes e depois do fim da minha infância, bate à porta com factos e decorreu pior do que o desejado, quer ser contado às vezes assim, outras de maneira diferente e conduz a histórias de mentira."


Günther Grass in Beim Häuten der Zwiebel

31/01/2008

...late evening whisper

Eulalie
I dwelt alone
In a world of moan,
And my soul was a stagnant tide,
Till the fair and gentle Eulalie became my blushing bride-
Till the yellow-haired young Eulalie became my smiling bride.
Ah, less- less bright
The stars of the night
Than the eyes of the radiant girl!
And never a flakethat the vapor can make
With the moon-tints of purple and pearl,
Can vie with the modest Eulalie's most unregarded curl-
Can compare with the bright-eyed Eulalie's most humble and carelesscurl.
Now Doubt- now Pain
Come never again,
For her soul gives me sigh for sigh,
And all day long
Shines, bright and strong,
Astarte within the sky,
While ever to her dear Eulalie upturns her matron eye-
While ever to her young Eulalie upturns her violet eye.

Edgar Allan Poe
fotografia : Amanda Com

27/01/2008

..à espera de alguém que não chega!

...até podia ser um bom sketch dos Gato Fedorento não fosse o facto de ter sido uma situação real e ter envolvido uma morte. Aquele diálogo ao bom estilo à Beckettiano dos dois tipos estão à espera de outro que nunca mais chega!No caso concreto o infeliz que atendeu o telefone em Alijó e a operadora do CODU de Vila Real (se não me falha a memória!). No fundo...mesmo onde a luz já não ilumina, nenhum deles tem culpa do vazio que existe hoje em termos de cuidados primários de saúde. Do outro lado da linha, espera-se por nada e esse nada, é o que de facto existe. O resto, o tudo, são as palavras que servem apenas para realçar o contrário. Servem para dar sentido ao medo que sentimos quando não sentimos o sentido das coisas. Talvez mesmo a culpa morra solteira, porque na realidade não é o ministro que sentado aqui metrópole do tudo, vai resolver as inoperacionalidades suscitadas pelo facto de existirem 50 km para percorrer em plena serra, ou um centro de saúde onde sempre faltaram médicos, ou mesmo um quartel de bombeiros que por falta de verbas só pode ter um efectivo de noite e nem tenho dinheiro para pagar o gasóleo!
A culpa é de todos nós que apenas e somente almejamos o tudo nos grandes centros urbanos e que aos poucos fomos inconscientemente definhando o interior esquecido nas entrelinhas do nada.

Independentemente disso, casos deste não se podem repetir, nem devem repetir!...

25/01/2008

VH 30 anos depois

...small is beautifull!

E lá foram eles, os 8 reis magros ter com o menino do bolo-rei, levando ouro, incenso e 5000 assinaturas em branco, pois o assunto era da mais pertinente atenção. Contrariando os avisos de Sócrates o Agripa, foram rebater o estúpido equilíbrio duvergeriano que se contenta com dois grandes partidos e dois ou três satélites de conveniência para os arranjos pós-eleitorais, leia-se CDS/PP , PCP e BE.
Tenho para mim, que depois deste golpe baixo de génio da lâmpada mágica, virá a reforma do número de deputados da Assembleia da República, com drástica redução dos eleitos do PP, PCP e BE, a que se seguirá a lei dos 5% e, quem sabe, a criação de círculos eleitorais à la francesa, permitindo que partidos com 20% na primeira volta detenham a totalidade dos deputados na segunda volta, e que partidos com 12%, 13% e 15% da votação nacional jamais entrem no parlamento. É a chamada democracia agro-industrial, entra porco sai salsicha! Neste caso ou
PS ou PSD. A democracia perde, perdem todos nós (os que votaram e os que forma de fim-de-semana para fora!) e o regime acaba por definhar qual sala de cinema de 3.ª categoria, uma espécie de Animatógrafo!
Se ao menos tivéssemos um
Partido Socialista e um Partido Social Democrata (mas a sério!!nada de ideologias na gaveta!) fartos de inteligência, carregados de massa cinzenta, com reputados oradores, com capacidade para mobilizar massas, ainda hesitaríamos.
Mas não!
Era bom demais, das bandas de São Bento, nem bons ventos nem bons conselhos! Apenas o deserto (não o da margem Sul!), uma singularidade no vazio, um buraco negro que absorve toda a inutilidade que grassa na democracia portuguesa! Talvez não fosse má ideia aproveitar por vezes, as brisas sopram esses pequenos partidos (não todos como é óbvio!) para reformar os grémios
laranja e rosa
, esses sim, cada vez mais pequenos em dimensão democrática!

22/01/2008

...and good night!


Love's Secret


Never seek to tell thy love,
Love that never told can be;
For the gentle wind doth move
Silently, invisibly.

I told my love, I told my love,
I told her all my heart,
Trembling, cold, in ghastly fears.
Ah! she did depart!

Soon after she was gone from me,
A traveller came by,
Silently, invisibly:
He took her with a sigh.

William Blake

21/01/2008

...frágil


A minha alma partiu-se como um vaso vazio.
Caiu pela escada excessivamente abaixo.
Caiu das mãos da criada descuidada.
Caiu, fez-se em mais pedaços do que havia loiça no vaso.

Asneira? Impossível? Sei lá!
Tenho mais sensações do que tinha quando me sentia eu.
Sou um espalhamento de cacos sobre um capacho por sacudir.

Fiz barulho na queda como um vaso que se partia.
Os deuses que há debruçam-se do parapeito da escada.
E fitam os cacos que a criada deles fez de mim.

Não se zanguem com ela.
São tolerantes com ela.
O que era eu um vaso vazio?
Olham os cacos absurdamente conscientes,
Mas conscientes de si mesmos, não conscientes deles.
Olham e sorriem.
Sorriem tolerantes à criada involuntária.
Alastra a grande escadaria atapetada de estrelas.
Um caco brilha, virado do exterior lustroso, entre os astros.
A minha obra? A minha alma principal? A minha vida?
Um caco.
E os deuses olham-o especialmente, pois não sabem por que ficou ali.

Alberto Caeiro

18/01/2008

...onde estás?

...nada de estimulante parece mover a minha vontade em derramar umas quantas pitadas de tinta da china sobre esta tela vazia. Apenas a 10.ª de Mahler e o som do vento frio que lá fora extravasa os ramos nús dos plátanos.
..talvez seja o facto de estarmos a cair num marasmo em que nem as minorias escapam, em que a lógica do bipartidarismo parece querer prevalecer à custa do silenciamento das ditas minorias de opinião. É como se de repente a encruzilhada se esvazia-se numa sala com apenas duas cadeiras. Estaremos nós a entrar na lógica tão típica dos E.U.A., em que se não és burro, elefante serás?!

...mas enfim, estou certo que a vontade de uns não irá calar a consciência e a liberdade de expressão de outros- muitos mais! - cada vez menos interessados numa lógica maniqueísta da politika, como se só houvesse apenas o bem e mal, e não um certo purgatório de ideias e conceitos que enriquecem o debate e constituem um escape para fugir ao marasmo que estamos a atravessar. Um dias destes, escrevi algures..."revolução precisa-se", e parece cada vez mais que assim é!

...os meses passam, os dias ficam cada vez mais longos, e as noites mais estreladas mas os rostos que vejo transparecem uma resignação e uma falta de estimulo e alegria gritantes.
...onde estás a força e vontade de conquista que a história nos engrandeceu?! Onde estás "musa antiga" que inspiraste um dia, onde estás tu "alma" que alguém disse, não ser pequena?


13/01/2008

...espinhos


A rosa da profunda amizade não se colhe sem ferir a mão em muitos espinhos da contradição. No abnegar é que está o vencer de muitas resistências invencíveis ao império da vontade.



Camilo Castelo Branco

early morning rain

...primeira grande molha do ano! e logo por volta das 8 da manhã num domingo em que qualquer pessoa sã e no seu perfeito juízo estaria certamente a dormitar por entre nuvens de sonhos, e não certamente a ser devastada por uma tempestade de areia e chuva no Guincho!

...e para não variar, as obras na ciclovia mantêm-se! Por este caminhar há-de estar concluído o aeroporto em Alcochete (bonita terra!! bem que poderia ser Aeroporto Internacional Gago Coutinho e Sacadura Cabral, para homenagear essas duas lendas da aviação portuguesa ou quem sabe...D. Manuel I já nasceu lá!?) e a ciclovia do Guincho ainda em obras!

Mas aquilo que me trás aqui não são as as dores do corpo, mas antes as mazelas da "alma" isto porque num Europa que se diz livre e aberta não deixa de ser ridículo a aprovação no município de Roma de uma moção com os votos da o partido da Refundação Comunista e da o partido da Esquerda Democrática em que é pedido ao conselheiro municipal que as escolas separem as crianças ciganas da restantes nos autocarros escolares. É curioso como a mesma ideologia por vezes tem duas visões abertamente opostas quando confrontada com a realidade. O mesmo sucede cá em Portugal, quando o PC no caso do referendo para a interrupção voluntária da gravidez afirmava que era um erro referendar a matéria e que tal seria politicamente aceitável através de voto parlamentar, agora no caso do Tratado de Lisboa insurgir-se contra o voto parlamentar e defende agora a democraticidade da consulta popular. Isto sim é politika a sério!

10/01/2008

...começou o peditório!


...o país agradece tamanha manifestação de arrependimento por parte da classe reinante!


...agora é só uma questão de arranjar dinheiro para construir o NAL, através da boa vontade e eterna generosidade dos contribuintes!


...Ota jamais!...e já agora haja dinheiro para pagar as portagens da futura ponte Chelas Barreiro! ah! já se estavam a esquecer não é!?...

09/01/2008

...livra!!

...acho muito bem!! aliás porrerissímo, ou antes, até me apetece-se rir e lapidar os Velhos do Restelo, que de há um mês a esta parte têm denegrido, injuriado e caluniado, ignóbil e injustamente mais uma promessa não cumprida do nosso PM. A esses arruaceiros, comunistas & restante escumalha de esquerda digo-vos: calem-se então não vêm que o homem tem razão!

Porventura alguém com três dedos de testa já conseguiu decifrar os meandros do articulado do novo tratado constitucional europeu "disfarçado" de Tratado de Lisboa. Pois digo-vos o seguinte: é complicado, confuso e enigmático. Mais fácil foi descobrir o segredo por detrás da Enigma, ou mais prático será resolver um dia depois do caso Casa Pia - o mistério da morte de Laura Palmer. Por Toutatis! não nos peçam para ler o intrincado legislativo daquele documento...é o equivalente a ler as páginas amarelas para dormir. Poupem-nos!

PS: obrigado Sr. PM, desta vez tiro-lhe o meu chapéu!

04/01/2008

...au revoir dakar


...foi uma pena pois esperámos um ano por este dia. Estava já a preparar o farnel e a máquina fotográfica!
O mau estar por parte do governo francês perante os últimos acontecimentos com gauleses por terras da Mauritânia? possíveis ataques terroristas? um dia deste saber-se-á a verdade, mas faço minhas as palavras do Carlos Sousa - talvez não fosse má ideia rumar até à ultima etapa em Marrocos e depois decidir a sorte, para bem do espectáculo e e dos milhões de entusiastas de todo o mundo, enfim!

Ainda me lembro (com saudade!!) do nosso grupo excursionista e da longa caminhada pelas areias de Grândola, o fervor e o calor com que o público português recebe a comitiva do Dakar e as maravilhosas sandes da praxe...ah! e o café da Laura servido no termo!Talvez o melhor e mais agradecido café do ano!...para o ano cá estaremos novamente como mesma vontade de os receber de braços abertos!!


Au revoir...Dakar!

03/01/2008

...no Ovo Estrelado pode fumar à vontade!

... na falta de melhor o novo ano inicia-se sob a insigne da nova Lei do Tabaco que só por mero acaso já é velha pois foi publicada em Agosto de 2007. Mas como tudo que acontece neste país, tarde ou nunca é implementada. A minha opinião como não fumador é obviamente favorável à sua aplicação. Tirando honrosas excepções, a grande maioria grande tolerância e abertura sinal que nem tudo vai mal em termos de civismo e educação. Acho que não existem dúvidas que o tabaco concorre, tal como outros vícios pouco salutares, para a degradação do estado de saúde de fumadores activos e passivos, facto já demonstrado clinicamente (não por aquelas estatísticas cozinhadas como se preparam cá em Portugal!!!), também não deixa de ser verdade que se fosse aplicada a legislação em matéria de emissão de gases nocivos, esse sim seria um contributo maior para o ambiente e para a saúde das populações. Também não é menos verdade que fumar um cigarro hoje em dia é bem menos perigoso do que circular nas nossas estradas! Mas isso são matérias que tirando para alguns inteligentes iluminados estão em fase de resolução...nas próximas décadas. Perigoso, mas mesmo muito perigoso é sem dúvida ser proprietário de um restaurante. Esses sim serão os próximos a ostentar a marca da discriminação. Também eles ostentarão no avental a cruz de David encimada coma proibida colher de pau e o banido rolo da massa! A não ser que haja um espaço para colocar um casino ao lado do balcão das sobremesas! Esses casos de acordo com o Inquisidor-mor da ASAE, passam impunes ao lápis vermelho da censura e deverão ser considerados grandes apostas de futuro. Por isso digo, é dono de algum restaurante!? então trate de modernizar a sala de jogos com uma slot machine e uma roleta, reserve uma mesa para o "Big Smoke" e verá que numa penada a sua casa comercial passa a ostentar o carimbo de aprovado com mérito e inequestionável viabilidade económica. Os restantes podem começar a fechar porque...eles andem aí!



"De los fumadores podemos aprender la tolerância. Todavía no conozco uno sólo que se haya quejado de los no fumadores."

Sandro Pertini

01/01/2008

...a bem da tradição

Nos últimos sete anos, os sucessivos desgovernos falharam as estimativas sobre a variação de preços e sempre por defeito. Tudo aponta mais uma vez, ao olhar para as expectativas dos analistas e para as previsões dos relatórios das instituições internacionais, para que o ano de 2008 não seja diferente. Nos departamentos de “research” dos bancos portugueses, a aposta para a taxa de inflação está entre os 2,4 e os 2,5 por cento. A Comissão Europeia e o FMI apontam para um valor de 2,4 por cento. Mas nem tudo são más notícias, há piores ainda, o pão, o leite, os ovos, as massas e o arroz têm, todos aumento garantido, no pão esse aumento poderá ir aos 30%. A subida da procura – não só para a alimentação, mas também para os biocombustíveis – e o mau ano agrícola fizeram disparar o preço dos cereais!!Os aumentos não se ficam pelas compras na mercearia. Mesmo não saindo de casa, cada vez da vez que ligar o interruptor vai estar a pagar, em média, mais 2,9 por cento de electricidade . A par da luz, a conta do gás natural também aumenta para clientes domésticos e pequenas e médias indústrias: entre 1,2 a 5,96 por cento. Os aumentos do gás propano canalizado e de garrafa rondam os 4,3 e os 5,2 por cento no valor cobrado por metro cúbico consumido. E quando tiver sede prepare-se, par um aumento estimado de 0,3% Já nos transportes e afins, existe a expectativa de um aumento de 2,6% nas portagens e 3,9% nos passes sociais.

As poucas, mas boas notícias, são a possível diminuição das chamadas telefónicas fixas!! que poucos utilizam, as móveis logo se verá!! Ah! o preço dos ingressos para os cinemas parece que contra a maré, não vai subir!



Enfim só nos resta esperar que as migalhas dos 2,1% de aumento no sector público e em muitas empresas do sector privado (se fosse essa a percentagem já me dava por contente!!), chegue para cobrir as pequenas golpadas no nosso orçamento familiar...ano Novo aumentos novos , a bem da tradição!!