..não sei o que será pior, se o facto de ter estalado um guerra incompreensível entre a Leya, a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) e a Câmvra de Lx ou se o simples facto de o nosso PM ter puxado do zipp e queimado umas ervas de nicotina tabacum durante o voo Lx-Caraças, coadjuvado e incentivado pelo inevitável Manuel Pinho (o "ministro dos apanhados"). É caso para dizer que numa e noutra situação ficamos todos a perder. Por um lado esfuma-se uma iniciativa com décadas e que envaidece qualquer cidade dita culta, por outro lado queima-se em lume brando uma novel lei que tem tanto de imcompreensível como de justa. É caso para dizer...É só fumaça...o Povo é sereno!mas haja pachorra para aturar tamanha trapalhada. Mas no meio do nevoeiro da sala de chuto, realce para a confissão de culpa do PM e um singular pedido de desculpas. Pena é que, em anteriores "beatas governamentais", não tenha pedido desculpa por nos chamuscar com as medidas avulsas e indecorosas que tem tomado, a bem da nação e do ambiente!14/05/2008
...não Leya na sala de chuto
..não sei o que será pior, se o facto de ter estalado um guerra incompreensível entre a Leya, a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) e a Câmvra de Lx ou se o simples facto de o nosso PM ter puxado do zipp e queimado umas ervas de nicotina tabacum durante o voo Lx-Caraças, coadjuvado e incentivado pelo inevitável Manuel Pinho (o "ministro dos apanhados"). É caso para dizer que numa e noutra situação ficamos todos a perder. Por um lado esfuma-se uma iniciativa com décadas e que envaidece qualquer cidade dita culta, por outro lado queima-se em lume brando uma novel lei que tem tanto de imcompreensível como de justa. É caso para dizer...É só fumaça...o Povo é sereno!mas haja pachorra para aturar tamanha trapalhada. Mas no meio do nevoeiro da sala de chuto, realce para a confissão de culpa do PM e um singular pedido de desculpas. Pena é que, em anteriores "beatas governamentais", não tenha pedido desculpa por nos chamuscar com as medidas avulsas e indecorosas que tem tomado, a bem da nação e do ambiente!| Reacções: |
04/05/2008
...a terra para quem a trabalha
03/05/2008
...cá e lá muitos maios
Há 40 anos, estudantes franceses revoltaram-se contra o sistema político do pós-guerra. Estava no poder o general De Gaulle. Era época singular em que a liberdade ainda era uma palavra vã, em que não havia desemprego entre os jovens, mas cujo espírito pacifista e rebelde levou multidões de jovens de todas as proveniências e estratos sociais a lutar por uma sociedade diferente. Passados estes anos, por cá, são os professores que marcham! Os alunos apenas imploram por um futuro com emprego. Nada mais. Para a direita o Maio de 68 foi um acidente, para a esquerda um movimento. As mesmas pessoas que atiraram pedras e paus, que incendiaram carros e consciências são hoje os pais dos políticos cinzentões que inventaram a globalização, as famosas novas ordens mundiais neste ou naquele assunto e que se tornaram verdadeiras máquinas trituradoras das liberdades sociais um pouco por todo o mundo. É caso para dizer que apesar da corrente de liberdade de expressão, sexual, pensamento, entre outras liberdades, falharam rotundamente na educação que deram aos filhos!O presidente Sarkozy, que na altura cultivava os seus 13 anos (curiosaidade), num inflamado discurso à um ano, em plena campanha eleitoral para o Eliseu referindo-se aos “herdeiros esquerdistas", culpou-os pela crise de falta de moralidade, da autoridade, do trabalho e da identidade nacional.
Por cá, na semana passada no DN alguém disse que o eventual desinteresse dos jovens pela política partidária seria um bom sinal. Seria o sinónimo de uma sociedade falhada, construída pela geração do 25 de Abril, e que eventualmente poderia estar a prazo.
Lá e cá são maios de contestação, maios de descrença no sistema...e muitos mais!
01/05/2008
...so nice
...so nice!...poder ficar em casa o dia inteiro, a ouvir música, dar um saltinho ao café na esquina, ler mais umas páginas do livro debruado de pó, no canto da mesinha de cabeceira!...melhor seria mesmo prolongar esta letargia pelo fim de semana a dentro, mas outras obrigações nos esperam pela manhã!...
...mas nice mesmo, é ouvir as boa novas que nos rodeiam: 3 cêntimos de aumento do gasóleo?!...perspectiva de aumento dos bens alimentares a rondar os 30/40% até à conclusão do ano!? contenção salarial!aumento da Euribor!Aumento disto, aumento daquilo...uma verdadeira erecção é o que eu digo!!...so nice!...mas nice, foi o filme de ontem à noite...Becoming Jane!
...esta semana passa um ano do desaparecimento da pequena Maddie!Já muito se escreveu, mas nada transbordou de concreto!Tão ou mais perturbador, é uma medida que o Governo já está a adoptar. Numa altura de crise económica e social, em que a fome e a precariedade social escondem-se por detrás do manto da vergonha, em que milhares de famílias recorrem a ONG para aliviar de certa forma o reduzido rendimento familiar, é incompreensível que a segurança social recuse a atribuição do abono de família às famílias que auferem rendimentos de trabalho independente. Tudo a bem do ignóbil défice, tudo de acordo com a lei, que refira-se, data de 2003. Porque só agora, não se compreende. Mas não deixa de ser intrigante, que na próxima edição do expresso a uma sondagem apresente o Partido do Governo na eminência da maioria. Isso sim, já não me parece tão nice!
...a fonte
Ela é a fonte. Eu posso saber que é a grande fonte em que todos pensaram.Quando no campo
se procurava o trevo, ou em silêncio
se esperava a noite,
ou se ouvia algures na paz da terra
o urdir do tempo -
-cada um pensava na fonte. Era um manar
secreto e pacífico.
Uma coisa milagrosa que acontecia
ocultamente.
Ninguém falava dela, porque
era imensa. Mas todos a sabiam
como a teta. Como o odre.
Algo sorria dentro de nós.
Minhas irmãs faziam-se mulheres suavemente. Meu pai lia.
Sorria dentro de mim uma aceitação
do trevo, uma descoberta muito casta.
Era a fonte.
Eu amava-a dolorosa e tranquilamente.
A lua formava-se com uma ponta subtil de ferocidade,
e a maçã tomava um princípiode esplendor.
Hoje o sexo desenhou-se. O pensamento
perdeu-se e renasceu.
Hoje sei permanentemente
que ela é a fonte.
Herberto Helder
25/04/2008
...as portas que Abril abriu
| Reacções: |
24/04/2008
...doce sensação

...o dia seguinte
Porque temos que pagar impostos com TAXAS EXORBITANTES E EXPLORADORAS?
Porque é que o fosso entre os mais ricos e pobres é exponencial com o tempo?
E impostos exorbitantes para quê?
As estradas andam esburacadas!
Os hospitais estão a ficar sem serviços de urgência!
As grávidas andam a parir dentro das ambulâncias!
As estradas não são seguras, morrendo-se desalmadamente-uma autêntica guerra civil!
Porque a PSP/GNR aplicam coimas elevadíssimas no estacionamento e existe descontrolo total nas autoestradas?
Porquê as Câmaras recebem indemnizações dos empreiteiros por construírem sem garagem e depois as câmaras não constroem as visadas garagens colectivas?
Porque os nossos filhos não têm actividades dos tempos livres?
Aonde ficam nas férias da escola?
Porque eles andam tão violentos?
Porque é que as pessoas têm medo de sair à noite?
PORQUÊ A VIDA EM PORTUGAL TEM QUE SER TÃO VIOLENTA?
Porque se matam pessoas impunemente e os criminosos escapam impunemente ao abrigo do Código Penal?
Porque o Fisco é tão vigarista com os direitos dos cidadãos, penhorando por pequenos valores todo o património?
Porque é que o sistema judicial simplesmente não funciona?
Porque é que não existem leis verdadeiramente de combate à corrupção?
Porque as taxas da Segurança Social são tão elevadas se deixam prescrever valores exorbitantes?
Porque é que os políticos mentem impunemente?
...MAS AFINAL DE CONTAS FOI PARA ISTO QUE TANTOS SOFRERAM A LUTAR PELA LIBERDADE?
21/04/2008
...direito de resposta
o momento que se segue insere-se naquilo que vulgarmente se designa por direito de resposta, no caso concreto a vitíma fui eu:
...eu não estava a ser sarcástico!!!...estava a reclamar uns segundos de atenção!!...não era preciso calçar a luva de box!
20/04/2008
...phantom of delight
She was a phantom of delight18/04/2008
..early morning sunday

| Reacções: |
Laranja mecânica
...nem queira acreditar quando ontem depois de me deliciar com um ex-desempregado da vida política, recém ostracizado pelo tutor da economia nacional pelo facto de ter discursado num congresso do PSD pasme-se enquanto tinha contractos com o Estado...ooops!!!: notícia de última hora: Luis Filipe Menezes demite-se do cargo de presidente da junta de salvação do PSD e comissão administrativa laranja!
| Reacções: |
11/04/2008
...coitadinhas!
..é caso para dizer, salve-se quem puder pois o mundo está entregue aos bichos!! nem o George Orwell poderia aspirar a tão brilhante teatrificação do big brother telefónico!!...venham mais estórias destas!!...
09/04/2008
...sms
A Optimus lança por estes conturbados dias um anda por este dias slogan destinado ao target dos adolescentes teledependentes. Ser TAG significa possuir vários pares de mãos o que nos permite lavar os dentes, tomar banho, dormir entre outras actividades rotineiras enquanto mandamos mensagens!Aliás, a Optimus como boa empresa nacional e tradicionalista devia alargar o leque do seu público e começar desde logo pelo jardim de infância, já imaginaram bebés que ainda só gatinham com o telemóvel na mão, enquanto abrem as gavetas que alcançam e retiram para o chão tudo, e quando começam a escrevera as paredes com lápis de cera, ainda com o telemóvel na mão? No meu tempo divertido era jogar futebol, andar de carrinhos de esferas rua abaixo, jogar à apanhada e às escondidas à noite. Está bem, podem dizer que eram outros tempos...e não havia o telemóvel!!...essa coisa tão importante.
Este frenesim pelos botões e pela capacidade de se comunicarem em qualquer momento, este facilitísmo em atingir o objectivo tem o reverso da medalha na diminuição de uma característica bem portuguesa – o chamado nacional “desenrrascanso”! A dependência pelos sms, mms, pela gravação do vídeo a toda a hora (só não o fazem a dormir!) provocam a diminuição da concentração. O excesso de informação é tal que deixam de ter capacidade para apreender, deixam de saber e passam a depender do que a tecla lhes fornece. Não sabem “dar a volta ao assunto! Transformam-se nas máquinas que consomem avidamente: de vez em quando param para recarregar as baterias. A aquisição de algo está dependente do saldo do cartão e no final mesmo no final...acabam por ser vitimas da retoma! Não há pachorra para aguentar estes dependentes do telemóvel.
| Reacções: |
07/04/2008
...grande Kumpania
...entre as coisas loucas que fizémos este fim de semana, sem dúvida a mais alternativa foi a actuação desses ícones do bom cantar português que dão pelo curioso títalo de Kumpania Algazarra! aconselho vivamente a pessoas deprimidas e comprimidas...pode não ser relaxante como o sexo mas excita o ouvido e a alma com a mesma intensidade de um café!
Lembrete: ...não voltar a comprar camas com estrado articulado no IKEA!
| Reacções: |
06/04/2008
...a casa não vai bem!
…ainda no caldo a ferver do episódio no Carolina Michaelis questiono-me qual o papel do telemóvel! Será que ele não tem o direito de decidir com quem fica? É urgente a definição de um quadro legal que proteja os direitos dos telemóveis. Como se não bastasse servirem de chucha e objecto de dependência para muito adolescentes imberbes, agora vêm-se envolvidos num escândalo de disputa de custódia. É questão para perguntar ao legislador, para quando legislação que ponha cobro a estes actos infames, esta barbárie vergonhosa? A sociedade civil indigna-se perante a divulgação das imagens, a jovem é condenada ao degredo, a professora à reclusão domiciliária por incompetência assumida, então e o telemóvel?É certo que levámos um grande abanão, não tão grande como o “trambolhão da velha”! É chegada a hora de dizer basta! Tolerância zero para os operadores que entregam os seus telemóveis sem qualquer tipo de investigação aos futuros tutores!!
Voltando agora a agulha para faixa seguinte sem estragar o vinil, o partido da maioria vai apresentar brevemente na AR ao arrepio das orientações da Conferência Episcopal Portuguesa, um projecto do divrciolex – divórcio simplificado. Qual purgatório, deixa de existir o conceito de pecado,, aliás “culpa no cartório”! A mulher cega ou o marido corno passam a ver reconhecidos os seus direitos. O cônjuge que é agredido a martelo pelo oponente do jogo, passa a ver reconhecido o direito a carregar no botão de exit game! A velha desculpa do “vou comprar tabaco, volto já!” deixa de fazer sentido na ordem jurídica, agora basta um simples acesso à banda larga para fazer como o Robin dos Bosques: dar de frosques!!
...última da faixa antes que a agulha se encha de pó. Obrigado Sr. Ministro das Finanças!
Obrigado por desmascarar o senhor que governa o país e que à algumas semanas afirmava em Bruxelas que era "era leviano e irresponsável falar em baixar impostos, face ao estado das finanças públicas!....” como diria um depurado parlamentar do BE, a casa não vai bem!
02/04/2008
...abril

01/04/2008
...emir Sá!
..pela primeira vez há no Mundo mais fiéis muçulmanos do que católicos romanos. De acordo com um alto dignatário do Vaticano, 17,4% da população mundial é católica e 19,2% muçulmana. O número de cristãos é no entanto superior (32%), somadas todas as denominações (católicos, ortodoxos, anglicanos e protestantes).
...este é o novo imã libertador da política portuguesa! o mártir na luta contra a corrupção!...
| Reacções: |
30/03/2008
..tudo de ti me fala
...tudo de ti me fala,28/03/2008
...fiat lux
...é favor não esquecer de acertar o relógio amanhã à noite!!
A idade das Trevas dá lugar à Luz!...
26/03/2008
...a luz do teu olhar

Entrando, de improviso,
No meu quarto sombrio,
Onde medito, a sós,
Deixa, a tremer, no ar,
Um pálido sorriso,
Um murmúrio de luz
Que lembra a tua voz...
O Outono, que derrama
Ideal melancolia
Nas almas sem amor,
Nos troncos sem folhagem,
Deixa a vibrar, em mim,
Saudosa melodia,
Dolorida canção,
que lembra a tua imagem...
A noite, que escurece
Os vales e os outeiros,
E que acende, num bosque,
A voz do rouxinol
E a estrela que protege
E guia os pegureiros;
A lágrima do céu
Ao ver morrer o sol,
Acorda, no meu peito,
Infinda e etérea dor,
Que à memória me traz
A luz do teu olhar...
Teixeira de Pascoaes
25/03/2008
...já não há respeito!
...eu acho mesmo que depois de ver aquela atracção fatal por um telemóvel em pleno Carolina Michaelis, já consigo suportar tudo! E viva o Estatuto do Aluno, a VODAFONE, A TMN e OPTIMUS, e vivam também os pais das meninas mimadas e o Ensino em geral.
O que é que se segue? sexo ao vivo em plena aula de matemática!?
...ah! loucos anos 70 ai sim havia respeito!!
| Reacções: |
19/03/2008
18/03/2008
Cuore Sportivo
| Reacções: |
...o que me trazes é mais do que beleza!

Contemplava-te, na clareza límpida da tua aura,
desvanecido pelos tons cristalinos do teu olhar,
mergulhando num ambiente de sonhos fádicos
que irradiavam da suprema beleza do teu rosto.
Imaginei que a Lua se metamorfoseara
nas cores mágicas do Sol poente,
que as oceânicas águas se transmutaram
num magnífico arvoredo,
enquanto as borboletas revolteavam em danças nupciais
e os peixes-voadores assomavam das profundezas líquidas
desse sonho.
E contemplando-te,com a suma brandura do meu Amor,
recriei,em oferenda de puro sentimento,
as paisagens excelsas do teu conto,
para ti,linda fada do meu encantamento.
3 em linha
O 3.º aniversário do actual elenco governativo está a ser comemorado com uma série de iniciativas que vão certamente mudar a face, senão outras partes do corpo de muitas portuguesas. Pela pena de um deputado da circunscrição do Porto, foi apresentada um projecto-lei que visa proibir -é esse o termo!- a colocação de piercings, tatuagens e de maquilhagem permanente a menores de 18 anos. Na exposição de motivos do diploma, lê-se que a adopção de um regime para a instalação e funcionamento dos estabelecimentos de colocação de piercings e tatuagens tem como principal objectivo a definição de um «quadro de referência de qualidade», que constituirá «factor de protecção dos consumidores e de informação dos profissionais».Assim, e segundo o projecto de lei, apenas será permitida a aplicação de piercings e a realização de tatuagens em «salões de piercings e salões de tatuagens», sendo, contudo, permitido furar as orelhas em ourivesarias e joalharias, bem como realizar maquilhagem permanente em institutos de estética, aplicando-se nesses casos o regime agora previsto. Finalmente! Para além de ser a melhor forma de celebrar os três anos de governação socialista elegendo prioridades, o País vê chegada a hora por que esperava há anos, impaciente. Vamos, pois, ter lei que regulará o funcionamento dos estabelecimentos que fazem tatuagens e aplicam piercings, passando a ser proibida a sua aplicação na língua com o devido controlo da ASAE como se impõe, no intervalo da suas acções contra a alheira tradicional e a azeitona curtida em bacia de plástico. A proposta visa sobretudo os menores de 18 anos que por sua vez e face a este ataque por parte da classe política, aproveitando um buraco legislativo, viram-se agora para a cirurgia estética como forma de alcançar a eterna felicidade.
É caso para dizer que, o País e os nossos jovens não mais vão ser os mesmos após este exercício de poder.
Voltando ao ataque aos “gandins”, como se não bastassem os genitais arganéis, a revista Pública desta semana dedica uma reportagem ao crescente recurso das jovens à cirurgia plástica, na busca do corpo perfeito. É simples, faz-se uma birra em casa, acaba-se com a paciência dos pais, pega-se na revista com a modelo favorita e toca de ir ao sr. Doutor. Depois é o corta aqui, acrescenta acolá, endireita aqui, põe ali e qual Vénus da espuma do mar, surge um sorriso Angelina Jolie, e um corpo de Heidie Klum, uma barriga de Gisele Bundchen e um traseiro de Soraia Chaves.
Será que as jovens de hoje em dia não sabem outros caminhos diferentes para descobrir a felicidade?
Outrora, aprendia-se a superar os “defeitos”, mais timidez ou menos timidez, passada a adolescência muitos desses complexos eram recordados com umas boas gargalhadas ou recordados como provas difíceis que foi preciso ultrapassar. Hoje recorre-se ao bisturi!
Intolerável!
A questão que se coloca é porque é que a Segurança Social não coloca um travão a toda esta situação aberrante?
Três temas para pensar!
16/03/2008
..barões sobre rodas!!

Relativamente à alteração do símbolo, o mano africano barão Alberto João (o mano tem a sua lógica!!) disse que o símbolo na Madeira mantinha-se e se visse algum novo, sabia bem o que lhe fazer!!...diga lá sr. Presidente aonde é que o coloca mesmo!? Por falar em Alberto João, o mano africano referiu recentemente que o no "PSD-Madeira tudo vai bem, dormem todos bem, o PSD Nacional como diziam alguns africanos, é um partido irmão e entre irmãos ninguém se mete!". Aliás assim como as laranjas à noite matam, o mano africano afirmou neste dias algo curioso: “Começo-me a irritar com uns jantares e almoços conspiratórios com uns meninos lá de cima do Porto, que nunca me cheiraram bem, com toda a franqueza, uma gente com a qual eu não me identifico.” - dixit
10/03/2008
...Lily

The modest Rose puts forth a thorn,
The humble sheep a threat'ning horn:
While the Lily white shall in love delight,
Nor a thorn nor a threat stain her beauty bright.
William Blake
| Reacções: |
07/03/2008
...cause we're all
...e atenção, não vale a pena andar a passear em Lisboa amanhã porque de certo vai dar de caras com um professor com maus fígados!!e nós bem sabemos que não há nada pior do que um prof zangado!...
05/03/2008
03/03/2008
...flexable
...um re putado membro da AG da VW um tal de Jochem Heizmann aproveitando a presença do não menos ilustre Ministro da Economia M. Pinho declarou a numa primeira fase que espera «que o Governo nos ajude a negociar com os sindicatos» e, passados dois minutos já depois do sr. ministro dar de soleta voltou-se pra aos jornalistas presentes para «corrigir» as suas afirmações, referindo que o que espera que «o Governo aja dentro do quadro legal» em prol do interesse nacional e da Autoeuropa. É a chamada flexibilidade ou antes a habilidade! No fundo o que pretendem é que os trabalhadores na Autoeuropa trabalham mais um dia por semana (ao sábado) sem receberem horas extraordinárias - numa altura em que o modelo Eos se vende bem - compensando depois no Outono em que os descapotáveis se vendem pior, trabalhando apenas 4 dias por semana! Moral da história: por sinal o líder da Comissão de trabalhadores estava presente e reafirmou que os portugueses já tinham esticado o suficiente quando acordaram em não receber 200% aos sábados como dita a lei e apenas 100%, agora trabalharem de borla e sob pressão, só através de uma alteração na lei....a ver vamos!02/03/2008
...boa-nova
...estava à janela sentado a ler um livro quando reparei numa andorinha solitária que cortava a brisa fresca num voo serpenteante! Curiosamente também só hoje reparei que as sementes de girassol que semeei nos vasos que proliferam aqui por casa, já germinaram. Venha ela então, pois o sol ao fim da tarde já faz companhia às estrelas que a noite envergonhada já tarda. Os dias estão maiores, assim como a vontade de dar longos passeios à beira-mar. E venha ela, para encher de flores os campos que o inverno cobriu de gotícolas de orvalho. É assim a Primavera...
01/03/2008
...na compra de dois, oferecemos um deles!
...a ideia não é virgem no universo empresarial, e há que aplaudi-la, sobretudo numa altura em que as empresas na sua generalidade cortam nas despesas acessórias e nas regalias dos trabalhadores. No entanto, não deixa de ser paradoxal o facto de os hipers, megas e tetra Auchan deste país, juntamente com os seus compagnons de route, andarem numa luta desenfreada para prolongarem os horários nos domingos e feriados!...por um lado criam as condições para os poucos que ainda conseguem ter alguma vida familiar e afectiva puderem "depositar" os filhos que por vezes vêm! em contrapartida, cortam a possibilidade de os seu colaboradores puderem usufruir do seu espaço próprio, longe do ambiente de trabalho: se Maomé não vai à montanha, a montanha vai ao Maomé.26/02/2008
...olha

| Reacções: |
24/02/2008
...ces petits riens
Os partidos com assento parlamentar, à excepção do PCP e do BE (onde ainda se descortina um nexo sociológico, ainda que mascarado por uma certa aura utópica)), não representam ninguém, a não ser as suas próprias burocracias e clientelas imediatas; não representam nada, a não ser as pressões dos parasitas económico-financeiros que vivem do erário público e dos fundos comunitários. Perderam, em suma, qualquer respeito eleitoral e democrático. É por mais evidente que a abstenção nas últimas consultas populares apresenta uma evolução preocupante e que, de uma maneira geral, demonstra cada vez o desligamento entre o votante e o eleito. Se fossemos elencar os factos e tristes episódios que inundaram as manchetes dos jornais nos últimos meses, seria tentado a chegar à conclusão que afinal o Ensaio sobre a Lucidez do Saramago é uma realidade mais próxima do que muito poderiam sequer imaginar!O mais incrível, foi ver o nosso PM a pintar um país que ninguém sabe, mas que ele "governa"! A pujança com que desbobinava indicadores e o ânimo com que defendeu o programa de governo, que só ele parece acreditar, deixa-me ainda mais apreensivo, sobre futuro desta democracia que temos. Como é que no último da legislatura, o "padre" ainda anda a pregar como catecismo do 1.º ano?
No final, um relatório alarmista? da SEDES para adornar o ramalhete, e continuamos felizes e contentes. Só espero que amanhã quando sair de casa não tenha uma manifestação de professores à porta...agora é hábito.
22/02/2008
...mais perto

e inclina o teu sangue
para que eu recolha
os teus inacessíveis frutos
para que prove da tua água
e repouse na tua fronte
Debruça o teu rosto
sobre a terra sem vestígio
prepara o teu ventre
para a anunciada visita
até que nos lábios humedeça
a primeira palavra do teu corpo
| Reacções: |
18/02/2008
..Veneza aqui tão perto
...por momentos tive a percepção que estava em Veneza! Não na Veneza dos postais, a Veneza dos Medici, iluminada, cintilante (vou omitir o cheiro do Gran Canal!!). Não! A Veneza do caos, a Veneza das inundações na Piazza S.Marco...mas muito pior. Constrói-se em leitos de cheia, impermeabiliza-se solos indiscriminadamente, não se faz a manutenção dos sistemas de drenagem pluvial. De quem é a responsabilidade? Câmaras, Governo Central? Incúria, mau planeamento, construções clandestinas. Ninguém vê, ninguém repara, ninguém dá o primeiro passo, mas por vezes acontece...E no meio deste paradoxo...surge uma voz que brada no deserto, uma espécie de S. João do Urbanismo: o percursor de um sonho. É nestas alturas que as sábias palavras do Arqto. Ribeiro Telles estravasam o mundo da utopia e constituem-se a pura razão dos factos.Tal como S. João, também o Arquitecto é constantemente decepado pelo silêncio que lhe é imposto: a vozes que ferem o poder são silenciadas. Resta-nos ouvir resignados a opinião dos especialistas do costume e olhar incrédulos para os erros do costume.17/02/2008
...silêncio
16/02/2008
...imperial
...depois de meia hora na fila em solene penitência pelo facto de ter deixado para o fim um saltinho à exposição, e não obstante os comentários de certos madrugadores ávidos em reclamar por tudo e por nada, foi com enorme expectativa que subimos as escadas de acesso à Galeria D. Luis. A exposição está muito bem conseguida, ainda que um pouco caótica face às vagas de curiosos que se deixam arrastar e pela beleza inigualável de alguns dos frescos e das muitas peças de arte imperial russa. A mostra abrange dois séculos com especial atenção para a pintura retratista de inúmeras figuras da história russa e imagens da cidade de São Petersburgo e da sua evolução.Há também trajes, peças de mobiliário, de ourivesaria, incluindo jóias e peças religiosas (fiquei fascinado com os dois ícones que estavam em exposição!), obras de Fabergé para a casa imperial, dois trenós reais (um dos quais de criança) e vários objectos de decoração da época. Se alguma dúvida restasse da grandeza do império russo, é logo desfeita pela descrição exaustiva que a nossa guia de serviço nos presenteou ao longo de todo o percurso desde Pedro O Grande até ao último Csar Nicolau II....no final, um sorriso pelo tempo empregue e uma vontade enorme de visitar S. Petersburgo!!
PS: uma nota para o Sr. Comendador, desta vez conseguimos entrar com malas e sem "espartilhos" da segurança!!...
15/02/2008
14/02/2008
...na espuma da manhã

De manhã temendo que me achasses feia,
acordei tremendo deitada na areia,
mas logo os teus olhos disseram que não
e o sol penetrou no meu coração.
e o teu barco negro dançava na luz;
vi teu braço acenando, entre as velas já soltas.
Dizem as velhas da praia que não voltas...
São loucas! São loucas!
que nem chegaste a partir,
pois tudo em meu redor
me diz que estás sempre comigo.
areia nos vidros,
na água que canta,
no fogo mortiço,
no calor do leito,
nos bancos vazios,
dentro do meu peito
estás sempre comigo.
12/02/2008
...contraditório
...o Presidente da FPF lançou um repto ao seu congénere espanhol para uma candidatura conjunta ao Campeonato Mundial de Futebol de 2018.É caso para dizer muito bem! Então mãos à obra!
...ah!podemos aproveitar as sinergias entretanto criadas para resolver outros assuntos pendentes, ora bem: diz-se que os hospitais públicos necessitam de aproximadamente 20 000 enfermeiros, e que muitos dos recém-licenciados se encontram hoje no desemprego ou a trabalhar no pequeno comércio, nas grandes superfícies ou inclusivé em serviços domésticos! Era uma boa altura para colocar um travão nesta situação aberrante!. E o que dizer dos milhares de professores que estão no desemprego ou com contratos de trabalho precários, situação essa que carece de explicação face ao insucesso escolar que "engrandece" Portugal. Talvez ainda haja algum plafond que permita fazer face às carências de algumas universidades, que sem outros meios de financiamento optam aumentar ainda mais as propinas dos seus alunos -um espécie de auto financiamento com a prata da casa!.
10/02/2008
09/02/2008
...irreal Sr. Comendador
...acordei com esse desígnio e pouco tempo após a aberturas das portas, entrei num sonho irreal, movido pelo inconsciente . A primeira impressão é sempre um sorriso mal disfarçado de espanto, é coisa do género primeiro "estranha-se depois... engole-se"! Nunca pensei que a utopia e a liberdade criativa explorassem tão bem a vastidão do lado oculto do nosso pensamento. Não sei se é pelo caos das cores, pela deformação das histórias que cada tela nos conta, mas o que é certo é que gostei. Houve telas que me despertaram um sorriso, mas o mais curiosos era permanecer sentado por breves momentos e ouvir as impressões de cada pessoa que por ali passavam. É uma forma diferente de viver a arte sem o espartilho das assistentes que nos convidam a partilhar todo o seu saber compartimentado em frases gastas. Coitadas, engolem a cassete e quais condutoras de autocarro lá seguem por entre os corredores ao som dos passos silenciosos sobre o chão de madeira. É curioso como o jogo de cores e movimentos do artista moldam uma impressão diferente em cada um de nós. Talvez seja este o fascínio da arte. De todas as obras que vi, Max Ernst e Jacques Herold foram quem me fascinou mais. Na fotografia gostei de Helena Almeida...o que não gostei mesmo e achei surreal, foi o facto de sermos autênticamente controlados em todos os passos, movimentos durante o tempo em que estamos a ver as obras, como se uma câmara estivesse ao nosso lado - talvez pelo facto de aquela hora o museu ter ainda pouca assistência!? Também não gostei do facto de para a entrega do kit de crianças (que é borlix!) ser necessário deixar na recepção um documento com fotografia, nem muito menos a irreal situação que as malas a tira colo serem proibidas!!! é caso para perguntar....lá por em Serralves existirem regras castradoras não significa que em Lisboa também tenha que ser assim!??!?!...bolas! já estive em museus "bem mais importantes", com um número substancialmente maior de obras de referência e não me lembro de ver cães de fila atrás do incauto visitante a colocar entraves a isto ou aquilo.
Mas isso resolve-se: POR FAVOR AUMENTEM A MERDA DO TAMANHO DA LETRAS NOS PAINÉIS INFORMATIVOS DAS OBRAS PORQUE NEM TODA A GENTE TEM BINÓCULOS NA TROMBA!!! ...obrigado!
08/02/2008
...momentos
Atento ao que sou e vejo,
Por isso, alheio, vou lendo
Fernando Pessoa
07/02/2008
tua pele...

| Reacções: |
...em lume brando!
...e finalmente consegui ver o sol nascer!| Reacções: |
06/02/2008
...in memoriam

05/02/2008
...máscara

Duma longínqua estrela misteriosa
Que, vindo reflectir-se em nosso rosto,
Acende nele estranha claridade;
Esta lâmpada oculta, em nossa máscara
Tornada transparente e radiante
De alegria, de dor ou desespero
E de outros sentimentos emanados
Do coração dum anjo ou dum demónio;
Este retrato ideal e verdadeiro,
Composto de alma e corpo e de que somos
A trágica moldura, errando à sorte,
E ela, é ela, a nossa aparição,
Feita de estrelas, sombras, ventanias
E séculos sem fim, surgindo, enfim,
Cá fora, sobre a Terra, à luz do Sol.
Teixeira de Pascoaes
| Reacções: |
03/02/2008
...outros sabores!
01/02/2008
..como descascar uma cebola!?
...é que se chama de tirar esqueletos do armário!Mas o facto que mais me espanta ao saborear as páginas do Público é o indiscutível mau gosto que o jovem engenheiro de então revelava na concepção da amálgama urbanística que estava a projectar! Felizmente, o seu legado não se prepetuou até aos nossos dias, senão a Guarde se transformava num autêntico Cacém. Mais, até as bizarras urbanizações tipo caixote no pouco All Garve que ainda hoje "sobrevive", parecem espelhar um pouco mais de salubridade visual!
Mas enfim! o que deve ser realçado nisto tudo é atentativa forçada de os jornalistas se transformarem em paladinos do puritanismo, como se o simples facto de qualquer pessoa ter uma nódoa no seu passado, seja hoje motivo, para ser liminarmente atirada à lama!
É lógica do vale tudo a sobrepôr-se à força da razão e da seriedade! Não querendo proteger o acto, o qual deve ser obviamente censurável- a ser verdade!- por uma questão de ética deontológica, não deixa de ser um triste espectáculo, serem canalizados meios para descobrir os eventuais pecados ou omissões de uma figura pública como se isso fosse o garante da reposição da legalidade ou de qualquer tipo de justiça! Estes mesmos jornalistas provavelmente teriam feito um auto de fé ao escritor Günter Grass, e mesmo que o nosso PM começasse a descascar desenfreadaemnte cebolas, se vai livrar tão cedo do assédio moralista de uma determinada imprensa da escola do extinto e bem extinto Independente!A bem da tiragem, vasculhar sempre!
Haja seriedade, ou qualquer dia as aventuras do pequenino Sócrates na escola primária vão passar a ser alvo da mais refinada e decadente investigação jornalística. A bem da tiragem!
"A cebola tem muitas camadas. Existem em maioria. Mal é descascada, renova-se. Cortada, provoca lágrimas. Só ao descascá-la fala verdade. O que aconteceu antes e depois do fim da minha infância, bate à porta com factos e decorreu pior do que o desejado, quer ser contado às vezes assim, outras de maneira diferente e conduz a histórias de mentira."
Günther Grass in Beim Häuten der Zwiebel



