14/05/2008

...não Leya na sala de chuto

..não sei o que será pior, se o facto de ter estalado um guerra incompreensível entre a Leya, a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) e a Câmvra de Lx ou se o simples facto de o nosso PM ter puxado do zipp e queimado umas ervas de nicotina tabacum durante o voo Lx-Caraças, coadjuvado e incentivado pelo inevitável Manuel Pinho (o "ministro dos apanhados"). É caso para dizer que numa e noutra situação ficamos todos a perder. Por um lado esfuma-se uma iniciativa com décadas e que envaidece qualquer cidade dita culta, por outro lado queima-se em lume brando uma novel lei que tem tanto de imcompreensível como de justa. É caso para dizer...É só fumaça...o Povo é sereno!mas haja pachorra para aturar tamanha trapalhada. Mas no meio do nevoeiro da sala de chuto, realce para a confissão de culpa do PM e um singular pedido de desculpas. Pena é que, em anteriores "beatas governamentais", não tenha pedido desculpa por nos chamuscar com as medidas avulsas e indecorosas que tem tomado, a bem da nação e do ambiente!

04/05/2008

...a terra para quem a trabalha

...no Alentejo é que se está bem!...paz, serenidade, e beleza. Fiquei contente por ver muitas searas com trigo, muito pivots a funcionarem...gente a trabalhar no campo. Finalmente!
Ainda de me recordo de andar a comer o pó por esse Alentejo fora e verificar o triste resultado da PAC. Longe vai o tempo do "giracídio", das courelas com linho não textil (na altura tinha um pagamento à produção bastante atractivo!). Depois veio a singular invenção do set-aside e do pousio voluntário - o zénite da agricultura europeia.

Espero sinceramente que a "crise expeculativa" seja uma chuvisco de Verão, pois é sabido que o nosso país só é auto suficiente em pasta de papel, tomate, vinho e presumo que, cortiça!...o que , diga-se em abono, não mata mas também não satisfaz muito!

Como se não bastasse o aparecimento de "novos pobres" e o facto de existirem cerca de 230000 mil pessoas (ou famílias!?) que dependem directamente do Banco Alimentar Contra a Fome, só nos faltava agora um crise de abastecimento ao nível nacional! Andámos as últimas décadas num jogo sujo de financiamento dos empresários agrícolas por via dos subsídios e concomitantemente com o pagamento do set-aside e do abandono agrícola, tudo porque um dia alguém disse que um país com uma percentagem elevada de agricultores era um país atrasado- um verdadeiro idiota no sentido aristotélico do termo.


Mudando de ritmo, para os aficionados da tourada aqui vão algumas sugestões:



8 de Maio Campo Pequeno , alternativa do cavaleiro Manuel Lupi

15 de Maio Campo Pequeno, 1.ª Corrida Vidas/Correio da Manhã

31 de Maio Montijo, 1.ª Corrida do SL Benfica


Por fim um comentário às palavras do Ministro da Agricultura: é óbvio que não vai haver racionamento de cereais em Portugal!...o próprio preço dos bens alimentares já é motivo suficiente para as famílias portuguesas pensarem duas vezes!...

03/05/2008

...cá e lá muitos maios

Há 40 anos, estudantes franceses revoltaram-se contra o sistema político do pós-guerra. Estava no poder o general De Gaulle. Era época singular em que a liberdade ainda era uma palavra vã, em que não havia desemprego entre os jovens, mas cujo espírito pacifista e rebelde levou multidões de jovens de todas as proveniências e estratos sociais a lutar por uma sociedade diferente. Passados estes anos, por cá, são os professores que marcham! Os alunos apenas imploram por um futuro com emprego. Nada mais. Para a direita o Maio de 68 foi um acidente, para a esquerda um movimento. As mesmas pessoas que atiraram pedras e paus, que incendiaram carros e consciências são hoje os pais dos políticos cinzentões que inventaram a globalização, as famosas novas ordens mundiais neste ou naquele assunto e que se tornaram verdadeiras máquinas trituradoras das liberdades sociais um pouco por todo o mundo. É caso para dizer que apesar da corrente de liberdade de expressão, sexual, pensamento, entre outras liberdades, falharam rotundamente na educação que deram aos filhos!

O presidente Sarkozy, que na altura cultivava os seus 13 anos (curiosaidade), num inflamado discurso à um ano, em plena campanha eleitoral para o Eliseu referindo-se aos “herdeiros esquerdistas", culpou-os pela crise de falta de moralidade, da autoridade, do trabalho e da identidade nacional.

Por cá, na semana passada no DN alguém disse que o eventual desinteresse dos jovens pela política partidária seria um bom sinal. Seria o sinónimo de uma sociedade falhada, construída pela geração do 25 de Abril, e que eventualmente poderia estar a prazo.

Lá e cá são maios de contestação, maios de descrença no sistema...e muitos mais!

01/05/2008

...so nice

...so nice!...poder ficar em casa o dia inteiro, a ouvir música, dar um saltinho ao café na esquina, ler mais umas páginas do livro debruado de pó, no canto da mesinha de cabeceira!...melhor seria mesmo prolongar esta letargia pelo fim de semana a dentro, mas outras obrigações nos esperam pela manhã!...

...mas nice mesmo, é ouvir as boa novas que nos rodeiam: 3 cêntimos de aumento do gasóleo?!...perspectiva de aumento dos bens alimentares a rondar os 30/40% até à conclusão do ano!? contenção salarial!aumento da Euribor!Aumento disto, aumento daquilo...uma verdadeira erecção é o que eu digo!!...so nice!...mas nice, foi o filme de ontem à noite...Becoming Jane!

...esta semana passa um ano do desaparecimento da pequena Maddie!Já muito se escreveu, mas nada transbordou de concreto!Tão ou mais perturbador, é uma medida que o Governo já está a adoptar. Numa altura de crise económica e social, em que a fome e a precariedade social escondem-se por detrás do manto da vergonha, em que milhares de famílias recorrem a ONG para aliviar de certa forma o reduzido rendimento familiar, é incompreensível que a segurança social recuse a atribuição do abono de família às famílias que auferem rendimentos de trabalho independente. Tudo a bem do ignóbil défice, tudo de acordo com a lei, que refira-se, data de 2003. Porque só agora, não se compreende. Mas não deixa de ser intrigante, que na próxima edição do expresso a uma sondagem apresente o Partido do Governo na eminência da maioria. Isso sim, já não me parece tão nice!

...a fonte

Ela é a fonte. Eu posso saber que é

a grande fonte em que todos pensaram.Quando no campo

se procurava o trevo, ou em silêncio

se esperava a noite,

ou se ouvia algures na paz da terra

o urdir do tempo -

-cada um pensava na fonte. Era um manar

secreto e pacífico.

Uma coisa milagrosa que acontecia


ocultamente.

Ninguém falava dela, porque

era imensa. Mas todos a sabiam

como a teta. Como o odre.

Algo sorria dentro de nós.

Minhas irmãs faziam-se mulheres suavemente. Meu pai lia.

Sorria dentro de mim uma aceitação

do trevo, uma descoberta muito casta.

Era a fonte.


Eu amava-a dolorosa e tranquilamente.

A lua formava-se com uma ponta subtil de ferocidade,

e a maçã tomava um princípiode esplendor.

Hoje o sexo desenhou-se. O pensamento

perdeu-se e renasceu.

Hoje sei permanentemente

que ela é a fonte.


Herberto Helder

25/04/2008

...as portas que Abril abriu


Era uma vez um país

onde entre o mar e a guerra

vivia o mais infeliz

dos povos à beira-terra...

24/04/2008

...doce sensação


De silabas de letras de fonemas
se faz a escrita. Não se faz um verso.
Tem de correr no corpo dos poemas
o sangue das artérias do universo.
Cada palavra há-de ser um grito.
Um murmúrio um gemido uma erecção
que transporte do humano ao infinito
a dor o fogo a flor a vibração.
A poesia é de mel ou de cicuta?
Quando um poeta se interroga e escuta
ouve ternura luta espanto ou espasmo?

Ouve como quiser seja
o que for fazer poemas é escrever amor
a poesia o que tem de ser é orgasmo.


Ary dos Santos

...o dia seguinte

Os pais separados NÃO PODEM DEDUZIR AS DESPESAS COM A EDUCAÇÃO DOS FILHOS!
Porque temos que pagar impostos com TAXAS EXORBITANTES E EXPLORADORAS?
Porque é que o fosso entre os mais ricos e pobres é exponencial com o tempo?
E impostos exorbitantes para quê?
As estradas andam esburacadas!
Os hospitais estão a ficar sem serviços de urgência!
As grávidas andam a parir dentro das ambulâncias!
As estradas não são seguras, morrendo-se desalmadamente-uma autêntica guerra civil!
Porque a PSP/GNR aplicam coimas elevadíssimas no estacionamento e existe descontrolo total nas autoestradas?
Porquê as Câmaras recebem indemnizações dos empreiteiros por construírem sem garagem e depois as câmaras não constroem as visadas garagens colectivas?
Porque os nossos filhos não têm actividades dos tempos livres?
Aonde ficam nas férias da escola?
Porque eles andam tão violentos?
Porque é que as pessoas têm medo de sair à noite?
PORQUÊ A VIDA EM PORTUGAL TEM QUE SER TÃO VIOLENTA?
Porque se matam pessoas impunemente e os criminosos escapam impunemente ao abrigo do Código Penal?
Porque o Fisco é tão vigarista com os direitos dos cidadãos, penhorando por pequenos valores todo o património?
Porque é que o sistema judicial simplesmente não funciona?
Porque é que não existem leis verdadeiramente de combate à corrupção?
Porque as taxas da Segurança Social são tão elevadas se deixam prescrever valores exorbitantes?
Porque é que os políticos mentem impunemente?

...MAS AFINAL DE CONTAS FOI PARA ISTO QUE TANTOS SOFRERAM A LUTAR PELA LIBERDADE?

21/04/2008

...direito de resposta

o momento que se segue insere-se naquilo que vulgarmente se designa por direito de resposta, no caso concreto a vitíma fui eu:

...eu não estava a ser sarcástico!!!...estava a reclamar uns segundos de atenção!!...não era preciso calçar a luva de box!

20/04/2008

...phantom of delight

She was a phantom of delight
When first she gleamed upon my sight;
A lovely Apparition, sent
To be a moment's ornament;
Her eyes as stars of Twilight fair;
Like Twilight's, too, her dusky hair;
But all things else about her drawn
From May-time and the cheerful Dawn;
A dancing Shape, an Image gay...
As palavras de William Wordsworth encaixam que nem ginjas na fabulosa récita da violinista Patricia Kopatchinskaja hoje de manhã no CCB!

18/04/2008

..early morning sunday




...e mais uma vez recomendo vivamente o festival de prazer e serenidade que se desenrola no Centro Cultural de Belém!! No domingo lá estarei para me deliciar com as As Quatro Estações de Vivaldi e as As Quatro Estações Porteñas de Astor Piazolla, pela Orquestra do Algarve. Os bilhetes são só 3 euros...


Laranja mecânica

...nem queira acreditar quando ontem depois de me deliciar com um ex-desempregado da vida política, recém ostracizado pelo tutor da economia nacional pelo facto de ter discursado num congresso do PSD pasme-se enquanto tinha contractos com o Estado...ooops!!!: notícia de última hora:

Luis Filipe Menezes demite-se do cargo de presidente da junta de salvação do PSD e comissão administrativa laranja!



Pensei para mim: bem pelo menos tem uma virtude...sentiu finalmente as estocadas que ultimamente as elites laranjas e os barões o presenteavam semanalmente!Quem não sente não é filho de boa gente...e o Sr. Presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia sentiu-se finalmente mal!!


Há quem diga que o honrado tribuno major o Dr. Santana Lopes depois do curtir algumas noites de governação teve direito à inevitável travessia do deserto,a contra gosto e com muito fel...Jesus foram 40 dias, os Judeus 40 anos de acordo com o Antigo Testamento, e todos os perseguidos têm mais tarde ou mais cedo a sua travessia. No caso concreto do actual líder demissionário a travessia começou no momento em que foi eleito! Talvez agora sinta o pesado fardo do descanso e da boa-vida que o espera aos comandos da Invicta nau!


...a parte mais curiosa é mesmo a apetência que o PSD tem pela carbonização em lume brando dos líderes, faz-me recordar o triste fado que assola os treinadores de um certo grémio desportivo ali das bandas do bairro da Luz!!


É esta a laranja mecânica, é este o partido das meia-laranjas e das derivas constantes!!Hoje com a CGTP, amanhã com o Hamas, depois quem sabe...o presidente do Irão!?
É um partido que não se adapta à nobre tarefa da oposição, dominado que é um grupo limitado de pessoas limitadas, que só sabe ter um estado de alma- em governação!- e muitas vezes desperdiça inutilmente as oportunidades que lhe são oferecidas. Com é que se pode confiar em fulano A ou B, se em total comunhão de facadas nas costas vamos continuar a ver nos próximos meses, lutas fraticídas dentro do maior partido, e cujo papel seria demonstrar inequivocamente que é a ALTERNATIVA que muitos pretendem para terminar de vez com os ímpetos desta maioria de fraca qualidade.


É caso para perguntar, quem é que o próximo a cair?




Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo.


Provérbio chinês

11/04/2008

...coitadinhas!

...pois é mas no Estados Unidos parece ser diferente! Enquanto cá no jardim dos horrores a equipa ministerial da educação tentou desmistificar a ocorrência (tirando talvez os tiros no mar da DREN do Norte que mais uma vez está a demonstrar uma coerência atroz recorrendo à estupidez de apresentar queixa-crime no Ministério Público contra a divulgação das imagens - lá pelas terras da desmocracia, um grupo de teenagers coitadinhas vão ser levadas a tribunal e arriscam-se a penas "nada leves" pelo facto de se divertirem a agredir uma jovem incauta - que por sua vez devia ser condenada pela sua selectiva escolha de amigas!!



..é caso para dizer, salve-se quem puder pois o mundo está entregue aos bichos!! nem o George Orwell poderia aspirar a tão brilhante teatrificação do big brother telefónico!!...venham mais estórias destas!!...

09/04/2008

...sms

A Optimus lança por estes conturbados dias um anda por este dias slogan destinado ao target dos adolescentes teledependentes. Ser TAG significa possuir vários pares de mãos o que nos permite lavar os dentes, tomar banho, dormir entre outras actividades rotineiras enquanto mandamos mensagens!
Aliás, a Optimus como boa empresa nacional e tradicionalista devia alargar o leque do seu público e começar desde logo pelo jardim de infância, já imaginaram bebés que ainda só gatinham com o telemóvel na mão, enquanto abrem as gavetas que alcançam e retiram para o chão tudo, e quando começam a escrevera as paredes com lápis de cera, ainda com o telemóvel na mão? No meu tempo divertido era jogar futebol, andar de carrinhos de esferas rua abaixo, jogar à apanhada e às escondidas à noite. Está bem, podem dizer que eram outros tempos...e não havia o telemóvel!!...essa coisa tão importante.
Este frenesim pelos botões e pela capacidade de se comunicarem em qualquer momento, este facilitísmo em atingir o objectivo tem o reverso da medalha na diminuição de uma característica bem portuguesa – o chamado nacional “desenrrascanso”! A dependência pelos sms, mms, pela gravação do vídeo a toda a hora (só não o fazem a dormir!) provocam a diminuição da concentração. O excesso de informação é tal que deixam de ter capacidade para apreender, deixam de saber e passam a depender do que a tecla lhes fornece. Não sabem “dar a volta ao assunto! Transformam-se nas máquinas que consomem avidamente: de vez em quando param para recarregar as baterias. A aquisição de algo está dependente do saldo do cartão e no final mesmo no final...acabam por ser vitimas da retoma! Não há pachorra para aguentar estes dependentes do telemóvel.


...por favor arranjem-lhes qualquer coisinha inteligente para fazerem!!...

07/04/2008

...grande Kumpania

...entre as coisas loucas que fizémos este fim de semana, sem dúvida a mais alternativa foi a actuação desses ícones do bom cantar português que dão pelo curioso títalo de Kumpania Algazarra! aconselho vivamente a pessoas deprimidas e comprimidas...pode não ser relaxante como o sexo mas excita o ouvido e a alma com a mesma intensidade de um café!

Lembrete: ...não voltar a comprar camas com estrado articulado no IKEA!

06/04/2008

jet lag

...o espaço que se segue

é dedicado a uma amiga

que está em

Terras de Sua Majestade!

...a casa não vai bem!

…ainda no caldo a ferver do episódio no Carolina Michaelis questiono-me qual o papel do telemóvel! Será que ele não tem o direito de decidir com quem fica? É urgente a definição de um quadro legal que proteja os direitos dos telemóveis. Como se não bastasse servirem de chucha e objecto de dependência para muito adolescentes imberbes, agora vêm-se envolvidos num escândalo de disputa de custódia. É questão para perguntar ao legislador, para quando legislação que ponha cobro a estes actos infames, esta barbárie vergonhosa? A sociedade civil indigna-se perante a divulgação das imagens, a jovem é condenada ao degredo, a professora à reclusão domiciliária por incompetência assumida, então e o telemóvel?
É certo que levámos um grande abanão, não tão grande como o “trambolhão da velha”! É chegada a hora de dizer basta! Tolerância zero para os operadores que entregam os seus telemóveis sem qualquer tipo de investigação aos futuros tutores!!

Voltando agora a agulha para faixa seguinte sem estragar o vinil, o partido da maioria vai apresentar brevemente na AR ao arrepio das orientações da Conferência Episcopal Portuguesa, um projecto do divrciolex – divórcio simplificado. Qual purgatório, deixa de existir o conceito de pecado,, aliás “culpa no cartório”! A mulher cega ou o marido corno passam a ver reconhecidos os seus direitos. O cônjuge que é agredido a martelo pelo oponente do jogo, passa a ver reconhecido o direito a carregar no botão de exit game! A velha desculpa do “vou comprar tabaco, volto já!” deixa de fazer sentido na ordem jurídica, agora basta um simples acesso à banda larga para fazer como o Robin dos Bosques: dar de frosques!!

...última da faixa antes que a agulha se encha de pó. Obrigado Sr. Ministro das Finanças!
Obrigado por desmascarar o senhor que governa o país e que à algumas semanas afirmava em Bruxelas que era "era leviano e irresponsável falar em baixar impostos, face ao estado das finanças públicas!....” como diria um depurado parlamentar do BE, a casa não vai bem!

02/04/2008

...abril


...o próximo post não é aconselhável a pessoas alégicas ao pólen!
Uma casa que fosse um areal
deserto; que nem casa fosse;
só um lugar onde o lume foi aceso, e à sua roda
se sentou a alegria; e aqueceu
as mãos; e partiu porque tinha
um destino; coisa simples
e pouca, mas destino:
crescer como árvore, resistir
ao vento, ao rigor da invernia,
e certa manhã sentir os passos
de abril
ou, quem sabe?, a floração
dos ramos, que pareciam
secos, e de novo estremecem
com o repentino canto da cotovia.
Eugénio de Andrade



01/04/2008

...emir Sá!





..pela primeira vez há no Mundo mais fiéis muçulmanos do que católicos romanos. De acordo com um alto dignatário do Vaticano, 17,4% da população mundial é católica e 19,2% muçulmana. O número de cristãos é no entanto superior (32%), somadas todas as denominações (católicos, ortodoxos, anglicanos e protestantes).

...este é o novo imã libertador da política portuguesa! o mártir na luta contra a corrupção!...

30/03/2008

..tudo de ti me fala

...tudo de ti me fala,
Ó meu longínquo amor:
As árvores, a névoa,
Os rouxinóis e o mar.
Se passo por um lírio,
Às vezes, distraído,
Chama por mim, dizendo:
Oh! Não te esqueças dela
Diz-mo também, chorando
O vento dolorido.
Diz-mo a fonte, a cantar,
Diz-mo, a brilhar, a estrela.
E vejo, em toda a luz,
Teus olhos a fulgir.
Como adivinho, em tudo,
A alma que perdi!
Não encontro uma flor,
Sem o teu nome ouvir.
Não posso olhar o céu,
Sem me lembrar de ti!
Por isso, eu amo o pobre,
O triste e a Natureza,
A mãe da humana dor,
Da dor de Deus a filha.

Meu coração, ao pé
Dum pobrezinho, reza;
Canta, ao lado dum ninho,
Ao pé da estrela, brilha.
O meu amor por ti,
Meu bem, minha saudade,
Ampliou-se até Deus,
Os astros alcançou.
Beijo o rochedo e a flor,
A noite e a claridade.
São estes, sobre o mundo,
Os beijos que te dou.
Hás-de senti-los, sim,
Doce mulher de outrora.
Ó roxo lírio de hoje,
Ó nuvem actual!
Como dantes teu rosto,
A rosa ainda hoje cora;
Beijo-te, sim, beijando
A rosa virginal.
Teu espectro divaga,
Ao longo dos espaços.
Teu amor, feito luz,
Desce do Firmamento.
Se abraço um verde tronco,
Eu sinto, entre os meus braços,
Teu corpo estremecer,
Como uma flor, ao vento.
Soluça a tua dor
Nas infinitas mágoas,
Que, no fumo da tarde,
Eu vejo, além, subir.
E paira a tua voz
No marulhar das águas,
No murmúrio que sai
Das pétalas a abrir.
Se os lábios vou molhar
Nas ondas duma fonte,
Queimam meu coração
Tuas lágrimas salgadas.
E, quando acaricia
O vento a minha fronte
Eu bem sinto, sobre ela,
As tuas mãos sagradas.
Teixeira de Pascoaes

28/03/2008

...fiat lux

...é favor não esquecer de acertar o relógio amanhã à noite!!

A idade das Trevas dá lugar à Luz!...

26/03/2008

...a luz do teu olhar

Um raio de luar,
Entrando, de improviso,
No meu quarto sombrio,
Onde medito, a sós,
Deixa, a tremer, no ar,
Um pálido sorriso,
Um murmúrio de luz
Que lembra a tua voz...
O Outono, que derrama
Ideal melancolia
Nas almas sem amor,
Nos troncos sem folhagem,
Deixa a vibrar, em mim,
Saudosa melodia,
Dolorida canção,
que lembra a tua imagem...
A noite, que escurece
Os vales e os outeiros,
E que acende, num bosque,
A voz do rouxinol
E a estrela que protege
E guia os pegureiros;
A lágrima do céu
Ao ver morrer o sol,
Acorda, no meu peito,
Infinda e etérea dor,
Que à memória me traz
A luz do teu olhar...


Teixeira de Pascoaes

25/03/2008

...já não há respeito!

...eu acho mesmo que depois de ver aquela atracção fatal por um telemóvel em pleno Carolina Michaelis, já consigo suportar tudo! E viva o Estatuto do Aluno, a VODAFONE, A TMN e OPTIMUS, e vivam também os pais das meninas mimadas e o Ensino em geral.

O que é que se segue? sexo ao vivo em plena aula de matemática!?

...ah! loucos anos 70 ai sim havia respeito!!

19/03/2008

...desejos


...de Páscoa Feliz para ti!

18/03/2008

Cuore Sportivo


MiTo...um caso sério de amor à primeira vista!

...o que me trazes é mais do que beleza!




Contemplava-te, na clareza límpida da tua aura,
desvanecido pelos tons cristalinos do teu olhar,
mergulhando num ambiente de sonhos fádicos
que irradiavam da suprema beleza do teu rosto.



Imaginei que a Lua se metamorfoseara
nas cores mágicas do Sol poente,
que as oceânicas águas se transmutaram
num magnífico arvoredo,
enquanto as borboletas revolteavam em danças nupciais
e os peixes-voadores assomavam das profundezas líquidas
desse sonho.



E contemplando-te,com a suma brandura do meu Amor,
recriei,em oferenda de puro sentimento,
as paisagens excelsas do teu conto,
para ti,linda fada do meu encantamento.





3 em linha

O 3.º aniversário do actual elenco governativo está a ser comemorado com uma série de iniciativas que vão certamente mudar a face, senão outras partes do corpo de muitas portuguesas. Pela pena de um deputado da circunscrição do Porto, foi apresentada um projecto-lei que visa proibir -é esse o termo!- a colocação de piercings, tatuagens e de maquilhagem permanente a menores de 18 anos. Na exposição de motivos do diploma, lê-se que a adopção de um regime para a instalação e funcionamento dos estabelecimentos de colocação de piercings e tatuagens tem como principal objectivo a definição de um «quadro de referência de qualidade», que constituirá «factor de protecção dos consumidores e de informação dos profissionais».
Assim, e segundo o projecto de lei, apenas será permitida a aplicação de piercings e a realização de tatuagens em «salões de piercings e salões de tatuagens», sendo, contudo, permitido furar as orelhas em ourivesarias e joalharias, bem como realizar maquilhagem permanente em institutos de estética, aplicando-se nesses casos o regime agora previsto. Finalmente! Para além de ser a melhor forma de celebrar os três anos de governação socialista elegendo prioridades, o País vê chegada a hora por que esperava há anos, impaciente. Vamos, pois, ter lei que regulará o funcionamento dos estabelecimentos que fazem tatuagens e aplicam piercings, passando a ser proibida a sua aplicação na língua com o devido controlo da ASAE como se impõe, no intervalo da suas acções contra a alheira tradicional e a azeitona curtida em bacia de plástico. A proposta visa sobretudo os menores de 18 anos que por sua vez e face a este ataque por parte da classe política, aproveitando um buraco legislativo, viram-se agora para a cirurgia estética como forma de alcançar a eterna felicidade.

É caso para dizer que, o País e os nossos jovens não mais vão ser os mesmos após este exercício de poder.

Voltando ao ataque aos “gandins”, como se não bastassem os genitais arganéis, a revista Pública desta semana dedica uma reportagem ao crescente recurso das jovens à cirurgia plástica, na busca do corpo perfeito. É simples, faz-se uma birra em casa, acaba-se com a paciência dos pais, pega-se na revista com a modelo favorita e toca de ir ao sr. Doutor. Depois é o corta aqui, acrescenta acolá, endireita aqui, põe ali e qual Vénus da espuma do mar, surge um sorriso Angelina Jolie, e um corpo de Heidie Klum, uma barriga de Gisele Bundchen e um traseiro de Soraia Chaves.
Não é bem como as sopas de pacote mas é algo similar. Pura ilusão!
Não deixa de ser curioso que a juventude de hoje recorra a este tipo de expedientes, e que num época em que a individualidade é tão acarinhada, não haja um pingo de amor próprio por aquilo que a natureza e a genética lhes deixou. Claro que, em determinados casos, esse tipo de intervenções são aconselháveis e necessárias em casos de cirurgias reconstrutivas e deformidades congénitas, para evitar eventuais perturbações psicológicas e desinserção social.

Será que as jovens de hoje em dia não sabem outros caminhos diferentes para descobrir a felicidade?
Na época da mini saia ou dos shorts atrevidos, as pernas gorduchas ou a cintura grossa eram um drama, quem não aderia à moda era antiquada e toca de fazer dietas rigorosas até o palmo e meio de saia poder sair do armário. Outrora a moda era a dos cabelos lisos, ai de quem tivesse umas ondulações! Hoje em dia são extensões, cortes radicais, pinturas rupestres e ondulações de marés vivas na Caparica!. Os seios grandes já foram démodé! Houve alturas em que era um anátema terrível, as blusas justíssimas denunciavam tudo e disfarçava-se com colares berrantes e compridos, mas havia quem encurvasse as costas, muito enfiada, escondendo o "defeito"! Hoje em dia temos jovens de 15 e 16 anos como um sofrimento atroz pelo facto dos seios serem “demasiado pequenos” e que já sonham com o silicone, numa altura em que o próprio corpo ainda não atingiu o crescimento final.
Outrora, aprendia-se a superar os “defeitos”, mais timidez ou menos timidez, passada a adolescência muitos desses complexos eram recordados com umas boas gargalhadas ou recordados como provas difíceis que foi preciso ultrapassar. Hoje recorre-se ao bisturi!

Intolerável!
Algumas designadas instituições de solidariedade social?? negam o acolhimento de pessoas idosas seropositivas. O mais cruel desta história é que barram o caminho através de exigências monetárias irrazoáveis e pedidos de subsídios ao Estado para o seu financiamento.
A questão que se coloca é porque é que a Segurança Social não coloca um travão a toda esta situação aberrante?

Três temas para pensar!

16/03/2008

..barões sobre rodas!!


...a coisa está feia pelas bandas na rua de São Caetano!

Quando um "barão" como o Dr. Aguiar Branco na melhor linha de actuação da Sr.ª Presidente da Assembleia Municipal de Lisboa, a "baronesa" Paula Teixeira Cruz, acusa o líder do PSD de "pequena dimensão humana", justamente numa altura em que o PSD está a uma escassa diferença percentual de 4-5% do partido do Governo., em que o confronto político ao PS está a resultar, e precisamente numa altura em que se começa a fazer-se notar uma ambiência negativa em torno do Governo, algo vai mal!

Aliás o próprio líder admite, numa jogada de humildade inédita na nossa história política ao referir que o PSD ainda não estava preparado para ser Governo e que o PS já não merecia ser governo...a pergunta que se impõe é a seguinte então em que ficamos!?...o melhor será mesmo votar nos outros!!

Para fazer face à onda negativa o PSD decidiu esta semana mudar o símbolo.Para entreter as massas e num golpe de product placement o PSD vai passar a ser azul?!Não se sabe se é pela saturação do laranja ou ou se por influência da vantagem do Porto na liga BWIN! também não se sabe do paradeiro das três setas que o Dr. Pacheco Pereira tão bem explanou no último programa da Quadratura do Círculo ( a ele a minha sincera homenagem pela clarividência que ainda cultiva no partido). Quanto às laranjas, estamos à espera que a engenharia genética consiga alterar-lhes a cor!...pois pelo andar da carruagem ainda qualquer dia nem setas temos!

Relativamente à alteração do símbolo, o mano africano barão Alberto João (o mano tem a sua lógica!!) disse que o símbolo na Madeira mantinha-se e se visse algum novo, sabia bem o que lhe fazer!!...diga lá sr. Presidente aonde é que o coloca mesmo!? Por falar em Alberto João, o mano africano referiu recentemente que o no "PSD-Madeira tudo vai bem, dormem todos bem, o PSD Nacional como diziam alguns africanos, é um partido irmão e entre irmãos ninguém se mete!". Aliás assim como as laranjas à noite matam, o mano africano afirmou neste dias algo curioso: “Começo-me a irritar com uns jantares e almoços conspiratórios com uns meninos lá de cima do Porto, que nunca me cheiraram bem, com toda a franqueza, uma gente com a qual eu não me identifico.” - dixit
O "barão" Dr. Rui Rio acusa a actual liderança do PSD de querer branquear o partido e abrir a porta para a lavagem de dinheiro!...não será antes à marroquinaria do símbolo que passa de couro laranja a couro azul mar!?

Dando agora um saltinho à Riviera portuguesa de Cascais, o Dr. Ribau Esteves afirmou em conferência de imprensa que "ninguém despediu ninguém!"

"A Comissão Permanente agradece ao Dr. António Capucho os serviços prestados, nomeadamente nessa condição". - Ribau dixit

O Dr. Presidente da Mesa do Plenário de Cascais ex-barão Dr. António Capucho, limitou-se a repudiar frases salazarentas e autoritárias como o próprio adjectivou, e limitou-se a bater com a porta, não sem exigir um pedido de desculpas pelas inverdades que o seu líder afirmara no dia anterior às câmaras da RTP no programa da Judite Sousa, cujo marido aproveitou para atacar o Dr. Presidente da Câmara Municipal do Porto o barão Dr. Rui Rio, dizendo que este não era o único autarca impoluto e honesto que existia em Portugal. Ele- o barão Fernando Seara, também se considera honesto!! e já agora aproveitou para dar a facadinha por causa da quotas!!

Ainda na mesma entrevista o Dr. Luís F. Meneses, anunciou que o PSD tem a intenção de apresentar propostas de redução de impostos, em sede de IVA e de IRS, aquando da discussão do OE/2009, acrescentando que seriam concomitantemente apresentadas propostas de redução de despesa corrente por montante compensatório!!

Resposta do PM Sócrates: “leviandade e irresponsabilidade”. Contudo parece que o nosso PM não foi avisado pelos seu advisers que o Ministro das Finanças, alguns dias antes, havia admitido que o Governo estava a “ponderar uma descida…

Moral da história: em 2009 ano de eleições alegrem-se pois vamos ter a tal descida de impostos!!

Continuando na senda das traiçõezinhas e blogonovelas de cordel, a comunicação social anda desvairadamente à procura de cisões entre Menezes e Santana Lopes, dando um enfoque brutal a qualquer espirro que um dê na direcção do outro!!

Aliás nem a manifestação de 2/3 dos professores deste país parece chamar mais a atenção que as constipações de idiotice dentro do PSD! Alguém sabe por acaso se a Srª. Ministra da Educação dormiu bem nestas últimas noites...bem! muito bem, depois do louvor e dos aplausos que recebeu ontem no pavilhão académico do Porto, num espaço com 1200 m2 repleto de militantes frenéticos...e bulímicos, pois para os números adiantados pelo staff do PS, estavam 3 militantes por metro quadrado!??

Mas vamos a factos, o Dr. Menezes, demonstrando ser um homem de coragem, sem medo da verdade, doa a quem doer, decidiu avançar com uma auditoria externa ás contas do partido!

Como resultado, destapou rabos de palha por todo o lado, está ser cozinhado em lume brando pelos barões e recebeu o bónus com a maior multa até hoje aplicada a um partido português, graças ao generoso contributo da SOMAGUE!!

O país está em polvorosa, o Governo aparenta uma crise de identidade...e no PSD fala-se do quotas!! Assim vai o maior partido da oposição! Como diria o outro estamos à beira do abismo...e portanto é melhor dar um passo em frente!!

...mas não vale a pena mesmo! PSD e PS são duas imagens no mesmo espelho, quando olham e vêm a cenoura do poder ultrapassam-se em lutas fraticídas pela conquista do quintal!

...como diz a cantiga isto é o que "faz falta para animar a malta"!

10/03/2008

...Lily



The modest Rose puts forth a thorn,
The humble sheep a threat'ning horn:
While the Lily white shall in love delight,
Nor a thorn nor a threat stain her beauty bright.


William Blake

07/03/2008

...cause we're all

...e atenção, não vale a pena andar a passear em Lisboa amanhã porque de certo vai dar de caras com um professor com maus fígados!!e nós bem sabemos que não há nada pior do que um prof zangado!...

05/03/2008

...joe

...tal como em todos os espectáculos que já deu em Portugal! LÁ ESTAREI!!!!

03/03/2008

...flexable

...um re putado membro da AG da VW um tal de Jochem Heizmann aproveitando a presença do não menos ilustre Ministro da Economia M. Pinho declarou a numa primeira fase que espera «que o Governo nos ajude a negociar com os sindicatos» e, passados dois minutos já depois do sr. ministro dar de soleta voltou-se pra aos jornalistas presentes para «corrigir» as suas afirmações, referindo que o que espera que «o Governo aja dentro do quadro legal» em prol do interesse nacional e da Autoeuropa. É a chamada flexibilidade ou antes a habilidade! No fundo o que pretendem é que os trabalhadores na Autoeuropa trabalham mais um dia por semana (ao sábado) sem receberem horas extraordinárias - numa altura em que o modelo Eos se vende bem - compensando depois no Outono em que os descapotáveis se vendem pior, trabalhando apenas 4 dias por semana! Moral da história: por sinal o líder da Comissão de trabalhadores estava presente e reafirmou que os portugueses já tinham esticado o suficiente quando acordaram em não receber 200% aos sábados como dita a lei e apenas 100%, agora trabalharem de borla e sob pressão, só através de uma alteração na lei....a ver vamos!

Para uns e para outros...felizes os que recebem 100, 200 ou outra percentagem que se digne. Muitos há que nem por isso!

A bem do interesse nacional...fique descansado sr. Heizmann, aqui somos todos judeus!!

02/03/2008

...boa-nova

...estava à janela sentado a ler um livro quando reparei numa andorinha solitária que cortava a brisa fresca num voo serpenteante! Curiosamente também só hoje reparei que as sementes de girassol que semeei nos vasos que proliferam aqui por casa, já germinaram. Venha ela então, pois o sol ao fim da tarde já faz companhia às estrelas que a noite envergonhada já tarda. Os dias estão maiores, assim como a vontade de dar longos passeios à beira-mar. E venha ela, para encher de flores os campos que o inverno cobriu de gotícolas de orvalho. É assim a Primavera...

01/03/2008

...na compra de dois, oferecemos um deles!

...a ideia não é virgem no universo empresarial, e há que aplaudi-la, sobretudo numa altura em que as empresas na sua generalidade cortam nas despesas acessórias e nas regalias dos trabalhadores. No entanto, não deixa de ser paradoxal o facto de os hipers, megas e tetra Auchan deste país, juntamente com os seus compagnons de route, andarem numa luta desenfreada para prolongarem os horários nos domingos e feriados!...por um lado criam as condições para os poucos que ainda conseguem ter alguma vida familiar e afectiva puderem "depositar" os filhos que por vezes vêm! em contrapartida, cortam a possibilidade de os seu colaboradores puderem usufruir do seu espaço próprio, longe do ambiente de trabalho: se Maomé não vai à montanha, a montanha vai ao Maomé.
No meio ficam os toucinhos do céu, e os doces com que os responsáveis dessas empresas nos presenteiam com os cartões, seguros, descontos nos bens alimentares e nos combustíveis. Tudo a bem da fidelização dos clientes.

Mas mesmo esses poderão eventualmente acabar algum dia!...pois como alguém um dia disse e muito bem, não há almoços grátis!...


26/02/2008

...olha


...mas e só pra dizer que saiu há já algum tempo um álbum fenomenal, de um menos excepcional Herbie Hancock. A ouvir atentamente!....espantoso!

24/02/2008

...ces petits riens

Os partidos com assento parlamentar, à excepção do PCP e do BE (onde ainda se descortina um nexo sociológico, ainda que mascarado por uma certa aura utópica)), não representam ninguém, a não ser as suas próprias burocracias e clientelas imediatas; não representam nada, a não ser as pressões dos parasitas económico-financeiros que vivem do erário público e dos fundos comunitários. Perderam, em suma, qualquer respeito eleitoral e democrático. É por mais evidente que a abstenção nas últimas consultas populares apresenta uma evolução preocupante e que, de uma maneira geral, demonstra cada vez o desligamento entre o votante e o eleito. Se fossemos elencar os factos e tristes episódios que inundaram as manchetes dos jornais nos últimos meses, seria tentado a chegar à conclusão que afinal o Ensaio sobre a Lucidez do Saramago é uma realidade mais próxima do que muito poderiam sequer imaginar!
O mais incrível, foi ver o nosso PM a pintar um país que ninguém sabe, mas que ele "governa"! A pujança com que desbobinava indicadores e o ânimo com que defendeu o programa de governo, que só ele parece acreditar, deixa-me ainda mais apreensivo, sobre futuro desta democracia que temos. Como é que no último da legislatura, o "padre" ainda anda a pregar como catecismo do 1.º ano?
O pior é quando olhamos em redor!...nada! apenas um conjunto de discursos bacocos e vazios, uns ziguezagues de quem perdeu o norte na oposição, nada em concreto, nada de estimulante.
No final, um relatório alarmista? da SEDES para adornar o ramalhete, e continuamos felizes e contentes. Só espero que amanhã quando sair de casa não tenha uma manifestação de professores à porta...agora é hábito.
Mais porquois! Tout vá bien, n'est pas!?

22/02/2008

...mais perto




Aproxima o teu coração
e inclina o teu sangue
para que eu recolha
os teus inacessíveis frutos
para que prove da tua água
e repouse na tua fronte
Debruça o teu rosto
sobre a terra sem vestígio
prepara o teu ventre
para a anunciada visita
até que nos lábios humedeça
a primeira palavra do teu corpo




Mia Couto

18/02/2008

..Veneza aqui tão perto

...por momentos tive a percepção que estava em Veneza! Não na Veneza dos postais, a Veneza dos Medici, iluminada, cintilante (vou omitir o cheiro do Gran Canal!!). Não! A Veneza do caos, a Veneza das inundações na Piazza S.Marco...mas muito pior. Constrói-se em leitos de cheia, impermeabiliza-se solos indiscriminadamente, não se faz a manutenção dos sistemas de drenagem pluvial. De quem é a responsabilidade? Câmaras, Governo Central? Incúria, mau planeamento, construções clandestinas. Ninguém vê, ninguém repara, ninguém dá o primeiro passo, mas por vezes acontece...E no meio deste paradoxo...surge uma voz que brada no deserto, uma espécie de S. João do Urbanismo: o percursor de um sonho. É nestas alturas que as sábias palavras do Arqto. Ribeiro Telles estravasam o mundo da utopia e constituem-se a pura razão dos factos.Tal como S. João, também o Arquitecto é constantemente decepado pelo silêncio que lhe é imposto: a vozes que ferem o poder são silenciadas. Resta-nos ouvir resignados a opinião dos especialistas do costume e olhar incrédulos para os erros do costume.

De balde e esfregona na mão, toca a limpar Veneza, mas antes crie-se uma comissão para analisar o problema!!...

17/02/2008

...silêncio



À sua volta crescia o silêncio, doloroso silêncio, semelhante ao que se estende por cima do mar cuja misteriosa mansidão nos acorda, obrigando-nos a descobrir, subitamente, que a solidão é muito maior do que julgávamos.
Al Berto

16/02/2008

...imperial

...depois de meia hora na fila em solene penitência pelo facto de ter deixado para o fim um saltinho à exposição, e não obstante os comentários de certos madrugadores ávidos em reclamar por tudo e por nada, foi com enorme expectativa que subimos as escadas de acesso à Galeria D. Luis. A exposição está muito bem conseguida, ainda que um pouco caótica face às vagas de curiosos que se deixam arrastar e pela beleza inigualável de alguns dos frescos e das muitas peças de arte imperial russa. A mostra abrange dois séculos com especial atenção para a pintura retratista de inúmeras figuras da história russa e imagens da cidade de São Petersburgo e da sua evolução.Há também trajes, peças de mobiliário, de ourivesaria, incluindo jóias e peças religiosas (fiquei fascinado com os dois ícones que estavam em exposição!), obras de Fabergé para a casa imperial, dois trenós reais (um dos quais de criança) e vários objectos de decoração da época. Se alguma dúvida restasse da grandeza do império russo, é logo desfeita pela descrição exaustiva que a nossa guia de serviço nos presenteou ao longo de todo o percurso desde Pedro O Grande até ao último Csar Nicolau II.

...no final, um sorriso pelo tempo empregue e uma vontade enorme de visitar S. Petersburgo!!

PS: uma nota para o Sr. Comendador, desta vez conseguimos entrar com malas e sem "espartilhos" da segurança!!...

15/02/2008

...e para abrir as hostilidades

... um abraço e um queijo fresco e já agora um bom fim-de-semana!!

14/02/2008

...na espuma da manhã


De manhã temendo que me achasses feia,
acordei tremendo deitada na areia,
mas logo os teus olhos disseram que não
e o sol penetrou no meu coração.


Vi depois, numa rocha, uma cruz,
e o teu barco negro dançava na luz;
vi teu braço acenando, entre as velas já soltas.
Dizem as velhas da praia que não voltas...
São loucas! São loucas!


Eu sei, meu amor,
que nem chegaste a partir,
pois tudo em meu redor
me diz que estás sempre comigo.


No vento que lança
areia nos vidros,
na água que canta,
no fogo mortiço,
no calor do leito,
nos bancos vazios,
dentro do meu peito
estás sempre comigo.


David Mourão-Ferreira

12/02/2008

...contraditório

...o Presidente da FPF lançou um repto ao seu congénere espanhol para uma candidatura conjunta ao Campeonato Mundial de Futebol de 2018.

É caso para dizer muito bem! Então mãos à obra!

...ah!podemos aproveitar as sinergias entretanto criadas para resolver outros assuntos pendentes, ora bem: diz-se que os hospitais públicos necessitam de aproximadamente 20 000 enfermeiros, e que muitos dos recém-licenciados se encontram hoje no desemprego ou a trabalhar no pequeno comércio, nas grandes superfícies ou inclusivé em serviços domésticos! Era uma boa altura para colocar um travão nesta situação aberrante!. E o que dizer dos milhares de professores que estão no desemprego ou com contratos de trabalho precários, situação essa que carece de explicação face ao insucesso escolar que "engrandece" Portugal. Talvez ainda haja algum plafond que permita fazer face às carências de algumas universidades, que sem outros meios de financiamento optam aumentar ainda mais as propinas dos seus alunos -um espécie de auto financiamento com a prata da casa!.
Talvez no fim sobre algum dinheiro para impedir que mais centros de saúde fechem por motivos estatísticos ou meramente contabilísticos, ou quem sabe, mesmo no precipício quando o pais estiver inundado de estádios de futebol que passam a maior parte do tempo vazios e a ganhar pó, haja alguém com algum dedo de testa que de uma vez por todas, pare esta tradição esbanjar dinheiro de maneira ridícula e inconsciente!...será que as lições do Euro2004 são memórias esquecidas!Será que metade do país está condenado ao fel e a outra metade à folia. Que eu saiba o Carnaval são três dias e clamar pela razão não é demagogia!

09/02/2008

...irreal Sr. Comendador

A FOTOGRAFIA ACIMA EXPOSTA É DE UMA BELEZA TAL, QUE O ARTISTA DECIDIU MANTÊ-LA OCULTA, DESTA FORMA PODE DAR LARGAS À SUA IMAGINAÇÃO PARA PODER EXPLORÁ-LA AO SEU GOSTO!!

...acordei com esse desígnio e pouco tempo após a aberturas das portas, entrei num sonho irreal, movido pelo inconsciente . A primeira impressão é sempre um sorriso mal disfarçado de espanto, é coisa do género primeiro "estranha-se depois... engole-se"! Nunca pensei que a utopia e a liberdade criativa explorassem tão bem a vastidão do lado oculto do nosso pensamento. Não sei se é pelo caos das cores, pela deformação das histórias que cada tela nos conta, mas o que é certo é que gostei. Houve telas que me despertaram um sorriso, mas o mais curiosos era permanecer sentado por breves momentos e ouvir as impressões de cada pessoa que por ali passavam. É uma forma diferente de viver a arte sem o espartilho das assistentes que nos convidam a partilhar todo o seu saber compartimentado em frases gastas. Coitadas, engolem a cassete e quais condutoras de autocarro lá seguem por entre os corredores ao som dos passos silenciosos sobre o chão de madeira. É curioso como o jogo de cores e movimentos do artista moldam uma impressão diferente em cada um de nós. Talvez seja este o fascínio da arte. De todas as obras que vi, Max Ernst e Jacques Herold foram quem me fascinou mais. Na fotografia gostei de Helena Almeida...o que não gostei mesmo e achei surreal, foi o facto de sermos autênticamente controlados em todos os passos, movimentos durante o tempo em que estamos a ver as obras, como se uma câmara estivesse ao nosso lado - talvez pelo facto de aquela hora o museu ter ainda pouca assistência!? Também não gostei do facto de para a entrega do kit de crianças (que é borlix!) ser necessário deixar na recepção um documento com fotografia, nem muito menos a irreal situação que as malas a tira colo serem proibidas!!! é caso para perguntar....lá por em Serralves existirem regras castradoras não significa que em Lisboa também tenha que ser assim!??!?!...bolas! já estive em museus "bem mais importantes", com um número substancialmente maior de obras de referência e não me lembro de ver cães de fila atrás do incauto visitante a colocar entraves a isto ou aquilo.

Mas isso resolve-se: POR FAVOR AUMENTEM A MERDA DO TAMANHO DA LETRAS NOS PAINÉIS INFORMATIVOS DAS OBRAS PORQUE NEM TODA A GENTE TEM BINÓCULOS NA TROMBA!!! ...obrigado!

08/02/2008

...momentos


Não sei quantas almas tenho.
Cada momento mudei.
Continuamente me estranho.
Nunca me vi nem achei.
De tanto ser, só tenho alma.
Quem tem alma não tem calma.
Quem vê é só o que vê.
Quem sente não é quem é.
Atento ao que sou e vejo,
Torno-me eles e não eu.
Cada meu sonho ou desejo,
É do que nasce,
e não meu.
Sou minha própria paisagem,
Assisto à minha passagem,
Diverso, móbil e só.
Não sei sentir-me onde estou.
Por isso, alheio, vou lendo
Como páginas, meu ser.
O que segue não prevendo,
O que passou a esquecer.
Noto à margem do que li
O que julguei que senti.
Releio e digo, «Fui eu?»
Deus sabe, porque o escreveu.



Fernando Pessoa

07/02/2008

tua pele...


" Com minha razão apenas, com os meus
dedos,
com lentas águas lentas inundadas,
caio no império dos miosótis,
numa tenaz atmosfera de luto,
numa olvidada sala decaída,
num cacho de trevos amargos.

Caio na sombra,no meio
de destruídas coisas,
e espio aranhas,e apascento bosques
de secretas madeiras inconclusas,
e ando entre úmidas fibras arrancadas
ao vivo ser de substância e silêncio.

Doce matéria,oh rosa de asas secas,
no meu afundamento as tuas pétalas subo
com pesados pés de rubra fadiga,
e na tua catedral dura
me ajoelho
batendo nos meus lábios com um anjo.

É que sou eu diante da tua cor do mundo,
diante das tuas pálidas espadas mortas,
diante dos teus corações reunidos,
diante da tua silenciosa multidão..."

Pablo Neruda

...em lume brando!

...e finalmente consegui ver o sol nascer!

Aos poucos a noite dá lugar ao dia cada vez mais presente; onde ontem brilhavam as últimas velas no céu estrelado, hoje o sol já reflecte sobre o espelho dourado da entrada da barra! Mas o dia não ia terminar desta forma romântica e o reflexo disso mesmo chegou com vazio da noite.

É curioso como um simples acontecimento por vezes desperta os instintos mais recalcados e mais perturbadores da mente humana. Uma simples complicação no trânsito, quase que deu azo a uma batalha dentro do autocarro! Não se chegou a vias de factos - quase!- mas foi com curiosidade que observei metade dos presentes a amotinarem-se contra a restante metade. No meio, os rostos e o incredibilidade de uma minoria que olhava impávida e serena para o triste espectáculo. É nestes momentos em que o silêncio e razão enobrecem quem mantém a ténue capa do anonimato incólume. E assim se despertam os demónios engavetados no cansaço do quotidano, como se de um assunto da mais séria importância se tratasse.


Assim vai o ânimo desta gente que se queixa por tudo e por nada e que quando verbaliza, solta achas para a fogueira que incinera a parca e cada vez menos presente boa educação.


" Tudo o que é necessário para o triunfo do mal, é que os homens de bem nada façam."

Edmund Burke

06/02/2008

...in memoriam


"Não só vos comeis uns aos outros, senão que os grandes comem os pequenos. Se fora pelo contrário, era menos mal. Se os pequenos comeram os grandes, bastara um grande para muitos pequenos; mas como os grandes comem os pequenos, não bastam cem pequenos, nem mil, para um só grande."


Padre António Vieira

05/02/2008

...máscara


Esta luz animada e desprendida
Duma longínqua estrela misteriosa
Que, vindo reflectir-se em nosso rosto,
Acende nele estranha claridade;
Esta lâmpada oculta, em nossa máscara
Tornada transparente e radiante
De alegria, de dor ou desespero
E de outros sentimentos emanados
Do coração dum anjo ou dum demónio;
Este retrato ideal e verdadeiro,
Composto de alma e corpo e de que somos
A trágica moldura, errando à sorte,
E ela, é ela, a nossa aparição,
Feita de estrelas, sombras, ventanias
E séculos sem fim, surgindo, enfim,
Cá fora, sobre a Terra, à luz do Sol.


Teixeira de Pascoaes

03/02/2008

...outros sabores!

...depois de um digno Foral de Évora colheita 2003 a acompanhar um divinal misto de porco preto com migas de espargos nada melhor que um tentador leite creme. Para terminar um bom café ao som do imemorável Zeca Afonso no Café Alentejo. Seguiu-se o inevitável passeio pelas ruas apertadas de branco imaculado, ao sabor da brisa fria e dos cubos de pedra calçada que cantam o alentejo esquecido. Na volta, enquanto a paisagem pintava o olhar, navegamos com o concerto para piano n.º 2 de Rachmaninov de pedra em pedra, de sobreiro em sobreiro rumo ao nosso destino certo. Vislumbramos as tágides era já fim de tarde e foi com os flamingos nas margens do Tejo que nos lembrámos do prazer para trás deixado. Prometemos ser breves e voltar novamente quando os campos estiverem semeados cores e o sol quente sob a ceara ardente...

01/02/2008

..como descascar uma cebola!?

...é que se chama de tirar esqueletos do armário!

Mas o facto que mais me espanta ao saborear as páginas do Público é o indiscutível mau gosto que o jovem engenheiro de então revelava na concepção da amálgama urbanística que estava a projectar! Felizmente, o seu legado não se prepetuou até aos nossos dias, senão a Guarde se transformava num autêntico Cacém. Mais, até as bizarras urbanizações tipo caixote no pouco All Garve que ainda hoje "sobrevive", parecem espelhar um pouco mais de salubridade visual!
Mas enfim! o que deve ser realçado nisto tudo é atentativa forçada de os jornalistas se transformarem em paladinos do puritanismo, como se o simples facto de qualquer pessoa ter uma nódoa no seu passado, seja hoje motivo, para ser liminarmente atirada à lama!
É lógica do vale tudo a sobrepôr-se à força da razão e da seriedade! Não querendo proteger o acto, o qual deve ser obviamente censurável- a ser verdade!- por uma questão de ética deontológica, não deixa de ser um triste espectáculo, serem canalizados meios para descobrir os eventuais pecados ou omissões de uma figura pública como se isso fosse o garante da reposição da legalidade ou de qualquer tipo de justiça! Estes mesmos jornalistas provavelmente teriam feito um auto de fé ao escritor Günter Grass, e mesmo que o nosso PM começasse a descascar desenfreadaemnte cebolas, se vai livrar tão cedo do assédio moralista de uma determinada imprensa da escola do extinto e bem extinto Independente!A bem da tiragem, vasculhar sempre!

Haja seriedade, ou qualquer dia as aventuras do pequenino Sócrates na escola primária vão passar a ser alvo da mais refinada e decadente investigação jornalística. A bem da tiragem!


"A cebola tem muitas camadas. Existem em maioria. Mal é descascada, renova-se. Cortada, provoca lágrimas. Só ao descascá-la fala verdade. O que aconteceu antes e depois do fim da minha infância, bate à porta com factos e decorreu pior do que o desejado, quer ser contado às vezes assim, outras de maneira diferente e conduz a histórias de mentira."


Günther Grass in Beim Häuten der Zwiebel