31/07/2006

Last call...


...e o sino tocou para a última rodada. Bem pelo menos é assim nos típicos bares londrinos. Aqui não há sino, mas sim um último olhar o mar antes do comboio partir.
Hoje tive saudades do mar, daqueles pequenos barcos na foz do tejo, daquelas criancinhas que brincavam no "areal!?" da praia da cruz quebrada. Daquele cego que todos os dias de manhã está na rampa de acesso aos comboios na gare de Oeiras, e que apesar das contingências da vida, está sempre bem disposto, enfim...das vozes, dos rostos e de todas as pequenas estórias que intersecto no meu trajecto diário.
Ainda não fiz a mala, mas já comprei um dos dois livros que pretendo ler este verão. Na bagagem levo um livro absolutamente intragável, mas que por defeito e mal feitio de profissão tenho que relembrar, e na outra bolsa, um livro de Mark Twain (Contos satirícos) para exaurir um pouco de boa disposição. Não que eu não divirta quando estou "lá na terra"(....ah, que saudades!!já só faltam quatro passagens com o cartão de ponto!), antes pelo contrário, mas sabe sempre bem estender a toalha por baixo da copa das tílias e ler um pouco enquanto o sol torra a terra mal amanhada.
A única coisa que peço, é que chova pouco, carvão q.b. para os meus grelhados, e que a viagem de ida e volta corra dentro dos limites legais e admissíveis. Quanto ao resto, é só empurrar porque férias, são férias.

...até já!!

24/07/2006

"O vinho é composto de humor líquido e luz."


...depois de poisar a rolha, soltam-se os taninos que a paisagem e o solo moldaram, libertam-se as horas de suor, a alegria de ver a videira, crescer e dar fruto. O néctra flui no cálice, da mesma maneira que a água que cai do céu, com suavidade e com uma melodia própria. Depois é só erguer o a tela de cor ocre e avermelhada, e sentir os tons do rubi contra a luz em movimentos circulares.
Mesmo antes de saborearmos o fruto da terra derramado, devemos parar e sentir o aroma que emana e só depois devemos sentir a maré cheia de sensações que exalam desse precioso liquído.

...e boa viagem!


"Boa é a vida, mas melhor é o vinho"
Fernando Pessoa

18/07/2006

Olho por olho...

Será que ainda ninguém se apercebeu do drama que está a decorrer. Por ventura alguém já se ergueu e disse basta. Por quanto tempo mais assistiremos à impunidade de um estado dito democrático, que ataca sem qualquer noção de proporcionalidade ou misericórdia, civis inocentes, e destrói as infra-estruturas e a dignidade de um povo. Aqui no ocidente de contradições e hipócrisias, esboçam-se comentários vagos de apelos à paz e à tolerância. Alguns preferem a contenção verbal e a politicamente correcta sensação de apreensão e desconforto, outros há que defendem o agressor sob a já gasta capa da auto-defesa perante o terrorismo e fundamentalismo islâmico. De um lado e de outro, parece existir um estranho imobilismo na tomada de decisões drásticas. Será que o simples rapto de uns soldados é motivo suficiente para atacar um país vizinho. Será que a guerra, na verdadeira ascenção da palavra é algo banal e descartável: rapte hoje, que amanhã invadiremos o seu território!
Olho por olho, dente por dente....sorriso por desgraça e tristeza. A triste conclusão que se chega é que a primeira metade do seculo XX não foi suficiente para alertar algumas consiciências. O agredido de outrora passa a ser o agressor, o tirano e o assassíno sob a cobertura mediática, com honras de abertura de noticiários e capas de jornais, e o mais desesperante, com o notável patrocínio da comunidade internacional.

Daqui solto o meu grito de alerta em favor das mulheres e crianças inocentes que estão a ser vitímas da arrogância e da impunidade.

12/07/2006

wish you were here...

Remember when you were young, you shone like the sun.
Shine on you crazy diamond.
Now there's a look in your eyes, like black holes in the sky.
Shine on you crazy diamond.
You were caught on the cross fire of childhood and stardom, blown on the steel breeze.
Come on you target for faraway laughter, come on you stranger,
you legend, you martyr, and shine!
You reached for the secret too soon, you cried for the moon.
Shine on you crazy diamond.
Threatened by shadows at night, and exposed in the light.
Shine on you crazy diamond.
Well you wore out your welcome with random precision, rode on the steel breeze.
Come on you raver, you seer of visions, come on you painter, you piper, you prisoner, and shine!


...deste pequeno canto para o lado obscuro da lua, a minha singela homenagem.

bye Syd

07/07/2006

FORÇA TUGAS, FORZA SQUADRA


Va, pensiero, sull'ali dorate, Vai pensamento, em asas douradas,
Va, ti posa sui clivi colli Vai, pousa nos declives, nas colinas,
Ove olezzano tepide e molli.... Onde exalam mornas e suaves...


...força legionários do Risorgimento, façam renascer a squadra azzurra contra a chauvinista marselhesa, mostrem-lhes como se joga futebol e vinguem a lusitana selecção de todos nós.


e vós arautos da nossa portugalidade, entre perigos e guerras esforçados, mais do que permita a força humana, entre gente germânica edifiquem, novo reino que tanto aspiram. O sonho é nosso, mas a glória será vossa...



04/07/2006

WHITE



Eu não diria que branco seria sinónimo de infelicidade.
Custa-me a acreditar!
Neve, frio, belo, imenso.
Branco é puro,
céu,
lua cheia.
Branco é gelo,
é um olhar transparente,
uma folha sem palavras,
uma pauta sem melodia.
É uma nuvem.
Branco é quando fechamos os olhos,
e olhamos para o sol.
Também é quente.
Branco é um sorriso.