26/02/2007

por vezes tenho pena...


(...)Julgo não haver dúvidas para ninguém, em particular para todos os especialistas que se ocupam desta matéria, que o aeroporto da Portela estará fortemente condicionado na sua operacionalidade, estará mesmo congestionado a partir de meados da próxima década.(...)
(...)quero dizer, com clareza, que se há alguma actividade económica que está no meu espírito e de todos aqueles que se ocupam com a modernização das infra-estruturas aeroportuárias em Portugal é justamente o sector económico do turismo.(...)
(...)a alternativa para resolver os problemas de congestionamento não pode passar pela manutenção da Portela como aeroporto complementar. Como seja, por exemplo, Alverca, ou o Montijo ou Figo Maduro. Porque isso seria um erro económico e um erro técnico(...) conduziria a limitações no tráfego aéreo que não são desejáveis (...) o aumento da capacidade seria tão marginal que obrigaria, daqui a uns anos, a tomar de novo a decisão de construir um novo aeroporto(...) os custos financeiros, os custos de investimento e de exploração seriam tão significativos que retirariam competitividade e produtividade aos aeroportos de Lisboa e aos aeroportos internacionais.(...)
(...)Aliás, as novas localizações de aeroportos na Europa que foram construídos nos últimos anos, localizam-se a uma distância, das cidades, das capitais nalguns casos, muito semelhantes aquela distância que separa a Ota de Lisboa, por razões que me parecem absolutamente evidentes, que têm a ver com o crescimento das cidades, e as novas imposições ambientais que a União Europeia há muito definiu para a localização de aeroportos.(...)
(...)E quero assinalar este facto muito simples, é que nas previsões que agora se fazem de investimento para o novo aeroporto só dez por cento do investimento, se tanto, será investimento que tem origem no Orçamento do Estado, só dez por cento, repito, será investimento público nacional.(...)


José Sócrates 22/11/2005


..a realidade:



  • Diminuição da comparticipação dos fundos comunitários em cerca de 50% relativamente aos inicialmente projectados.

  • Em termos absolutos o aeroporto da OTA representará um custo total de 3100 milhões de euros (não se considerando ainda as usuais "derrapagens") e os fundos representarão um valor de 170 milhões de euros.

  • Segundo alguns especialistas a capacidade do novo aeroporto a projectar será atingida em 27 anos.

  • A OTA representará uma mais valia em termos de Turismo já que vai implicar um maior o crescimento em termos de passageiros. Obviamente qualquer outra solução seria, da mesma forma, uma mais valia...


  • Dizer que foram feitos estudos não é suficiente...talvez existam outras opções mais racionais e que não impliquem constrangimentos de ordem ambiental. Aliás por certo que existim estudos que contrariam de forma sustentada a localização do novo aeroporto na Ota...

  • As cidades que adoptaram a localização de um aeroporte fora dos grandes centros urbanos como é o caso de Londres, Madrid, Paris que não abdicaram de aeroportos mais centrais, ao contrário do que irá acontecer em Lisboa, que irá abdicar do aeroporto da Portela.


A solução passa portanto por canalizar verbas que estavam adstritas a outros projectos estruturantes para o nosso país, e alimentar este verdadeiro efefante branco do séc. XXI. Por certo a história recente pós integração comunitária não terá dado já pistas e factos suficientes para se interromper esta caminhada certa rumo ao abismo?




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