PS: ...sugestão de férias
31/07/2008
...veto, ergo sum
PS: ...sugestão de férias
30/07/2008
...Hey joe!
Jimmy Hendrix (1942-1970)
...esta semana ouvi alguém dizer que quando não há discíplos não pode haver
mestre! No caso concreto, e apesar nem não ter deixado o legado a ninguém em
particular, fomentou o aparecimento de muitos outros grandes mestres
virtuosos...e ainda bem, já que de outra maneira estaríamos condenados a ouvir
simplesmente...coisas menos interessantes! penso eu...
PS: a indumentária e a posse da banda pode causar algum impacto sobretudo a
todos aqueles que nasceram já sob a égide da geração do videoclip!
29/07/2008
..momentos absolutamente inesquecíveis
...22 de Julho de 1994, Estádio José de Alvalade...na
altura ainda não existiam t-shirts do género 'eu vou lá' ou 'eu fui lá' ou 'eu
acho que fui lá, mas estavam com uma moca de todo o tamanho'...eu ouvi isto lá!
...no mínimo
28/07/2008
...Companhia das Índias,S.A.
25/07/2008
24/07/2008
...entardecer
Sophia de Mello Breyner Andersen"...Irei beber a luz e o
amanhecer,
irei beber a voz dessa promessa
que às vezes como um sonho me
atravessa,
e nela cumprirei todo o meu ser."
...parabéns [S] ...luz do entardecer!
23/07/2008
...noite escaldante
quero fazer uma longa viagem.
Percorro estas colinas,
são da cor da aveia,
têm trilhos estreitos
que só eu conheço,
centimetros queimados,
pálidas perspectivas.
Nunca dele sairei.
Oh que musgo gigante!
E uma cratera, uma rosa
de fogo humedecido!
tecendo uma espiral
ou adormecendo na viagem
e alcanço os teus joelhos
duma dureza redonda
como os ásperos cumes
dum claro continente.
para as oito aberturas
dos teus dedos agudos,
lentos, peninsulares,
e deles para o vazio
do lençol branco caio,
procurando cego
e faminto teu contorno
de vaso escaldante!
21/07/2008
..triste sina de ser lelo!
...é que se chama um fim de semana de luxo!Enquanto os defensores do politicamente correcto insistem continuar cpom pézinhos de coentrada a fototelenovela mexicana Blacks& Gipsys, eu optei pela tourada, duas boas corridas sábado à noite e domingo! No entremeio vi o Sporting definhar por entre de um bifes mal passados e saboreei um fim de tarde sentado à varanda com vista para a cidade, sem stress! Aproveitando a nebulina que intervalou o calor deste verão seco, aproveitei para bisbilhotar as primeiras linhas do último livro do do Ondjaki...AvóDezanove e o Segredo do Soviético! O nome é castiço e o título sugestivo... ao meu lado um cálice de ginginha home made. Bem servida, e melhor degustada...mas bom mesmo bom foi o Hamilton a passear a sua classe no Grande Prémio de F1 na Alemanha, e ver por fim o Nélson Piquet Jr. a dar uma bofetada de luva branca ao intragável lelo espanhol Alonso. Por falar nisso, os meus sinceros cumprimentos à televisão de Shangai pela qualidade do streaming...pena é o lapso de não ter legendagem. Confesso que o meu chinês não atravessa os melhores dias!
Mas voltando ao assunto que me aqui me arrasta...confesso que assisti às primeiras imagens da «Sadr City» de Loures, e logo nesses primeiros directos reparei que alguns dos implicados na contenda despejavam as respectivas casas para dentro das suas respectivas carrinha da empresa familiar...vamos então a fita para uns dias depois...aqui vai a cassete:
"-Entraram-me em casa, espatifaram tudo. Levaram o plasma, o DVD a aparelhagem..."...ALTO!
...eu não tenho plasma em casa, então mas como é que é!?...play it again, Sam!
"- ...até a TV e a playstation das crianças..."- é pá agora é que foi, Playstation!? Se for a 3 custa uma pipa de massa!
Peço desculpa mas alguém me explica porque é que esta gente dita humilde desinserida da sociedade, esquecida e estigmatiza & so one, consegue viver a partir do rendimento de inserção social e ao mesmo tempo ter plasmas e playstations em casa. O mais intrigante é que de acordo com as fontes insuspeitas do município, uma parte, para além de receber esse rendimento (devem ser os subsídio-dependentes que a Ferreira Leite referiu e que o nosso PM tanto apregoa com uma conquista da esquerda progressista!?) paga "quatro a cinco euros" de renda mensal pelas habitações camarárias!?...e ainda por cima veêm agora exigir casas novas em "zonas sem pretos"!?
...o que dirão os polícias que andam por lá a tentar colocar ordem na desordem!? ganham pouco mais do que o ordenado mínimo, muitas das vezes com casa para pagar e Euribor a chatear!! Mas que raio de país é este!?...Nem sou a favor de uns nem a desfavor de outros. O curioso é que, mesmo depois de terem assentado arreais à porta da Câmara de Loures ainda lhes apreenderam armas, que provavelmente custaram o equivalente à renda de alguns anos!!...Agora querem impor condições, apresentam caderno reivindicativo e apontam com uma movimentação nacional de lelos!? Se fossem gente ordeira e trabalhadora decerto dialogavam e construiam pontes para acalmar a situação. Certamente que a Câmara Municipal vai compor as casas (penso eu de que!?) mas daí até exigirem contrapartidas!?!?
Na Lapa pode ser?
20/07/2008
...10
18/07/2008
...crisis what crisis (parte deux)
...afinal nem tudo está perdido...o FMI veio hoje colocar os pontos nos iis!...a culpa não é da crise internacional!!
- PIB :- 2,2%, na previsão inicial do Governo base para apresentação da proposta de OE/2008;
- 2,0% (e de 2,3% para 2009...) previsão do Banco de Portugal (sucursal da Baixa Pombalina) no Inverno, não alterada até agora;
- 1,5%, primeira revisão em baixa do Governo, anunciada há pouco mais de um mês
- 1,2% de acordo com a recente previsão apresentada esta semana na Assembleia da Répública pelo novo pai do nuclear em portugal - o Sr. Governador!
...ou seja, quando chegarmos ao Natal das duas uma, ou está entre 0 e 1% ou então o pastim fecha para obras...o último a sair que apague a luz...
17/07/2008
...hoje à tardinha
Se tu viesses ver-me hoje à tardinha,
A essa hora dos mágicos cansaços,
Quando a noite de manso se avizinha,
E me prendesses toda nos teus braços...
Quando me lembra: esse sabor que tinha
A tua boca... o eco dos teus passos...
O teu riso de fonte... os teus abraços...
Os teus beijos... a tua mão na minha...
Se tu viesses quando, linda e louca,
Traça as linhas dulcíssimas dum beijo
E é de seda vermelha e canta e ri
E é como um cravo ao sol a minha boca...
Quando os olhos se me cerram de desejo...
E os meus braços se estendem para ti...
Florbela Espanca
15/07/2008
...ZLAN
14/07/2008
..obscure
13/07/2008
...le roi est mort, vive le roi
Para ser sincero não acompanhei o debate na Assembleia da República porque a essa hora estava a trabalhar, mas não perdi pitada dos ‘highlights’, ‘sound bytes’l, e comentários afins. Ouviram-se lamentos e desculpas de um lado da barricada, com o ónus da situação económica internacional, assobios e apupos do outro lado da paliçada. Não foi uma representação circense como adjectivou esta semana alguém, mas foi mais uma vez, uma triste representação. Nada de novo e concreto, nada de substantivo e optimista. O governo apresentou-nos a mesma cartola de sempre, o coelho que já toda a gente conhece de cor e salteado. Do lado da oposição, nem o malabarismo verbal do novel líder da bancada laranja se destacou da verborreia das restantes bancadas da oposição. Se calhar o Alberto João tem razão...a verdadeira oposição reside no Funchal. O tempo urge, soluções são necessárias. Se me perguntarem qual é o estado da nação eu diria que é quase tão mau como o novo disco da 1.ª dama francesa. Mau. Mesmo muito mau. O estado da Nação estás nas imagens transmitidas esta semana daquele bairro em Loures, está nos desacatos na praia da Torre, está por exemplo no cofre do estacionamento da maternidade Magalhães Dinis, está nas casas que o portugueses entregam aos bancos por impossibilidade de pagar as hipotecas, está na ilusão que centenas de km de TGV, uns tantos milhares de km de auto-estradas e mais uma dúzia de projectos PIN podem contribuir decididamente para o sucesso e competitividade do nosso país. Alguém me consegue explicar por que é que eu tenho que construir uma auto-estrada se posso ter uma IP!?...alguém me explica porque é que das dezenas de projectos PIN (nem discuto o interesse nacional de alguns pois ainda não vislumbrei!!) apenas 17 estão em condições de arrancar. Alguém me explica porque é que o nosso ministério da agricultura devolveu 350 milhões de euros de ajudas que não foram utilizadas, quando existe crise no sector? Alguém me explica porque é que se continuam a construir prédios e mais prédios, porque é que existem projectos faraónicos para a frente ribeirinha de Lisboa, quando a cidade cai de podre e arde com a mesma voracidade de um paiol?
Talvez seja uma versão demasiado...Velho do Restelo, mas não deixa de ser curioso que ano após ano, independentemente da cor do governo o estado é sempre o mesmo!...Vive le roi.
10/07/2008
...mãos
Côncavas de ter
Longas de desejo
Frescas de abandono
Consumidas de espanto
Inquietas de tocar e não prender
Sophia de Mello Breyner
09/07/2008
...blanc
Ferindo-me, imprevista,
08/07/2008
...tinto
...é mesmo assim! em qualquer tasca ou restaurante afim que se preze, deve existir sempre uma malga de vinho, os tremoços da praxe e uma concertina para acompanhar a alma e prosa afinadas.
Ainda estão frescos os longos serões em redor da fogueira, das canhotas que não paravam de a alimentra, e das gargalhadas que faziam esquecer o fumo que invadia a a cozinha da nossa casa de pau e pedra. Eram tempos difíceis (nessa altura também se falava em crise!), mas toda as agruras eram postas de parte, assim que os primeiros acordes entoavam e o primeiro desafio era lançado.
No fim, bem bebidos- melhor comidos!-seguia cada um para sua banda, até ao próximo desafio. De pai para filho, de avô para neto, a tradição mantém-se. E enquanto houver bom vinho e uma resposta afinada, venha de lá esse desafio, que resposta já está preparada!
07/07/2008
...bleu
Our hair intertwined
Our sexes joined
With your mouth for a pillow.
I want to sleep with you back to back
With no breath to part us
No words to distract us
No eyes to lie to us
With no clothes on.
To sleep with you breast to breast
Tense and sweating
Shining with a thousand quivers
Consumed by ecstatic mad inertia
Stretched out on your shadow
Hammered by your tongue
To die in a rabbit's rotting teeth
Happy.
Joyce Mansour (1955)
(Foto luis m.)
06/07/2008
...na ordem
O nosso PM, plácido e ternurento, o Calimero de Ouro (oposição dixit), certamente vai ter de rever o discurso da eficiência e combate ao desperdício. Eu sei que não estamos a falar em particular no aparelho Estado, mas porra, trata-se do braço armado do Estado, aquele que contrariando a lógica estatizante, deveria ser lucrativo!
Então em que é que ficamos?!se por um lado se cria os excedentários, se recria a flexibilidade, se democratiza o downsizing do Estado e se cria nova regulamentação para rotular e punir a ineficiência e a incapacidade, por outro, alimentam-se mordomias e vícios estranhos, elegem-se os “amigos” que se eternizam nos cargos e depois são reciclados para outros cargos tão ou mais importantes, investe-se no cavalo errado (veja-se por exemplo o flop da internacionalização do grupo AdP) para no epitáfio alguém aparecer a dizer nos media que “isso só aos gestores diz respeito, o governo não interfere na gestão das empresas". Por favor tenham dó!...já estou a ver no horizonte um bom entretém de verão para os nossos de putados- à boa maneira salazarista cria-se uma comissão e adia-se o problema. É caso para dizer:será não existe alguém que consiga colocar isto na ordem?