01/07/2008

...21 e 20

...não fui à tomada de posse do presidente Mugabe pois não podia perder o impacto da descida do IVA. Comecei logo de manhã no café...nada! À hora do almoço nada ainda e cheguei a casa feliz e contente pois apercebi-me que não fui o único. Não vale a pena referir que foram 0,012 € de descida no preço dos combustíveis porque em boa verdade qualquer porca mal apertada de um plataforma off-shore no Mar do Norte, ou um espirro de um terrorista na Nigéria são motivo suficiente para que essa descida abrupta se desfaça como a espuma do mar.

virando o disco para iba, nem tudo são más noticias lá por fora a nossa trupe europeia andam a preparar uma nova subida das taxas de juro do BCE pois a inflação parece um cavalo nas corridas de Asco, já vai nos 4%! É como o sexo, com asfixia, sabe sempre melhor....mas por falar em hipoxia, e como se não bastasse o saco de plástico enfiado nas famílias portuguesas...para a sobremesa vamos ser presenteados com o inevitável aumento da euribor...alguma coisa teria que ser feita para camuflar, aliás, mascarar os aumentos deste ano!

...mas mau mesmo mao-té tung, continua a ser a opção deste o dos próximos governos em seguir a ideologia do betão em detrimento da real economy! Para quê construir uma linha de alta velocidade para o Porto e depois para Vigo, se temos um pendular que nunca foi rentabilizado e que, comparativamente com o TGV, apenas demora mais meia-hora a fazer o percurso até à Invicta! Alguém acredita que a rede da alta velocidade vais ser rentável?...ah! e o argumento da criação de centenas ou milhares postos de trabalho é uma falácia...são trabalhos temporários, da mesma forma que foi a Expo, a construção da Vasco da Gama ou o Novo Aeroporto de Lisboa (agora já toda a gente se esqueceu da Ota!)...também não sou apologista da opção politicamente demagógica da deslocalização de fundos do QREN para o apoio social...sou sim, a favor de apoios direccionados para a verdadeira coluna vertebral da nossa economia: as PME. Estas sim, geram emprego de longa duração e são o exemplo do que melhor o nosso país ode oferecer! Apostar na indústria, nas novas energias...apostar no turismo e sobretudo na educação! Se o nosso "menino de ouro do PS" pretende seguir a orientação dos países nórdicos, é sobretudo ao nível da educação que os esforços devem incidir. Não na educação orientada pelos critérios estatísticos, para que a Ministra da Educação e afins possam ir à Assembleia da Educação apresentar os explosivos progressos na Matemática no curto espaço de um ano...para quem não viu nem ouviu as notícias acerca dos exames de matemática do 9.º e 12.º ano, é caso para dizer que a vergonha está instituida! Qual é o professor que hoje se arrisca a chumbar um aluno!?Mas apesar dos esforços em subir as percentagens, a cruel verdade virá ao de cima assim que os incautos génios se virem confrontados com as exigências do mundo real!... nessa altura o 20 já será um grande 31!
...com diria aquele slogam do PREC o país está à beira do abismo...é preciso dar um passo em frente.

Sem comentários: