10/12/2006

...sinto-me mais descansado!

Sinto-me mais descansado agora por saber que afinal o facto de não terem sido tomadas medidas conservativas do cordão dunar da costa Norte da Costa da Caparica se deveu a falta de verbas.
Fiquei sinceramente aliviado por ter lido no caderno principal do Expresso, na sua edição de 8 de Dezembro último, que o problema da violência nas escolas não escolhe região, escalão etário ou classe social. Ainda relativamente aos diferentes artigos, fiquei subliminarmente alegre por saber que Portugal não é caso raro no espaço comum, e que o facto de exisirem alunos em instituições de ensino básico que sofrem de extursão é algo paradigmaticamente normal.
Fiquei consolado pelo facto de saber que os milhões de euros que o nosso país tem recebido em fundos comunitário para o sector agrícola foram uma oportunidade desperdiçada, salvo raras excepções que segundo alguns "constituem a regra", e que de uma maneira marcante, têm contribuido para o acelarado desenvolvimento do sector e para colmatar a desertificação do mundo rural (talvez seja por isso que que cada vez mais o nosso mosaíco agrícola seja um verdadeiro albergue espanhol?!).
Fiquei alegre quando li que existem organizações eco-anárquicas no nosso país que ainda defendem a importância dos habitats de espécies em vias de extinção, e outras nem por isso, tais como o lobo e a cegonha, em deterimento da expansão de um munod rural fantasma, desabitado, desacredita e envelhecido. É sempre bom ter a consiciência do que mais importante do que regular caudais de rios, produzir energia de uma forma amiga do ambiente sem produção de CO2 e manter o que está mal, é destroir o orgulho de quem habita no interior esquecido. Aliás, o case-study das gravuras de Foz Côa vs. Barragem de Foz Côa é um exemplo fiel desse frenesim ecologista que tem varrido o nosso lindo país. As gravuras não sabem nadar, o lobo tem alergia a barragens e o que interessa é manter a dependência as oligarquias do crude.


Contudo deixo para último uma notícia que me deixou paraplégicamente alegre. Vão construir mais um novo estádio de futebol, aliás mais dois...um na Póvoa de Varzim e outro na ilha no enclave da Madeira.


Sabem bem acordar num país assim e respira de alívio!

PS: uma nota final para uma mulher que teve a coragem de dizer a verdade....parabéns Carolina!

Sem comentários: