09/07/2011

...renascer

…escrevo estas linhas com ”Fuga (para 2 pianos)” da dupla Laginha & Sasseti, não que me sinta verdadeiramente inspirado mas porque senti uma inapelável tentação de exprimir algumas linhas depois da leitura sentada, aqui debaixo do telhado de cidade, num vendaval do final de tarde. Este vento que tudo leva e que pouco apaga, tem um sabor especial, mas nada se compara com o sabor do vento que me espera, nesse rio saudoso do esquecimento.
Ainda faltam alguns dias mas sinto aquele formigueiro de alma, aquele suspiro que me acompanha quando passo da VCI. Free at last.
Fuga, ora aí está uma boa ideia para nos livrarmo-nos dessas ditas agências de rating. Para quê dar-lhes importância [que não merecem!] se apenas se trata de puras operações de especulação, ganância e imoralidade. Provavelmente se eu fosse um rico reformado tailandês ou um abastado pensionista a viver na Flórida, provavelmente tão cedo não iria investir o meu dinheiro em títulos de dívida pública portuguesa ou provavelmente dava imediatamente ordem de vendas da minha carteira de acções na bolsa de Lisboa. Todavia, se eu fosse um verdadeiro abutre, talvez esta descida [dita incompreensível, mas com uma aleatoriedade cirúrgica – na véspera do último leilão de dívida!!] fosse sentida com um renovado agrado já que me permitiria adquirir acções a um preço mais em conta. Ora vejamos, a S&P tem participações directas na PT e provavelmente noutras empresas em Portugal. Esta gente actua com pantufas quando o negócio é o controlo e a influência das empresas. Dado que uma das medidas impostas no famoso “memorandum of economic and financial policies portugal” é a privatização da participação do Estado, é normal que no período pré-privatização ocorram mexidas no mercado e se as mexidas forem no sentido de beneficiar quem pretende adquirir, melhor!
No extremo da praia onde desagua toda a nossa impotência face à escalada dos juros, da Euribor e do custo de vida (excluindo a época de promoções que agora se vive!), o português light estende a toalha e lê a bola, como se o problema fosse o vizinho do lado que a esta hora já apresenta um escaldão nas costas, ou aquela senhora que transporta a mala térmica comum rebanho de filhos praia fora. A crise nota-se, é sub-reptícia como o nevoeiro que nos acorda nestas manhãs frescas de um falso verão, mas varre tudo e todos como o vento que empurra as primeiras folhas soltas de um longo outono que se advinha.
Mas nem tudo são tristezas. No meio da adversidade pela primeira vez desde que existe uma Europa ouviram-se vozes [tímidas, é certo!] em sintonia a favor da nossa causa, por essa Europa fora. Estranho e paradigmático dessa tal de União Europeia. Um conjunto de cromos bem-falantes, melhor colocados [que não o nosso Durão] exprimiram espanto, estranheza pelo facto de termos sido nós, a próxima noiva enganada nesta eterna guerra entre o dólar e o euro. No meio desta batalha, enquanto o fulano tira a areia dos dedos dos pés e sacode a que lhe invade as virilhas, gregos, islandeses, irlandeses jazem afogados num mar de dívidas e políticas idealizadas, por outros tantos incompetentes.
Por cá, alguém um dia disse que havia vida para além do défice. Esta semana, outro iluminado referiu que há outra vida para lá do memorando. Deviam-lhes erguer estátuas, colocar os nomes precedido dos respectivos títulos honoríficos numa placa de um qualquer bairro camarário ou simplesmente numa rua deserta [e sem rostos!]. Enchê-los de predicados e substantivos e por fim apresentar-lhe o triste espectáculo de um país à beira-mar, oco por dentro. Façamos uma viagem como eu fiz há poucas semanas, por tristes motivos. Olhemos para uma freguesia nesse interior obliterado: a única escola primária arrisca-se a fechar porque alguém um dia achou piada concentrar as crianças numa enorme feira de gado longe de tudo (menos da terra do presidente da câmara), imaginemos essa aldeia que numa penada fecham cafés, pequenas fabriquetas, que alimentavam o pouco comércio local. Dei um passo atrás no meu livro de memórias e via as crianças a brincar no campo, senti o pulsar do trabalho áspero da terra, mas ouvi sons, ouvi gente. Continuei a pincelar a tela, e imagino agora a mesma aldeia de ruas desertas, com topónimos de gente que um dia não pensou nas consequências e apenas teve uma visão limitada no tempo.
Acabo esta crónica de bons costumes com “Renascer” da mesma dupla. Talvez seja esta a nossa hipótese de fuga[u isso ou embarcarmos na “jangada de pedra”]. Há por aí muito boa gente [e conheço muita!!] que acredita que no nosso valor. Uma dessas pessoas renasce hoje, e com a força de vontade e a determinação que sempre a reconheci, só lhe posso desejar “the best of times” e uma felicidade tão grande como a que sente neste momento. Estou absolutamente feliz por ti.

Sem comentários: