19/09/2021

..bas fond

 ...passada quase uma semana desde o início da campanha eleitoral confesso que não tive tempo suficiente para aprofundar com a devida subjectividade as diferentes propostas eleitorais que me têm sido presenteadas. Ainda assim, ficou-me já gravado na retina a riqueza e originalidade de um dos temas mais interessantes da campanha [desconfio que se vai prolongar até à noite eleitoral]: a bazuca. O discurso bélico e buliçoso é o máximo denominador comum de quase todos os discursos, facto que demonstra o bas fond da nata política (reflexo da sociedade?). Aliás, se retirarmos do discurso a tríade mágica: o PPR, as promessas de dinheiro fresco para quem votar no partido que está no poder e os novos investimentos que vão ser realizados, mas que curiosamente já lá constavam em anteriores campanhas, ainda assim, ficamos com um conjunto apreciável de boas ideias e iniciativas louváveis [ver detalhe de algumas delas na imagem infra]. Em suma um manancial que se extingue até ao ponto de aridez absoluta.

Aliás a melhor forma de avaliar o quão sublime é o paradoxo deste exercício eleitoral, é tentar interpretar de forma quase clínica a objectividade de algumas coligações eleitorais que ora se digladiam até à morte na arena, para no concelho vizinho estarem unidas de facto até que a morte as separe contra um suposto inimigo comum, que por sinal será o vizinho amado já ali ao lado. O que me espanta é que há pouca gente a dar por isso e interrogo-me se não há aqui uma falha qualquer de percepção ou então um excesso de indiferença.

Nota de auto-flagelação: votar foi em tempos, um exercício agradável, sobretudo quando o discurso e os oradores tinham o dom da palavra e um sentido nobre da causa pública [os resultados é que nem sempre seriam os melhores, mas isso resolvia-se no plebiscito seguinte de forma mecânica]. Nos dias de hoje, é dramático, quase angustiante ouvir e ler determinados candidatos, que mais não são do que a materialização do vazio, ou de formas abstractas do ridículo. Diria que a seita dos idiotas está a propagar-se forma quase viral - abusando da metáfora. E para isso ainda não há profilaxia, nem vacina.


Sem comentários: