05/06/2007

..."jamais" e os Velhos do Restelo

...em primeiro lugar acho que é mais correcto afirmar margem esquerda jamais! (coloco em itálico para se entender que se trata de uma vil utilização da língua francesa!).
Pois bem, eu até tinha feito um diz que é uma espécie de voto de castidade em relação à polémica da Ota, aliás, no meu intímo pecado, a Ota já começou a ser desconstruída!! mas depois do brilhante Prós e Contras de ontem não resisti à tentação da carne.
Agora pelos visto estão na moda os estudos...e não faltam por aí, sejam eles co-financiados pelo errário público, ou pelo Sr. Van Zeller com a chancela da CIP. Também existem os famosos relatórios deste e daquele sábio, sobredotado ou iluminado, seja ele eminência parda no assunto ou guru no assunto B. Independentemente disso, continuo com uma pequenina dúvida e que mais uma vez foi requentada ontem quer pelo ex-ministro E. Catroga e pelo seu ex-congénere A. Mateus. Porque é o actual governo e o suposto governo semestral do S. Lopes decidiram avançar para uma obra sem estarem concluídos todos os estudos. Onde está a a opção zero, porque é que a Ota não tem comparação com outra localização provável. Onde está o EIA* do Novo Aeroporto de Lisboa, poque é que os estudos da NAV chumbam sistematicamente o Aeroporto. Porque é que o deputado M. Mendes ignora a triste herança dos governos do Exmo. Sr. Presidente da Comichão Europeia e do Sr. deputado que se senta no terceiro da anel do hemicíclo de S. Bento. Porque é que o candidato A. Costa teve o desplante de ignorar a questão da OTA com o argumento falacioso que é uma questão transversal ao que se passa em Lisboa (afinal estamos a falar do NAL, que presunto se designar Novo Aeroporto de Lisboa?! ou não será assim!?) O que é que conta mais, uma zona húmida por excelência que em Portugal representam apenas 1% do território , ou 750 ha de montado de sobreiro (que ocupam 8,5% da área do território) em terreno seco?! Porque é que ninguém refere a Convenção de Ramsar?! Se o governo pretende construir o NAL na OTA então como raio é que a mesma zona está classificado no Plano Regional de Ordenamento do Território da Área Metropolitana de Lisboa como "Área para a Conservação da Natureza"!? Por que é que os pilotos ainda não foram ouvidos!? O que vai acontecer à gestão dos restantes aeroportos da responsabilidade da ANA!? fecham por não serem lucrativos, de acordo com o modelo de gestão privado que se preconiza!? Qual o papel do novo aeroporto de Beja, face à centralidade da OTA, ou outra alternativa se é que um diz vai ver a luz?! Quem vai trabalhar para a OTA!? são so locais sabendo-se que mais de 13% da população é agrícola e que não existe massa populacional no serviços!? O que vai suceder aos milhares de trabalhadores que residem em Lisboa e arredores e respectivas famílias. Compram uma casa de campo à portas do novo aeroporto com vista para o rio Alenquer!? e depois o que se vai fazer nos terrenos da Portela, uma nova Alta de Lisboa, a ligação com a zona da antiga Expo 98!? Porque não um segundo pulmão verde!? Enfim não fosse o facto de estar cansado da polémica e de continuar com sérias reservas relativamente ao facto de no país não existir mais nenhuma área para o aeroporto, só posso checar a uma conclusão...construam-no mas não nos atirem areia para os olhos!! ah! e já agora, o que dizem os investidores acrca da hipótes e de podem comprar a ANA eganhar a construção e concessão do NAL a um preço bastante mais reduzido do que OTA!? Espero sinceramente que a OTA seja construída e que não existam sérios entraves do ponto vista ambiental e funcional senão o país entra em crise pois está provado por meia duzía de inteligentes que a OTA é a única opção! Oxalá não se enganem!!...

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