25/04/2008

...as portas que Abril abriu


Era uma vez um país

onde entre o mar e a guerra

vivia o mais infeliz

dos povos à beira-terra...

24/04/2008

...doce sensação


De silabas de letras de fonemas
se faz a escrita. Não se faz um verso.
Tem de correr no corpo dos poemas
o sangue das artérias do universo.
Cada palavra há-de ser um grito.
Um murmúrio um gemido uma erecção
que transporte do humano ao infinito
a dor o fogo a flor a vibração.
A poesia é de mel ou de cicuta?
Quando um poeta se interroga e escuta
ouve ternura luta espanto ou espasmo?

Ouve como quiser seja
o que for fazer poemas é escrever amor
a poesia o que tem de ser é orgasmo.


Ary dos Santos

...o dia seguinte

Os pais separados NÃO PODEM DEDUZIR AS DESPESAS COM A EDUCAÇÃO DOS FILHOS!
Porque temos que pagar impostos com TAXAS EXORBITANTES E EXPLORADORAS?
Porque é que o fosso entre os mais ricos e pobres é exponencial com o tempo?
E impostos exorbitantes para quê?
As estradas andam esburacadas!
Os hospitais estão a ficar sem serviços de urgência!
As grávidas andam a parir dentro das ambulâncias!
As estradas não são seguras, morrendo-se desalmadamente-uma autêntica guerra civil!
Porque a PSP/GNR aplicam coimas elevadíssimas no estacionamento e existe descontrolo total nas autoestradas?
Porquê as Câmaras recebem indemnizações dos empreiteiros por construírem sem garagem e depois as câmaras não constroem as visadas garagens colectivas?
Porque os nossos filhos não têm actividades dos tempos livres?
Aonde ficam nas férias da escola?
Porque eles andam tão violentos?
Porque é que as pessoas têm medo de sair à noite?
PORQUÊ A VIDA EM PORTUGAL TEM QUE SER TÃO VIOLENTA?
Porque se matam pessoas impunemente e os criminosos escapam impunemente ao abrigo do Código Penal?
Porque o Fisco é tão vigarista com os direitos dos cidadãos, penhorando por pequenos valores todo o património?
Porque é que o sistema judicial simplesmente não funciona?
Porque é que não existem leis verdadeiramente de combate à corrupção?
Porque as taxas da Segurança Social são tão elevadas se deixam prescrever valores exorbitantes?
Porque é que os políticos mentem impunemente?

...MAS AFINAL DE CONTAS FOI PARA ISTO QUE TANTOS SOFRERAM A LUTAR PELA LIBERDADE?

21/04/2008

...direito de resposta

o momento que se segue insere-se naquilo que vulgarmente se designa por direito de resposta, no caso concreto a vitíma fui eu:

...eu não estava a ser sarcástico!!!...estava a reclamar uns segundos de atenção!!...não era preciso calçar a luva de box!

20/04/2008

...phantom of delight

She was a phantom of delight
When first she gleamed upon my sight;
A lovely Apparition, sent
To be a moment's ornament;
Her eyes as stars of Twilight fair;
Like Twilight's, too, her dusky hair;
But all things else about her drawn
From May-time and the cheerful Dawn;
A dancing Shape, an Image gay...
As palavras de William Wordsworth encaixam que nem ginjas na fabulosa récita da violinista Patricia Kopatchinskaja hoje de manhã no CCB!

18/04/2008

..early morning sunday




...e mais uma vez recomendo vivamente o festival de prazer e serenidade que se desenrola no Centro Cultural de Belém!! No domingo lá estarei para me deliciar com as As Quatro Estações de Vivaldi e as As Quatro Estações Porteñas de Astor Piazolla, pela Orquestra do Algarve. Os bilhetes são só 3 euros...


Laranja mecânica

...nem queira acreditar quando ontem depois de me deliciar com um ex-desempregado da vida política, recém ostracizado pelo tutor da economia nacional pelo facto de ter discursado num congresso do PSD pasme-se enquanto tinha contractos com o Estado...ooops!!!: notícia de última hora:

Luis Filipe Menezes demite-se do cargo de presidente da junta de salvação do PSD e comissão administrativa laranja!



Pensei para mim: bem pelo menos tem uma virtude...sentiu finalmente as estocadas que ultimamente as elites laranjas e os barões o presenteavam semanalmente!Quem não sente não é filho de boa gente...e o Sr. Presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia sentiu-se finalmente mal!!


Há quem diga que o honrado tribuno major o Dr. Santana Lopes depois do curtir algumas noites de governação teve direito à inevitável travessia do deserto,a contra gosto e com muito fel...Jesus foram 40 dias, os Judeus 40 anos de acordo com o Antigo Testamento, e todos os perseguidos têm mais tarde ou mais cedo a sua travessia. No caso concreto do actual líder demissionário a travessia começou no momento em que foi eleito! Talvez agora sinta o pesado fardo do descanso e da boa-vida que o espera aos comandos da Invicta nau!


...a parte mais curiosa é mesmo a apetência que o PSD tem pela carbonização em lume brando dos líderes, faz-me recordar o triste fado que assola os treinadores de um certo grémio desportivo ali das bandas do bairro da Luz!!


É esta a laranja mecânica, é este o partido das meia-laranjas e das derivas constantes!!Hoje com a CGTP, amanhã com o Hamas, depois quem sabe...o presidente do Irão!?
É um partido que não se adapta à nobre tarefa da oposição, dominado que é um grupo limitado de pessoas limitadas, que só sabe ter um estado de alma- em governação!- e muitas vezes desperdiça inutilmente as oportunidades que lhe são oferecidas. Com é que se pode confiar em fulano A ou B, se em total comunhão de facadas nas costas vamos continuar a ver nos próximos meses, lutas fraticídas dentro do maior partido, e cujo papel seria demonstrar inequivocamente que é a ALTERNATIVA que muitos pretendem para terminar de vez com os ímpetos desta maioria de fraca qualidade.


É caso para perguntar, quem é que o próximo a cair?




Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo.


Provérbio chinês

11/04/2008

...coitadinhas!

...pois é mas no Estados Unidos parece ser diferente! Enquanto cá no jardim dos horrores a equipa ministerial da educação tentou desmistificar a ocorrência (tirando talvez os tiros no mar da DREN do Norte que mais uma vez está a demonstrar uma coerência atroz recorrendo à estupidez de apresentar queixa-crime no Ministério Público contra a divulgação das imagens - lá pelas terras da desmocracia, um grupo de teenagers coitadinhas vão ser levadas a tribunal e arriscam-se a penas "nada leves" pelo facto de se divertirem a agredir uma jovem incauta - que por sua vez devia ser condenada pela sua selectiva escolha de amigas!!



..é caso para dizer, salve-se quem puder pois o mundo está entregue aos bichos!! nem o George Orwell poderia aspirar a tão brilhante teatrificação do big brother telefónico!!...venham mais estórias destas!!...

09/04/2008

...sms

A Optimus lança por estes conturbados dias um anda por este dias slogan destinado ao target dos adolescentes teledependentes. Ser TAG significa possuir vários pares de mãos o que nos permite lavar os dentes, tomar banho, dormir entre outras actividades rotineiras enquanto mandamos mensagens!
Aliás, a Optimus como boa empresa nacional e tradicionalista devia alargar o leque do seu público e começar desde logo pelo jardim de infância, já imaginaram bebés que ainda só gatinham com o telemóvel na mão, enquanto abrem as gavetas que alcançam e retiram para o chão tudo, e quando começam a escrevera as paredes com lápis de cera, ainda com o telemóvel na mão? No meu tempo divertido era jogar futebol, andar de carrinhos de esferas rua abaixo, jogar à apanhada e às escondidas à noite. Está bem, podem dizer que eram outros tempos...e não havia o telemóvel!!...essa coisa tão importante.
Este frenesim pelos botões e pela capacidade de se comunicarem em qualquer momento, este facilitísmo em atingir o objectivo tem o reverso da medalha na diminuição de uma característica bem portuguesa – o chamado nacional “desenrrascanso”! A dependência pelos sms, mms, pela gravação do vídeo a toda a hora (só não o fazem a dormir!) provocam a diminuição da concentração. O excesso de informação é tal que deixam de ter capacidade para apreender, deixam de saber e passam a depender do que a tecla lhes fornece. Não sabem “dar a volta ao assunto! Transformam-se nas máquinas que consomem avidamente: de vez em quando param para recarregar as baterias. A aquisição de algo está dependente do saldo do cartão e no final mesmo no final...acabam por ser vitimas da retoma! Não há pachorra para aguentar estes dependentes do telemóvel.


...por favor arranjem-lhes qualquer coisinha inteligente para fazerem!!...

07/04/2008

...grande Kumpania

...entre as coisas loucas que fizémos este fim de semana, sem dúvida a mais alternativa foi a actuação desses ícones do bom cantar português que dão pelo curioso títalo de Kumpania Algazarra! aconselho vivamente a pessoas deprimidas e comprimidas...pode não ser relaxante como o sexo mas excita o ouvido e a alma com a mesma intensidade de um café!

Lembrete: ...não voltar a comprar camas com estrado articulado no IKEA!

06/04/2008

jet lag

...o espaço que se segue

é dedicado a uma amiga

que está em

Terras de Sua Majestade!

...a casa não vai bem!

…ainda no caldo a ferver do episódio no Carolina Michaelis questiono-me qual o papel do telemóvel! Será que ele não tem o direito de decidir com quem fica? É urgente a definição de um quadro legal que proteja os direitos dos telemóveis. Como se não bastasse servirem de chucha e objecto de dependência para muito adolescentes imberbes, agora vêm-se envolvidos num escândalo de disputa de custódia. É questão para perguntar ao legislador, para quando legislação que ponha cobro a estes actos infames, esta barbárie vergonhosa? A sociedade civil indigna-se perante a divulgação das imagens, a jovem é condenada ao degredo, a professora à reclusão domiciliária por incompetência assumida, então e o telemóvel?
É certo que levámos um grande abanão, não tão grande como o “trambolhão da velha”! É chegada a hora de dizer basta! Tolerância zero para os operadores que entregam os seus telemóveis sem qualquer tipo de investigação aos futuros tutores!!

Voltando agora a agulha para faixa seguinte sem estragar o vinil, o partido da maioria vai apresentar brevemente na AR ao arrepio das orientações da Conferência Episcopal Portuguesa, um projecto do divrciolex – divórcio simplificado. Qual purgatório, deixa de existir o conceito de pecado,, aliás “culpa no cartório”! A mulher cega ou o marido corno passam a ver reconhecidos os seus direitos. O cônjuge que é agredido a martelo pelo oponente do jogo, passa a ver reconhecido o direito a carregar no botão de exit game! A velha desculpa do “vou comprar tabaco, volto já!” deixa de fazer sentido na ordem jurídica, agora basta um simples acesso à banda larga para fazer como o Robin dos Bosques: dar de frosques!!

...última da faixa antes que a agulha se encha de pó. Obrigado Sr. Ministro das Finanças!
Obrigado por desmascarar o senhor que governa o país e que à algumas semanas afirmava em Bruxelas que era "era leviano e irresponsável falar em baixar impostos, face ao estado das finanças públicas!....” como diria um depurado parlamentar do BE, a casa não vai bem!

02/04/2008

...abril


...o próximo post não é aconselhável a pessoas alégicas ao pólen!
Uma casa que fosse um areal
deserto; que nem casa fosse;
só um lugar onde o lume foi aceso, e à sua roda
se sentou a alegria; e aqueceu
as mãos; e partiu porque tinha
um destino; coisa simples
e pouca, mas destino:
crescer como árvore, resistir
ao vento, ao rigor da invernia,
e certa manhã sentir os passos
de abril
ou, quem sabe?, a floração
dos ramos, que pareciam
secos, e de novo estremecem
com o repentino canto da cotovia.
Eugénio de Andrade



01/04/2008

...emir Sá!





..pela primeira vez há no Mundo mais fiéis muçulmanos do que católicos romanos. De acordo com um alto dignatário do Vaticano, 17,4% da população mundial é católica e 19,2% muçulmana. O número de cristãos é no entanto superior (32%), somadas todas as denominações (católicos, ortodoxos, anglicanos e protestantes).

...este é o novo imã libertador da política portuguesa! o mártir na luta contra a corrupção!...