30/08/2008

...the usuall stuff



...este fim de semana foi de vez! Já andava curioso para experimentar o Peter Sport Café da Marina de Oeiras depois me deliciar com as tostas mistas e o gin nas nossas docklands da Expo. O objectivo era celebrar a reentré com um jantar à beira mar e saborear um sonho de uma noite de verão. O pessoal é simpático, talvez demasiado sorridente e com fraca memória, a salada de polvo deve ter ficado perdida lá no bytes da memória. O couvert é simpático...mas a decoração é demasiado...loja de roupa, talvez fosse mais inteligente fazer uma divisão..é chato estar a comer ao lado de uma pessoa que está a comprar uma t-shirt, acho eu! A acompanhar o tinto alentejano quisemos romper com a monotonia dos pedidos - o tradicional e insistente bife com batatas fritas, tão vulgar em nossas casas!. Talvez esse facto fosse a explicação para a morosidade do nosso pedido...mas isso tem a outra gratificação, pelo menos fica a ideia e a temperatura que a comida foi feita com o lume BEM QUENTE!...o pedido?folhado de frango com mostarda tradicional e mel e um cherne grelhado com salada algarvia a acompanhar com batatas ao murro. Posso dizer que estavam ambos deliciosos, sobretudo o folhado de frango. Não foram os três pontos para o País de Gales...mas um simpático Satisfaz.

Entretanto continuo à procura de um livro para em entreter o meu estágio nos transportes públicos....já tenho alguma ideias só necessito tempo para dar um salto à Bulhosa lá perto da obra.

Mudando a agulha para o disco riscado, continuam as notícias de assaltos e roubos, as pessoas continuam a deitar o lixo para o chão (sábado no IKEA deparei com uma fralda usada dentro de um carrinho de compras!!), e as beatas continuam a inundar a estação de Oeiras, as paragens de autocarros e as entradas dos edifícios...mais do mesmo!

...ainda agora comecei a trabalhar e já estou com vontade de ir passar uns dias para um lugar que seja um pouco mais civilizado!!

..a oeste nada de novo! resta-me continuar a apreciar uma peça do inglês RV Williams Symphony No.9 in E minor e esperar que o dia de amanhã seja a continuação do dia anterior!

PS: ..ontem fui ver o WALL-E...adorei!

25/08/2008

..e para terminar o dia!

...costeletas de borrego grelhadas na chapa banhadas com um azeite, alho e hortelã moidos no cadinho aqui pelo chef, batatas cozidas e uma cerveja bem fresca!...para queimar os últimos cartuchos!...

..silly season

..sabe bem escrever estas últimas palavras enquanto saboreio um martini bianco adornado com o fresco aroma hortelã...entretanto e como o tempo escasseia e o fim da silly season se aproxima, nada como uma raposódia sobre belle époque que se vive neste cantinho de indomináveis gauleses. Enquanto organizo as palavras e afino a pontaria para não ter de utilizar a borracha, junto umas pedrinhas de gelo para solidificar algumas ideias baralhadas no meu blog de apontamentos. Então assim reza a estória:

Este Agosto fica sem dúvida marcado pela entrada fulminante dos nossos atletas no concerto de verão em Beijing! Digo concerto de verão pois ao vislumbrar os sonâmbulos comentários do nosso Marco Fortes que afirmou aos microfones de uma jornalista madrugadora que, e passo a citar “de manhã, só é bom na caminha. Pelo menos comigo...”, só cai em mim quando descobri que afinal não se tratava de um inadvertido apanhado à hora de almoço no festival de Paredes de Coura...mas adiante. Não menos feliz foi o comentário de uma lançadora do peso que foi um pouco mais longe e referiu que não era “muito dada a este tipo de grandes competições, como os Jogos Olímpicos!"...digamos que esta tirada foi tão longe como os três saltos da Naide Gomes...mas foi igualmente célere em sapiência, o mesmo acontecendo com a displicente desistência do nosso Obikwelu...no entanto no caso concreto do Francis, teve pelo menos a dignidade de pedir desculpa o que nos tempos que correm é sintomático. No meio disto tudo só não entendi concretamente qual o despropósito do Comité Olímpico em distribuir um kit de sobrevivência, incluindo 6 preservativos!?...supondo que em cada acto se gastam ca. 500 calorias, ora são...o Guterres faz ai a conta!...ah!..ora nem mais 3 kcal, ora isto nem um copo de chá deve ser!!...por isso também não foi por isto que os nossos atletas não suplantaram as metas impossíveis que tinham sido traçadas pelo Comandante da epopeia trágico-marítima!...então o que terá sido!?...bem nos próximos tempos certamente que quando o smog da capital chinesa começar a fazer sombra ao Secretário de Estado, talvez se saibam mais alguns pozinhos?!...
O outro assunto que esteve na ordem do dia parece ser a eterna questão da insegurança...não que não hajam assaltos, assassinatos e roubos violentos com alguma frequência mas, o simples facto de este ano as florestas não andarem a arder e a líder da Oposição (qual!?) andar lá para as bandas do deserto de Gobi (para quem não sabe fica na Mongólia), parecem constituir motivos de sobra para que qualquer atropelo à justiça seja notícia de abertura de telexornais (como dizem os meus amigos galegos!).Nonetheless, também não deixa de ser verdade que se vive um ligeiro clima de insegurança, prova disso é o número crescente de pedidos de licenças de posse de arma (bandidos incluídos!!). Como diria o camarada bloguista Louçã...os coitados dos criminosos também direito à existência, a sociedade essa sim repressora e maniqueísta, figurando o Estado como opressor supremo, são os imorais responsáveis deste pagode...coitadinhos dos assaltantes que foram mortos! Estavam no pleno desempenho da sua liberdade de roubar e ameaçar a vidas dos incautos que por ali passavam.
Em resposta, o Governo manda o Ministro da Administração Interna aos ecrãs dizer em tom de comiseração que por causa dos gandins não tirou férias...e pá isso não se faz a um ministro, a um Secretário de Estado ainda vá, mas a um ministro?
Bem pelo menos a uma conclusão já se chegou: o ideal é andar de transportes públicos , ou a pé em traje estilo calçadão do Rio de Janeiro...sem ornamentos, nem adornos. Keep it simple!!ah! e bancos só mesmo online...cafés à noite é para esquecer, sobretudo se estiver a decorre um jogo na SportTv e saídas a bares e discotecas está fora de questão, só mesmo a mercearia e o talho na rua! Por enquanto!!...ah! vou ter saudades da silly season, a partir de amanhã é só tijolo e baldes de massa. Para o ano há mais...nos entreactos, olhem bem para a sombra que vos persegue, não vá ser um qualquer D. Sebastião de arma em punho!!...

...SAVE MIGUEL

...POR FAVOR ESPALHEM ESTE SPOT PELOS VOSSOS
CONTACTOS OU ATRAVÉS DO
SITE
OFICIAL

24/08/2008

...de partida


(José Malhoa, 1918)

Todos os anos é sempre o mesmo ritual. Os últimos abraços, as lágrimas que a saudade leva, o último olhar transbordado por um longo adeus que se perpetua à medida que se vislumbram os último passos no horizonte. É assim em muitas casas, em muitos lugares esquecidos. O esquecimento esse, o tempo não apaga. Dentro de meses a vontade de regressar ao berço canta mais forte do que a necessidade de ir mais longe, para poder viver. É assim desde sempre e sempre assim será.

É nossa sina não caber no berço. Desde os primórdios que somos emigrantes.
O português pré-histórico já era aventureiro, navegador, missionário, semeador
de cultura.”

Miguel Torga

17/08/2008

...lunar eclipse

Thy shadow, Earth, from Pole to Central Sea,
Now steals along upon the Moon's meek shine
In even monochrome and curving line
Of imperturbable serenity.

How shall I link such sun-cast symmetry
With the torn troubled form I know as thine,
That profile, placid as a brow divine,
With continents of moil and misery?


And can immense Mortality but throw
So small a shade, and Heaven's high human scheme
Be hemmed within the coasts yon arc implies?

Is such the stellar gauge of earthly show,
Nation at war with nation, brains that teem,
Heroes, and women fairer than the skies?

Thomas Hardy

16/08/2008

...mais longe, mais alto, mas devagar!!

...aproveitando a curta pausa do verão minhoto-chove torrencialmente!-tenho que introduzir aqui uma nota de agradecimento ao Zé e à Ana Ќaяinna pelo facto de me terem proporcionado o batismo de condução num Auto Union dos tempos modernos com uma fabulosa caixa Direct Shift Gearbox, é só acelerar! e por falar em verão minhoto (o qual é semelhante ao clima tropical sem coqueiros nem dançarinas havaianas), aqui quando chove S. Pedro não pede licença...só falta mesmo partir telhas!
Desilusão continua a ser a prestação dos nossos atletas em Beijing...muita parra e pouca uva, até ao momento e nem mesmo o português mais rápido de sempre escapa! Acordou tarde para a eliminatória dos 100 m e lá se contentou ser o melhor europeu nas qualificações. Enfim!venham as olimpíadas de Londres pois destas não reza a história!...

15/08/2008

..estância primorosa

Nas límpidas canções que me inspiraste
ao som da flauta d'ebano cantadas,
narrava as minhas mágoas desoladas,
mas tu não me escutaste!

Depois compus estâncias primorosas,
que lêste em carinho e sem ternura,
lançando ao rio as páginas formosas
onde eu cantava a tua formosura.
Quis ser então mais fino e mais amável:
dei-te um presente fabuloso e raro,
uma enorme safira comparável
a um céu nocturno imensamente claro.
E em paga d'essa joia deslumbrante,
d'esse primor, d'uma riqueza louca,
mostraste-me, sorrindo um só instante,
as pequeninas pérolas da boca.


António Feijó

12/08/2008

...é só mais um!!

...parabéns Paula!!

...soneto cativo

Se é sem dúvida Amor esta explosão
de tantas sensações contraditórias;
a sórdida mistura das memórias,
tão longe da verdade e da invenção;

o espelho deformante; a profusão
de frases insensatas, incensórias;
a cúmplice partilha nas histórias
do que os outros dirão ou não dirão;


se é sem dúvida Amor a cobardia
de buscar nos lençóis a mais sombria
razão de encantamento e de desprezo;

não há dúvida, Amor, que te não fujo
e que, por ti, tão cego, surdo e sujo,
tenho vivido eternamnete preso!
David Mourão Ferreira

11/08/2008

...em brasa

...adormecer ao som do Quim Barreiros & Co. e fogo de artifício dá nisto! Tenho acordado perto das 9 da manhã coisa rara, mas que sabe bem!! Finalmente já consegui ultrapassar o jet-lag da rotina da urbe e aos poucos começo a acordar a horas mais condizentes com a época de veraneio!!...e finalmente à segunda semana começam a cair as primeiras gotas de chuva.Já era tempo, pois o calor por vezes é demais...para quem pensa que no Algarve é que se está bem, devia experimentar mais uns graus centígrados cá nas nortenhas paragens!! Em boa verdade o tempo tem estado absolutamente perfeito..calor, muito calor...temperado com bons banhos de piscina e na barragem. Mas antes, muito trabalho a limpar o nosso chalet de montanha ...é o que faz estar quase um ano sem colocar cá os presuntos!!...Para retemperar esforços, nada como uns jantares fora de casa, e umas miradas nas esplanadas...a ementa por estas terras é muito variada, e os pratos dignos de abades de peso, não fosse esta a terra dos arcebispos- Bracara augusta. Já demos um saltinho a Guimarães, onde pudemos desfrutar de uma tarde bem passada na zona velha, e o respectivo almoço numa das inúmeras esplanadas que existem na Praça de Santiago. A escolha recaiu no Paraxut...e pode-se dizer que caímos do céu para o inferno...duas horas desde que nos sentámos até ir arrancar a conta ao balcão, é obra!!...a única coisa que safou o momento foi mesmo a comida que estava boa e o leite creme que estava no ponto!! Recomendo vivamente a quem cair do céu que faça uma ligeira correcção...mesmo ao lado existe um wine bar/tapas que dá pelo nome de Cheers que promete mais e pelo menos tem dois sorrisos bem mais convidativos!!...depois de tentar sair da cidade, após uma visita rápida ao Paço dos Duques de Bragança-tantas casas que esta gente tem, imaginem se nesse tempo tivessem que pagar IMI!!-voltamos ao nosso refúgio onde nos esperavam umas entremeadas grelhadas feitas aqui pelo chef...aliás, grelhados é sem dúvida o forte cá da casa, de tal forma que não há dia que não pare aqui na venda da aldeia para comprar uns sacos do fiel amigos das brasas. Mas quem quiser comer e bem, recomendo mesmo A Tasquinha em Vieira do Minho. Gente simpática, pratos fartos, vinho da casa excelente...e ambiente familiar!!

No final desta semana, remamos de armas e bagagens para o nosso paço em Ponte de Lima...entretanto outro valor mais alto se levanta...para almoço umas costeletas de vitela barrosã grelhadas na brasa!!

Este nevoeiro denso e mijão, é mesmo tempo para dar a morrinha, uma indolência que se transmite ao nosso corpo e à nossa vontade, em que não apetece fazer nada...mas isso não é coisa que me afaste da nobre arte, venham elas...as brasas!!

01/08/2008

...formas

O desenho redondo do teu seio
Tornava-te mais cálida, mais nua
Quando eu pensava nele...
Imaginei-o,
À beira-mar,
de noite,
havendo lua...
Talvez a espuma,
vindo, conseguisse
Ornar-te o busto de uma renda leve
E a lua, ao ver-te nua,
descobrisse,
Em ti,
a branca irmã que nunca teve...
Pelo que no teu colo há de suspenso,
Te supunham as ondas uma delas...
Todo o teu corpo,
iluminado,
tenso,
Era um convite lúcido às estrelas...
Imaginei-te assim á beira-mar,
Só porque o nosso quarto era tão estreito...
- E, sonolento, deixo-me afogar
No desenho redondo do teu peito...


David Mourão-Ferreira