08/01/2010

..ladies night

...depois de resolvidos todos os problemas da nação eis-nos finalmente no omega de todas as lutas. A mãe de todas as conquistas, a solução final. Desenganem-se aqueles que celebraram com bolo de noiva e espumante, a tão almejada chancela política para o fim de um dos mais arrepiantes dogmas da nossa cultura ocidental: o casamento homossexual. Por um lado fico feliz, por se interromperem décadas de discriminação injusta e perseguição, para aqueles cuja opção sexual era definitivamente contrária à praxis vulgar. Se houve assunto fracturante, tal como tinha sucedido com o defunto assunto aborto, este era sem sombra de dúvida a última conquista da plena liberdade e igualdade que todos sorrimos numa madrugada de Abril. Forma necessárias quase três décadas em democracia, para a igualdade de direitos tomar força de lei, e os homossexuais deixarem de ser criminosos ocultados na lei. Mas pergunto-me, será mesmo caso para celebrar?...quantos mais décadas serão necessários para quebrar a mentalidade, a vergonha, o tabu, e a discriminação!?...sim porque a discriminação não se legisla. Este é sem sombra de dúvida um primeiro passo. Um passo que tinha que ser tomado, para pôr cobra a uma injustiça sem nome. O debate seguinte suponho que seja a questão da adopção, face à natureza emmental da lei, sim porque nada proíbe que duas lésbicas possam fazer inseminação artificial, e nada mesmo nada pode impedir que um casal homossexual possa legitimamente adoptar uma criança no estrangeiro. O que fará o Estado nessa circunstância? coloca um selo na volta do correio? envia a criança para a Casa Pia ?

Acima de tudo, fez-se justiça, concorde-se ou não se concorde. Não é pelo facto de existir agora a possibilidade de casamento civil entre homossexuais, que os casamentos heterossexuais vão entrar em declínio, ou que a taxa de dívórcios passa a ser uma distribuição potencial, nada disso. Nem muito menos o Apocalipse Now da instituição família, uma espécie de Day After em que a espécie humana é dizimada!! Em boa verdade, o que vai aumentar é assim o negócio dos casamentos no verão e as entradas na Expo Noivos que começa este final de seman!

Quem era contra mais tarde ou mais cedo, vai relegar para antepenúltimo lugar das preocupações o facto de haver duas pessoas do mesmo sexo a contrair um "casamento anormal", e aqueles que eram a favor, vão provavelmente continuar a preocupar-se com assuntos bem mais importantes. Como diria alguém hoje e muito bem, quem somos nós, eu e tu, para definir qual a opção sexual de cada um, quais os direitos e deveres direitos, o que é correcto e moralmente aceitável numa relação entre duas pessoas que se amam. Afinal de contas, é crime ser-se homossexual? é doença?...Não!

Estivessemos nós na Roma Antiga, ou ilha de Lesbos, nada disto faria sentido, mas mesmo nessa altura haveria quem olhasse de soslaio e com repulsa para os ditos comportamentos desviantes. Mas disso se encarregou a doutrina judaico-cristão com uma mãozinha da fugaz passagem dos mouros na Península. Na Idade Média eram doutrinados nos cárceres e nas fogueiras da Santa Inquisição, aliás os homossexuais foram sempre o alvo predilecto de todas as tiranias no último século...heróis resistentes!...por isso entendo e comungo da vossa celebração. Posso não concordar com a forma, mas admito a substância e sobretudo admiro a vossa coragem.

Já não acho particular piada a exposição fotográfica dos orgasmos da Clara Pinto Correia, talvez os pombos nas fachadas da decrepita Praça da Figueira sejam mais estimulantes!Digo eu!

Alguém ainda se lembra do tempo em que a Igreja queria impedir o casamento civil? Ou do tempo em que era necessário consentimento do pai para a noiva se casar?....

E mais não digo, quem quiser reclamar tem 90 dias após o Processo Preliminar do Casamento no civil para expressar as frustrações e indigestões que o tema causa. Foi assim com o aborto e agora ninguém fala dele.

E agora? do que é que falamos!?...pode ser o resto dos problemas que nos afectam!?

Sem comentários: