27/09/2010

...here's Johnny!!


...quando a nata dos economistas portugueses (aqueles que neste momento não têm responsabilidades governativas ou se encontram confortáveis com as respectivas reformas) apela à vinda do FMI para retemperar o afã despesista do Governo, apetece-me perguntar se esses mesmos que agora apelam ao regresso desses belos dias de 83, na altura viam com a mesma ansiedade a equipa do FMI a entrar porta dentro com a calculadora e a caneta vermelha!?Porventura não!...
O curioso é que apesar de já cá terem pernoitado durante umas temporadas, os erros e as deficiências de outrora são as mesmas e não o obstante já ter passado um par de décadas, este simpático país insiste em caminhar alegremente para o abismo. Tal como as receitas da Mafalda Pinto Leite (simples e práticas) os ingredientes que o FMI utiliza são por demais conhecidos: redução brutal da despesa à custa de inevitáveis cortes cegos, despedimentos em organismos do Estado, perda de regalias sociais e adiamento de grandes investimentos. Tudo produtos frescos e com muita saída economistas com vontade de ver sangue.
A partir do momento em que o yeld da nossa dívida ultrapassou o limiar psicológico dos 6%, e com a apresentação hoje do relatório encomendado pela tutela da Finanças à sempre prestável e desinteressada OCDE) é por demais evidente que se no futuro próximo as metas de redução do défice não forem cumpridas (futuro próximo pode ser já este ano!!) estão reunidas as condições para que a tutela do Turismo faça reserva reserva de uns quantos quartos no Hotel Altis (pensão completa) para a equipa do FMI. A nossa sorte, é que desta feita cabe à União Europeia o refrear a hostilidade do papão FMI ( para grande pena desses economistas de ocasião!). Mas com ou sem o prepúcio do FMI, quando os maus da fita entrarem pelo gabinete do ministro T. dos Santos, meus amigos acautelem-se!!...entretanto, e enquanto nos ficamos teleculinária de tabacaria,, fiquemo-nos com uma sopinha de de um novo aumento (esperado!) do IVA, umas batatinhas cozidas com redução das deduções à colecta, e com uma lata de sardinha das mais baratas como prendas de natal antecipado pelo OE2011. Sim por que apesar dos dançarinos de tango se terem zangado, nas ruelas dos Passos Perdidos já se cozinham pipis e punhetas de bacalhau na tasca de S. Bento, há quem afirme que já cheira a Orçamento aprovado, a bem da Nação e do pastel de bacalhau!

Sem comentários: