06/11/2007

...combate a tostões

..estava eu à espera de ver um autêntico massacre de gladiadores no coliseu da desmocrácia e afinal saiu-me uma peça shakespeariana. O novo líder da bancada laranja podia ser ex-primeiro ministro Santana no papel de Hamlet o qual conjura contra o actual rei Cláudio (no papel de Sócrates...não o filósofo, mas antes o tipo que colocaram no trono apesar das falsas promessas).
Para completar o casting falta-nos aqui uma rainha Gertrudes...mas isso não é problema! para tramar as hostes do camarada Jerónimo, arranjamos a ex-deputada comunista e actual independente Luísa Mesquita. A Ofélia poderá ser por exemplo o Luís F Menezes, já que sendo tenrinho e virgem em assuntos de Estado só fica bem no papel de autarca e não pia. Como Polónio seu pai e protector vamos escolher a figura do novo Secretário-Geral do PPD/PSD o autarca Ribau Esteves, que parece ter mais fio de diálogo e acutilâncias nas palavras que o próprio líder. Por fim, falta a figura do fantasma que todos atormenta e todos confunde, e que pode ser perfeitamente o no Ex mo. Altíssimo PR. Assim fica o elenco quase completo. O resto são figurantes na trama e os triste que observam.
Vi um flash da sessão de hoje do OE2008 e ouvi os opinion-makers da praxe. Não paguei o bilhete nem tentei o lugar na primeira fila, e só não fiquei decepcionado porque também não estava à espera de um combate dos chefes ao estilo do Uderzo e Goscinny.

Um frente-a-frente entre duas figuras menores da política portuguesa, um populista contra um arrogante nunca pode resultar num espectáculo digno de esse nome, nem de um circo de saltimbancos. Valeu tostões e pouco mais....

Amanhã é o 2.º round, e desta vez é bom que tragam as carlingas e os leões porque nem o pobre Rei Hamlet aguentará tão lastimosa representação.

Sem comentários: