28/01/2007

O suspeito do costume


...estava eu a circular na estrada de ligação entre a Vidigueira e o Alvito, quando me deparei com uma notícia que, não sendo nova, trás à tona tudo o que vai mal na nossa justiça. Então não é que os senhores inspectores da autoridade judiciária andaram distraídos durante meses a ouvir conversas mais do que incriminatórias de um bando de pretensos corruptos e corrompidos a discutir pormenores de golpes e negociatas...está mal!! Um tipo já não pode ter uma conversa e vem logo uma escuta estragar um negócio. Isso é espionagem industrial.


Esta semana o premiado com o concurso, melhor saúde menos burocracia, o contemplado foi a urgência do hospital de Ovar, e o SAP de Beja. Na semana passada a discussão era o SAP de Montemor-o-Novo....é este tipo de iniciativas meritórias que explica em parte a desertificação humana que se verifica em certas e determinadas regiões no Alentejo. É curioso que hoje andei perto de 500 km por terras do Alentejo e pouca gente vi nas ruas e nas estradas.


Por outro lado, casas abandonadas dentro de algumas vilas e uma proliferação de quintinhas para turismo não faltam...já para não falar de veículos todo-o-terreno de alta cilindrada (estes últimos com os cumprimentos dos fundos comunitários para a agricultura). Relativamente a assuntos agrícolas, reservo algumas notas para um próximo post.


Independentemente disso, acho que verdadeiramente relevante nesta semana foi o facto de ficarmos a saber que o virús de Felgueiras também já anda por Lisboa, e que afinal não é só no Norte e no reino dos Algarves que acontecem casos da mais impune, impoluta e deprimente corrupção.



Enfim...salvam-se os porcos! não chateiam, comem o que a terra lhes dá, lavram o terreno ao senhor que está em Lisboa, adubam a terra com o chorume e contribuem para o equilíbrio natural e paisagístico do nosso querido Alentejo. Não exigem pagamentos por debaixo da mesa, nada recebem, não defraudam a segurança social...talvez o único senão, será o facto de contribuirem para o aumento da produção de metano.



...talvez não fosse má ideia aplicar-lhes um ecotaxa!

23/01/2007

árvore solitária


...o Inverno está aí e o Outono é história mas parece que ultimamente as folhas das árvores caiem com maior intensidade. Não se é o frio que se entrenha no semblante ou da escuridão que nos invade constantemente , mas tenho a certeza que não é com a mesma alegria e vontade que vejo as últimas pétalas a cobrirem os passos que percorro diariamente.


Os sorrisos de outrora, são agora gestos de descontentamento, olhares de desânimo e pior do que isso, são vozes e palavras amigas são levadas pelo vento.


Cada dia que passa, a árvore fica cada vez mais só...sem as folhas que partem para mais não voltarem.


Até já L.



A hora da partida soa quando

Escurece o jardim e o vento passa,

Estala o chão e as portas batem, quando

A noite cada nó em si deslaça.


A hora da partida soa quando as árvores parecem inspiradas

Como se tudo nelas germinasse.

Soa quando no fundo dos espelhos

Me é estranha e longínqua a minha face

E de mim se desprende a minha vida.
Sophia de Mello Breyner Andersen

15/01/2007

...está na berra!


...falar sobre o aborto, mas dado que se trata de uma matéria que envolve alguma controvérsia e seriedade, estamos neste momento no chamado período de nojo...por isso quando as ideias estiverem bem esquematizadas e as convicções solidificas, prometemos voltar, até lá atente-se à passagem da caravana, e como diz o ditado os cães ladram e a banda passa!


...de facto não há melhor perspectiva da coisa, como a vista do sofá!

Entretanto, voltemos a assuntos tão ou mais sérios: estreia esta semana nas nossas salas escuras, o novo filme do cineasta Woody Allen- SCOOP- o qual aconselho vivamente, sobretudo para quem nos últimos achou por mal empregue a roubalheira que lhe pediram à entrada (isto sem contar por um copo com barulhentas pipocas, que são estupidamente inacessíveis!). Outro filme que não estreou, mas que aconselho vivamente é o Letters from Iwo Jima, do Clint Eastwood (para quem estiver interessado, basta apanhar o vôo da British Arways para Narita, Tokio; custa apenas 392 €, não incluindo transfer para a cidade, metro e bilhete de cinema). Para quem não tiver capacidade financeira, pode ver numa das muitas salas de cinema de Lisboa, mas desde já aconselho o Oeiras Park já que está a afzer uma promoção irrecusável (8€ jantar+cinema).

Para quem não está interessado em cinema e não gosta de esperar 2/3 horas para ver uma exposição que esteve aberta durante algumas semanas mas ...alguém sabia disso!?, sempre pode experimentar ir ao Museu do Brinquedo em Sintra (é uma boa maneira de reviver sorrisos no passadohttp://www.museu-do-brinquedo.pt/) ou então dar um salto no dia 25 ao Pavilhão Atlântico e contribuir para uma causa nobre - III Concerto da Associação Portuguesa Contra Leucemia (http://www.plateia.iol.pt/eventos/cartaz.php)

Entretanto...não deistam, hoje é segunda e já só faltam 4 dias para o fim-de-semana.



14/01/2007

Café das Sextas:Emais uma vez...

Para mai informações consultar o link: http://cafedassextas.blogspot.com/2007/01/e-mais-uma-vez.html

i pode pod


...depois da invenção da roda, e do fogo, a Apple começou a atear a nossa curiosidade mórbida com o novo itelefone em português suave, iphone, que deve chegar a Portugal, quando entretanto nos restantes países da União Europeia descobrirem que afinal pelo preço pedido mais vale, comprar um vulgar radio de pilhas, uma televisão barata com dvd na Worten ou no Media Market e com os trocos, um daqueles telemóveis raso de gama a preços de saldo!!



Para os indefectíveis da marca...comprem, que daqui a seis meses sai um modelo que já lava a louça!!

torre de pizza


...até parecia mal, não existir em Portugal um monumento digno de ombrear com a torre de Pisa. É certo que o valor arquitectónico e histórico não é da mesma dimensão, e também não é menos verdade que a engenharia civil em 1173 não era propriamente a mesma que em pleno séc. XXI, no entanto a cidade de Quarteira tem mais um motivo de interesse e captação de futuros turístas de prédios menos conseguidos.


Depois do caos urbanístico, da aberrante ocupação do litoral e da destruição ambiental causada por algumas infra-estruturas turísticas de interesse nacional (nacional um suponhamos!!), o Edifício Autral tem todas as condições para se tornar num must see do necrotérico arquitectónico do litoral algarvio. A nossa torre de pizza.


Uma nota final para a demonstração de ética e doentologia profissional do director técnico da obra:


«o betão foi efectuado por uma empresa da especialidade». «Não estive lá nesse dia»


E uma palavra de solidariedade para o responsável por este achado:


O sr. cujo nome não mencionamos por salvaguarda presunção de culpabilidade encontra-se em parte incerta, provavelmente na Austrália!

porto de abrigo


Ainda bem me lembro da primeira vez que nos cruzámos, mas mais engraçado que isso lembro-me dos primeiros olhares silenciosos, daqueles dias ténues como a espuma que rasga a areia da praia. O resto da história são pôres-do-sol e bandos de gaivotas na praia das nossas vidas.


Hoje, quando olhei para o mar que balanceava as frágeis embarcações que lutavam para retirar o sustento de uma vida, lembrei-me de todas as histórias que construímos, de todas as aventuras que vivemos, de todas as tristezas e alegrias que vivemos.


Mas o mais importante do que tudo isso, foi o facto de olhar no horizonte, e não sentir o fim, não sentir a saudade de quem parte ou a tristeza de quem ali ficou.Apenas, um sorriso e a recordação de quem estará sempre por perto.


O mar é o meu porto de abrigo, é a minha praia de recordações, é o meu baú de memórias que se abre na maré-cheia.


Não lancei ao mar uma garrafa com uma mensagem...lançei um olhar para e pedi-lhe um até já...depois, continuei, por entre a areia molhada que moldava a impressão dos meus pensamentos.


Voa gaivota!

Que o mar seja teu companheiro,

e o vento teu conselheiro.


08/01/2007

...já precisava!!


Pois! Eu já estava farto do aspecto retrógado do meu blog, por isso e inspirado por uma vontade alienígena de mudar, decidi inovar na continuidade.


Assim sendo, estou a desinspirar-me com um novo bad new look na esperança que este novo novo olhar seja esteticamente menos consegido do que o anterior.


Se por ventura encontarem algures na parede dos vossos monitores, pedaços de cimento, restos de tinta ou rolos de fita cola não se admirem...ah! também é possível que ao estragar a pintura possam encontrar restos e detritos de linguagem html.


Prometo que, após a conclusão das obras de restauro, o blog esteja tão higiénico como uma casa de banho num café na estrada nacional n.º 1 ao fim-de-semana.

07/01/2007

Toma lá Dakar


...acho que se apanhasse um avião para a capital senegaleza, era capaz de vislumbrar mais depressa a beleza do lago Rosa do que as nossas areias de Grândola!!


Saímos de Lisboa às 7 da manhã, deparámos com torrentes constantes de carros parados e acidentes.


Andámos!Subimos e sofremos a pé. Bebemos suor comemos pó, mas finalmente por volta das 13 horas lá conseguimos vislumbrar o rasgo na lusitana terra, onde essas máquinas infernais nos saudaram com bons momentos de competição automóvel.


Se valeu a pena?!...SIMMMM! O convívio, o entusiamo, as sandes com ovo, alface e salsicha,a emoção de estar perto, a beleza da paisagem e o espírito de aventura são os condimentos que nos despertaram a vontade de voltar mais uma vez!


Para o ano...esperamos estar lá novamente!!e venham mais sandes!....

01/01/2007

DIA DE SÃO AUMENTO


...e como manda a tradição, o Novo Ano trás nos mais um conjunto de alegrias:


Mártir Manuel Pinho
- os clientes de Baixa Tensão Especial (BTE) pagarão mais 5,9;
- os clientes de Muito Alta Tensão (MAT) sofrem um aumento de 8%;
- os de Alta Tensão (AT) de 7,9%;
- e os de Média Tensão (MT) de 6,2 %;
- e o pão apenas 21%!!


Diácono Mário Lino
- transportes públicos aumentam a partir de hoje 2,1 %, o valor de inflação previsto pelo Governo para 2007, será?!?!?!??;
- em relação às tarifas de portagem das auto-estradas foi anunciado um aumento de 2,6 %;
- A taxa de imposto sobre os produtos petrolíferos sofre uma actualização de 0,25 € por litro, mas durante o ano está previsto um novo aumento de acordo com a inflação.

São Correia de Campos
- decidiu criar taxas moderadoras para serviços como o internamento (embora não seja cobrada quando este seja superior a dez dias) e a cirurgia de ambulatório (que não exige que o doente fique na unidade de saúde).As cirurgias sem internamento vão custar assim 10 € euros aos doentes que vão também pagar 5 € por dia de permanência numa unidade hospitalar até ao limite de dez dias;
- aumentar anualmente a taxa de imposto sobre o tabaco, prevendo que, até 2009, se regista um aumento médio de 15 % por ano.

São Nunes Correia
- O preço da água varia de região para região e consoante as entidades gestoras de abastecimento de água que, no caso de serem privadas, têm de entregar uma proposta de actualização ao Instituto Regulador das Águas e Resíduos que, posteriormente, segue para aprovação do ministro do Ambiente.

São Aumento
...mas as supresas não ficam por aqui, ao longo do Novo Ano ele promete trazes mais boas-novas!!...é só uma questão de tempo.



DIA MUNDIAL DA PAZ


CONTAMOS CONVOSCO PARA FAZER DESTE NOSSO 2007 UM ANO...QUE NÃO SEJA A CONTINUAÇÃO DA MATÉRIA DADA!!!!...