01/01/2008

...a bem da tradição

Nos últimos sete anos, os sucessivos desgovernos falharam as estimativas sobre a variação de preços e sempre por defeito. Tudo aponta mais uma vez, ao olhar para as expectativas dos analistas e para as previsões dos relatórios das instituições internacionais, para que o ano de 2008 não seja diferente. Nos departamentos de “research” dos bancos portugueses, a aposta para a taxa de inflação está entre os 2,4 e os 2,5 por cento. A Comissão Europeia e o FMI apontam para um valor de 2,4 por cento. Mas nem tudo são más notícias, há piores ainda, o pão, o leite, os ovos, as massas e o arroz têm, todos aumento garantido, no pão esse aumento poderá ir aos 30%. A subida da procura – não só para a alimentação, mas também para os biocombustíveis – e o mau ano agrícola fizeram disparar o preço dos cereais!!Os aumentos não se ficam pelas compras na mercearia. Mesmo não saindo de casa, cada vez da vez que ligar o interruptor vai estar a pagar, em média, mais 2,9 por cento de electricidade . A par da luz, a conta do gás natural também aumenta para clientes domésticos e pequenas e médias indústrias: entre 1,2 a 5,96 por cento. Os aumentos do gás propano canalizado e de garrafa rondam os 4,3 e os 5,2 por cento no valor cobrado por metro cúbico consumido. E quando tiver sede prepare-se, par um aumento estimado de 0,3% Já nos transportes e afins, existe a expectativa de um aumento de 2,6% nas portagens e 3,9% nos passes sociais.

As poucas, mas boas notícias, são a possível diminuição das chamadas telefónicas fixas!! que poucos utilizam, as móveis logo se verá!! Ah! o preço dos ingressos para os cinemas parece que contra a maré, não vai subir!



Enfim só nos resta esperar que as migalhas dos 2,1% de aumento no sector público e em muitas empresas do sector privado (se fosse essa a percentagem já me dava por contente!!), chegue para cobrir as pequenas golpadas no nosso orçamento familiar...ano Novo aumentos novos , a bem da tradição!!

Sem comentários: