24/06/2008

...algures no deserto!


...esta semana a SIC Notícias brindou-nos com uma reposição de um documentário acerca dos direitos das mulheres no reino Saudita!Fiquei chocado com o que vi e mais ainda com o que ouvi!

Acerca da degradante situação da mulher no reido do rei Rei Abdullah Bin Abdul Aziz Al-Saud apenas alguns apontamentos:

1.º O simples encontro entre um homem e uma mulher que não são membros directos da mesma família, é caso suficiente para colocar ambos em risco de serem processados e punidos com açoitamentos e prisão (crime de khilwa)

2.º As mulheres não podem conduzir, mas podem tirar cursos superiores. Aliás no Arábia Saudita há mais mulher licenciadas do que homens...mas em lugares de pouco destaque!

3.º As mulheres têm que andar sempre acompanhadas, e quando não acompanhadas pelo marido têm que ter autorização escrita para tal. Também só podem viajar com autorização.

4.º Um mulher violada corre o risco de prisão bem como de chibatadas...estava na hora errada com a pessoa errada e o marido também se ablita a tal!

5.º As mulheres sauditas não têm permissão para competir em eventos desportivos internacionais.

6.º Ser-se empregada estrangeira na Arábia Saudita é uma profissão de risco.

7.º Casar também pode ser arriscado, pois uma mulher que sofra abusos e repressão violenta por parte do marido, nem sempre tem a lei do seu lado...um pouco como acontece em alguns países ditos civilizados como o nosso!É que é um pouco difícil provar...

8.º ...esta jovem tem a maior das sortes do mundo...é Libanesa!

Sem comentários: