05/12/2009

...allegro ma non troppo

...hoje apetece-me ser um pouco de Velho do Restelo com uma meia dose de Medina Carreira. Talvez seja pelo facto de ter acordado um pouco antes das sete e ter visto um notável economista a que percorreu os últimos anos do Estado Novo e manteve-se na ribalta da democracia com igual serenidade e saber. Sinceramente não tenho presente agora o seu nome, mas o teor das suas palavras e o encadeamento do seu discurso fizeram-me reflectir se afinal de contas não estamos neste momento na eminência de nos precipitarmos para algo semelhante a um buraco sem fundo. Não obstante os erros de análise das contas públicas com o nosso défice a atingir cifras apocalípticas, a verdade é que mesmo com a máxima pujança da economia dificilmente conseguimos incrementos do PIB superiores a 1,5% ao ano, ao contrário do que sucede na nossa vizinha Espanha. A avaliar pelo que tenho lido durante esta semana sobre o frenesim com que as leis e contra leis são aprovadas, fica no ar um certo travo amargo sobre o rumo que o País leva, e fica notória a dificuldade ou incapacidade com este governo enfrenta o facto de não ter uma maioria estável. Impunha-se que alguém tomasse conta do leme, mas de facto é triste a pirataria que impera na casa-mãe da democracia: a Assembleia da República.

Depois de visionar as imagens desta semana e ao ler hoje as notícias sobre os acontecimentos recentes no próprio Parlamento Europeu, questiono-me se afinal de contas este País é representado por políticos ou corsários?

Penso que tal como advogava Sá Carneiro é possível conseguir forçar as mudanças, dramatizando mas sem radicalizar a acção política. Por falar nisso completou-se ontem mais um aniversário do atentado. Sente-se no ar um clima propício a novas eleições...curiosamente do púlpito de Belém, nem uma palavra.

Alegrem-se aqueles que ainda acreditam!


2 comentários:

Telmo disse...

Olá vim aqui ter por curiosidade através do blogue de uma amiga, gostei de ler os seus posts pois exprimem opiniões, textos e destaques interessantes, como neste post em que subscrevo as suas palavras pois não sabemos aonde este país irá parar e agora sem maioria absoluta será iremos voltar a ter o teatro de botar o governo abaixo!! Eu vivi na época da revolução e fui e sou um admirador de Francisco Sá Carneiro, ainda continua a duvida se foi ou não atentado, abraço e bom fim de semana.

O ovo estrelado disse...

....muito agradecido!!! apenas discorro pensamentos fugazes no entremeio da minha azáfama diária.Mas não tenho dúvidas que esta situação bizarra é tudo menos benéfica...