04/05/2006

Arbeit macht frei


...a sensação de passar pelo portão e repetir esse bom dia da praxis é a pior coisa do mundo. Tive um professor que escreveu um livro interessante que versava a temática da vida sem o acto de trabalhar. Por que é que trabalhamos?
Será um necessidade fisiológica inexplicável? Será uma atracção fatal picar mais uma mão cheia de horas da nossa vida?
Por vezes imagino-me numa cadeia a riscar a parede imunda com uma pedra ciselada. Mais um dia,mais um traço.
Até quando?
Quem será mais feliz, aquele que vive ou aquele que é prisioneiro de um sistema economicista absurdo. Marx dizia que o capital remunera o trabalho. Eu digo que esse Marx, para além de burguês, era alcoólico e batia na mulher, por isso não devia ser de grande casta. Keynes disse e passo a citar: "eu preferiria ter razão vagamente, que precisamente estar errado". Ele não tinha a certeza mas moldou a consciência de parte da nomenklatura governante do ocidente. Eu, na minha singela opinião acho que estamos entregues aos bichos!
Será que o mundo governado pela lógica do dinheiro, é um mundo saudável! Nas antigas sociedades onde não existiam trocas económicas, não havia riqueza? por venturas as pessoas eram infelizes? Porque é que existe uma dicotomia entre dinheiro e felicidade?Porque é que o tempo é dinheiro?

Afinal de contas será que o poeta estava errado quando disse que o sonho comanda a vida? Ou afinal de contas é o trabalho que orienta a vida?


Depois disto amanhã, juntamente com milhares de outras mentes amordaçadas vou trabalhar...mas contrariado.

Sem comentários: