02/07/2007

...telenovela mexicana!

...como se não bastassem as sondagens correrem de feição para o governo em função, aos poucos e poucos , surgem as primeiras evidências de um certo regresso ao passado, um triste sensação de dejá-vu. Refiro-me concretamente, aos episódios pidescos na área da saúde, os quais têm tido uma extensa repercurssão nos media.
Uma análise crú poderia indicar que aqui e ali, surgem epifenómenos ao melhor estilo Pide versão séc. XXI, contudo colocando de parte as inevitáveis querelas partidárias que muitas vezes os originam, trata-se casos em que "responsáveis políticos" ultrapassam a linha que define o normal funcionário do responsável administrativo pela "implementação das políticas desenvolvidas pelo Ministério da Saúde. Todos os casos que recentemente têm vindo a público, incluíndo a fotonovela Charrua, derivam de delito de opinião, é certo.

Contudo a obrigação de prosseguir as orientações superiores e assegurar o funcionamento das instituições dentro dos cânones ditos "normais", não se compadece com a liberdade de opinar a torto e a direito e ultrapassar as obrigações igualmente "normais".

No entanto, não restam dúvidas que os verdadeiros tiques ditatoriais que surgem encaputados em vulgares exonerações e saneamentos, não podem deixar de constituir uma evidência clara e inequívoca do repressão e medo, que aos poucos se apudera da administração central, e que, provavelmente atingirá o seu explendor máximo iniciativa privada. Serenamente, esperamos a próxima revolução laboral mal importada da Dinamarca- a denominada flexisegurança!


É vulgar associar o medo e a incapacidade de governar aos regimes ditatioriais. É a aplicação da máxima milenar Divide et regna. Um governo que prometeu restaurar a confiança e que apostava no diálogo e na capacitação, o célebre governo do Choque Tecnológico, começa a desmoronar-se numa séria de pequenos curtos-circuitos de desinteligência...será este o princípio do fim ou um sinal de outros tempos que vêm aí?!...o futuro o dirá, até lá resta-me esperar que de entre o elenco governativo por entre incêndios e rescaldos mal amanhados surja alguma sensatez e alguma tolerência, pois os episódios desta telenovela mexicana começam a cheirar mal!!....

Sem comentários: