12/02/2009

...rostos silenciados

Comemora-se hoje o Dia Europeu da Vítima de Crime. Em Portugal e de acordo com os dados da APAV a violência doméstica continua a apresentar-se como um fenómeno criminal e social de maior dimensão, sobretudo ao nível do sexo feminino (87,1% dos casos em 2008). Há cada vez mais vítimas de crimes sexuais, de coação moral e agressão. Esta situação ocorre um pouco por todo o país com maior incidência nos grandes centros urbanos. No que concerne à faixa etária, tal como em anos anteriores, mantém-se entre os 26 e os 45 anos de idade (33,1%), inseridas no seio da chamada família tradicional, casadas (47,6%) e com filhos (51,6%).

Por estranho que pareça, e apesar de ainda hoje ter estado em discussão na Assembleia da República um proposta de Lei para protecção das vítimas de crimes, o número de ocorrências tem tido uma evolução preocupante desde os anos 90. Será esta a sociedade livre e democrática que pretendemos!? É esta a igualdade que defendemos!?

...enquanto escrevo, é provável que por detrás de um rosto , exista uma tristeza sem fim que continua ensombrada pela estigma da vergonha...a solução pode estar à distância de um simples click: APAV

Sem comentários: