16/03/2009

..banalidades

…duas notas de pé de caixa cativaram a minha atenção no dia de hoje.

A primeira uma verdadeira singularidade dentro da anormalidade. Então não é que abriu uma pizzaria na Coreia do Norte!? A minha mente está estupefacta. Confesso que ainda agora me discorre na fértil imaginação, um turbilhão de interrogações. Quais serão os ingrediente de tão capitalista refeição para lá do paralelo 38? Irá o glorioso e querido líder Kim Jong-il comer com pauzinhos acompanhado de uma não menos fascista Coca-Cola importada da vizinha Coreia, ou será que vai optar por acompanhar a pecaminosa refeição com uma lata de Cola chinesa de terceira categoria?...daqui do meu altar, já vislumbro imensas bichas na entrincheirada Pyongyang com milhares de pequenos coreanos fardados, com cartazes alusivos a tamanha generosidade do seu querido e amado líder. Definitivamente o mundo não será o mesmo depois desta revelação surpreendente. Depois da McDonalds ter aberto uma loja na baixa de Teerão à alguns anos atrás, o que obrigou à rua estar fechada ao trânsito, tal era a quantidade de pessoas a querem entrar, eu pessoalmente acho que a Portugália devia abrir um restaurante em Jerusalém para servir os bitoques apetitosos, com a imperial e caldo verde com o chouriço de plástico em plena Jerusalém! A bem das nossas exportações e da divulgação da gastronomia portuguesa!


"Envia-se um menino para a escola para fazer amigos - do tipo certo."
Virginia Wollf

A segunda notícia passou bem perto da vulgaridade da anormalidade. Começa a ser triste a série de notícias acerca de alunos/professores agredidos dentro do recinto escolar. Infelizmente, este tipo de epifenómenos importados de fora, começam a ser demasiado vulgares e é nestas alturas que me apetece vestir o capote alentejano ultra-conservador e dizer alto e bom som: BASTA!

Esta sociedade que cultiva o paradigma da desobediência como uma arma e o seguidismo cego de modas e valores imorais tem necessariamente que ser expurgada. A cultura da irresponsabilidade e a desculpabilização nas escolas deve acabar. Haja respeito, já que não há educação!

Será que ninguém toma uma atitude!?...como se não bastasse os casos com telemóveis, agora isto!?...se andarmos uns quantos graus para Este, e chegarmos às cercanias da pequena cidade de Winnenden no estado de Baden-Württemberg, podemos ter uma perspectiva macabra do que poderá ser um dia esta sociedade democrática e progressista, para alguns de vanguarda! que estamos a construir para os nossos filhos. Como se já não bastasse, ser difícil [para não dizer impossível] ensinar neste país [por culpa de todos nós], começa a ser estranho não saber educar [idem]!

Espero que o futuro recente me desminta, mas começo a ver e a ouvir demasiadas histórias que me entristecem de sobremaneira e que ao poucos se vão tornando banalidades!


"Toda a educação assenta nestes dois princípios: primeiro repelir o assalto fogoso das crianças ignorantes à verdade e depois iniciar as crianças humilhadas na mentira, de modo insensível e progressivo."
Franz Kafka

Sem comentários: