08/03/2009

...valsa dos tristes

...a vida tens destas coincidências, estava aqui a ouvir um libertango do Astor Piazzola quando me deu uma inapelável vontade de escrevinhar umas postas de cherne. Aproveitando a leitura rápida das notícias que marcaram os últimos dias e as postadas de bacalhau de algum larápios do tempo, não posso deixar de ficar espantado com algumas curiosidades que saíram a público durante esta semana [coisas menores é certo!]. Fora o lapsus linguae do programa “Aprender” [ esta foi sem dúvida ainda mais carnavalesca do que a tentativa de censura!] não é impossível estabelecer um nexo de causa e proximidades em notícias aparentemente tão díspares, ora atentemos:
O nosso Porcurador-geral [ortografia Magalhães, está lá eu vi!!] diz que procuradoria não funciona! É caso para dizer, não é a única que não funciona meu caro, o processo de investigação ao aludido enriquecimento ilícito do Presidente da Cânvra de Braga já atingiu a barreira mítica dos 9 anos [melhor score do que o Freepór, é certo!!]. O motivo aparente e fantasioso é o facto da IGAL e IGF, se terem recusado a intervir alegando falta de competência e de meios!! Minha Nossa!!Tenho pena pelo autarca de Braga [a minha cidade fétiche]...certamente que o azar da sorte, de não lhe terem sido afectados meios para o investigar, têm-lhe tornado a vida num verdadeiro calvário!
Talvez seja essas mesmas incompetências, que levaram o Sr. Juiz-conselheiro Mortáguaa afirmar que existia corrupção no futebol, que tinha conhecimento e que [pasme-se o ridículo da afirmação a propósito do envelope de 2500 euros!!] (...) claro que todas as pessoas têm um preço", ou então a minha favorita (...) Quinhentos contos [2500 euros], mesmo para as bitolas da época, só se fosse para o aquecimento".
Magistral!!

Intervalo publicitário: Alguém viu a Manuela Ferreira Leite de óculos escuros? Uhau!!!

Passando para assuntos de reforçado interesse nacional [assuntos de estado!] não poderia deixar incólume o convite endereçado pelo deputado laranja José Eduardo “Wrestler” Martins ao filho do pai Candal [esse o verdadeiro ideótipo do macho marialva] Afonso Candal para uma visita à genitália masculina [por outra palavras ao car***!!É de Homem!! Alguém reparou na cara de incredibilidade do deputado Diogo Feio!?
Com ou sem vias de facto o certo é que o leit motiv da luta de galos ficou relegado para segundo plano: o suposto favorecimento da Martifer ao negócio da fusão no sector dos painéis solares. Ah! e por falar nisso tenho que tirar o coelho da cartola a esse negócio. Ora clica aqui neste link... mas volta que eu ainda não acabei, isto hoje está para durar!!

Também no concorrido debate acerca da proposta do Berloque de Esquerda para a abolição das taxas moderadoras nos internamentos e cirurgias [de onde é que apareceram tantos de putados que não havia cadeiras suficientes para todos??] ficamos a saber pela voz da bancada socialista que as taxas são um meio eficaz para evitar que as pessoas acorram aos hospitais sem necessitar. Estou parvo!! Mas agora fez-se luz ao facto de ter sido convidado a optar pelo privado em vez de estar a importunar com a minha maleita num hospital público!!... e pur... se muove!
Mas enquanto a política de saúde funciona com base na teoria geocêntrica, fez-se lux na minha consciência ao ouvir que existem muitos idosos que para fazer face á crise deixaram de comprar medicamentos para poder sobreviver à crise. Isto sim, são factos!! No fundo, mesmo lá nos confins do centro da terra, a teoria Júlio Verne deste governo é evitar que aqueles que mais necessitem possam invadir os hospitais para ter uma refeição, e algum afecto que lhes falta! Talvez. Também considerei interessante aquela reportagem acerca do balneário público de Alcântara [aqui na kapital] que ultimamente tem sido muito utilizados por pessoas “com carro” [classe média]! Sinais do tempo! Certamente estes e outros episódio, decididamente não são ficção-científica!! Talvez fosse mais interessante que a ignorância dos deputados socialista [tirando alguns que prezam a razão e a consciência] colocasse um fim a tamanha bizarria!? Estupidamente [ou talvez não] terminaram com uma declaração de voto, indicando que o Governo deveria estudar melhor a proposta para ser alvo de discussão na próxima legislatura!! O singular Galileu disse um dia algo como “...nunca encontrei uma pessoa tão ignorante que não pudesse ter aprendido algo com sua ignorância”. Eu também aprendi algo com a minha ignorância...andam a gozar na nossa cara!!
...e por falar em ignorância, o mundo [excepto o Vaticano, talvez] ficou estupefacto com as declarações do O arcebispo de Olinda e Recife, D. José Cardoso Sobrinho, condenou um aborto realizado numa criança de 9 anos, que foi violada pelo padrasto! Excomungou todos aqueles que a ajudaram, ela incluída, mas a Besta, levou cartão amarelo e um amén !! É caso para perguntar se esta é a interpretação da justiça divina ou da ignorância do homem!?!
...continuando na senda da procriação, manda a nossa legislação foi publicado recentemente no DR 29 SÉRIE I de 2008-02-11, o Decreto Regulamentar n.º 5/2008, do Ministério da Saúde. Este diploma vem regulamentar o artigo 5.º e o n.º 2 do artigo 16.º da Lei n.º 32/2006, de 26 de Julho, que regula a utilização de técnicas de procriação medicamente assistida [PMA]. Ora, fazendo o backward ao Congresso do PS não deixa de ser curioso que a proposta para a próxima legislatura [outra!] do casamento entre pessoas do mesmo sexo, com o argumento da liberdade e o direito de escolha choca um pouco com o entrave que a PMA introduz já num dos seus artgos vem explicito que “só as pessoas casadas que não se encontrem separadas judicialmente de pessoas e bens ou separadas de facto ou as que, sendo de sexo diferente, vivam em condições análogas às dos cônjuges há pelo menos dois anos podem recorrer a técnicas de PMA”. Incongruência ideológica ou distracção propositada!??

Intervalo publicitário:
EU NÃO SOU CANDIDATO AO PARLAMENTO EUROPEU!!

Last but not the least nor the cheapest...dizem que o custo das obras de ampliação do aeroporto Sá Carneiro ultrapassou em 32% sobre o valor inicialmente contractualizado!! Só!?!Parece que o Ministro MLino não ficou preocupado pois é sinal que fizeram mais!! Por um preço mais elevado é certo, num prazo que mais longo, mas o importante é afirmar para a opinião pública que se fez mais. Aprovado e adjudicado!!
Para quem não viu a brilhante reportagem no pós conflito entre Israel e a Faixa de Gaza que deu na SiC Notícias deixo aqui outra valsa, não a de Bashir, mas do mesmo realizador:

Sem comentários: