17/09/2009

...8 minutos 1/2 a devagar!

...estava agora a fazer o meu daily zapping pelos canais da Zon, e fiquei dependurado na notícia que o governo francês se prepara para punir os internautas que fazem downloads de filmes/música & afins...os afins são aquelas coisas que toda a gente vê mas não admite! Manifestamente não entendo o problema, pois existem grupos que já colocam na web, álbuns inteiros sem contrapartidas (por exemplo os Smashing Pumpkins estão para lançar um!!). Se a maior parte destas bandas recebe bem, e os que não recebem ficam a dever a sua falta de visão aos asfixiantes contratos que fazem com as majors, qual é o problema aqui. Se do outro lado vociferam direitos de autor, nós que estamos deste lado da barricada também podemos falar de ataque à nossa liberdade cívica (liberdade! essa palavra inventada pelos nosso amigos franceses e que serve para tudo & mais alguma coisa!!). Se não querem que sejam copiados protejam-se (durex !)...é nestas alturas que (contra vontade, é certo!) dou certa razão aos nosso amigos orientais. Copiar é uma forma de enaltecer o criador! no nosso caso, é copiar para o disco rígido e daqui a uns meses ou dias, apagar porque está a ocupar demasiado espaço (falo por experiência!). Agora são os downloads de mp3, divx, mas à uns anos atrás (muitos é verdade!) era o vhs e as cassetes. Agora pergunto eu, qual é mais grave. Retirar um filme da net que alguém num estúdio fez o favor de trazer cá para fora, ou gravar um filme na nossa box, vê-lo n vezes e não ir vê-lo ao cinema!?E as gravações a partir de rádio, também são ilegais? Eu posso perfeitamente gravar música a partir de emissões de rádio!

E mesmo fazendo downloads (de vez em quando, refira-se!), não é por isso que vou deixar de comprar cds, ou ir ao cinema! O facto de existirem livros online, não é facto suficiente para eu deixar de sentir o inebriante cheiro do papel!...aliás nada, mas mesmo nada, substitui o prazer de uma ida ao cinema (desde que não acompanhado por pipocas!! esta é uma private para uma algarvia que só deve ver este post daqui a umas semanas!!) ou o glamour de ir a uma peça de teatro (experiência máxima em termos de prazer!). E nada nem mesmo um pdf, substitui o prazer de folhear um livro no meio de dezenas de títulos numa livraria, seja ele qual for.

Moral da história: o ecrâ nunca nunca há-de substituir o império dos sentidos (este sim um "filme marado") e nem tão cedo vou conseguir ouvir a Carla Bruni, por isso messieur le president tenha lá calma e não ande para aí a inventar ideias absurdas, para depois o meu amigo Barroso inventar uam Directiva EU.

...by the way o álbum dos Smashing chamar-se-á "Teargarden by Kaleidyscope" , bonne chance e boas compras!!

3 comentários:

Sofia Carvalho disse...

Concordo plenamente contigo!!!
fico sempre com a consciência pesada quando estou a ver um filme pirateado e vem aquela publicidade..."voçê nunca roubaria um carro etc e tal.." fico podre, eu sou uma "tipa decente"(uau) independentemente de ver filmes pirateados ou não, não tenho culpa que o meu orçamento não dê para ter todos os filmes que desejaria ter na prateleira da minha sala...

sinto-me sempre ridícula ao comentar os teus posts, tu sempre tão poético, e sempre tão "curta e grosa"...Domingos deixa-me assim sem inspiração para nada:(

O ovo estrelado disse...

..eu poético!?...eu diria lírico, demasiado talvez, mas confesso-te que ando absolutamente desinspirado, desanimado mas sobretudo desapontado!...não parece mas ando!

Sofia Carvalho disse...

Olha, junta-te ao club;) Desapontado porquê?! pode-se saber?! :(