18/10/2009

..prelúdio

..para além de outras extravagâncias que proliferam no meu gramofone, uma das minhas paixões é sem dúvida a ópera. E quem diz ópera, diz Verdi, Rossini, Donizetti, Mozart, e Wagner. Em tempos idos, num altura em que navegava nas planícies do Alentejo, qual cigano com a sua caravana [no caso concreto uma pickup Nissan], tinha sempre a companhia de um cd com todos os prelúdios das óperas de Wagner. Ao domingo ao final do dia, ou à segunda de manhã quando rumava para parte incerta, o prelúdio do Tristão e Isolda fazia sempre as honras da fonoteca ambulante, o primeiro a celebrar o pôr-do-sol ou o raiar do novo dia!...para quem tiver paciência e um pingo de curiosidade, nada como sentar ouvir e fechar os olhos!

&

...aparentemente amanhã deve chegar às prateleiras o novo "Caim" do Saramago. Pelas declarações do próprio [as quais não subscrevo, nem me revejo] o livro promete nem que seja pelo lado ateu, infiel ou o quer que se chame. Da mesma forma que o "Evangelho segundo Jesus Cristo" provocou um aceso debate em Portugal e que motivou até a ida para o inferno ventoso e inóspito de Lanzarote, este "Caim" promete críticas cerradas por parte da nomenclatura religiosa, ou quem sabe, um profundo e majestoso silêncio!? Independente das reacções, há que ser imparcial, inteligente e saber separar as águas. Hoje, depois de ter oferecido uma rodada de gelados à malta cá da casa, corri até à Bulhosa para sentir o peso do novo livro. Tempo perdido, pois Penafiel ganhou a corrida. Tive-me que contentar com mais uma aventura da bruxa Mimi para o mais novo treinar o Português. Talvez amanhã, quem sabe!?

&

"A humanidade tem apenas uma arma eficaz: o riso"

Mark Twain

...e isto vem a propósito da nova colecção Ricardo Araújo Pereira da Tinta-da-China, os dois primeiros exemplares já estão à venda:

Os Cadernos de Pickwick Charles Dickens e o Jaques o Fatalista de Denis Diderot

& uma boa semana de trabalho!

2 comentários:

Sofia Carvalho disse...

eu era mais louca pela de Carl Orff, Carmina Burana!!! fico arrepiada todas as vezes que a ouço;)

Sutra disse...

Também estou curiosa para ler Caim, mas antes desse ainda vou ao 2666 ;)
Beijo doce*