05/10/2009

..rés púbica

...no dia em que se comemora a implantação da república [o dia em que a república, após um longo interregno capilar, decidiu fomentar o crescimento da pilosidade!], uma breve reflexão à priori, antes da próxima que deve ocorrer dentro de alguns dias:
Depois de muitos séculos em que os réis se sucederam com maiores ou menores laços de consanguinidade [e com breves intervalos em que fomos invadidos pelos nosso vizinhos!], eis que em 99 anos de república já tivemos mais presidentes, primeiros-ministros, presidentes de câmara, presidentes de junta e essa raça enigmática dos assessores, do que fidalgos e cortesãos nos séculos que precederam o golpe que derrubou a monarquia em que alegremente vivíamos. Pelo facto de à data, não existirem estatísticas fidedignas, nem escutas não me é possível traçar um retrato fiel do estado mais ou menos depauperado da Coroa, mas certamente que o PIB da altura não sofria das mesmas maleitas que a dívida actual, que a cada movimento do ponteiros se encarrega de depurar as Finanças do país. Tal com outrora, a solução passou pela fuga da família real, já habituada a escapadelas, sobretudo para a terra de Vera Cruz, onde até fundámos um país porreiro!

Talvez seja esta a altura, para a actual corte [não confundir com corte do gado!] apanhar o próximo cacilheiro ali no recém recuperado Cais das Colunas, e dar de frosques [como o Robin dos Bosques!]. Tenho dois passageiros em mente, dois companheiros ideais de beliche, mas acredito que haja por aí muitos mais!

Decerto, que no meio de tanto joio que por aqui anda, algum trigo sobrará para alimentar a nossa esperança de ter um futuro um pouco mais risonho...até lá é uma questão de esperar pelo D. Sebastião que tarda a aparecer!!...

Recomendação para um jantar divinal: Calcutá 2, na Rua da Atalaia algures no Bairro Alto!!...recomendo vivamente!!
(imagem retirada do blog Zé Povinho)

Sem comentários: