31/07/2007

...a caminho

...eu não queria mas fui obrigado!
seria uma maneira para começar a descrever o que sinto quando faltam algumas estrelas e alguns sons para ir de férias. Vou para as margens do rio do esquecimento, vou trilhar o caminho de Santiago, sentir o perfume no ar e a bonomia das gentes que anseio. Não vou sentir falta de viver as horas, vou antes reaprender e viver sem elas. Prometo voltar, apesar de no final não o desejar. Saudades? não as deixo, levo no pensamento e espero poder encontrá-las por entre o labirinto de paredes de granito. Qaundo finalmente me sentar na avenida ou na esplanada ao som da concertina, espero poder apreciar cantares ao desafio, por entre dois dedos de conversa e uma malga de bom vinho...

...o espectáculo segue dentro de momentos!

25/07/2007

Acredita


"Acredita nos sonhos.

Nada é tão verdadeiro que não mereça ser inventado"

...epitáfio à nossa classe política


"Se não és senhor de ti mesmo, ainda que sejas poderoso,

dá-me pena e riso o teu poderio."

(Monsenhor Josemaria Escrivá de Balaguer )


Após 33 anos de regime democrático, na III República, os actuais partidos do nosso espectro político revelam as mesmas tendências que conduziram ao seu descrédito no passado.

- Fecharam-se à sociedade, constituindo neste momento verdadeiros obstáculos à participação política dos cidadãos. A sua reflexão política é em geral mediocre ou inexistente, o medo está instalado, as delações e as subserviências mesquinhas inundam as colunas noticiosas.


- Em ambos os espectros (direita e esquerda) sobram os ditos "profissionais da política", na sua maioria medíocres e sem qualquer sentido patriótico ou de Estado. O mais engraçado é que apesar dos ataques e guerrilhas sem quartel, distribuem entre si os cargos públicos, impedindo a renovação da classe política e a ascensão dos mais competentes, que por sua vez perante o cenário de total descrédito, refugiam-se no anonimato e na sua intocável vida profissional..se fazem bem ou mal o futuro o dirá...talvez no fim sobre pouca coisa!?.


- Eles riem-se, andam sempre bem dispostos, nós por seu turno cada vez mais taciturnos e distantes!...mas com a firme esperança que este estado de alma passe.


- O grande critério para a ascenção não é a competência ou seriedade revelada na vida pública, mas sim a sua capacidade para angariar fundos para o Partido, não importa o expediente usado, tudo vale menos arrancar olhos como se diz na gíria!



- A única política seguida sorienta-se pela máxima dos 3 C - Clientelismo, as Cunhas, o Compadrio- e a oferta de cargos públicos para retribuir favores ou fidelidades partidárias tornou-se uma prática banal.


- As juventudes partidárias tornaram-se em verdadeiras escolas de arrivistas, que desde muito cedo medram e vivem na dependência dos lóbis partidários...ah! também são muito uteís para abanar bandeiras quando necessário e colar cartazes!!...uau!


- A famosa prática da navegação à vista que imortalizou feitos de outrora e deu novos mundos ao mundo, é agora aplica mais no sentido de proporcionar o impactio mediático imediato e permitar aquela subida percentual nas sondagens de opinião sempre menosprezadas publicamente mas religiosamente seguidas de perto!


- Alguém sabe onde começa o interesse privado e começa o interesse colectivo. Fecham-se hospitais, maternidades, Centros de saúde, escolas com base em estatísticas e jogos de números...ok! se eu comer 1 frango e tu não comeres nenhum, então não é que qualquer um de nós comeu metade o churrasco...e estava óptimo!

- ...para onde vão os recém reformados da política!?...administradores de grandes empresas! isso!! e tu!?...para a fila do centro de emprego não é verdade!?...pois! mas de certeza que, não fizeste metade dos disparates, cumpriste com o teu dever para a sociedade e de certeza absoluta que após meia dúzia de anos de serviço público não tens direito a nenhuma reforma vitalícia!...não é! apenas e somente direito a preencher os impressos!...

...e assim vai a banda, triste, estorpecida pela mentira...mas com a esperança que tudo isto não passa de um precalço. Não te preocupes Manuel Alegre, há quem ainda não tenha sucumbido ao medo...

22/07/2007

...dum, dum é o fim!

...pode ser ficção mas a raça portuguesa está decididamente à beira da extinção. O JSaramago já apontou o caminho, mas agora para além do decréscimo da taxa de natalidade- não obstante as medidas avulsas tomadas pelo nosso arrogante PM - surge um nova e mais temível ameaça:
ASAE
...qual polícia política, ela não combate os comunistas nem todos aqueles que lutam pela democracia, antes alimenta um bando de burocratas e tecnocratas da higiene, que pugnam desesperadamente para atingir o português asséptico e antibiótico. Onde há bactéria, aplica-se coima, onde há germe, fecha-se o negócio. O modus operandi é ardiloso e impiedoso, não escolhem locais nem profissões. Desde o pacato pescador da Nazaré, à senhora que vende as bolas de berlim na Costa da Caparica, todos devem ser eliminados. A setença é clara: multa ou tribunal!
Qualquer dia, seremos o povo mais asséptico e higiénico do mundo, e por este andar quando as mosquinhas da fruta começarem a pousar nos nossos corpinhos imaculados seremos fulminados deste mundo e do português só sobrarão os versos dos poetas!

...bem haja a ASAE!

20/07/2007

CUIDADO, MUITO CUIDADO!


BIG BROTHER IS WASHIN...NO WATCHING,

LISTENNING,

FILMING

AND

SURVAILLING


YOU

Accio!

...à cerca de 8 anos folheava eu um dos cadernos do Expresso, quando dou de caras com um livro altamente recomendado por um crítico literário. Tratava-se de uma história sobre um rapaz que estudava numa escola de feiticeiros e que queria ser mágico. Andei por algumas livrarias e fui desencantá-la num canto da Bertrand no Colombo- acho que foi aí!! também já se passou tanto tempo...
Li de fio a pavio e gostei bastante...passados uns meses, começavam a surgir os primeiros ecos do sucesso!!!
Dentro de 3 horas, é editado aquele que se prevê ser o último livro da saga do Harry Potter. Não vou estar lá, pois o livro pode esperar e certamente não vai desaparecer da prateleira, contudo vou certamente deliciar-me com a leitura da versão inglesa que diga-se em abono da verdade é bem mais aliciante...talvez seja por isso que não gosto de ver filmes da série na versão portuguesa, para grande desilução dos petizes. É pena que seja o último, pois a magia vai certamente ficar mais pobre...accio!

19/07/2007

...indisponível!


Caros amigos, colegas e camaradas!


Lamento informar-vos mas, após um longo período de meditação introspectiva e depois de ler uns certos e determinados jornais, resolvi não candidatar-me a presidente do nosso singular partido!

Haja quem consiga descascar a melhor a laranja,
pois o rei vai nú!...

16/07/2007

...já acabou!?

...uma multidão de papéis vazios, foi o que foi! quando cheguei a Lisboa começei a suspeitar que este referendo municipal fosse um autêntico flop, e os primeiros minutos depois da 19h vieram a confirmar a triste previsão. Aliás achei curioso que no debate da RTP1, existisse um ecrã gigante no exterior da Praça do Município para uma audiência inexistente...nem um canino vadio que se prestasse, preencheu o vazio que nos cegava. Para além do facto de os candidatos serem todos reciclados e gastos, não houve ideias nem talento ao longos dos penosos dias da campanha! Salvou-se o facto de algumas figuras menores da nossa política terem finalmente compreendido que estão no lugar menos indicado!
Multidão sim, foram aquelas dezenas de pobres coitados, arrebatados à força (dos ideiais, é claro!!) das suas longínquas aldeias e vilas deste país, e que foram enganados com uma visita à capital e umas bandeiradas! Por momentos podia-se pensar que fosse alfacinhas retardatários, cheios de esperança, mas não!!
A Lisboa, essa, estava em casa, a chegar da praia ou do centro comercial!
É triste , mas é o reflexo da nossa desapontante klass politika...venham as pulgas pois já nem os cães ladram quanto mais a caravana!

15/07/2007

...buenos dias!

Raphanus raphanistrum

http://www.youtube.com/watch?v=DiayEZWsORc


"Já temos a Andaluzia, a Catalunha, o País Basco, a Galiza, Castilla La Mancha e tínhamos Portugal". "Provavelmente [Espanha] teria de mudar de nome e passar a chamar-se Ibéria. Se Espanha ofende os nossos brios, era uma questão a negociar"

...sim e depois!!!será que Andorra também devia ser anexada por Espanha, o Princípado do Mónaco pela França, o Luxemburgo pela Alemanha!? A Formosa pela China!?...recebeste o Nobel pelas obras que crias e não pelas ideias políticas ou preversidades históricas que semeias nos teus sonhos!

Será que este Saramago é o mesmo que escreveu a Jangada de Pedra!? Estará ele cego como todos aqueles que nos deslumbrou no Ensaio sobre a Cegueira?!...quiças!!

08/07/2007

...arrepio



..amor é um lugar estranho.
Um arrepio quando pisamos o mármore róseo, de um castelo de fantasias,
Um olhar por entre o mar que passa no horizonte que acontece,
num tempo de pensamentos vagos.
É uma janela que se abre onde outra se fechou, uma porta que nos transporta,
para outra melodia que nos persegue.
Um sorriso de agradecimento, uma mão que se estende
quando caímos na solidão do nosso olhar.
É um espelho, que nos esconde os sentimentos,
por detrás das brumas de um longo sono.
Um lugar estranho, sem dúvida!
...mas é por aí que queremos ir.

...cartas de Eastwood

« a obra-prima que se desejava que "As Bandeiras dos Nossos Pais" fosse e não foi!».
Foram estas palavras que despertaram a curiosidade de ver este fim-de-semana Letters from Iwo Jima do Clint Eastwood. Não posso esconder que esperava que fosse uma espécie de lado B de um single de sucesso, mas depressa fiquei rendido à beleza cénica e ao tempo linear na grande linhagem de outros filmes como the Longest Day, Patton, Tora!Tora!Tora ou o mais recente Saving Private Ryan.

Quando o filme terminou só pude sorrir por entre uma lágrima pelo destino de Saigo (Kazunari Ninomyia), enquanto me deliciava com a deslumbrante banda sonora que, como sempre, Eastwood dedica especial atenção, desta vez composta e interpretada pelo seu filho, Kile Eastwood, reconhecido músico de jazz em colaboração com o Michael Stevens. Inclui ainda algumas peças de música tradicional japonesa. .. Por fim, apenas uma palavra para magnífica interpretação de Ken Watanabe (Gen. Tadamichi Guribayashi)!

...aos idiotas!


“Não roubarás”
(Êxodo 20, 15)
...é o que posso dizer aos idiotas que tentaram assaltar a loja do meu pai esta madrugada, e que face à incompetência demonstrada no acto, apenas limitaram-se a partir uns vidros e umas garrafas de azeite na fuga!...oxalá que sejam atropelados por um camião cisterna da CML cheio de efluentes de esgotos urbanos ou que lhes caia um piano de cauda Steinway & Sons de um 7.º andar, enquanto passam!...

03/07/2007

Hades cá vir! Hades!...




O Rapto de Proserpina (Perséfone) por Rubens

..a Exma Srª. Directora da DREN por este andar, está a candidatar-se a arrebatar o galardão de funcionária pública do ano, tamanha é a sua abnegação à causa. Como se não bastassem o caso já batidos e debatidos, surge agora um novel caso, passado num escola em Braga.



Resta saber se não é apenas, mais um!!



Eu já não tenho o hábito de ir comer aos restaurantes da cadeia MacDonald's porque a comida é totalmente desíquilíbrada e achar que a colocação do quadro com o empregado do mês é algo que só serve para atirar areia para os olhos, mas qualquer dia, ao lado da posse oficial do Presidente da Répública e do PM nas repartições públicas, poderemos ser presenteados com insígnie comissária política em igual posse de estado no seu gabinete pressecutório.



Decididamente tenho que ir ao templo de Hades sacrificar umas cabrasem sua honra...louvemos pois o seu profissionalismo, e a sua preocupação com os cofres da segurança social. Uma palavra de conforto também deve ser dada à junta médica da DREN que acompanhou o falecido e que amparou durante os 36 meses em que lhe possibilitaram estar de baixa...não foi mais porque a lei oblige!!!!!















02/07/2007

...telenovela mexicana!

...como se não bastassem as sondagens correrem de feição para o governo em função, aos poucos e poucos , surgem as primeiras evidências de um certo regresso ao passado, um triste sensação de dejá-vu. Refiro-me concretamente, aos episódios pidescos na área da saúde, os quais têm tido uma extensa repercurssão nos media.
Uma análise crú poderia indicar que aqui e ali, surgem epifenómenos ao melhor estilo Pide versão séc. XXI, contudo colocando de parte as inevitáveis querelas partidárias que muitas vezes os originam, trata-se casos em que "responsáveis políticos" ultrapassam a linha que define o normal funcionário do responsável administrativo pela "implementação das políticas desenvolvidas pelo Ministério da Saúde. Todos os casos que recentemente têm vindo a público, incluíndo a fotonovela Charrua, derivam de delito de opinião, é certo.

Contudo a obrigação de prosseguir as orientações superiores e assegurar o funcionamento das instituições dentro dos cânones ditos "normais", não se compadece com a liberdade de opinar a torto e a direito e ultrapassar as obrigações igualmente "normais".

No entanto, não restam dúvidas que os verdadeiros tiques ditatoriais que surgem encaputados em vulgares exonerações e saneamentos, não podem deixar de constituir uma evidência clara e inequívoca do repressão e medo, que aos poucos se apudera da administração central, e que, provavelmente atingirá o seu explendor máximo iniciativa privada. Serenamente, esperamos a próxima revolução laboral mal importada da Dinamarca- a denominada flexisegurança!


É vulgar associar o medo e a incapacidade de governar aos regimes ditatioriais. É a aplicação da máxima milenar Divide et regna. Um governo que prometeu restaurar a confiança e que apostava no diálogo e na capacitação, o célebre governo do Choque Tecnológico, começa a desmoronar-se numa séria de pequenos curtos-circuitos de desinteligência...será este o princípio do fim ou um sinal de outros tempos que vêm aí?!...o futuro o dirá, até lá resta-me esperar que de entre o elenco governativo por entre incêndios e rescaldos mal amanhados surja alguma sensatez e alguma tolerência, pois os episódios desta telenovela mexicana começam a cheirar mal!!....