05/10/2007

R/Pública

...não fosse o intratável AJ Jardim afirmar do âmago da sua insularidade que a III.ª República está podre, eu diria mais...malditos aqueles que no dia 5 de Outubro sobre o comando do 2.ª tenente Machado Santos impuseram a força dos números e derrubaram o reinado de D. Manuel II.
Mais ainda, desgraçados os membros da Carbonária e da Maçonaria!? que atentaram contra a vida de El- Rey D. Carlos I...figura singular da nossa história.

...mas os séculos passaram, e após revoltas e contra-revoltas, esta República que hoje se evoca está definitivamente ultrapassada e podre nas suas entranhas, suja e deprimida, triste e sem rumo. Nem o vento levanta o olhar nem o sol nos aquece o coração.


"Portugal que com todos estes senhores conseguiu a classificação do país mais atrasado da Europa e de todo o Mundo! O país mais selvagem de todas as Áfricas! O exílio dos degradados e dos indiferentes! A África reclusa dos europeus! O entulho das desvantagens e dos sobejos! Portugal inteiro há-de abrir os olhos um dia - se é que a sua cegueira não é incurável e então gritará comigo, a meu lado, a necessidade que Portugal tem de ser qualquer coisa de asseado!

Morra o Dantas, morra! PIM!
"


Almada Negreiros

Sem comentários: