22/05/2008

..atrás do pavilhão B

...ainda me lembro do primeiro cigarro que fumei. Tínhamos 13 anos e nada melhor do que ir fumar para detrás do pavilhão B da n.º 1 dos Olivais Sul. Os tempos eram outros, o dinheiro não chegava para o SG mas para velho mata ratos sem filtro era o suficiente...é óbvio que a moda/vício não pegou. Depressa entendi que fumar era uma total perda de dinheiro e não acrescentava nada de novo. Nessa altura não havia o fundamentalismo que existe hoje, e a publicidade era algo de banal. Vai na volta e passadas algumas décadas o nosso PM é apanhado atrás do pavilhão B!...e agora o que vai ser do nosso pais!?...foi engraçado ver os sururu em redor do tema. Os falsos moralistas a saírem pelas janelas da ridicularia, a protestarem por tão grava atitude. Fumou e depois!?...e não me digam que foi às escondidas, porque já não é a primeira vez que o nosso PM é fotografado com o temível objecto de terror na mão. Talvez o facto mais tenebroso desta estória, tenha sido l'ancien compagnon , o inevitável ministro da Economia – especialista de mérito reconhecido e doutorado em alhadas. Pronto! Sócrates decididamente já não vais ser santo, já não lhe podem erigir uma estátua numa rotunda ou cravar uma placa toponímica numa rua esquecida de alguma vila beirã. No meio de toda a algazarra apenas tenho a acrescentar que talvez não sseja má ideia para a próxima vista de Estado, o nosso PM puxar de um bom havano e saborear o doce aroma enquanto corre pelo calçadão...mas por favor deixe o ministro da economia em casa a fazer puzzles, é mais seguro!

E assim se carboniza um político através do fumo, por detrás de uma cortina num voo para Caracas. Ah! Velho Wiston Churchill...se fosses português estavas tramado!

Não gosta que eu fume charutos, e não voltarei a fumar. Não os aprecio assim tanto que tenha qualquer dificuldade em deixá-los

Wiston Churchill,
numa carta ao pai, 27 de Outubro de 1893


nota de rodapé:...atrás do pavilhão B faziam-se outras coisas engraçadas!!

Sem comentários: