04/05/2008

...a terra para quem a trabalha

...no Alentejo é que se está bem!...paz, serenidade, e beleza. Fiquei contente por ver muitas searas com trigo, muito pivots a funcionarem...gente a trabalhar no campo. Finalmente!
Ainda de me recordo de andar a comer o pó por esse Alentejo fora e verificar o triste resultado da PAC. Longe vai o tempo do "giracídio", das courelas com linho não textil (na altura tinha um pagamento à produção bastante atractivo!). Depois veio a singular invenção do set-aside e do pousio voluntário - o zénite da agricultura europeia.

Espero sinceramente que a "crise expeculativa" seja uma chuvisco de Verão, pois é sabido que o nosso país só é auto suficiente em pasta de papel, tomate, vinho e presumo que, cortiça!...o que , diga-se em abono, não mata mas também não satisfaz muito!

Como se não bastasse o aparecimento de "novos pobres" e o facto de existirem cerca de 230000 mil pessoas (ou famílias!?) que dependem directamente do Banco Alimentar Contra a Fome, só nos faltava agora um crise de abastecimento ao nível nacional! Andámos as últimas décadas num jogo sujo de financiamento dos empresários agrícolas por via dos subsídios e concomitantemente com o pagamento do set-aside e do abandono agrícola, tudo porque um dia alguém disse que um país com uma percentagem elevada de agricultores era um país atrasado- um verdadeiro idiota no sentido aristotélico do termo.


Mudando de ritmo, para os aficionados da tourada aqui vão algumas sugestões:



8 de Maio Campo Pequeno , alternativa do cavaleiro Manuel Lupi

15 de Maio Campo Pequeno, 1.ª Corrida Vidas/Correio da Manhã

31 de Maio Montijo, 1.ª Corrida do SL Benfica


Por fim um comentário às palavras do Ministro da Agricultura: é óbvio que não vai haver racionamento de cereais em Portugal!...o próprio preço dos bens alimentares já é motivo suficiente para as famílias portuguesas pensarem duas vezes!...

Sem comentários: