01/05/2008

...a fonte

Ela é a fonte. Eu posso saber que é

a grande fonte em que todos pensaram.Quando no campo

se procurava o trevo, ou em silêncio

se esperava a noite,

ou se ouvia algures na paz da terra

o urdir do tempo -

-cada um pensava na fonte. Era um manar

secreto e pacífico.

Uma coisa milagrosa que acontecia


ocultamente.

Ninguém falava dela, porque

era imensa. Mas todos a sabiam

como a teta. Como o odre.

Algo sorria dentro de nós.

Minhas irmãs faziam-se mulheres suavemente. Meu pai lia.

Sorria dentro de mim uma aceitação

do trevo, uma descoberta muito casta.

Era a fonte.


Eu amava-a dolorosa e tranquilamente.

A lua formava-se com uma ponta subtil de ferocidade,

e a maçã tomava um princípiode esplendor.

Hoje o sexo desenhou-se. O pensamento

perdeu-se e renasceu.

Hoje sei permanentemente

que ela é a fonte.


Herberto Helder

Sem comentários: