20/09/2008

1+1=2?

...se pudesse caracterizar a torre de cds que faz sombra ao meu estirador, eu diria que se trata do albergue espanhol, tamanha é a miscelânea de estilos, vozes e sons que ali se perdem! confesso que por vezes, tenho dificuldades em encontrar este ou aquele título..é a chamada 'organizações zé rocha', mais parece um emaranhado de ruas num souk!!...mas hoje deparei com este álbum da Madeleine Peyroux que já não aquecia a agulha do gramofone à muito tempo! delicioso para um final de noite...a dois!

por falar em 1+1...não entendo o celeuma em redor da matéria acerca dos casamentos homossexuais. Afinal de contas a nossa constituição, no Artigo 13.º (Princípio da igualdade) refere que (...) Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei. Para além disso, (...)Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão de ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual.

Que uma franja da sociedade (onde se inclui a Igreja Católica e outras confissões religiosas) não queiram aceitar o casamento homossexual, tudo bem! e ainda bem, porque mantêm a sua visão, ainda que esta tenha sofrido alguns desvios e devaneios ao longo dos séculos! É a instituição deles, e apenas a eles lhes diz respeito....mas não estamos a falar do casamento religioso! Talvez o conceito/termo de casamento não seja o mais correcto, talvez o mais acertado fosse considerar união civil!

Independente de tudo que se possa conjecturar, há que separar as águas, pois, por algum motivo vivemos sobre o tecto da laicidade! Agora, numa sociedade que se quer desenvolvida, progressista não permitir o casamento de homossexuais, só porque isso afronta a concepção de família clássica!?...hum!

...porém, talvez as consciências progressistas e fracturantes estejam demasiado obcecadas com a polémica! Quem nos garante que um dia destes não aparece por aí alguém com intenção de casar com mais do que um parceiro?...aí é que 'porca torce o rabo', e nem a Constituição se safa!

Sem comentários: