29/09/2008

...que farás tu América?

(..) não interessa nada o que se diz, só interessa o como se diz.

Truman Capote

...foi esta frase que me despertou na manhã de sábado ao ver, entristecido o enfadonho debate Obama v. MacCain ou vice-versa.

Não que não tivessem existido momentos de frisson, que os houve mas escassos. Eu esperava um luta sanguinária entre duas maneiras de ver e sentir a política, o eterno conflito de gerações de crenças. Norte contra o Sul, Harlem contra Wall Street, o veterano de guerra contra o homem na mudança.

Mas nada! Redundantes e apáticos. Talvez estivessem concentrados em não dar demasiado o flanco ao oponente, ou demasiado preocupados com a questão seguinte. Não sei. Só sei que entretanto o "país da liberdade"[será mesmo?] entrou em declínio, assim como Roma socumbio aos vícios e à luxúria . Arde, e arde bem. As chamas da ganância de muitos e a incompetência de outros, propaga-se por todo o lado. Nem aqui na parvónia Europa onde, alegremente olhamos para o televisor, não nos apercebemos que também um pouco de nós é consumido pela voracidade da globalização. E nós aqui no cantinho...o que nos poderá acontecer enquanto o baralho de cartas se desmorona? A nossa sorte talvez seja a diversificação [um upgrade do nacional desenrascanso!] da actividade bancária. Mas não nos podemos esquecer que dependemos, e muito das trocas comerciais e dos turistas que hoje [tal como nós] olham para as prestações das casas!...

...á semelhança do leite contaminado chinês, e que por sinal está em toda a parte, devemos olhar bem para os "rótulos" de lucro garantido que as instituições bancárias nos oferecem. São necessárias poucas maçãs para seduzir os incautos e os ignorantes!...menos ainda para nos fazer cair numa espiral de insolvência.

Viva o socialismo marxista, abaixo o Monopoly!...

Eu até compreendo os congressistas que à poucas horas chumbaram o plano de ajuda ao sector bancário financeiro norte-americano. Afinal de contas é o dinheiro dos que os elegeram que parece servir agora de almofada para atenuar o choque. Não competirá ao mercado resolver este imbróglio...umas empresas desaparecem e no seu lugar outras aparecerão!

É óbvio que quem sai mais penalizado disto tudo são os contribuintes, mas não é deles também a culpa por terem tido mais olhos do que barriga e por quererem ser mais e mais ambiciosos. Talvez lhes sirva de lição...até à próxima crise.

...faço a mesma pergunta que o Lobo Antunes: Que farás, América, quando tudo arder?


Entretanto no céu brilha mais uma estrela...Paul Newman

Sem comentários: