26/07/2009

...cena caseiras

Finda a minha penúltima semana de trabalho antes das merecidas férias, lanço o meu último olhar para a temporada pré-eleitoral que se avizinha:

Acordei bem cedo e ao contrário dos restantes domingos não fui pedalar pois a minha carroça encontra-se com maus fígados, e para não forçar ainda mais a paciente, decidi dedicar algum tempo à leitura desinteressada aos programas políticos dos dois candidatos à maioria relativamente longínqua. Entrei no blog do Sócrates 09 e do na Política de Verdade da MLF e para assombro meu nada ou quase nada encontrei.
Mas era precisamente isso que pretendia! Quantas pessoas é que em boa verdade, dedicam o seu precioso tempo a ler os maçadores programas políticos das diferentes [inúmeras] candidaturas?!?heim?...será que alguém está mesmo desesperado pelo facto da MLF não ter publicado o seu testamento vital, ou que o Sócrates 09 [retirei o cognome de PM, pois o Parlamento já fechou para descanso do pessoal] ande por aí com um saco de palavras bonitas [“futuro”, “futuro” e ainda “futuro”- até parece um sound byte!!] e um rol de promessas!?
Se calhar não.

Pessoalmente acho que as pessoas estão neste momento mais preocupadas em discernir como é que se demora duas horas para atravessar a 25 de Abril em hora de ponta, como é que vão pagar as casas que alugaram para férias, ou se no mês de Agosto vai estar bom tempo para ir desfrutar o areal reposto no Inverno ou as sombras das florestas que ainda não arderam!

Penso mesmo que a política devia desmontar a barraca e ir para férias, seja para o Allgarve seja para o Not At Allgarve, sim porque, apesar de os empresários andarem a bradar que este tem sido o pior Verão dos últimos 30 anos, certo é que o preço da bica, da tosta mista ou do estacionamento a 5 metros do areal convidam mais ao passeio de 2 km a pé, ao chapéu de sol de 1 euro no supermercado, ou ao protector solar mais barato e a toalha mais queimada do sol que havia lá em casa, isto já para não falar do calção que já dura à três anos!

Para aqueles que têm filhotes, para além dos gastos sumptuosos das férias que se aproximaram [do princípio ou fim] há a acrescentar os livros escolares, as borrachas , os lápis, as canetas a régua, o esquadro e a mala que se quer nova. Falta só mesmo a portagem daquele troço de auto-estrada que está me obras mas que se paga de igual forma!

§

Depois das Europeias, ainda magiquei para os meus botões que o Sócrates 09 tivesse sido embebido numa tina de sinceridade e modéstia, mas pelas gordas desta semana [sem ofensa para as ditas cujas!], tal não passou de uma brisa passageira: “Está para nascer um primeiro-ministro que faça melhor no défice do que eu!” –dixit. Do outro lado da barricada, agora só se fala em ética política e verdade, mas esquece-se dos pecados mortais e dos esqueletos que ainda estão dentro do armário da memória recente!!
§
Indo um pouco mais bas-fond fiquei comovido com a telenovela mexicana que envolve o Berloque de Esquerda do Padre Louçã e os brain hunters do partido rosa que depois de conseguirem para as suas fileiras o Miguel Vale de Almeida conseguiu a Inês, a irmã da Maria de Medeiros. Nãos e trata de um Milk versão portuguesa [já agora recomendo o filme!] mas curiosamente pela primeira vez em 37 anos de democracia, o nosso parlamento vai ter um deputado gay. Já teve uma deputada, a inesquecível Natália Correia (que saudades das suas intervenções poéticas em São Bento).
Outro facto digno de registo notarial, foi o pretenso convite feito à Joana Amaral Dias a filha do ( , para ingressar nas fileiras do PS! Não sei o que se segue mas decerto que depois de um Zé que Lisboa tanto necessitava, que pouco impacto teve na cidade, gostaria de ver se é desta que Sócrates lanças as suas longas e tranças para que o berloque Romeu possa dar uma perninha na formação de uma maioria um pouco mais estável...entretanto e para o povinho não se sentir defraudado, o banho de sangue terá que prosseguir, olho por olho dente por dente!

§
E para terminar a semana em beleza, nunca uma gripe foi uma bote salva-vidas tão precioso nos mares sempre agitados no Chão da Lagoa. É que em boa verdade, nunca se sabe o verdadeiro estado político a que chega o Jardim quando pisão palco. O divino Baco lá saberá as razões, mas certamente que os ex-líderes que por lá se sacrificaram, pouco ou nada de bom retiveram na memória para contar as netos e bastardos! O staff do partido laranja diz que nãos e trata de gripe A, mas seja ela B ou C o certo é que O de oportuna!


§
Para os incautos e desprevenidos informa-se que já estão à venda os bilhetes para o acontecimento cultural mais importante do nosso país a seguir aos Dias da Música, Serralves em Festa e as conferências de imprensa do Paulo Bento, falo concretamente da Festa do Avante. Este ano as EP - Titulo de Solidariedade custam €19,00 (até 3 de Setembro) e €28,0 nos dias da festa. Esperemos que seja bom para os cofres do PCP, pois com a actual Lei, todos os donativos são sempre bem vindos. Para aqueles que têm urticária ao comunismo, estalinismo mas que não renegam uma certa dose de populismo e demagogia desenfreada, podem optar por estas duas obras de caridade social:

Organização A


Organização B

§

Uma breve palavra final para a SUTRA que cumpriu esta semana (dia 24) 29 rosas! Parabéns miúda!




Sem comentários: